Quando compramos um modelo á vela...

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Carlos Mariano
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Quando compramos um modelo á vela...

Mensagem por Carlos Mariano » sexta out 21, 2005 2:04 pm

Quando vamos a uma qualquer loja de modelismo nacional ,comprar um barco á vela ,não esperem que a pessoa que vos atendeu ,seja algum expert em modelos á vela ,a pessoa está ali para MOSTRAR VENDER E COBRAR,algumas pessoas que compraram um barco á vela acabaram por apanhar uma decepção ,porque ao acabar de montar o barquinho ,aquilo, a navegar é uma autêntica aberração.Eles coitados ,pura e simplesmente ainda não sabem como afinar o seu barco!
Ora não é assim ,eu próprio já tive oportunidade de ajudar certos individuos a afinar o barco,e depois eles disseram que não faziam a minima ideia que o barco navegásse tão bem!
Por isso ,se tiverem problemas podem expo-los aqui nerte tópico.

Miguel_s_rodrigues
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Mensagem por Miguel_s_rodrigues » quarta nov 23, 2005 1:58 pm

Olá.
Comprei um veleiro usado kyosho fortune 612 mas nunca andei com nenhum nem vi andar (a não ser em videos)
Uma das coisas que não percebo é, em que é que a inclinação do mastro influencia no comportamento do veleiro.
O meu servo para as velas é um futaba3003 normalmente tenho visto outros veleiros com Sail-servos. é mesmo necessário um?
Obrigado pelo seu tópico.

Carlos Mariano
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Mensagem por Carlos Mariano » quarta nov 23, 2005 2:31 pm

Olá Miguel Rodrigues,em resposta á sua dúvida,lhe digo que a afinação do mastro faz parte de um pequeno número de afinações que os barcos á vela necessitam para navegar equilibrados. Nessa afinação voçê pode controlar a tendência que o barco tem de ginar para o vento ou fugir do vento, chama-se orçar ou arribar.quando o barco segue á bolina um rumo certinho ,voçê terá o seu barco no ponto de equilibrio.
E pois com toda a certeza ,que o seu barco trabalhará melhor se utilizar um servo que a 6volts lhe forneça uma força de pelo menos 6 kg de torque.não precisa de ser especifico basta só ter pelo menos 6 kg,custa pelo menos 35 euros.
boas afinações.E cuidado com a água no receptor.

Miguel_s_rodrigues
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Mensagem por Miguel_s_rodrigues » quarta nov 23, 2005 4:41 pm

Obrigado pelo seu aviso da água.
O antigo dono do barco estragou o receptor de origem.
Eu tenho por hábito pô-los num balão. Mas é uma coisa que muita gente não faz nos barcos.
tenho que experimentar isso da inclinação.
Obrigado.

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dica

Mensagem por JERD » domingo fev 12, 2006 7:50 pm

ola carlos (se me permite)

gostaria que me ajuda-se neste problema que vou expor :shock:

tenho o cabo que me da acesso as velas (estai e grande) a passar por fora do barco
assim:
marcando um ponto no cabo e variando entre arribar e folgar
esse ponto faz um percurso
ponto esse em que eu amarro as escotas (espro k est.a perceber)
ora bem sucede que tenho a vela de estai toda cassada ok :|
vou folgando esta para ficar a popa estando esta na posiçao correta no barco ainda fico com um pouco de curso do servo

resultado
esta vela (estai) em relação ao barco vai alem de 90º nas posições de estibordo ou bombordo quando todo assionado o servo (posição maxima para um dos lados )

gostaria que me imforma se se for possivel
como evitar :?:

desde ja muito obg

abraco
josue

Carlos Mariano
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Mensagem por Carlos Mariano » segunda fev 13, 2006 12:30 am

Jerd ,eu afino nos rádios de 2 canais num botãozinho ao lado do stick,nos outros rádios , vou programar na função ATV ,que é o ajuste electrónico de curso. Há outras maneiras de calibrar isso no próprio modelo ,mas só vendo , não consigo visualizar mais nada

Luís Tavares
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Re: dica

Mensagem por Luís Tavares » segunda fev 13, 2006 12:24 pm

JERD Escreveu:tenho o cabo que me da acesso as velas (estai e grande) a passar por fora do barco... ainda fico com um pouco de curso do servo... vai alem de 90º nas posições de estibordo ou bombordo...
Josue,
Basicamente, temos curso a mais no cabo que comanda as escotas.
Essa afinação não tem nada de complicado, há dois pontos a afinar:

1. Curso de cabo dado pelo servo: se o servo é de tambor, tem um parafuso de afinação, dê-lhe menos curso; se é de braço, aproxime o ponto de ataque do cabo mais para o centro do servo, fica logo com menos curso.

2. Ataque das escotas às retrancas - Faça variar a abertura máxima das velas aproximando ou afastando o ponto de ataque das escotas em relação ao ponto de rotação da retranca (se afastar, a vela fica com menos abertura, se aproximar fica com mais).

Não esqueça que com a vela grande toda caçada, o estai deve ficar ligeiramente aberto.

Em caso de dúvida, e como este meio não dá para ver tudo, apareça no lago de Setúbal que a gente resolve isso.
Até lá, experimente, é uma questão de paciência.
Luís Tavares

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ignorancia

Mensagem por JERD » segunda fev 13, 2006 11:26 pm

luis
o meu servo das velas e um HITEC 785 HB de tambor

não vejo parafuso algum

aonde se possa efectuar o ajuste :oops:

abraço
josue

Carlos Mariano
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Mensagem por Carlos Mariano » terça fev 14, 2006 1:28 am

Esses hitec não têm parafuso tem de regular no rádio o "travel adjustment" atv ,o melhor é não mexer , e esperar que alguém o ajude.

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Mensagem por JERD » terça fev 14, 2006 11:08 am

:neutral1:
ok...........obrigado
josue

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Mensagem por Luís Tavares » terça fev 14, 2006 3:53 pm

Josue, que rádio é o seu?
Se não for programável, e como o Hitec ("lowtech"...) não tem afinação de curso, ficamos sujeitos só às afinações dos pontos em que as escotas atacam as retrancas.
Se isto não for suficiente, a única hipótese que vejo é fazer um tambor novo para o servo, com menos diâmetro. Se tivermos de ir por aí e se quiser, diga-me o diâmetro do tambor actual, diga-me quanto quer tirar ao andamento do tal ponto do cabo, e eu digo-lhe qual deverá ser o diâmetro do tambor novo.

Outro caminho: se a abertura das velas for reduzida para metade do máximo actual, ficará bem? Se sim, a modificação a fazer é super simples. Aguardo resposta.
Luís Tavares

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » terça fev 14, 2006 6:24 pm

Amigo Josue,
não o consigo ver na foto que colocou junto ao seu nome... :mrgreen:

Luís Tavares
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TAMBOR NOVO PARA O HITEC 785 HB

Mensagem por Luís Tavares » quarta fev 15, 2006 10:48 am

Josue,
Vamos simplificar:
Se a solução for mesmo fazer um tambor novo para o HITEC 785 HB, pode calcular o novo diâmetro da seguinte forma:
DIÂMETRO NOVO = DIÂMETRO ACTUAL x DESLOCAMENTO NOVO / DESLOCAMENTO ACTUAL
Não importa o número máximo de voltas que o servo faz, isto vai manter-se constante.
Luís Tavares

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Mensagem por JERD » quarta fev 15, 2006 9:17 pm

paulo

ja coloqei foto






luis
vou tentar antes efectuar afinaçao no comando

aproposito é um FUTABA T2ER
como tens curso de ajuste
amanha mesmo irei treinar aqui no tejo


de qualquer forma fica en stanby a sua ajuda
obg
josue

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Mensagem por Luís Tavares » quinta fev 16, 2006 11:32 am

JERD Escreveu:vou tentar antes efectuar afinaçao no comando ... é um FUTABA T2ER
É lá! Um Futaba 2ER? Pois é, já é velhote... ora bem, o 2ER não é programável, não tem o tal ATV de que o Mariano fala. Só tem afinação de curso nos trim's, não sei se será suficiente, esperemos que sim, se não lá terá mesmo que ser um tambor novo.
Josue, antes de se meter na obra do tambor, lembre-se do que perguntei lá mais atrás: se reduziur o curso do cabo para metade, fica bem?
É que se esta solução servir, a coisa fica bem simples, basta montar uma roldana em cada retranca. A abertura das velas fica imediatamente reduzida a metade da actual e ainda beneficia de ficar com o dobro da força a caçar as velas. O movimento das velas ficará mais lento do que agora (metade da velocidade), o que não me parece que traga qualquer defeito, antes pelo contrário.
Fica com afinação: aproximando a roldana do mastro a vela abre mais, afastando abre menos.
Será assim:
Imagem
Última edição por Luís Tavares em sexta fev 17, 2006 4:17 pm, editado 1 vez no total.
Luís Tavares

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Mensagem por JERD » quinta fev 16, 2006 10:21 pm

LUIS

agradeço imenso a sua tentativa em me ser prestavel para possa resolver este assunto. :neutral1:


1º ja varias vezes tentei adquerir essas manilhas a que faz ref. artesanalmente substituas por arame de cobre
agradeçia que pudesse dizer aonde as poderei adquir pois continuo interessado. :lol:


2º quanto ao problema sinceramente nao experimentei por falta de tempo, saber se reduzindo o curso para metade fica resolvido o prob. no entanto tentarei este fim de semana aceder as suas hipoteses

bem aja por ter asseco as suas sugestões
sao para mim muit o importantes pois eu aqui em vila franca nao tenho com quem as tirar
obg
josue

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Mensagem por JERD » quinta fev 16, 2006 10:27 pm

luis

antes de experimentar a hipot. de reduzir metade do cabo
refere.se ao cabo de escota das velas
ou ao
cabo que enrola no tambor :?:

josue

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Mensagem por Carlos Mariano » sexta fev 17, 2006 12:14 am

Josue ,ele refere-se ás escotas que amarram as velas

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Mensagem por Luís Tavares » sexta fev 17, 2006 10:59 am

JERD Escreveu:antes de experimentar a hipot. de reduzir metade do cabo
refere.se ao cabo de escota das velas ou ao cabo que enrola no tambor?
É a mesma coisa, estão ligados, o deslocamento linear é o mesmo em todos.
Quanto às roldanas, costumo comprar na
SV Modelismo
Rua José Duro, 21-D (é uma transversal da Av da Igreja)
1700-259 LISBOA
Tel 21 848 93 81
www.svmodelismo.com
Luís Tavares

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Mensagem por JERD » sexta fev 17, 2006 7:00 pm

LUIS
conheco a casa perfeitamente
ja la tenho comprado mat.
e sem duvida uma das melhores

obg
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