Que Escala devo escolher para a minha embarcação?
Que Escala devo escolher para a minha embarcação?
Os planos vêem com escalas.
Normalmente essas escalas não batem certas com a dimensão do modelo que gostaríamos de construir.
Temos de ampliar os desenhos.
Mas qual será a escala mais indicada?
Entre outras razões que aqui iremos debater, será sempre necessário adquirir alguns fittings (acastelhagem) para "decorar" as nossas embarcações. Como tal, será de todo aconselhável (menos para quem construa tudo de raiz) que se optem por escalas dentro daquilo que se poderá encontrar no mercado.
o transporte do modelo também poderá ditar algumas regras em relação à dimensão final do modelo.
O grau de pormenor e a dificuldade na execução dos detalhes também deverá ser tida em linha de conta.
Agora s.f.f. façam perguntas para que este assunto seja debatido.
Normalmente essas escalas não batem certas com a dimensão do modelo que gostaríamos de construir.
Temos de ampliar os desenhos.
Mas qual será a escala mais indicada?
Entre outras razões que aqui iremos debater, será sempre necessário adquirir alguns fittings (acastelhagem) para "decorar" as nossas embarcações. Como tal, será de todo aconselhável (menos para quem construa tudo de raiz) que se optem por escalas dentro daquilo que se poderá encontrar no mercado.
o transporte do modelo também poderá ditar algumas regras em relação à dimensão final do modelo.
O grau de pormenor e a dificuldade na execução dos detalhes também deverá ser tida em linha de conta.
Agora s.f.f. façam perguntas para que este assunto seja debatido.
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- Capitão de Mar-e-Guerra
- Mensagens: 611
- Registado: terça nov 07, 2006 1:18 am
- Localização: Polima-S.Dos. de Rana
As dimensões e escalas dos barcos são relativas e não estamos aqui a discutir o sexo dos anjos. Não sou um erudito nestas coisas mas reservo-me o direito de ter opinião.
Se não me fiz entender esclareço que aquilo a que eu me referia era uma dimensão que permitisse vários barcos andarem num mesmo espaço com alguma proporcionalidade.
Sei perfeitamente que qualquer modelo rádio comandado navega bem em qualquer lago de jardim, e não há tamanhos ideais.
O que eu gostaria era de estar em locais com muita gente e todos a divertirem-se unidos pelo gosto comum que é o nautimodelismo. E se alguém rebocasse uma coisa qualquer com um rebocador de 2 m eu gostaria também de ver outro qualquer a fazer o mesmo com o seu modelo mais pequeno. Se houvesse uma uniformidade seria mais fácil e agradável para todos.
Por mim tudo bem. Aceito sempre as opiniões dos outros e sempre que eu tiver uma não deixarei de a colocar. Mesmo que isso resulte num redondamente "tás louco !"
Se não me fiz entender esclareço que aquilo a que eu me referia era uma dimensão que permitisse vários barcos andarem num mesmo espaço com alguma proporcionalidade.
Sei perfeitamente que qualquer modelo rádio comandado navega bem em qualquer lago de jardim, e não há tamanhos ideais.
O que eu gostaria era de estar em locais com muita gente e todos a divertirem-se unidos pelo gosto comum que é o nautimodelismo. E se alguém rebocasse uma coisa qualquer com um rebocador de 2 m eu gostaria também de ver outro qualquer a fazer o mesmo com o seu modelo mais pequeno. Se houvesse uma uniformidade seria mais fácil e agradável para todos.
Por mim tudo bem. Aceito sempre as opiniões dos outros e sempre que eu tiver uma não deixarei de a colocar. Mesmo que isso resulte num redondamente "tás louco !"
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- Almirante
- Mensagens: 3829
- Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
- Localidade: Cascais
- Contacto:
Penso que há vários factores que condicionam um modelo:
1 - tamanho ,transporte
2 - tamanho ideal para o lugar favorito de navegação
3 - Orçamento em jogo
4 - aquilo que se quer lá pôr dentro em termos de engenhos e efeitos técnicos
5 - A escala óptima para que um modelo nos dê satisfação
6 - Os melhores veleiros têm uma escala indefinida ,são protótipos óptimizados
Etc não tem fim
Cada um é que deve saber o que escolher ,se chegarmos ao nivel de ter modelos para todas as situações é óptimo.
1 - tamanho ,transporte
2 - tamanho ideal para o lugar favorito de navegação
3 - Orçamento em jogo
4 - aquilo que se quer lá pôr dentro em termos de engenhos e efeitos técnicos
5 - A escala óptima para que um modelo nos dê satisfação
6 - Os melhores veleiros têm uma escala indefinida ,são protótipos óptimizados
Etc não tem fim
Cada um é que deve saber o que escolher ,se chegarmos ao nivel de ter modelos para todas as situações é óptimo.
Então vamos lá explicar o que é uma escala.
As escalas existem para relacionar as dimensões originais de qualquer coisa, com uma réplica.
Vamos começar pela escala 1:1
Deve ser entendida da seguinte forma.
Para 1m no original corresponde 1m da réplica (ou desenho).
Mas também poderá ser (dependendo do que se está a representar) 1cm no original corresponde 1cm da réplica (ou desenho).
Esta escala (1:1) é utilizada quando a cópia será exactamente do mesmo tamanho (escala) do original.
É claro que, se estivermos a falar de um barco que tenha 20m de comprimento, a cópia à escala 1:1, também terá 20m, mas ao nível dos planos (desenhos), estes não serão representados na mesma escala, porque senão teríamos desenhos com 20m de comprimento. Pouco prático, como devem de calcular.
Para facilitar o manuseamento dos planos, estes irão utilizar uma escala de relação entre as duas medidas. Vou utilizar nesta explicação, a escala 1:100 (é mais utilizada em arquitectura) por ser mais fácil a percepção do que vou explicar.
Escala 1:1 – 1 metro no original, corresponde a 1m no plano
Escala 1:100 – 1 metro no original corresponde a 1 cm no plano
1:50 - 1 metro no original corresponde a 2 cm no plano
1:25 - 1 metro no original corresponde a 4 cm no plano
Agora tentem converter as medidas (20m) do tal barco imaginário,
Para as escalas 1:100, 1:50, 1:25.
A “aula” segue de seguida directamente de Olhão, pois é para lá que vou.
As escalas existem para relacionar as dimensões originais de qualquer coisa, com uma réplica.
Vamos começar pela escala 1:1
Deve ser entendida da seguinte forma.
Para 1m no original corresponde 1m da réplica (ou desenho).
Mas também poderá ser (dependendo do que se está a representar) 1cm no original corresponde 1cm da réplica (ou desenho).
Esta escala (1:1) é utilizada quando a cópia será exactamente do mesmo tamanho (escala) do original.
É claro que, se estivermos a falar de um barco que tenha 20m de comprimento, a cópia à escala 1:1, também terá 20m, mas ao nível dos planos (desenhos), estes não serão representados na mesma escala, porque senão teríamos desenhos com 20m de comprimento. Pouco prático, como devem de calcular.
Para facilitar o manuseamento dos planos, estes irão utilizar uma escala de relação entre as duas medidas. Vou utilizar nesta explicação, a escala 1:100 (é mais utilizada em arquitectura) por ser mais fácil a percepção do que vou explicar.
Escala 1:1 – 1 metro no original, corresponde a 1m no plano
Escala 1:100 – 1 metro no original corresponde a 1 cm no plano
1:50 - 1 metro no original corresponde a 2 cm no plano
1:25 - 1 metro no original corresponde a 4 cm no plano
Agora tentem converter as medidas (20m) do tal barco imaginário,
Para as escalas 1:100, 1:50, 1:25.
A “aula” segue de seguida directamente de Olhão, pois é para lá que vou.

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- Capitão de Fragata
- Mensagens: 447
- Registado: segunda out 16, 2006 10:29 pm
- Localização: Caparica
Ajudando a baralhar.
A escala é a relação de dimensões entre o original e a reprodução.
Exemplos:
1:2 a reprodução é (2) duas vezes menor que o real;
1: 50 a reprodução é (50) cinquenta vezes menor que o real.
É por isso que se costuma "ler" as escalas como 1 para dois ou 1 para cinquenta, usando como referência as acima indicadas.
Desculpem a "metidência". Vou silenciar-me.
A escala é a relação de dimensões entre o original e a reprodução.
Exemplos:
1:2 a reprodução é (2) duas vezes menor que o real;
1: 50 a reprodução é (50) cinquenta vezes menor que o real.
É por isso que se costuma "ler" as escalas como 1 para dois ou 1 para cinquenta, usando como referência as acima indicadas.
Desculpem a "metidência". Vou silenciar-me.
Cumprimentos,
José Franco da Costa
José Franco da Costa
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- Capitão-Tenente
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- Registado: terça out 11, 2005 11:19 am
- Localização: Lisboa
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Para além dos outros comentários escritos até aqui, todos eles úteis, acho que o Mariano disse tudo. Nada a acrescentar. Ponho especial ênfase na CAPACIDADE DE TRANSPORTE e ORÇAMENTO.Carlos Mariano Escreveu:Penso que há vários factores que condicionam um modelo:
1 - tamanho ,transporte
2 - tamanho ideal para o lugar favorito de navegação
3 - Orçamento em jogo
4 - aquilo que se quer lá pôr dentro em termos de engenhos e efeitos técnicos
5 - A escala óptima para que um modelo nos dê satisfação
6 - Os melhores veleiros têm uma escala indefinida ,são protótipos óptimizados
Etc não tem fim
Cada um é que deve saber o que escolher ,se chegarmos ao nivel de ter modelos para todas as situações é óptimo.
Luís Tavares
- Miguel Parente
- Almirante
- Mensagens: 4388
- Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
- Localização: Penedo/Sintra
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Independentemente das escolhas que se possam fazer em relação ao tamanho (escala) do modelo, temos a maior parte das vezes, de adaptar a escala do plano que possuimos para a escala do modelo que queremos construir.
Como ninguém respondeu ás minhas perguntas sobre as escalas, vou dar outro exemplo.
Tenho os planos de um barco de 20m.
Esse Planos estão à escala 1:25.
Se medirem directamente no plano, o barco deverá ter 80 cm de comprimento.
Temos então duas hipóteses de escolha.
Ou escolho a escala para a qual quero adaptar os planos (e fico a saber o comprimento), ou escolho o comprimento e fico a saber a escala com que o plano (e o modelo) vão ficar.
Não há perguntas?
Como ninguém respondeu ás minhas perguntas sobre as escalas, vou dar outro exemplo.
Tenho os planos de um barco de 20m.
Esse Planos estão à escala 1:25.
Se medirem directamente no plano, o barco deverá ter 80 cm de comprimento.
Temos então duas hipóteses de escolha.
Ou escolho a escala para a qual quero adaptar os planos (e fico a saber o comprimento), ou escolho o comprimento e fico a saber a escala com que o plano (e o modelo) vão ficar.
Não há perguntas?

- Miguel Parente
- Almirante
- Mensagens: 4388
- Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
- Localização: Penedo/Sintra
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..."deve"... mas não está!!!Artur Marques Escreveu:tomemos com exemplo o Topas, que deve ser um 60' (18mts) e pelo tamanho do modelo, está para ai á escala 1.20
Basta ver a escala do leme e da cadeira do poço e dos acessos, para se atingirem (pelo menos) os 22m...
Sendo assim os MM, ainda são MAIORES!!!

Artur, há que não minimizar os MM !!!

Isso são maus exemplos...






- pjesus
- Almirante
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- Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
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(esta malta até mete cadeiras e lemes pequenos para dizer que tem grandes veleiros...)
Creio que o problema aqui não é entender o que é uma escala. Se um modelista tiver problemas nisso, dedique-se ao xadrez
Tal como o Luís disse, a construção/aquisição dum brinquedo r/c depende essencialmente de 2 factores:
- transporte (se tivessem um carro de 2 lugares iam perceber...)
- custo (acho que esta quase todos percebemos)
Creio que o problema aqui não é entender o que é uma escala. Se um modelista tiver problemas nisso, dedique-se ao xadrez

Tal como o Luís disse, a construção/aquisição dum brinquedo r/c depende essencialmente de 2 factores:
- transporte (se tivessem um carro de 2 lugares iam perceber...)
- custo (acho que esta quase todos percebemos)
- Miguel Parente
- Almirante
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