MDF ou contraplacado?

Responder
mgameiro
Grumete
Grumete
Registado: sábado abr 14, 2007 11:38 am

MDF ou contraplacado?

Mensagem por mgameiro »

Consegui os planos deste modelo: Babby Bootlegger.
Imagem
Imagem
1.Para as cavernas, e considerando que será um modelo RC, será melhor a utilização de contraplacado ou MDF?
2. Relativamente à espessura do material a utilizar, será a mesma para o contraplacado e MDF, ou poderão as cavernas feitas em MDF ser mais finas?

Agradeço a resposta de quem sabe, pois será o meu primeiro modelo construido através de planos. A minha experiência resume-se a um veleiro Fairwind (o qual está a ser recuperado e ligeiramente alterado depois de alguns anos em doca seca) e ao J.S. Elcano da Artesania Latina (cujas "peças" já vinham devidamente pré-recortadas).

Bons ventos

Marco
paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: domingo jun 03, 2007 12:56 am
Localidade: gafanha da nazare
Contacto:

Mensagem por paulo agra »

boas Marco
em relação a mdf ou contraplacado para rc na minha opinião seria melhor contraplacado pois o mdf mesmo depois de levar fibra ou tinta com o tempo tem sempre tendência a inchar .
quanto a espessura do material depende do tamanho do barco os mais pequenos+- 4mm, médios+- 6mmm ,grandes(para cima de um metro)8 a 10 mm mas isso é muito relativo pois como já disse depende dos planos do barco
MG
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado mar 15, 2008 11:49 pm
Localidade: Carcavelos

Mensagem por MG »

Boas mgameiro
Eu esto a fazer um modelo percido (Gar Wood speedster 1930 ) 80x25 cm. :D
Esto a fazer o barco todo em balsa (as cavernas tambem ) de 5mm.
Ele deve ser o mas leve possivel . ;-)
Parabems pela escolha .(dica : ve o site « racer boat » ). :idea:
joão fernandes
Comodoro
Comodoro
Registado: quinta jul 06, 2006 9:42 pm
Contacto:

Mensagem por joão fernandes »

Caro Gameiro
O Paulo Agra tem razão, vá pelo contraplacado (MDF ou balsa são mais vulneráveis ás humidades, mesmo bem revestidos). A expessura depende do tamanho do barco.
Cumprimentos
The difference between men and boys is the price of their toys.
mgameiro
Grumete
Grumete
Registado: sábado abr 14, 2007 11:38 am

Mensagem por mgameiro »

Obrigado pelas ajudas.
Efectivamente os planos originais referem toda a estrutura em balsa numa espessura um tanto ou quanto esquisita, considerando que as medidas estão no sistema imperial e tenho que as converter para o métrico.
A ideia que tenho da balsa é que qualquer incidente com um insecto deixa mossa, se bem que talvez possa utilizar um endurecedor de madeira, não sei.
Obrigado pelas opiniões e opiniães (recordando o Vitorino Nemésio no "Se bem me lembro").
Acho que vou pelo contraplacado...

Marco
Addlink1114
Grumete
Grumete
Registado: sexta ago 07, 2015 11:00 am
Localidade: thailand

Re: MDF ou contraplacado?

Mensagem por Addlink1114 »

A expessura depende do tamanho do barco.
คาสิโน
Responder