Resinas

Responder
blazer
2º Subsargent
2º Subsargent
Registado: quinta nov 15, 2007 2:37 pm

Mensagem por blazer » domingo jan 27, 2008 8:04 pm

Boas,uma pergunta,arranjam-me resina extraída directamente dos pinheiros 100% natural se eu a diluir e misturá-la com alcool será que fará o msm efeito que a resina epoxy?

Atentamente,
Blazer

rui kid
Grumete
Grumete
Registado: quarta abr 02, 2008 2:33 pm

Mensagem por rui kid » quinta abr 03, 2008 1:40 pm

Boas,

Estou-me a iniciar na construção de barcos R/C. Tenho alguma experiência com diversos materiais mas nunca utilizei fibra de vidro.
Neste momento construi o casco de uma pequena lancha em balsa.
Já está com os suportes para o material eléctrico (incluindo o motor 540).
Contudo estava a pensar cobrir o casco com fibra de vidro.
Gostava de saber onde posso adquirir a fibra de vidro e a resina.
Que tipo de fibra de vidro devo procurar?(encontrei uma que me parece ser demasiado grossa)
Será que resolvo o problema só com a resina sem fibra de vidro?

Obrigado.

alexmc
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quarta dez 13, 2006 12:43 am

Mensagem por alexmc » quinta abr 03, 2008 11:43 pm

Olá RuiKid,
bem-vindo ao fórum!

Quanto à sua questão, pode cobrir o casco de balsa com epoxi e fibra de vidro (muito fina , +/- 50gr/m2). Atenção que a fibra de vidro que falo é Roving (fios cruzados como um tecido, e não a MFC, Manta de Fibras Curtas, em que as fibras são colocadas aleatoriamente e não tem grande resistência estrutural para pequenas gramagens).

Para aplicar fibra em cima de madeira, deve usar epoxi e não a poliéster. A epoxi não deslamina e a poliéster tem tendência deslaminar com tempo.

Utilizar a resina sem fibra, resulta em impermeabilizar ou encapsular (como um verniz) e não em resistência estrutural.

Fornecedores, Dinis dos Santos em Coina e Sicomin em Olhão.

Cump modelistas

alexmc
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Olá RuiKid,
bem-vindo ao fórum!

Quanto à sua questão, pode cobrir o casco de balsa com epoxi e fibra de vidro (muito fina , +/- 50gr/m2). Atenção que a fibra de vidro que falo é Roving (fios cruzados como um tecido, e não a MFC, Manta de Fibras Curtas, em que as fibras são colocadas aleatoriamente e não tem grande resistência estrutural para pequenas gramagens).

Para aplicar fibra em cima de madeira, deve usar epoxi e não a poliéster. A epoxi não deslamina e a poliéster tem tendência deslaminar com tempo.

Utilizar a resina sem fibra, resulta em impermeabilizar ou encapsular (como um verniz) e não em resistência estrutural.

Cump modelistas

alexmc
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Olá RuiKid,
bem-vindo ao fórum!

Cump modelistas

mgameiro
Grumete
Grumete
Registado: sábado abr 14, 2007 11:38 am

Mensagem por mgameiro » terça jun 17, 2008 12:25 pm

[quote="Paulo Simões"]A Resina Alifática (Aliphatic Resin) que o Luís falou, no JIM – 214103051 custa:
112g - 4€
500g - 10€

Resina alifática também é conhecida como cola amarela ou cola de marceneiro. A Quilosa tem uma referência - UNIFIX M 80 - que, em embalagem de Kg, custa cerca de 5,00€.

Procurem nas diversas casas de bricolagem existentes.

Marco

mgameiro
Grumete
Grumete
Registado: sábado abr 14, 2007 11:38 am

Mensagem por mgameiro » quinta jul 10, 2008 2:50 pm

Em complemento da minha mensagem anterior, a Bártolos - Sociedade de Representações (www.bartolos.pt), com sede na Amadora, vende a resina alifática Quilosa Unifix M80 a 4,99€ o kilo - portes incluídos.

Marco

kamikaze
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: segunda out 06, 2008 10:12 pm
Localidade: Lisboa

Re: Resinas

Mensagem por kamikaze » sábado out 24, 2009 12:27 pm

Caros amigos ,

alguem tem usado com sucesso a resina LS , comercializada , entre outros , pelo Dinis ?

Eu pergunto isto pelo seguinte: contam-se pelos dedos de uma mão as aplicações que fiz utilizando epóxi . Faço rigorosamente os 12%
indicados na embalagem do catalizador , no fim umas partes do barcos aparentam já estar curadas ,outras ainda estão "melosas"
isto ainda uns 3 ou 4 dias depois...
pelo contrário , em 4 ou 5 horas , o restinho que ficou no pote já está rijo como aço. No meu sitio costumo trabalhar a 22º C, 25% humd.

tenho tido o máximo de cuidado com os potes limpos , pincéis bem desengordurados e secos , superficies bem lixadas e limpas...

só me falta experimentar uma estufa caseira , aí a uns 35º/40º ... O que acham ??? Valerá a pena ? Tou mesmo tentado a isso :neutral16:

Já li , e li , e re-li , fichas técnicas , opiniões aqui do fórum , mas já tou a desesperar . Numa ficha técnica da Sika , a BIRESIN LS cura em
2 horas a 80º C

Preciso verdadeiramente da vossa ajuda :neutral10:

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » segunda out 26, 2009 11:27 am

Desconheço essa resina, mas isos é mesmo epoxy? Com mistura a 12%? Parece-me pouco catalizador para o que estou habituado.

Esse comportamento que descreves só me aconteceu com resinas poliéster, é mais sensível à mistura e acontece nunca secar, ficando emborrachada...

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » segunda out 26, 2009 8:33 pm

Boas
As resinas epoxy que utilizo nos modelos variam pouco de proporções de mistura, assim ;algumas são 5 volumes de resina para 2 de endurecedor ,outras são 4 volumes de resina para dois volumes de endurecedor ,ou três vol. para um ,é raro as porporções variarem destas medidas , inclusive as Sp Sistems do Diniz dos Santos.
As misturas podem levar um pouquinho mais de endurecedor ,não faz mal e ás vezes até fica melhor.
Pode ter acontecido não mexer bem a mistura ,origina falhas de ligação ,mas é raro ,porque ao pincelar vai misturando tudo.
Experimentei em tempos umas resinas que ficavam aborrachadas ,mas isso era porque eram de má qualidade.
Nestes casos o remédio é limpeza com alcool e dar outra camada fina de resina ,acaba por endurecer uma com a outra .
Escolha sempre uma boa resina e desconfie das resinas baratas.
É tudo o que sei

Cumprimentos :neutral6:

kamikaze
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por kamikaze » segunda out 26, 2009 8:49 pm

Boas

antes de mais obrigado pelas dicas . Quanto à cura , no Verão utilizei esta resina com sucesso mas agora tá difícil...
Também pensei que pudesse ter mexido mal a mistura , utilizar pincéis húmidos . Só me falta mesmo verificar se com a
estufa programada para 38º o resultado será mais satisfatório :neutral16: Perdoem-me a construção daquele cubículo sem nexo ! :mrgreen:

Na fixa técnica da resina diz : 2 horas a 80ºC , 14 dias a RT ( penso que "Room Temperature") . Pensei então que se conseguir uma temperatura
mais ou menos homogénia em redor do barco consiga um avanço no trabalho . Tenho o sensor dentro do casco . Programei para 38º (+-2º).

Oxalá não me deforme o contraplacado. Uma coisa é certa , fibrei 4ª feira passada e ainda tenho algumas partes pegajosas.

Vamos vêr no que dá . Um abraço e obrigado novamente .
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » segunda out 26, 2009 9:52 pm

É muito tempo...a resina seca e fica dura ao tacto de um dia para o outro .A chamada cura ,independentemente da sacagem ao tacto é obtida no minimo de uma semana até duas semanas.
Será que o endurecedor é o aconselhado para o tempo de secagem rápido ? Como se pode entender o endurecedor utilizado para fazer um barco de 6 metros não pode ser o mesmo que para fazer uma peça pequena, tem de levar mais tempo a secar ,para a secagem ser uniforme.
Provavelmente o endurecedor não é para peças pequenas

Flysafe
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm

Mensagem por Flysafe » segunda out 26, 2009 11:44 pm

Boas,

Não me queria meter mas tem que ser, olha lá Kamikaze, quando compras-te esse kit foi no Verão não foi? E então porque é que estás a usar catalisador de Verão no Inverno, é normal que o catalisador no Inverno seja muito mais lento, se a formula foi pensada para os supostos 22º de temperatura, se calhar estás a trabalhar com 18º, vais ter um tempo de secagem ao tacto ai para cerca de um mês e para cura completa esquece vais ter modelo para o ano novo com um bocado de sorte.

Boa empreitada.
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

kamikaze
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por kamikaze » segunda out 26, 2009 11:56 pm

Pronto , já aprendi mais um pouco :D . !

Boas Flysafe ,e agradeço imenso que dês o teu contributo ,nesta altura todas as dicas que me vão dando vão prá minha sebenta , a sério !
então já agora pergunto uma coisa , terei então de ir ao Dinis e pedir catalizador para esta época ? Ou aumento a concentração do
catalizador que tenho , como sugeriu o Carlos Mariano ?

A estufa é má ideia ?

Eu tou confuso mas gostava de atinar com isto da epóxi

Obrigado Pjesus , obrigado Carlos Mariano e claro Flysafe :neutral10:

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » terça out 27, 2009 12:18 am

Pois é; há ainda o parâmetro das temperaturas , que não me tinha lembrado ,é mais um factor a considerar:
Temos :
Tempo de secagem pode ir dos 5mn a horas de trabalho.
Temperaturas de secagem a considerar .
Uma coisa me deixa confuso ; o Kamikase tem temperatura altissima na sua estufa , eu li 4o e poucos graus ,isso é temperatura de Agosto .
Como exemplo ;Esta tarde cerca das 6 horas da tarde resinei o fundo de um casco de ripas de madeira para vedar uma infiltração de agua , agora ( 11h 30m ) já não me pega muito aos dedos ,amanhã estará absolutamente seco.
Eu estou a trabalhar só com temperatura ambiente ,sem qualquer fonte de calor.
Aconselho a falar com o vendedor da resina e perguntar-lhe qual o endurecedor que lhe vendeu,só ele pode explicar o problema

:neutral6:

Flysafe
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm

Mensagem por Flysafe » terça out 27, 2009 1:15 am

Boas,

A estufa realmente é uma mais valia para este tipo de situação ou outro qualquer, vai fazer com que a cura da resina se faça por completo e quando digo cura não ao tacto, a temperatura pode ir dos 40º até aos 80º se for aos 40º cerca de 8 horas se não estou enganado.

Se o Kamikaze comprou a resina no Verão qual seria o interesse de eles lhe venderem o catalisador de Inverno a não ser que ele o pedisse mas se ele não tinha conhecimento é pouco provável, e além do mais os frascos devem ser todos iguais o que varia é o autocolante na frente da prateleira a dizer Inverno ou Verão.

Rectificando umas coisas que foram ditas e acho que não estão correctas, a meu ver, qualquer resina endurece estando ao ar mesmo sem catalisador, se a quantidade de resina que estamos a preparar para trabalhar não for bem misturada não é com a aplicação com o pincel que se vai acabar de mistura, ela seca porque a camada é fina e os químicos evaporam-se mais rapidamente, resina mal misturada encontra-se dentro do "copo" no centro e paredes, se esta for mal misturada não vai haver milagres, vai ficar pegajoso durante bastante tempo.

Um dos grandes problemas para que as coisas corram mal é quando guardamos os produtos e por vezes as condições não são as melhores, muito quente muito húmido, enfim não podemos ter todas as condições ideais, e o que acaba por acontecer é que os químicos que vêm na resina e no catalisador evaporam-se e os componentes depois não funcionam como seria suposto, logo dá uma coisa pegajosa e com montes de trabalho extra.
Carlos Mariano Escreveu:Como se pode entender o endurecedor utilizado para fazer um barco de 6 metros não pode ser o mesmo que para fazer uma peça pequena, tem de levar mais tempo a secar ,para a secagem ser uniforme.

Porquê não!!

Quando fizerem a estufa nunca a abandones com ela ligada.

Espero ter ajudado.
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

kamikaze
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por kamikaze » terça out 27, 2009 9:18 am

A estufa resultou na perfeição !!

Curei tudo em 6 horas mais ou menos , fiz algumas variações na dosagem
de catalizador , fiquei a saber o mesmo, porque curou mesmo tudo .

Carlos Mariano , na foto realmente estão 42º mais foi quando instalei o sistema , depois reduzi
para 37º com 2º de diferencial.

A minha estufa , com 2 resistências pequenas de 600w cada e ventilador , trabalha cerca de 15 segundos
e pára cerca de 8 minutos. O roofmate é bom isolador , no meu sotão a temp. ambiente era 18º.

Esta madrugada já lá fui com a lixa e x-acto , está tudo perfeitamente "trabalhável" .

Obrigadão pela ajuda de todos , aprendi que a temp. ambiente é uma variável importantíssima !!!

ct2ilb
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: quarta ago 19, 2009 7:51 pm
Localidade: Belas

Mensagem por ct2ilb » segunda jul 05, 2010 8:15 am

Bom dia a todos .
Venho aqui para me ensinarem alguma coisa sobre fibras ,
preciso de fibrar um casco ou seja um pontao que fiz para colocar uma grua , esta do construido respeitando as respectivas travessa e demais reforços .Agora onde adquiro materiais para a fibração , manta , resinas , catalizador ou secante , etc. é que nao entendo nada disto , já dei por aqui uma volta no forum e o Carlos grande mestre do modelismo ,sabe disto ás carradas .

Um abraço

J. David

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » segunda jul 05, 2010 9:03 am

ct2ilb Escreveu:já dei por aqui uma volta no forum
E não encontraste? Tens dúvidas concretas?

ct2ilb
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: quarta ago 19, 2009 7:51 pm
Localidade: Belas

Mensagem por ct2ilb » segunda jul 05, 2010 9:07 am

Ok encontrei e estou a entender , só realmente não sei onde adquirir os materiais .

J. David

Responder