WORKSHOP- Barcos em garrafas

Preparem-se para acabar com as desculpas e toca a fazer.
Do princípio ao fim, todas as etapas...
Responder
paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: domingo jun 03, 2007 12:56 am
Localidade: gafanha da nazare
Contacto:

WORKSHOP- Barcos em garrafas

Mensagem por paulo agra » terça abr 22, 2008 11:43 pm

bem boas noites a todos que aqui vierem
como o nome do tópico indica vou tentar fazer um WORKSHOP- Barcos em garrafas antes demais penso que já tenho pelo menos dois interessados se alguém mais quiser e favor de dar um passo em frente :mrgreen:
depois de haver voluntários teremos de escolher um tipo de embarcação fazer umas peças de ferramenta (nada demais é apenas preciso arame zincado e um pequeno suporte) e depois o mais difícil escolher um garrafa e :mrgreen: :Festejar: :neutral8: :maisuma: :Nana:não pode ser é toda de uma vez :mrgreen: :Vomito: uma boa solução mudar o liquido para outra :mrgreen:
cá fico a espera de voluntários :mrgreen:
"voluntários": :mrgreen:
1-Miguel
2- pjesus (Tiago)
3-João fernandes
4-José Franco da Costa
5-Carlos Silva
Última edição por paulo agra em quinta mai 15, 2008 7:14 pm, editado 5 vezes no total.

Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Mensagem por Miguel Parente » quarta abr 23, 2008 1:23 am

:neutral10: :neutral7: :neutral10: :neutral7: :neutral10: :neutral7:

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta abr 23, 2008 9:33 am

Inscrito número 2. :)

E se os restantes inscritos precisarem de ajuda a vazar as respectivas garrafas...

Como Porta da Ravessa e S. Domingos não são de vidro translúcido e não me lembro de nenhuma garrafa de tequila que tenha um formato muito adequado (vaza-se à mesma, claro), sugiro qualquer tipo de aguardente, bagaço ou medronho caseiro... :mrgreen:

Sócio Fundador
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 22, 2007 1:00 pm

Mensagem por Sócio Fundador » quarta abr 23, 2008 2:01 pm

Se este “WORKSHOP- Barcos em garrafas”, avançar, e eu acho que irá mesmo avante, será movido para o Tópico do WORKSHOP's.

Boa iniciativa. :neutral7:
Paulo Simões
Sócio Fundador

Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Miguel Parente » quarta abr 23, 2008 2:11 pm

Boas,

Caro Paulo Simões (Administrador), estou de acordo contigo (aliás essa dúvida acerca de onde e como colocar este tópico, já aqui foi exposta!).
No entanto, seria bom que o pauloagra tivesse a possibilidade de ser moderador desse tópico, para assim poder gerir este interessantíssimo projecto da maneira que ele achar mais conveniente.
Creio, que será esta a tua intenção, tal como aconteceu para o "Okota" e para o "SAD".
Desde já o meu apoio!!!! (é que eu vou ser um dos alunos...) ;-)

Saudações náuticas
miguel

Sócio Fundador
Administrador
Administrador

Mensagem por Sócio Fundador » quarta abr 23, 2008 2:17 pm

miguel Escreveu: No entanto, seria bom que o pauloagra tivesse a possibilidade de ser moderador desse tópico, para assim poder gerir este interessantíssimo projecto da maneira que ele achar mais conveniente.
Sem dúvida Miguel, já estava nos meus planos. :)
Paulo Simões
Sócio Fundador

Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Miguel Parente » quarta abr 23, 2008 2:31 pm

Ok, Paulo Simões!!!

Obrigado
Miguel

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » quarta abr 23, 2008 5:44 pm

boas a todos
antes demais obrigado pelo interesse :neutral10:
já estou a ver que isto vai de vento em popa :mrgreen:
e também obrigado ao Tiago pelo primeiro empurrão ao Miguel e Paulo Simões pela vossa confiança para me porem a frente deste projecto :oops: :oops:
bem já que é um facto vamos ver se vai haver mais interessados para ver qual o barco a fazer e garrafa a utilizar
agora umas primeiras dicas
garrafas com gargalo mais curto mais fácil
garrafas com gargalo mais cumprido mais difícil
barcos mais fáceis só de uma peça e com apenas 1ou 2 velas
barcos mais difíceis varias peças a formar o casco
barcos mais difíceis ainda varias peças a formar o casco e varias velas (fragatas,galeões etc.)

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta abr 23, 2008 5:59 pm

Pergunta imbecil #1:
Presumo que o barco seja feito em várias peças fora da garrafa e depois metido às peças lá para dentro, certo?
Assim sendo, tudo deve ter encaixes? Tipo carlinga para o mastro, moldura para uma cabine, etc...

Pergunta imbecil #2:
Paulo, a tua ideia é fazermos todos o mesmo barco para ser mais fácil acompanhares ou cada um faz o seu?
(eu acho que apontava para uma coisa parecida com o Simbad do Prates :o) )

joão fernandes
Comodoro
Comodoro
Registado: quinta jul 06, 2006 9:42 pm
Contacto:

Mensagem por joão fernandes » quarta abr 23, 2008 6:12 pm

Como já tinha referido, CONTÉM COMIGO. :D
Inscrito nº3
The difference between men and boys is the price of their toys.

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » quarta abr 23, 2008 6:34 pm

boas Tiago a 1ª pergunta e claro que e tudo feito fora e depois montado dentro da garrafa :mrgreen: os resto a varias técnicas mas funciona tudo mais ou menos por encaixe ou por um sistema de "dobradiça" feita com fio
2ª pergunta a minha ideia inicial era fazermos todos o mesmo para ser mais fácil mas mesmo assim poderá haver diferenças de pintura, velas ,etc. mas de inicio penso em escolher-mos um barco mais fácil e o Simbad penso que dará mas vamos ver :mrgreen: e depois queria propor um ideia que era fazer-mos por etapas eu punha aqui as etapas e enviava por mail e depois cada um postava as respectivas fotos dessa etapa depois de todos fazerem passa-se para a próxima o que acham :?:

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta abr 23, 2008 6:42 pm

Por mim esse método está porreiro.
Assim vamos progredindo...

Mas começo já com dúvidas ou não? :lol:
paulo agra Escreveu:sistema de "dobradiça" feita com fio
:roll: :?:

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » quarta abr 23, 2008 7:23 pm

assim depressa só mesmo imagens da net as imagens acho que valem mil palavras :mrgreen: de um site francês
Imagem
Imagem
a espécie de "dobradiças de fio" dos mastros e das vergas das velas
Imagem
um tipo de barco as peças
a minha técnica nos mastros não leva esse tipo de "dobradiça" é parecido com o numero três mas sem o fio simplesmente um pequeno furo e mastro com uma ponta arredondada

António M. R. Alves
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: quinta fev 08, 2007 9:06 pm
Localidade: Povoacao-Acores

Mensagem por António M. R. Alves » quarta abr 23, 2008 7:45 pm

Boas amigos e companheiros.
Espectaculo que vai ser este WORKSHOP. Embora eu já saiba algumas tecnicas, porque já construi alguns, vou acompanhar assiduamente para aprender mais. Força nisso Pauloagra, estou contigo.

Um abraço fiquem bem.
Saudações náuticas
No estaleiro Santisima Trinidade(1/90)
Nau Santa Maria (1/65)
Lancha Riva Aquarama special para RC (1/10)
Lancha Mincio RC, (escala desconhecida)

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » quarta abr 23, 2008 7:48 pm

mais algo uma pequena historia de como começou peço é desculpa por ser em inglês mas tentei traduzir mas dava uma salada russa
Ships-In-Bottles History

The technique of putting ships into bottles developed during the early years of the 19th century in the forecastles of the old sailing ships. In an era when sea voyages lasted months and years, and entertainment was self-evolved, off-watch sailormen occupied themselves creating bits of nautical folk art from whatever raw material came to hand. On whaling vessels the most abundant scrap materials were the teeth and bones of whales and walruses, which the whalermen fabricated into many familiar items collectively known as scrimshaw. But other materials such as wood and rope and yarn were also used, and many interesting and decorative objects were made from these. It is not surprising then that an empty bottle might have piqued the imagination of some long-gone salt and led him to devise the technique for displaying miniature ships in bottles.

Sailors were not unique in their use of bottles to house objects. Many other isolated souls have turned their efforts to this end, and significantly there are many old bottles which contain religious objects. Many also derive from the lumbering business where workers were often forced to live in the wilderness for extended periods.

Whatever the origin, the technique for putting ships into bottles was well known to sailormen of all the major seafaring nations. Evidence of their work can be found in nautical museums throughout Europe, North America, and Japan. Unfortunately, despite widespread knowledge of the technique, good early examples of the ship-in-bottle art have become scarce. Even well-known dealers in maritime art rarely have them available, and when they do, the price quoted is well outside what most individuals would be willing to pay. This is a shame for there are few decorations as evocatively nautical as a bottled ship.

This history was adapted from Ships-In-Bottles: A step-by-step guide to a venerable nautical craft by Don Hubbard. Many thanks to Don.

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » quarta abr 23, 2008 7:52 pm

boas António
se quiseres entrar era porreiro já que sabes umas técnicas
e fotos dessas obras não há para vermos :mrgreen:

José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: segunda out 16, 2006 10:29 pm

Mensagem por José Franco da Costa » quarta abr 23, 2008 8:42 pm

Eu tenho andado a escolher a garrafa. :Festejar:

Como estavam cheias (azar meu ...) tenho levado mais tempo e sinto-me um bocado zonzo. :Desvairado:

Se recuperar e acabar por encontrar uma garrafa, também gostava de lhe por um barco lá dentro. Mas com água e tudo e se possível RC ... :Socorro:

Acho que podem contar comigo! :mrgreen:
Cumprimentos,

José Franco da Costa

Sócio Fundador
Administrador
Administrador

Mensagem por Sócio Fundador » quarta abr 23, 2008 9:34 pm

Este Workshop já está no local correcto.

Força com esse trabalho.
Paulo Simões
Sócio Fundador

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » quarta abr 23, 2008 10:08 pm

e lá vão quatro ops cinco comigo e claro :mrgreen:
José quanto por um barco dentro de uma garrafa , depois de vazia ok mas com agua e rc seria original mas não muito pratico :mrgreen: tinhamos de estar sempre atirar o barco da garrafa para carregar as baterias :mrgreen: :mrgreen:
agradeço ao nosso administrador Paulo Simões por mudar o tópico e por me fazer seu moderador e vamos ver a onde este workshop nos leva
Paulo

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » quinta abr 24, 2008 12:48 am

ora vamos lá
Imagem
as ferramentas com que faço os barcos em garrafas tirando o mini berbequim e o xacto foram todas feitas por mim
Imagem
um suporte que ajuda muito na construção do barco foi feito com umas sobras de chão flutuante para a base o pé um pedaço de cano de inox com barão m6 no interior a parte superior um pedaço de madeira 3cmx2cm e 7 parafusos de cada lado
Imagem
pormenor da ferramenta 6 e 7 a contar da esquerda estes varões são feitos com arame zincado daquele que se mete nos muros para fixar as redes e são feitos da seguinte maneira pega-se numa ponta e com o martelo num torno de ferro dá-se umas marretadas para achatar o arame e depois com uma lima da-se a forma pretendida estes servem para dar forma ao "mar" ou por cola ou mesmo para ajeitar o barco ou fixa-lo para abrir as velas
Imagem
Imagem
uma pinça que serve para por pequenas peças no sitio por exemplo casa do leme , barcos salva vidas,etc
esta foi feita com um tubo de latão na ponta soldado um arame em L a trás um corte a meio e deu aquelas orelhas depois com um arame dobra-se a ponta também em L do outro lado leva uma mola e uma batente para a mola não saltar neste caso foi uma porca que tinha aquela parte para baixo que saiu de um sitio qualquer mas somente uma porca dá
Última edição por paulo agra em quinta abr 24, 2008 4:55 pm, editado 1 vez no total.

Responder