Resina West Sistems

Responder
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Resina West Sistems

Mensagem por Carlos Mariano » sexta jun 22, 2012 2:52 pm

Aviso de perigo de intoxicação

Escrevo para os avisar de uma coisa importante ; Se usarem a Resina da West Sistems tenham cuidado ,trabalhem ao ar livre com luvas de borracha e sobretudo mascara respiratória !
Eu agi á confiança não respeitei nada ,porque nas outras resinas nunca aconteceu nada de mal
Pois eu fiquei com principio de intoxicação ; inalei os gases na fase de cura e no dia seguinte fiquei com dores de cabeça , nauseas e arrepios de frio 8 febres baixas ) seguindo-se fases de calor.
Ontém tive para finalizar um ataque de urticaria ( doença que eu gosto muito e me acompanha sempre ) fiquei com a cara inchada e um rolho no isofago

De momento já tomei os comprimidos e estou melhor ,tenham atenção no manusear dessa resina ( tem lá escrito avisos graves) porque é bastante toxica

Penso que este material não é adequado para nós ,porque trabalhamos dentro de casa e com a cara perto dos objectos a fibrar

Aqui fica a nota

Cumprimentos

alexmc
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quarta dez 13, 2006 12:43 am

Re: Resina West Sistems

Mensagem por alexmc » sexta jun 22, 2012 3:36 pm

:obrigado: Carlos Mariano, pelo aviso.

Realmente a resina epoxídica tem um cheiro muito mais agradável que a de poliéster mas é muito mais nociva.
Deve-se à presença do MEK (no catalizador) e, em reacção com a resina, os vapores são estremamente tóxicos.

MEK: (metil-etil-cetona) de methyl ethyl ketone
http://pt.wikipedia.org/wiki/Butanona

Convém, sempre, utlizar máscara de vapores e trabalhar em local arejado; em casa abrir janelas e portas para uma boa ventilação.
Para protecção cutânea usar, de preferência, luvas de nitrílo (normalmente de cor azul).

As alergias cutânes também são bastante nefastas e podem dar origem a hábitos de trabalho bastante mais incómodos do que estas regras básicas de segurança.

Caro Carlos Mariano, desejo-lhe as rápidas e prontas melhoras.

Cumps
Alexandre Meca
~~~~~ Bons Ventos ~~~~~

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » sexta jun 22, 2012 5:03 pm

Exactamente Alex foram alguns dos sintomas

Mas se calhar este alerta é desnecessario atendendo a que a esmagadora maioria de membros não deve utilizar tal producto .
Há excepção de um punhado de colegas que eu conheço e estimo e que achei que devem ser prevenidos :neutral8:

Jose Elias
Contra-Almirante
Contra-Almirante
Registado: sexta mai 18, 2007 3:30 pm
Localidade: Casal de Cambra- Sintra

Mensagem por Jose Elias » sexta jun 22, 2012 11:43 pm

:neutral5:

Eu já fiz um casco com ela e já voltei a utilizá-la e de facto notei o forte odor e se por acaso as proporções não forem respeitadas começa a aquecer de tal forma e a libertar vapores que não se pode estar ao pé dela, ficando seca muito rapidamente.

Por soret não notei, ou pelo menos não relacionei, qualquer reacção. No entanto já por cá tenho uma máscara com os filtros adedquados e quanto a essas luvas, vou à procura delas, porque vou ter de utilizar a resina brevemente no Bit 26, mas, posso sempre fazê-lo na rua, ou melhor ao ar livre.

Obrigado pelo pormenor das luvas, quanto à resina o Mariano já me tinha alertado, aliás pude constatar na Quinta feira que ainda estava meio abananado.

Elias

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » domingo jun 24, 2012 11:16 pm

De momento passou !
As pessoas têm reações diferentes ,logo pode acontecer haver problemas a um e aos outros não , mas convém estar prevenido e seguir as instruções ,já que o odor é anormalmente intenso e pode fazer mal a longo prazo

cumprimentos :neutral8:

kamikaze
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: segunda out 06, 2008 10:12 pm
Localidade: Lisboa

Mensagem por kamikaze » segunda jun 25, 2012 12:49 am

Os Grandes (muito velhinhos) tipógrafos que trabalhararam anos a fio com o venenoso chumbo e amianto, desinfectavam-se com umas tacinhas de tinto...
Carlos Mariano Escreveu:De momento passou !

Isso deve ter sido qualquer coisa na água ... ainda bem que já está tudo bem ! :neutral8:

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » segunda jun 25, 2012 10:33 am

Por acaso sempre que usei resinas da West (que considero muito boas) foi em barcos a sério, em locais bastante amplos e arejados. Aliás, tento fibrar sempre em sítios arejados.

Ainda bem que estás mehor, Carlos.

paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo » sábado jun 30, 2012 6:23 pm

Obrigado Carlos Mariano, espero que já esteja melhor e que não tenha passado de um susto.

Responder