Alguns trabalhos em fibra

Responder
Flysafe
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa

Alguns trabalhos em fibra

Mensagem por Flysafe » sábado jan 24, 2009 4:50 pm

Boas,

Vou deixar aqui alguns dos trabalhos que já fiz em fibras, para vossa apreciação.

Isto é uma alteração que quero fazer num modelo meu que comprei em fascículos da Altaya se não estou enganado, é um guarda lamas de trás de uma mota, sou esta peça ficou a pesar menos de 50% em relação à peça que foi entregue no fascículo, é para fazer todas as carenagens o mesmo inclusive ao chassis que já o desenhei no autocad.
Mota 0.jpg
Mota 00.jpg
Imagem

Neste é uma alteração que fiz a uma pessoa amiga que lhe propus várias ideias e ele escolher esta
Grelha e snorkel

Este foi uma reparação que realizei
Reparação carenagem

Este foi um teste que fiz, o vermelho parece que está manchado porque estive a experimentar tintas com resinas por causa de dar cor não correu muito bem pois a resina ficou muito espessa, como já tinha tingido a resina uma vez e tinha corrido bem mas desta vez foi um falhanço, aqui não dá para voltar atrás :( , a tinta que utilizei é tinta de pintar quadros não é corante para resina, como fica é como está na parte branca que é só resina e fibra é assim que o modelo fica :D .
Fotos aqui

Algumas imagens do conteúdo dos álbuns
Imagem

Jlopes
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Flysafe em quarta set 09, 2009 11:09 am, editado 1 vez no total.
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Re: Alguns trabalhos em fibra

Mensagem por Miguel Parente » domingo jan 25, 2009 2:18 am

Boas,

Obrigado Flysafe!

Embora não tenham a ver com barcos, algumas das fotos vem acompanhadas com explicações, o que ajuda!
Elas não poderiam ser ainda mais específicas!?

Com tudo o vem sendo referido no Fórum, quer aqui, quer em exemplos de outras construções de barcos, já não há desculpas para dizerem que "não sabem"... :Nana: ;-)

Saudações náuticas
Miguel Parente

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » domingo jan 25, 2009 3:19 pm

Boas,
Miguel Parente Escreveu:Embora não tenham a ver com barcos, algumas das fotos vem acompanhadas com explicações, o que ajuda!
Com os barcos comecei à relativamente pouco tempo e ainda não tenho nenhum casco para poder reproduzir, o porquê de ainda não ter nada de barco.

Jlopes

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » segunda jan 26, 2009 1:49 am

Boas,

Esqueci-me de fazer referencia a esta informação, poderia acrescentar no primeiro post mas quem já leu não iria reparar.

A peça desta foto ainda não levou qualquer tipo de tratamento, ou seja polimento ou verniz saiu assim do molde, a base é constituída por tem carbono e no interior um quadradinho de kevlar

Imagem

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: domingo jun 03, 2007 12:56 am
Localidade: gafanha da nazare
Contacto:

Mensagem por paulo agra » terça jan 27, 2009 12:05 am

:neutral10: :neutral10: :neutral10: :neutral10: :neutral10:

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » terça jan 27, 2009 1:05 am

Obrigado ;-)

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça jan 27, 2009 10:14 am

De facto o que surpreende mais ainda do que a moldagem da peça é o acabamento, especialmente tendo em conta que saiu assim do molde.

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » terça jan 27, 2009 12:55 pm

Boas,
pjesus Escreveu:De facto o que surpreende mais ainda do que a moldagem da peça é o acabamento, especialmente tendo em conta que saiu assim do molde.
Um dos motivos porque ainda não usei o gesso é só para não perder tempo a rectificar a peça, depois pode ficar com o acabamento brilhante ou baço devido ao tipo de materiais que se use.

Em casco de duas peças não dá chatice nenhuma e se for fechado a vácuo então cinco estrelas, ficam leves e duros ficam mesmo muito bons.

paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo » terça jan 27, 2009 1:59 pm

Boas Flysafe, estas peças precisam de ser cozidas num forno tal como são, por exemplo os capacetes das motas, ou basta secar ao ar como faço com fibra de vidro?
Se forem ao forno têm mais resistencia ou é uma questão de rapidez do processo?

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » terça jan 27, 2009 6:13 pm

Boas,
paulocapelo Escreveu:...estas peças precisam de ser cozidas num forno tal como são, por exemplo os capacetes das motas, ou basta secar ao ar como faço com fibra de vidro?...
Cozer é o acto de aquecer a resina durante um determinado tempo a uma determinada temperatura, para que se faça uma cura completa, existem mais níveis chames-mo-lhe assim, dentro de todo o processo mas vamos por dois grandes para se tentar perceber, o químico que é aquele quando lhe juntamos o catalisador e a cura quando se dá a agregação das moléculas, o químico fica duro ao fim de um X tempo a cura é a outra parte para as peças poderem suportar de terminados movimentos mecânicos.

Os capacetes das motas são feitos do seguinte modo, cortam as várias camadas de fibra colocam-se num molde constituído por três peças duas laterais e uma tampa, deita-se no interior a resina e a terceira peça fecha o conjunto, esta peça é constituída por um balão e um aquecedor fica dentro do molde e coze no lugar ao fim de um determinado tempo é retirado arrefece e vai para uma secção para ser aparado.

O forno depende do forno se for temperatura demais estraga, separa as moléculas.

Secar ao ar tem o inconveniente de que a cura demora muito mais tempo, mediante temperatura e humidade pode demorar cerca de 6 ou mais meses.
paulocapelo Escreveu:...Se forem ao forno têm mais resistência ou é uma questão de rapidez do processo?
Se for ao "forno " claro que fica mecanicamente mais resistente.

paulo capelo
Almirante
Almirante

Mensagem por paulo capelo » terça jan 27, 2009 8:03 pm

Óptima explicação Flysafe, obrigado :neutral10: :neutral10: :neutral10:

Então quer dizer que (uma vez que não tenho forno próprio), se depois de fibrar um barco lhe der com o secador do cabelo (ou um aquecedor próprio para cozer tintas por exemplo), a fibra adquire mais resistência e o processo é mais rápido :Yahoo: :Yahoo: :Yahoo:

Estava com algum receio de criar alguma fragilidade à fibra pelo facto de querer acelerar o processo de cura.

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » quarta jan 28, 2009 12:56 pm

Boas,
paulocapelo Escreveu: ...Então quer dizer que (uma vez que não tenho forno próprio), se depois de fibrar um barco lhe der com o secador do cabelo (ou um aquecedor próprio para cozer tintas por exemplo), a fibra adquire mais resistência e o processo é mais rápido :Yahoo: :Yahoo: :Yahoo:

Estava com algum receio de criar alguma fragilidade à fibra pelo facto de querer acelerar o processo de cura.
Paulo Capelo cuidado conforme lhe dás como secador se meigo :lol:, fora de brincadeira, o secador quanto a mim não é eficiente porque o calor é localizado e não é geral, o aquecedor para cozer tintas se for dos estáticos óptimo convém ir no molde e cozer assim por causa de alguma deformação que possa surgir.

A resina é como outro material qualquer aqui como noutros materiais temos que respeitar algumas regras e saber alguns princípios depois disto é sempre para a frente.

Jlopes

paulo capelo
Almirante
Almirante

Mensagem por paulo capelo » quarta jan 28, 2009 5:27 pm

Paulo Capelo cuidado conforme lhe dás como secador se meigo :lol:
:neutral18: :neutral18: :neutral18: :neutral18: :neutral18: :neutral18: :neutral10: :neutral10: :neutral10:

temos que respeitar algumas regras e saber alguns princípios
OK, acho que fiquei com mais umas noções.
Obrigado ;-)

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » quarta set 09, 2009 11:17 am

Se me permitem e não for abuso da minha parte, gostaria de colocar aqui um álbum do um modelo que fiz à algum tempo para o Fernando Pinto através de outrem.

Desculpem não ter muito a haver com barcos, eu sou aquele que está a segurar no modelo mas com menos kg.

Imagem

Álbum aqui

Cuidado com a pasta que diz "linda" a pequenada e as senhoras são capazes de não gostar, essa pasta é para outra andanças

Um Bem Hajam.

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta set 09, 2009 11:24 am

Linda!!! A avioneta, claro :)

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » quarta set 09, 2009 11:57 am

:neutral18:

Responder