Motor electrico como calcular
- Flysafe
- Comodoro
- Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
- Localidade: Lisboa
Motor electrico como calcular
Olá,
Gostaria de saber se alguém me pode ajudar no seguinte, como é que posso calcular o motor eléctrico que um barco pode levar? É como nos aviões que é por peso!
Abraços Jlopes
Gostaria de saber se alguém me pode ajudar no seguinte, como é que posso calcular o motor eléctrico que um barco pode levar? É como nos aviões que é por peso!
Abraços Jlopes
- paulo capelo
- Almirante
- Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
- Localidade: Monte-Funchal-Madeira
Boas,
que tipo de motor é que vai usar? Com escovas ou sem escovas? Qual é o barco e sua finalidade? Que dimensões e peso terá depois de construído (aprox/)?
Depois voltamos a falar. Só assim como pergunta não faço a mínima ideia e não acredito que no aviões seja apenas pelo peso, mas não entendo nada de aviões.
que tipo de motor é que vai usar? Com escovas ou sem escovas? Qual é o barco e sua finalidade? Que dimensões e peso terá depois de construído (aprox/)?
Depois voltamos a falar. Só assim como pergunta não faço a mínima ideia e não acredito que no aviões seja apenas pelo peso, mas não entendo nada de aviões.

- Pedro Alves da Silva
- Contra-Almirante
- Registado: domingo mai 18, 2008 10:01 am
- Localidade: Setubal
Nas minhas andanças pela net encontrei o seguinte
Para modelos à escala:
Potencia(escala) = Potencia (real) /(Escala^3)
Assim um barco real com 5000 Cv de potência representará á escala de 1/10 será:
P(escala) = 5000/(10x10x10) = 5Cv
1Cv = 735.4988 W
5Cv darà +- 3.7 kW
Confesso que acho esta conversão um pouco simplista, pois escalar potência numa unidade cúbica, não sei.....
Vou ver....
e volto depois
de acordo com a tabela encontrada em
http://bateaux-alain.chez-alice.fr/ageneral.html
Até Breve
Para modelos à escala:
Potencia(escala) = Potencia (real) /(Escala^3)
Assim um barco real com 5000 Cv de potência representará á escala de 1/10 será:
P(escala) = 5000/(10x10x10) = 5Cv
1Cv = 735.4988 W
5Cv darà +- 3.7 kW
Confesso que acho esta conversão um pouco simplista, pois escalar potência numa unidade cúbica, não sei.....

Vou ver....

de acordo com a tabela encontrada em
http://bateaux-alain.chez-alice.fr/ageneral.html
Até Breve

[/url]
Compreendo o que dizes, mas se for mesmo á escala seria de loucos e teria de ser com menos de meio cavalo.
Vejamos, com 5 cavalos, qualquer barco RC andaria a mil e duzentos á hora, mesmo o meu Smit Rotterdam com 12 kgs, daria para passar os barcos do pessoal dos rápidos na mecha.
Outra questão levantada pelo Artur e muito bem, é que, se fosse para ser realmente á escala, entao os nossos barcos teriam de navegar em lagos de óleo ou azeite, isso daria sim uma impressão de escala aos RC's e ai sim já se poderia usar (mesmo assim nao estou a ver muito bem a ideia) um motor de 5 cavalos, que é aproximadamente a potencia de uma motorizada automática e que atingem cerca de 80 kms/h.
Não estou a ver a ideia resultar, mas ...
Vejamos, com 5 cavalos, qualquer barco RC andaria a mil e duzentos á hora, mesmo o meu Smit Rotterdam com 12 kgs, daria para passar os barcos do pessoal dos rápidos na mecha.
Outra questão levantada pelo Artur e muito bem, é que, se fosse para ser realmente á escala, entao os nossos barcos teriam de navegar em lagos de óleo ou azeite, isso daria sim uma impressão de escala aos RC's e ai sim já se poderia usar (mesmo assim nao estou a ver muito bem a ideia) um motor de 5 cavalos, que é aproximadamente a potencia de uma motorizada automática e que atingem cerca de 80 kms/h.
Não estou a ver a ideia resultar, mas ...
A melhor droga alteradora de mentes é a verdade !!
- Pedro Alves da Silva
- Contra-Almirante
- paulo capelo
- Almirante
É que para além do que foi falado (e bem) em termos de escala e que por vezes não nos lembramos, também temos que ter em linha de conta o tipo de casco, porque por muito que se queira, um casco "redondo" navega mais devagar que um "liso". Os cascos são feitos para variadas funções e o nosso companheiro de hobby ainda não se pronunciou sobre nada. Assim é dificil ajudar! Venha lá de férias 

- Pedro Alves da Silva
- Contra-Almirante
- RogerPro
- Capitão de Mar-e-Guerra
- Registado: quinta ago 10, 2006 10:22 am
Eu faço assim, motor de 500 watts!
Quantos volts vou usar?
8,4 volts
500/ 8,4= Amperes do variador!
500/8.4= 60+- Amps
Aplico um variador de 80 para nao queimar nada e trabalhar folgado.
Navega lento?
Helice maior!
Queimou algo?
Motor de 750 watts!
750/8,4= Amperes do variador
.....
......
.......

Quantos volts vou usar?
8,4 volts
500/ 8,4= Amperes do variador!
500/8.4= 60+- Amps
Aplico um variador de 80 para nao queimar nada e trabalhar folgado.
Navega lento?
Helice maior!
Queimou algo?
Motor de 750 watts!
750/8,4= Amperes do variador
.....
......
.......

A primeira impressão é a que fica, mas só se o toner fôr bom!
- paulo capelo
- Almirante
Boas Pedro Silva, penso que o Flysafe não deverá ter-se assustado. Possivelmente está de férias mesmo.
Não sou moderador deste tópico, mas pode ser colocado em eléctricos ou em algum tópico que tenha a ver com escalas, mas em diversos também não está mal de todo.
Se o que escreveu é mesmo uma fórmula, como penso que é, gostava que colocasse uma legenda para a mesma e se possível até que desse um exemplo com números para termos uma ideia mais concreta. Obrigado.

Não sou moderador deste tópico, mas pode ser colocado em eléctricos ou em algum tópico que tenha a ver com escalas, mas em diversos também não está mal de todo.
Se o que escreveu é mesmo uma fórmula, como penso que é, gostava que colocasse uma legenda para a mesma e se possível até que desse um exemplo com números para termos uma ideia mais concreta. Obrigado.
Roger, também me habituei a fazer dessa maneira e raramente falha, mas de facto deve haver uma forma (ou formula) matemática de o fazer. Não deve é ser muito linear porque envolve uma série de variáveis e como já disse antes, algumas nem têm a ver com a parte eléctrica ou electrónica da questão. Mas não vou começar para aqui a falar sobre mecânica de fluídos e coisas semelhantes, até porque não seiF(N)=1/2mv^2
V=1.25*L^(1/2)