Restauro da Caravela da Matriz

Preparem-se para acabar com as desculpas e toca a fazer.
Do princípio ao fim, todas as etapas...
Responder
José Manuel Borges
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante
Registado: sexta mai 04, 2007 4:35 pm

Restauro da Caravela da Matriz

Mensagem por José Manuel Borges »

Olá amigos deste fórum, desde o início do ano de 2012, quando aqui apresentei trabalho meu que foi a construção do Bote Baleeiro do Pico, nunca mais aqui voltei, desta vez venho com um outro trabalho diferente, que é, um restauro de uma Caravela.
Então como sou natural desta linda ilha Terceira do arquipélago dos Açores, no ano de 1980 foi esta ilha abalada por um violento cismo, no local aonde nasci que tem pelo nome de cidade da Praia da Vitória, temos uma das mais bonitas igrejas, a matriz de santa Cruz da Praia da Vitória, nesse fatídico dia um de Janeiro de 1980 com o cismo caiu grande parte da mesma, com isso danificou muito do património religioso, mas graças a Deus nos dias de hoje quase tudo está recuperado, mas existe sempre algo que vai ficando para trás, este algo é uma caravela que sofreu grandes estragos com o cismo também, e que me dizem não se saber a data dela mas que é mais do que centenária, esta caravela era um andor que sempre saia na procissão dos pescadores da localidade, tinha nela o santo padroeiro dos pescadores, São Pedro Gonçalves, que se perdeu, não se sabendo o paradeiro do mesmo.
Agora a minha dúvida é se serei capaz de levar este trabalho a bom porto, pois não tenho experiência em nada de amarrações, e velas e etc, portanto preciso da ajuda de alguém que tenha algum endereço de página da net, que eu possa tirar ideias e outras coisas mais do que diz respeito a caravelas, Portuguesas ou estrangeiras.
Algumas fotos do estado da Caravela (Barca)
Um obrigado JMMBorges
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Re: Restauro da Caravela da Matriz

Mensagem por pjesus »

Ora viva José!

Antes de mais bem vindo de volta.
Fui revisitar o trabalho do bote baleeiro e fiquei sem dúvidas de que tens mais do que capacidade para levar esse restauro a bom porto.

Se meteres mais umas fotos do modelo dará para se ter uma ideia melhor do que estamos a falar e há-de arranjar-se documentação para podermos ajudar.

Mas digo já que pela foto da proa isso não parece minimamente uma caravela. Parece mais uma espécie de Tall Ship com proa de "clipper".

Tiago
José Manuel Borges
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Desde já fico-lhe muito obrigado por tudo quanto possa ajudar, aqui junto mais duas fotos que lhe servirá de certeza para identificar correctamente que tipo de embarcação será esta, como disse tem mais de cem anos,eu nestas coisas de I. D. reconheço que tenho muito pouco conhecimento, mais uma vez obrigado e um abraço.
JMMBorges
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus »

Pois, isso não é uma caravela.
Sabes o nome do navio?
José Manuel Borges
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Tem escrito no navio o nome do santo padroeiro dos pescadores e só que é, São Pedro Gonçalves..
Obrigado JMMBorges
PAULO PEREIRA
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quinta mar 02, 2006 11:20 am

Mensagem por PAULO PEREIRA »

José Manuel Borges Escreveu: quinta set 12, 2019 6:53 pm Olá amigos deste fórum, desde o início do ano de 2012, quando aqui apresentei trabalho meu que foi a construção do Bote Baleeiro do Pico, nunca mais aqui voltei, desta vez venho com um outro trabalho diferente, que é, um restauro de uma Caravela.
Então como sou natural desta linda ilha Terceira do arquipélago dos Açores, no ano de 1980 foi esta ilha abalada por um violento cismo, no local aonde nasci que tem pelo nome de cidade da Praia da Vitória, temos uma das mais bonitas igrejas, a matriz de santa Cruz da Praia da Vitória, nesse fatídico dia um de Janeiro de 1980 com o cismo caiu grande parte da mesma, com isso danificou muito do património religioso, mas graças a Deus nos dias de hoje quase tudo está recuperado, mas existe sempre algo que vai ficando para trás, este algo é uma caravela que sofreu grandes estragos com o cismo também, e que me dizem não se saber a data dela mas que é mais do que centenária, esta caravela era um andor que sempre saia na procissão dos pescadores da localidade, tinha nela o santo padroeiro dos pescadores, São Pedro Gonçalves, que se perdeu, não se sabendo o paradeiro do mesmo.
Agora a minha dúvida é se serei capaz de levar este trabalho a bom porto, pois não tenho experiência em nada de amarrações, e velas e etc, portanto preciso da ajuda de alguém que tenha algum endereço de página da net, que eu possa tirar ideias e outras coisas mais do que diz respeito a caravelas, Portuguesas ou estrangeiras.
Algumas fotos do estado da Caravela (Barca)
Um obrigado JMMBorges
Boas José, já há evolução neste projecto?
Knights Of The Sea Everyone admires a PT man!
Responder