Voneboy,
Força nesse projecto "mini" mas, aconselho que nunca o faças com menos de 40 cm de comprimento a não ser que utilizes saia fechada (bag skirt).
Um hovercraft mais pequeno que isso, será instável e ao atingir velocidade, na primeira curva capotará devido à inércia. Por mais que baixes o centro de gravidade não terá àrea suficiente para "aguentar" toda a força lateral.
Nos brinquedos de hipermercado isso não acontece porque usam saia fechada (bag) e as velocidades atingidas...mesmo só em tijoleira ou mosaicos muito lisos, deixa muito a desejar.
Ao fazer pequeno estás a limitar todo o volume de ar necessário para encher saias e formar colchão, não te iludas porque parece mais fácil de encher...conseguirás meter muito ar mas, no clochão (o ar que suporta efectivamente o hovercraft) não conseguirás obter a pressão necessária.
Não é só uma questão de débito mas também uma questão de pressão...
Dá uma vista de olhos n tópico "Faça você mesmo" e olha para os esquemas que lá estão; dão para um hover de 60 cm, mas é de saia aberta (preferível para andares em terreno sólido), como terás certamente potência disponível, também andará bem na água. Atenção que num modelo de hovercraft com saia aberta não se deve utilizar o ralenti em cima de água (devido às reduzidas dimensões, entrará sempre água no casco pelos buracos por onde sai o ar).
è sempre a abrir e evitar fazer piões e curvas muito apertadas. Em terreno sólido dá-lhe também gás e podes fazer tudo, até capotar e ter de o reconstruir
Vai pondo aqui as fotos do bicho, este tópico é teu
