Resinas

Responder
pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Re: Resinas

Mensagem por pjesus » segunda jul 05, 2010 10:06 am

ct2ilb Escreveu:Ok encontrei e estou a entender , só realmente não sei onde adquirir os materiais .
Caríssimo, é só ler a primeira mensagem desde mesmíssimo tópico:
Carlos Mariano Escreveu:Para o famoso projecto necessitamos de resina epoxi,para impremeabilizar o casco todo.
preços aqui no Falcão das fibras têm resina por 35 euros litro e meio ,para
esse fim serve desde que a temperatura se mantenha amena.
se não há em coina resina de alta qualidade 50 euros litro SP 115 mas é um pouco mais pesado na bolsa.
colas epoxi 5 e 30 minutos temos uma engarrafada pelo cavadas modelismo em Lisboa, é boa e custa 10 euros cada embalagem
;-)

Se precisares de indicações envia-me uma mensagem privada.

Tiago

Jose Elias
Contra-Almirante
Contra-Almirante
Registado: sexta mai 18, 2007 3:30 pm
Localidade: Casal de Cambra- Sintra

Mensagem por Jose Elias » segunda jul 05, 2010 10:53 am

:neutral5:

Este link, dá um pouco de ajuda

http://www.youtube.com/watch?v=oXKfSnBePdQ

e este aqui, para a parte teórica dos materiais

http://www.fazfacil.com.br/materiais/fibra_vidro.html

e este http://autosom.net/artigos/fibra.htm

Por agora é o que já encontrei. Eu também não sei nada e estou a procurar informar-me. Logo que saiba mais coloco

Saudações

Elias

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » segunda jul 05, 2010 11:10 am

Só para não ser mal interpretado...

Não é mau feitio ou má vontade quando se pergunta se a pessoa já pesquisou.
É apenas porque a ferramenta de pesquisa existe precisamente para que não se tenha que estar a repetir as mesmas coisas vezes sem conta.

Naturalmente que após uma leitura poderão subsistir dúvidas ou aparecerem novas questões.
Nessa altura haverá sempre alguém com conhecimento e experiência anterior disposto a ajudar ;-)

Jose Elias
Contra-Almirante
Contra-Almirante

Mensagem por Jose Elias » segunda jul 05, 2010 11:40 am

:Yahoo: Isto não há nada como começar a puxar pela cabeça e procurar no sitio certo (Net). De repente lembrei-me do nome da firma que ex colegas meus, que trabalhavam na extinta Rolim, esta posso dizer porque já fechou há mais de 30 anos, constituiram. Essa firma ainda existe era em Sacavém e agora passou para Alverca, se me perguntarem por mensagem particular, eu digo.
Ah! o Falcão também já descobri no Google Maps, é relativamente perto, ali numa transversal da Calçada de Palma de Baixo (Sete Rios).
Ouvi dizer que entre Belas e o Pendão junto à fábrica dos candeeiros também havia. Tenho de lá ir vêr

Elias

Flysafe
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa

Mensagem por Flysafe » segunda jul 05, 2010 9:28 pm

Boas,

José o que é que procura mesmo?
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

Jose Elias
Contra-Almirante
Contra-Almirante

Mensagem por Jose Elias » segunda jul 05, 2010 9:37 pm

Um sitio onde comprar todos os produtos necessários, de preferência o mais perto possível da minha casa, a preços razoáveis e de qualidade correspondente. Mais, onde me possam orientar nos primeiros passos, com os diferentes componentes e ferramentas. Tudo isto, para quando chegar a altura de precisar de aplicar, já ter inclusivé feito algumas experiências.

Eu tenho umas luzes, até porque tenho lido alguma coisa e como disse já trabalhei numa firma onde há muitos anos se vendiam todos os produtos necessários.
Manta de vidro, tecido roving, catalizadores, acelaradores as resinas, os pigmentos, os microbaloons, os rolos para aplicar, os rolos recartilhados para tirar o ar, inclusivé máquinas de projectar a fibra ao mesmo tempo que a resina, só que isso já foi há muito tempo e nunca executei.

Elias

ct2ilb
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: quarta ago 19, 2009 7:51 pm
Localidade: Belas

Mensagem por ct2ilb » segunda jul 05, 2010 10:01 pm

Com tanta bagagem , e conhecedor de tanta ferramenta e nomes que eu nunca ouvi falar só podia mesmo ser radioamador .

J. David

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça jul 06, 2010 8:16 am

Jose Elias Escreveu:inclusivé máquinas de projectar a fibra ao mesmo tempo que a resina
Eh lá.. isso já é pro. Mas não me parece que sirva para modelos...

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » terça jul 06, 2010 11:55 am

Boas,
pjesus Escreveu:Mas não me parece que sirva para modelos...
Porquê, por causa do tamanho, nã, claro que pode ser usado, o investimento é que se calhar é demasiado para o efeito e para a rapidez com que queiras executar a peça, isto depois implica mais uma serie de factores, tens que ter produção para compensar, quando digo produção não é dez modelos por dia são muitos mais ;-) .

Jose Elias Escreveu:Um sitio onde comprar todos os produtos necessários, de preferência o mais perto possível da minha casa, a preços razoáveis e de qualidade correspondente. Mais, onde me possam orientar nos primeiros passos, com os diferentes componentes e ferramentas. Tudo isto, para quando chegar a altura de precisar de aplicar, já ter inclusivé feito algumas experiências.
Se for pelas ferramentas é complicado porque está sempre a surgir coisas novas "quase todos os dias" mas pode começar pelas básicas e depois mediante e necessidade ir aumentando o número de ferramentas, arranjar material "perto de casa" a preços acessíveis é muito complicado podem ter oscilações mediante os materiais em questão ter diferenças de €10, eles andam todos muito próximos mas a diferença existe, quanto ao lhe derem uma opinião uns dizem outros assim assim é um bocado complicado pois cada um tem um método próprio de trabalho o que por vezes não é o melhor para o efeito que queremos.

Jose Elias Escreveu:máquinas de projectar a fibra ao mesmo tempo que a resina
Esta é uma das máquinas das quais me deixa mais fascinado, entra o fio de uma lado e sai pelo outro lado cortado à medida que queremos quando está a ser projectado passa pela resina que está a ser vaporizada, depois de este trabalho feito tem que se ir com um rolo e passa-lo para que tudo fique compacto, se não se passar o rolo a peça fica muito alta e cheio de bolsas de ar, mas a pistola/tesoura é o que me deixa mesmo louco :D .

Existe um individuo que tem material muito bom mesmo, é o meu paraíso, mas tem um senão não vende material fraccionado :cry: .

O resto vai por PM.

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça jul 06, 2010 12:40 pm

Flysafe Escreveu:
pjesus Escreveu:Mas não me parece que sirva para modelos...
Porquê, por causa do tamanho, nã, claro que pode ser usado
As que vi até hoje pareceram-me demasiado grandes (e com um fluxo demasiado grande) para moldes pequenos, mas vai daí até dão...

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » terça jul 06, 2010 2:45 pm

Boas,

Esse tipo de equipamento serve para fazer o que está representado na imagem só que em vez de andares a cortar a peça fazes logo sem ter que andar com chatices que não pega nos cantos ou que levanta ou que não fica seguro, o material da imagem em tela leva uma goma para ficar tudo junto o que que acontece é que fica um pouco dura até a resina a impregnar fica hirta depois de levar a resina fica mais fácil de se trabalhar mas não tanto quanto isso nos cantos ela tem tendência a levantar um pouco, a não ser que depois se faça a utilização do vácuo mas isto depois vai encarecer o produto final em muito, assim com este tipo de equipamento não tens tanto desperdício como tens na tela e não tens tantos cortes.
01499_p1.png
pjesus Escreveu:(e com um fluxo demasiado grande) para moldes pequenos, mas vai daí até dão...
Aqui à uns tempos atrás deu uma reportagem naqueles canais temáticos, sobre um tipo que fazia replicas de peixes nos EUA, o pessoal apanhava o peixe e eles depois fazia um molde do peixe e já tinha uns milhares de moldes, pequenos e grandes, o fluxo é relativo se fizeres uma passagem rápida fica pouco se fizeres uma lenta fica muito material agora é para o molde ou para a peça são duas coisas diferentes, é a mesma coisa que pintares a aerografo, com a fibra de vidro não vai conseguir dar reforço estrutural serve só para enchimento, mais nada.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

ct2ilb
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por ct2ilb » quinta jul 08, 2010 2:12 pm

Boa tarde .
Em relação as minhas duvidas sobre a fibra e resinas , gostava de saber o seguinte como fiz um pontão todo em madeira , não vou ter necessidade de o fibrar mas sim , de o impermeabilizar , como acham que deva fazer com alguma resina especial ou tro producto ??
Agradeço esta informação e tambem onde arranjar os mesmos .

J. david

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » quinta jul 08, 2010 2:28 pm

Mesmo sendo em madeira podes fibrar por cima. Como fiz no meu runabout, p.ex.

Mas se é só para impermeabilizar a solução adoptada é resina epoxy diluída com álcool.
Misturas a resina com o catalizador na proporção devida e depois acrescentas o álcool (talvez uns 30%) e mexes bem, aplicas facilmente com uma trincha.

ct2ilb
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por ct2ilb » quinta jul 08, 2010 2:42 pm

Ok Tiago obrigado pela dica , mas onde encontro essa resina ??

um abraço

J. David

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » quinta jul 08, 2010 3:08 pm

Boas,

Não sei o que se passou já tinha colocado a resposta e agora venho cá ver e nada.
pjesus Escreveu:aplicas facilmente com uma trincha.
Pode utilizar um rolo de lacar,eu utilizo acetona para diluir também pode ser álcool, a primeira pode por a 50% de cada como a madeira está crua vai absorver e pode repetir na mesma percentagem em segunda camada, depois pode diluir uma a 25% e se vir que é necessário no fim dá uma camada sem diluição, pode haver a necessidade de passar lixa fina entre camadas.

Enviei PM.

ct2ilb
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por ct2ilb » quinta jul 08, 2010 3:26 pm

Obrigado a todos .
Estou elucidado nunca é demis repetir as informaçoes , obrigado mesmo.
Depois mostro os resultados isto é para impermeabilizar um pontao(pontao digo eu ainda ninguem me disse o nome certo ) com grua que estou a construir .

J. David

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » quinta jul 08, 2010 3:32 pm

ct2ilb Escreveu:Ok Tiago obrigado pela dica , mas onde encontro essa resina ??
P.ex. no Dinis dos Santos, em Coina. Qualquer dúvida envia-me uma mp.
ct2ilb Escreveu:(pontao digo eu ainda ninguem me disse o nome certo ) com grua que estou a construir .
Respondido no tópico correcto ;-)

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » quinta jul 08, 2010 4:20 pm

Boas aconselho a resina epoxy à poliéster porque esta última tem o efeito esponja.

ct2ilb
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por ct2ilb » sexta jul 09, 2010 2:14 pm

Boa tarde , já arranjei a resina é a SP106 , comprei em Belem foi perto , como falei é para impermeabilizar um casco de madeira , se gundo já me informaram por aqui devo diluir com alccol a 30% a primeira demão e as otras e quanto tempo depois quantas devo aplicar ??

Obrigado .

J. david

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » sexta jul 09, 2010 2:24 pm

ct2ilb Escreveu:Boa tarde , já arranjei a resina é a SP106
É mais genérica que a 115, não é tão boa para laminar (não é o intuito) e não tem protecção UV (para isso tem que levar um verniz específico).
De qualquer modo, para o propósito provavelmente serve bem.
E deve ser mais barata que a 115.

Já agora: http://www.marineware.com/pdf/sp/MW_SP_2_1_106.pdf
ct2ilb Escreveu:se gundo já me informaram por aqui devo diluir com alccol a 30% a primeira demão e as otras e quanto tempo depois quantas devo aplicar ??
Pelo que já li as opiniões variam muito.
Há quem diga 50% na primeira, depois uns 20% e depois sem diluir, há quem aconselhe outras coisas.
Quanto ao tempo de espera, depende da temperatura, humidade, etc... eu como não sou apressado deixo sempre pelo menos um ou dois dias entre camadas.

Responder