os planos do galeão "San Martin", ex "São Martinho" Navio almirante da armada invencivel.
Parece-me ser um bom plano para fazer e donde se pode tirar ensinamentos sobre desenho de barcos da època. Mas.....
este plano vem aos bocados.
Será que alguem possui estes mesmos planos inteiros? ou
Onde poderei arranjá-los?
boas Pedro
quanto aos planos virem aos bocados tem mais ou menos solução,
imprime-se em A4 todas as folhas depois numa mesa de luz metesse uma pagina sobre a outra de forma ao desenho bater certo depois com uma régua e bisturi corta-se e de seguida por a parte de trás cola-se com fita cola
já está um plano inteiro e depois se quiser ainda pode ir tirar uma fotocopia para ficar melhor
espero ter ajudado paulo
Caro Paulo
Obrigado pelas instruções, mas aquilo que pretendo é desenhar o galeãoe autocad.
Para juntar planos uso o paint que dá para o efeito depois uso o win Topo para vectorizar e a seguir para o autocad.
Bom o problema é que:
1º- o acerto dos planos é dificil, pois raramente o trabalho de "scanning", é feito profissionalmente.
2º-quando é feito este trabalho deveria haver o cuidado de por num sitio de cada folha, uma régua para ajuste de escala.
3º a sobreposição do desenho nas juntas nem sempre acontece.
O plano que arrajei tem logo um erro na escala pois 1rumo=1540 mm = 6 palmos de goa e não 1,67m conforme o plano.
Talvez não tenha explicado bem, mas a intenção é refazer o galeão para efeitos de estudo e gozo pessoal e neste plano encontrei aquilo que procurava à tempos e que não consegui aprender com Lavanha, Padrer Manuel Fernades, e seus estudiosos.
O fundo da questão é fazer qualquer coisa a partir do zero, e baseado em estudos e documentos Históricos.
Vou colocar aqui um apanhado que ja tinha feito de planos de barcos estrangeiros : (como já o tinha feito antes e nao sei se quem postou já os postou antes vai por inteiro)
Smit Rotterdam, Smit London, Smit Singapore ou mesmo o Waker : (os planos são todos iguais, só diferem em 2 ou 3 metros de diferença por navio)(quem os quiser tenho-os em casa, é só pedir)
O nosso amigo manel deu a tal ajuda (fundamental) para os (todos nós) necessitados ... ladies and gentlemen ... os cavernames do Smit Rotterdam :
Esta foi uma decisão dificil, mas uma vez que já existem entendidos na matéria, ao invés do runabout Flyer, decidimos fazer um barco com outra escalada de dificuldade, aqui vos deixo os planos de um barco como deve ser (a ser construido em breve) :
paulolondres Escreveu:Boas a todos, gostaria de saber se alguem do forum ja fez o SMIT ROTTERDAM waker. tenho os planos em corel se alguem quiser e so me falar