envelhecimento de peças de latão

Para as questões técnicas da construção de estáticos
Responder
almeida
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: quinta jan 17, 2008 8:50 am
Localidade: OEIRAS

envelhecimento de peças de latão

Mensagem por almeida » terça abr 30, 2013 5:33 pm

Caros náutico modelistas , estou a cria este tópico para ver se me podem esclarecer uma duvida como escurecer peças de latão tal como canhões e diversas peças que utilizamos nas nossas construções , eu à uns anos a esta parte utilizava para este fim e com algum sucesso , ácido sulfúrico com água em partes iguais e resolvia esta questão , como podem verificar nestas fotos , como agora não se consegue este ácido no circulo comercial normal não sei como me safar , será que existe outra forma de escurecer as ditas peças de forma fácil e barato , espero a vossa ajuda , sem outro assunto o meu obrigado , e boas construções .
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

kamikaze
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: segunda out 06, 2008 10:12 pm
Localidade: Lisboa

Re: envelhecimento de peças de latão

Mensagem por kamikaze » terça abr 30, 2013 6:06 pm

Normalmente este processo de envelhecimento é rápido ou as peças vão ficar de molho alguns dias ? ?

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » terça abr 30, 2013 8:30 pm

Ola :neutral6:

Sobre este tema tive os mesmos problemas ; se bem que há uma combinação muito simples de dois produtos de drogaria ,um deles é o amoníaco o outro ( sulfato de....) já esqueci . Nunca consegui fazer a mistura ; primeiro que as drogarias aqui perto já fecharam todas ,e segundo falta sempre o outro ingrediente que eu esqueci o nome :

Acabei por comprar com grande sucesso uns frascos de "DURA BLUE" numa armeiro em Espanha ,comprei um para "pavonar" aluminio e outro para metal ferroso ,este armeiro já encerrou o negócio :neutral16:
De momento podemos comprar o dito frasco de Dura Blue na AMAZON.UK compras on line

http://www.amazon.co.uk/Birchwood-Casey ... super+blue

http://www.amazon.co.uk/Birchwood-Casey ... m_sbs_sg_1

Têm um kit completo :

http://www.amazon.co.uk/Birchwood-Casey ... m_sbs_sg_4

Em menos de um minuto oxida latão, , aluminio, ferro etc ;

:neutral8:

almeida
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: quinta jan 17, 2008 8:50 am
Localidade: OEIRAS

Mensagem por almeida » quarta mai 01, 2013 12:59 pm

Olá companheiros
Obrigado pelos vossos comentários , em relação ao tempo que as peças estavam no acido eu não tenho bem a certeza mas parece-me que eram algumas horas mas não de um dia para o outro , gostava de arranjar um bocado de ácido para voltar a experimentar , não só é barato como fácil de manusear (claro respeitando as respectivas normas de segurança )pelo que vi nestes sites que o Carlos Mariano enviou (para o qual o meu muito obrigado) e pelo que vi os preços são um bocado proibitivos , mas claro cada pessoa é uma pessoa , o importante ,é existirem soluções , mais uma vez o meu obrigado e se alguém tiver acesso ao dito ácido e fizer a experiência depois diga alguma coisa , já agora quero colocar aqui no forum uma advertência em relação a mistura da água no ácido , é preciso ter cuidado ao adicionar a água no ácido , tem que ser adicionada com cuidado (como colocamos cerveja num copo para não fazer espuma) pois o ácido é quente e pode provocar reáção e saltar para os olhos , de resto não tenho mais advertências a fazer se alguém experimentar agradecia que comentassem aqui no forum , sem mais o meu muito obrigado a todos .

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » quarta mai 01, 2013 2:04 pm

:neutral6:

O ácido deita-se SEMPRE sobre agua ,NUNCA ao contrario .
O frasco dura imenso tempo já tenhos os meus á três anos l

Responder