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Carlos Mariano
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Mensagem por Carlos Mariano » terça out 18, 2005 11:33 pm

Para o famoso projecto necessitamos de resina epoxi,para impremeabilizar o casco todo.
preços aqui no Falcão das fibras têm resina por 35 euros litro e meio ,para
esse fim serve desde que a temperatura se mantenha amena.
se não há em coina resina de alta qualidade 50 euros litro SP 115 mas é um pouco mais pesado na bolsa.
colas epoxi 5 e 30 minutos temos uma engarrafada pelo cavadas modelismo em Lisboa, é boa e custa 10 euros cada embalagem

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » segunda jan 16, 2006 12:58 pm

A Resina Alifática (Aliphatic Resin) que o Luís falou, no JIM – 214103051 custa:
112g - 4€
500g - 10€

Enviam á cobrança.

Vou mandar vir a de 500g, mas não sei se chegará para o interior do Galeão. :neutral16:

Luís Tavares
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Mensagem por Luís Tavares » segunda jan 16, 2006 7:26 pm

Paulo Simões Escreveu:...Vou mandar vir a de 500g...
Paulo, não faças isso. Compra também o frasco pequeno. O de 500gr é grande e pesadão, não dá jeito nenhum para trabalhar.
Eu trabalho com o pequeno, e quando acaba recarrego-o a partir do grande.
Se sobrar não faz mal, a tampa fecha muito bem, não se deteriora. Mantem-se durante anos!!!
Luís Tavares

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » sexta fev 10, 2006 9:04 pm

O JIM neste momento só tem os frascos pequenos, e não espera mandar vir dos grandes. :cry:

Tive de mandar vir dos pequenos e a coisa vai sair mais cara do que estava a contar.

Carlos Mariano
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Mensagem por Carlos Mariano » terça mar 07, 2006 5:56 pm

Para comprar resinas manta de vidro (rooving) Carbono em manta ,ceras para molde pastas de molde ,silicones de molde , material para fazer molde em poliuretano injectado etc ,temos na margem sul a loja de :

Diniz dos Santos E.N. nº 10 Coina tel 212 100 410

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Mensagem por Helderluiss » segunda mar 20, 2006 3:48 pm

Acerca da laminação em resina Epoxi poderiam explicar-me o processo.

Sobretudo a forma de aplicar e se a resina previamente deverá ser diluida (cont. assunt. Topas)

Acerca da diluição tenho ideia de ser possivel de fazer através de alcool ou mesmo metanol.

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Mensagem por Carlos Mariano » segunda mar 20, 2006 4:05 pm

Em resposta ao Helder luis aqui vou explicar como se faz um( painel por exemplo )em fibra epoxi:
1º prepara-se a mistura segundo a percentagem do fabricante numa embalagem maleável (por exemplo um frasco de álcool cortado pelo meio) a mistura convém ser em doses pequenas,misturar os 2 componentes com um pincel não muito grande.
2º Vamos fazer um painel ,de por exemplo 1mm de expessura,então arranja-se um vidro á medida que se quer,encera-se com cera de moldes,e puxa-se o lustro 4 camadas neste caso chegam. depois de encerar ,pinta-se com a epoxi,á vontade sem qualquer pressa, depois desta camada ,extende-se a manta de vidro direitinha (Manta de por exemplo 200gramas)pega-se no pincel e desta vez rolando-o pela manta ,se pincelares,começas a puxá-la de um lado para o outro.
3º Volta-se a estender mais uma ou duas camadas de manta e resina,como expliquei.não é preciso estar á pressa.temos muito tempo.
4º guardar o trabalho sem mexer, num sitio onde a temperatura seja preferivelmente quente,durante 12 horas ,no final trazer o trabalho para o exterior de casa de preferência ao sol ( de verão o sol é muito forte ,ferve a resina evitá-lo) deixar mais umas horas e depois se houver ar comprimido lá em casa ,injectá-lo numa ponta ,e é só ver saltar a folha de fibra do lugar . ficamos com um painel feito,quer em manta de vidro quer em carbono é igual.
O pincel é lavado com diluente celuloso,e o recipiente não se lava , deixa-se secar e quando seco despega-se do plástico.
Esta maneira é artesanal ,estando ao alcance de um amador ,há a maneira industrial de o fazer, mas necessitamos de estar bem equipados.

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Mensagem por Carlos Mariano » segunda mar 20, 2006 4:12 pm

Na laminagem que expliquei não se dilui.Nas madeiras ,então pode-se e deve diluir a resina com álcool ou acetona, podemos também aquecer a resina (num termoventilador)para ela ser mais líquida,e entranhar melhor.
Hoje em dia há resinas especificas para os diferentes materiais ,não se deve aldrabar ,pois arrisca-se a sair asneira irremediável.
Para Carbono deve ser uma resina de muito boa qualidade que permite ficar uma superficie dura,nas fibras é empregue uma intermédia , nas madeiras há umas que ficam aborrachadas serve muito bem.

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Mensagem por Helderluiss » segunda mar 20, 2006 4:22 pm

Muito bem.

Vou avançar para a laminação da madeira, diluindo obviamente a resina.
Se não tentar nunca o vou saber fazer.

Costumas dar várias passagens durante a laminação e lixar entre camadas, é usual fazer-se?

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Mensagem por Carlos Mariano » segunda mar 20, 2006 4:22 pm

No manuseamento da epoxi por exemplo de inverno , a cola está muito pastosa ,nem sai do tubo ,mas se a pusermos ao pé do nosso calorifero, então até parece águinha de tão liquida que fica, é mais uma dica para as colas. Em contrapartida o cianocrilato só está bem dentro do frigorifico.....

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Mensagem por Carlos Mariano » segunda mar 20, 2006 4:27 pm

No caso da madeira e nos decks própriamente,dou quase sempre duas de resina diluída, não lixo , não deixo endurecer completamentamente, antes disso dou a outra , mas pode deixar secar completamentemtem e de lixar entre de mãos.É aconselhavel limpar o pó todo , depois da resina podemos seguir então para o verniz , qualquer serve , agora não vão ao da unhas da Maria :D :D

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Mensagem por Helderluiss » segunda mar 20, 2006 4:34 pm

A técnica no seu melhor ;-)

Vou experimentar e depois vou dando noticias.

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Mensagem por Carlos Mariano » segunda mar 20, 2006 6:42 pm

Mais uma dica para as fibras;Esta é importante;
Depois da secagem ao tacto passadas 24 horas o objecto fibrado ou resinado, ainda não está em condições de ser por exemplo lixado,ou pintado. Temos de lhe dar mais tempo ,chama-se cura da fibra,assim as peças feitas em molde, se forem retiradas antes do tempo empenam ,torçem,assim como as madeiras ,conforme a época do ano este periodo é menor (verão) ou maior(inverno) o teste para saber se está curado, é facil um deles é pelo cheiro: se já não cheirar(a bolos :D ) a coisa está boa,outra maneira é com a lixa se não ficar empapada com uma goma ,é sinal que está no ponto.
Tratam-se de soluções para trabalho artesanal ,não industrial.

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Mensagem por Carlos Mariano » segunda mar 20, 2006 6:49 pm

Existem uns componentes para dar enchimento ás resinas :
----Micro Fibras ,depois de misturadas na resina servem para tapar buracos ,fazer enchimentos ,nos sitios dificeis de fibragem onde a manta não dobra coloca-se essas fibras e problema resolvido
----Micro Balões,adicionam-se á resina para acabamento de esquinas ,preenchimento de pequenas fissuras etc.Utilizamos estes componentes também na cola epoxi,para o mesmo efeito.
----Pó de madeira ,também se mistura para os mesmos fins só que depois fica o acabamento parecido á madeira.

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Mensagem por Helderluiss » terça mar 21, 2006 9:54 am

Cá está o Atlas que andava a fazer faltaImagem


Já me anda a dar umas Imagem

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Mensagem por Carlos Mariano » terça nov 07, 2006 12:59 am

Pede-se democraticamente aos novos membros que não repitam o que já foi escrito e debatido.
Aconselha-se vivamente antes de repetirem assuntos ,lerem os respectivos tópicos .

Cuze
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Mensagem por Cuze » sábado mar 31, 2007 8:44 pm

Eu estou a trabalhar num projecto completamente diferente do nautimodelismo, e nesse sentido tenho as mesmas necessidades de impermiabilização de uma madeira pintada com esmalte.
Sei que os vernizes celulosos dissovel as tintas, e por isso neste momento não sei bem que verniz utilizar. Até que vi aqui que vocês impermiabilizam os cascos com resina epoxy...

nesse sentido, perguntava-vos se poderia aplicar essa resina sobre a madeira pintada que tenho em mãos (contraplacado de 12 mm de bétula finlandesa) de modo a revestir toda a superficie - existe uma grande zona pintada com esmalte liquido e em spray - e zonas sem pintura nenhuma onde quero manter a cor natural da madeira.

espero que me possam ajudar
abraço

PS: entretanto mandei vir da Robbe (http://at.robbe-online.net/rims_at.stor ... 6061e/Home) um modelo pequenito e baratito para começar o meu primeiro modelo a sério - Mini Oseberg - estou entusiasmado.
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Miguel Parente
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Mensagem por Miguel Parente » sábado mar 31, 2007 9:13 pm

Boas

Aconselho a veres o que se passou com um dos Mestres, o Carlos-Camoesas, para tirares conclusões dos "perigos" da aplicação dos vernizes, tintas e similares...

http://www.ptnauticmodel.net/forum/view ... c&start=75

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Mensagem por blazer » quarta jan 23, 2008 1:40 pm

Olá a todos tenho um verniz tapa-poros da barbot será ke o posso aplicar num casco em balsa em vez de utilizar a resina?Aquilo diz lá pa dissolver com diluente será o mais apropiriado pa dissolver.

Atentamente,
Blazer

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Mensagem por pjesus » quarta jan 23, 2008 2:02 pm

blazer Escreveu:Olá a todos tenho um verniz tapa-poros da barbot será ke o posso aplicar num casco em balsa em vez de utilizar a resina?Aquilo diz lá pa dissolver com diluente será o mais apropiriado pa dissolver.
Resina e tapa-poros não são a mesma coisa.
O tapa-poros não te dá a impermeabilização nem a resistência da resina.

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