MÁQUINA DE ENTRANÇAR CORDA

As ferramentas que se usam, se compram e se inventam...
Responder
almeida
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: quinta jan 17, 2008 8:50 am
Localidade: OEIRAS

MÁQUINA DE ENTRANÇAR CORDA

Mensagem por almeida »

Olá companheiros

Como necessitava de fazer uns cabos , e não tinha como , tive que fazer uma maquinazita , que funciona na perfeição , claro que vou enviar umas fotos para poder ter a vossa ópinião , espero que gostem .

Saudações Almeida:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
almeida
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Re: MÁQUINA DE ENTRANÇAR CORDA

Mensagem por almeida »

Mais fotos
almeida
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Mensagem por almeida »

mais fotos
pedro barata
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta abr 10, 2008 8:42 am

Mensagem por pedro barata »

boas, :neutral6:

caro Almeida muitos parabéns, como sempre, está um primor de trabalho :neutral7: :neutral7: :neutral7:

também fiz uma há uns tempos mas, comparada com esta está uma vergonha :mrgreen: ,
que tipo de motores está a utilizar?

cumprimentos

pedro barata
alexmc
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quarta dez 13, 2006 12:43 am

Mensagem por alexmc »

:neutral7:
Excelente trabalho, caro Almeida!
Quer a máquina (com muito rigor e aprumo) quer os cabos :neutral10:
~~~~~ Bons Ventos ~~~~~
almeida
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Mensagem por almeida »

Caro companheiro Pedro Barata
Antes de mais obrigado pelo seu comentário , ainda bem que gostou , sobre os ditos motores , pois foi uma ideia engraçada , pois eu já andava a penssar fazer a dita máquina mas não tinha motores , esse era um desafio para o qual não tinha solução , até que a patroa me perguntou um dia , se eu queria um saleiro e um pimenteiro electrico , pois como não se utilizava daquilo pois gastava muitas pilhas , ia-os deitar fora caso eu não os quise-se , então não é que tive a brilhante ideia de aproveitar os ditos motores redutores para fazer a dita máquina , e sem saber que tendo á mão um objeto que resolveria os meus problemas , pois são aqueles conjuntos de saleiros e pimenteiros a pilhas para ralar as especiarias em grão por acaso comprei estes em frança mas já os vi numa loja dos chineses e não são caros , e olhe caro amigo cairam que nem ginjas , depois de fazer algumas alterações lá consegui o pertendido , se por ventura o companheiro optar por fazer algo parecido , e se precisar de alguma ajuda não exite mande-me uma mensagem terei todo o gosto em o ajudar , sem outro assunto , comprimentos . :amigos:

Saudações Almeida
paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo »

Fantástico, muita criatividade e saber. Parabéns!!! :neutral7: :neutral7: :neutral7:
almeida
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Mensagem por almeida »

Caro ArtMar :amigos:
Já vi que em sua casa existe democracia , na minha tambêm só que eu não tenho filhos pequenos , tenho um neto e com muita pena minha não se interessa pelo modelismo , é pena esta rapaziada nova não se interessar por isto , por isso ele está no mundo dele e eu no meu , as vezes a Maria é que me dá nas orelhas , ou é pela máquina da costura que fica toda desrregolada ou quando preciso de algo da cozinha , :naomexer: corre logo comigo , mas há-ja saúde e vamos fazendo umas coisas , em relação á máquina ela ainda não está pronta , :ferramenta: :ferramenta: estou a fazer umas alterações como por exemplo automatizá-la para no caso de querer fazer mais que um cabo igual ficam todos com a mesma configuração , assim que tiver pronta eu vou tentar colocar um video se não conseguir vão fotos , por agora é tudo .

Saudações Almeida
almeida
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Mensagem por almeida »

Caros companheiros :
Como o prometido é devido, aqui está o video:

phpBB [video]
pedro barata
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta abr 10, 2008 8:42 am

Mensagem por pedro barata »

boas, :neutral6:

Caro almeida obrigado pela oferta, quando tiver tempo para melhorar a máquina vou-me lembrar de si :mrgreen:

cumprimentos

pedro barata
paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo »

Boas Almeida,
Gostei de ver o processo :neutral10:
:obrigado:
Só uma questão. Como é feito o remate e porque é que a corda não se desenrola de novo? Não tem essa tendência?
Pedro Alves da Silva
Contra-Almirante
Contra-Almirante
Registado: domingo mai 18, 2008 10:01 am
Localidade: Setubal

Mensagem por Pedro Alves da Silva »

Caro Almeida
Antes do mais deixe que, lhe dê os meus sinceros parabéns.
Sou um apaixonado por tudo, o que diz respeito a mecânica, e os seus trabalhos, que tem posto aqui, deixam-me simplesmente fascinado.
Permita-me algumas questões sobre esta sua máquina.
1º - o arranque do segundo motor está temporizado, ou é feito manualmente?
2º - o Botão de inversão é só para o primeiro motor ou para os dois?
3º - Esta é mais complicada de expôr. No carro do motor, penso que os pesos são para dar mais ou menos tensão ao cabo a fazer. Se assim é para que serve o parafuso dourado, e fixador lateral, que aparece no filme e não nas fotos?

mais ou menos :off topic:
Que material usou, e onde arranjar, para fazer os suportes/carrinhos?
Isto porque quero fazer (já tenho os stepers e controlador) um CNC, e esse material parece-me mais adequado do que o MDF.
Um dia teremos de falar por causa deste assunto.

Um abraço
Pedro
Imagem

Imagem
[/url]
alexmc
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quarta dez 13, 2006 12:43 am

Mensagem por alexmc »

:neutral7: :neutral7: :neutral7:
Caro Almeida, excelente trabalho;
as suas máquinas, além de muito bem construídas, são sofisticadas: o pormenor do corta-circuito final :neutral10:
~~~~~ Bons Ventos ~~~~~
almeida
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Mensagem por almeida »

Caro Pedro Alves :D
Antes de mais obrigado pelo seu comentário , sobre as questões que me colocou , terei muito gosto em esclarece-lo , o arranque do segundo motor é comandado por um swuit`s ( interruptor fim de curso) que foi colocado na calha deslizante sendo regulado para a frente ou para trás conforme eu pretenda ou seja ao fazer o primeiro cabo vou verificando o torcer dos cabos do motor um , quando verificar que o torcer dos cabos estão bons regulo o swuit`s para arrancar com o segundo motor , e a partir dai segue o ciclo normal de funcionamento se necessitar de fazer mais cabos com essa dimensão ou seja iguais não preciso de regular mais o swuit`s e saiem todos iguais , a segunda questão o inversor serve os dois motores ou seja há linhas que vê-em com um enrolamento diferente ou para a direita ou para a esquerda , tem que se ter isso em atenção , pois se eu precisar de colocar uma linha em cada ponto do motor um para fazer um cabo fino tenho que ver para que lado a linha vem enrolada para não correr o risco quando o motor um começar a funcionar desenrolar a linha e não o contrário como pretendido , sobre a terceira questão os pesos são para dar tenção ao cabo consoante o cabo que for fazer mais grosso mais peso , sobre o parafuso dourado no qual se refere não é nenhum parafuso mas sim uma cavilha para travar o movimento do carro do motor dois , para quando estou a esticar as linhas do carro um para o carro dois o carro dois não se movimentar , que é retirado antes de começar a funcionar o motor um , o qual não acontece pois o mesmo bloqueia o sinal de funcionamento do motor um , sobre o material utilizado para fazer os suportes dos carros , é ebonite , é um material utilizado para fazer quadros eléctricos e também para outras aplicações , e como tinha aqui uns bocados que um amigo me arranjou , olhe aproveitei , espero ter sido esclarecedor , entretanto se tiver mais alguma duvida contacte-me , sem outro assunto

Saudações Almeida e boas construções :neutral3:
Francisco A Ferreira
Grumete
Grumete
Registado: quarta mai 26, 2010 9:22 pm
Localidade: CORROIOS

Mensagem por Francisco A Ferreira »

Caro Almeida,

Acabei de fazer uma maquineta de cordoaria mas sem o 2º motor, apenas com um gancho livre e deslizante mercê do entrançado resultante da rotação do 1ºmotor e dos contrapesos como o seu tem. O cabo é formado quando as tensões fazem com que a "toupeira" deslize até ao fim.
Porventura, o 2º motor terá alguma influência positiva no processo de cordoaria? Ou tornará apenas mais rápido o processo já que terá de efectuar ao fim e ao cabo o mesmo trabalho do 1º motor?
Na minha 1ª experiência, os cabos feitos tenderam a desenrolar-se às pontas e sempre que eu os cortava. Terá a ver com o sentido de enrolamento, não respeitando o sentido original do enrolamento inicial de cada fio?

Obrigado,
Francisco Ferreira
wstefanuto
Grumete
Grumete
Registado: sexta dez 16, 2016 12:44 am
Localidade: Sorocaba

Mensagem por wstefanuto »

Boas!
Genial!!!
Parabéns... creio que nem Leonardo da Vinci pensaria em tal projeto.
Tornaste simples algo muito trabalhoso...
Repito, estás de parabéns!
Walter
(São Paulo - Brasil)
Responder