Betume para PVC

Responder
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Betume para PVC

Mensagem por Miguel Parente » sexta dez 09, 2011 3:25 pm

Boas,
Este assunto anda espalhado pelo Fórum, pois já foi referido várias vezes.
Para facilitar, vamos postando aqui o que formos "descobrindo"...
Obrigado

As seguintes aparecem em:
http://www.ptnauticmodel.net/forum/view ... 2&start=45
Miguel Parente Escreveu:Boas,

De certeza que este assunto já foi referido no Fórum, mas uma pergunta:
- que betume é esse que agarra tão bem a uma superfície tão lisa como o PVC???

Saudações náuticas
Miguel Parente
ricardo ferreira Escreveu:Miguel, acho que o Carlos Camoesas respondeu a essa tua questão aqui:
Carlos-Camoesas Escreveu:...
Em princípio não quero utilizar fibra de vidro nem resina, quero evitar materiais e técnicas menos acessíveis à maioria. Quero que seja simples fácil de fazer bastando para isso cortar os paineis utilizando os moldes que farei, unir e colar com super-cola 3 e tachas sem cabeça, betumar as juntas com betume de poliester (fácil de adquirir e relativamente fácil de trabalhar) depois de tapar as juntas pelo interior com fita adesiva crepe de pintor e para finalizar, lixar e pintar.
...
Miguel Parente Escreveu:Certo, certo Ricardo, mas os que tenho visto nos Aki's e companhia, tem que se misturar um acelerador, que embora já venha na embalagem, é sempre de difícil dosagem, ainda para mais em quantidades pequenas, para não haver desperdício.
A minha pergunta é qual especificamente (se possível uma marca que exista nas grandes superfícies), que não precise dessas "misturas".

Mas, certamente em qualquer loja de acessórios de automóveis deverá existir!?!

Obrigado
:neutral6:
Carlos-Camoesas Escreveu:Miguel,

É mesmo esse betume. Existe em 3 tipos; massa fina, massa grossa e betume já mistrurado com fibra, este último para enchimentos.
Não existe betume de poliester sem endurecedor. O "truque" é usar (fazer) pouco de cada vez, mesmo que tenhas que usar muito e não retirar da lata betume com uma espátula acabada de usar, irá contaminar o betume que lá ficar.
Fazer pequenas doses de mistura, cerca de meia bola de pingue-pongue de cada vez, para essa quantidade não colocar uma só dose de endurecedor mas, espalhar pelo betume já na espátula, cerca de 5 "caganitas" de rato e misturar bem antes de aplicar.
O betume está pronto a ser utilizado quando a côr fôr uniforme; não podes ver partes mais nem menos coloridas. Tens cerca de 2 minutos para aplicar.

http://s126.photobucket.com/albums/p85/ ... tmodel.mp4

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Re: Betume para PVC

Mensagem por Miguel Parente » sexta dez 09, 2011 3:34 pm

Neste Tópico:
http://www.ptnauticmodel.net/forum/post ... 60&p=87464
Rogério Paulo Basilio Escreveu:Boas

Efectivamente já muito se disse sobre os modelos da Robbe, nomeadamente do Contesse, sobre o plástico utilizado e dado ser um caco de molde os defeitos que trás... bolas é cada roço... lixa, lixa e betume...
PC040003.jpg
Determinadas zonas como vão ser tapadas com as madeira não tem grande problema mas por exemplo no espelho da popa tem que ser bem lixado...
Como não estou habituado aos plásticos existe algum betume ou primário especifico para estes materiais ou pode utilizar-se aqueles primários multiusos?

Um abraço
ArtMar Escreveu:
50721.jpg
pjesus Escreveu:Rogério, o putty da Tamiya também é bom, apesar de ser só de um componente. Para coisas pequenas é oq ue prefiro usar.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Responder