Silicone para moldes

Responder
Avatar do Utilizador
Helderluiss
Almirante
Almirante
Mensagens: 3052
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Localização: Palmela
Contacto:

Silicone para moldes

Mensagem por Helderluiss » terça jan 15, 2008 3:30 pm

Daqui a uns tempos vou-me iniciar nesta tecnica e gostaria de esclarecer uma duvida :?:

Após secagem do silicone, se adicionarmos mais silicone por cima este funde com o que já está seco ou não se ligam?

Avatar do Utilizador
pjesus
Almirante
Almirante
Mensagens: 7308
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Localização: Parede
Contacto:

Re: Silicone para moldes

Mensagem por pjesus » terça jan 15, 2008 3:56 pm

Helderluiss Escreveu:Após secagem do silicone, se adicionarmos mais silicone por cima este funde com o que já está seco ou não se ligam?
LIGAM-SE!!!! :roll:

Fiz um molde de duas partes, a primeira secou durante 2 semanas, antes de fazer a segunda parte do molde besuntei com vaselina líquida e mesmo assim tive que sacar a peça lá de dentro à naifada.
Com muuuuito jeitinho (e os meus bisturis mágicos :lol:) ainda consegui fazer com que o molde seja utilizável.

Também estou a investigar qual o lubrificante a utilizar para que isso não aconteça...

Avatar do Utilizador
Helderluiss
Almirante
Almirante
Mensagens: 3052
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Localização: Palmela
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » terça jan 15, 2008 4:05 pm

Ok, já vi que silicone com silicone agarra :mrgreen: e bem :mrgreen:

Avatar do Utilizador
pjesus
Almirante
Almirante
Mensagens: 7308
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Localização: Parede
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça jan 15, 2008 4:09 pm

Helderluiss Escreveu:Ok, já vi que silicone com silicone agarra :mrgreen: e bem :mrgreen:
E bem!

Se entretanto fizeres alguma descoberta apita que eu faço o mesmo.
Já agora, se quiseres acompanhar: http://www.automodelista.org/viewtopic.php?t=1435

Já tinha pensado em criar um tópico sobre isto, mas não sei sinceramente se alguém aqui teria interesse :roll:

Avatar do Utilizador
Helderluiss
Almirante
Almirante
Mensagens: 3052
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Localização: Palmela
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » terça jan 15, 2008 4:23 pm

Muitooo interesse :shock:

Favorito já com ele :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Helderluiss
Almirante
Almirante
Mensagens: 3052
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Localização: Palmela
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » terça jan 15, 2008 4:36 pm

Desmoldante Alcoolpolivinilico dará :|

Como cria uma pelicula, pode ser...
Não sei porem se não atacará o silicone :shock:

Thomas.S
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante
Mensagens: 98
Registado: quinta jun 28, 2007 8:04 pm
Localização: Sao Paulo, Brasil

Mensagem por Thomas.S » terça jan 15, 2008 7:12 pm

Helderluiss,

Nao sei que tipo de pecas quer reproduzir. Se for de metal(estanho + chumbo) devera usar um silicone que aguente essa temperatura(mais caro). Caso seja de resina pode-se usar o mais barato.

Abaixo um molde simples quando a peca e lisa de um lado

http://www.spmodelismo.com.br/material/resina.php

Abaixo uma descricao de como fazer um molde bi-partido(usa-se quando a peca nao é uniforme)

1-monta-se uma caixa sem tampa de cartao(pode usar caixas de sapato) um pouco maior que a peca(1 a 1,5cm que a peca).
2-Coloque no fundo massa de modelar( aquela que as criancas costumam brincar) equivalente a um pouco mais 1/2 altura da peca.
3-coloque a peca dentro e aperte contra a massa. Verifique para que a massa cubra a metade da peca (nao deixe nenhum espaco). Faca furos guias +/-4 (nao va ate o fundo) em cada canto.
4-Pincele com vaselina liquida(pode misturar com um pouco da vaselina solida)
5-Jogue o silicone(ja misturado com catalisador) em cima da peca.
6-Normamente esta seco em 24h
7-vire a peca de ponta cabeca e corte o fundo do cartao.
8-remova totalmente a massa de modelar. limpe bem a massa.
9-Pincele com vaselina(o silicone e a peca).
10-Jogue o silicone
11-Espera 24h ate endurecer.
12 Separe as duas pecas de silicone

Para ilustrar melhor tem esses videos

http://www.spmodelismo.com.br/material/moldes.php
Que ao inves de usar massa foi usado madeira.

espero que percebas caso contrario e so perguntar
Thomas

Avatar do Utilizador
pjesus
Almirante
Almirante
Mensagens: 7308
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Localização: Parede
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça jan 15, 2008 11:24 pm

Thomas.S Escreveu:9-Pincele com vaselina(o silicone e a peca).
10-Jogue o silicone
11-Espera 24h ate endurecer.
12 Separe as duas pecas de silicone
Uhmmm... o ponto 9 parece de facto fácil, mas não funciona. Pelo menos com o silicone e vaselina que utilizei.
Tenho lá um molde todo ratado para comprovar.

Para referência:
- resina comprada em Coina, no Dinis dos Santos
- vaselina líquida comprada no AKI

Thomas.S
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante
Mensagens: 98
Registado: quinta jun 28, 2007 8:04 pm
Localização: Sao Paulo, Brasil

Mensagem por Thomas.S » terça jan 15, 2008 11:34 pm

Pjesus,

Misture um pouco de vaselina liquida com a pastosa e passe uma camada com o pincel(a concentracao pode ser para mais pasta e menos liquido). A vaselina impede que o silicone grude. Fiz varios desse modo e ate agora nao tive qualquer problema.

Thomas

Avatar do Utilizador
pjesus
Almirante
Almirante
Mensagens: 7308
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Localização: Parede
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta jan 16, 2008 1:32 pm

Thomas.S Escreveu:Misture um pouco de vaselina liquida com a pastosa e passe uma camada com o pincel(a concentracao pode ser para mais pasta e menos liquido). A vaselina impede que o silicone grude. Fiz varios desse modo e ate agora nao tive qualquer problema.
Obrigado, Thomas! :)

Esse foi também o conselho de um companheiro noutro fórum:
valdispert @ [url=http://www.automodelista.org]www.automodelista.org[/url] Escreveu:Também não tive sucesso com vaselina líquida pelo que comecei a usar vaselina em gel (bisnaguinha comprada na farmácia), nesse tipo de moldes e sem problemas até agora. O que faço é besuntar a superfície com um pincel nº 2 velho como quem "barra manteiga no pão", depois siga...
Tenho uma peça original para esculpir e depois experimentar isto. Depois dou notícias.

Tiago

Avatar do Utilizador
ALCAIDE
Cabo
Cabo
Mensagens: 44
Registado: segunda mai 26, 2008 3:53 pm

CASCOS

Mensagem por ALCAIDE » segunda jun 09, 2008 9:55 am

Boas, o silicone que falam é o que se compra normalmente em tubos?? Dá para fazer cascos??? Obrigado :shock:

Thomas.S
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante
Mensagens: 98
Registado: quinta jun 28, 2007 8:04 pm
Localização: Sao Paulo, Brasil

Mensagem por Thomas.S » segunda jun 09, 2008 10:20 am

Nao,

O silicone e liquido e adiciona-se catalizador. Apos um momento onde ira ocorrer a cura esta pronto fica duro.

O cascos sao laminados se for de fibra de vidro.

Thomas

Avatar do Utilizador
Flysafe
Comodoro
Comodoro
Mensagens: 1366
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa
Localização: Lisboa

Mensagem por Flysafe » quinta jul 31, 2008 8:15 pm

Olá,

Nunca se deve esquecer uma coisa, ao se misturar o catalisador ao produto base que neste caso será o silicone, este vai ficar com bolhas de ar, para que os moldes não fiquem estragados têm que se tirar ou pelo sistema de vácuo, como mostra o link que o ArtMar disse, quanto a mim o vácuo utilizado no link é um pouco curto, o recipiente que levar o silicone ao vácuo deve ser pelo menos duas vezes maior do que a quantidade do liquido porque ele vai parecer que cresce e se o copo for pequeno o que vai acontecer é que ele vai todo para fora, ou deixar cair o silicone para o molde de maneira a que ele caia em fio e nunca directamente em cima de peça que está a servir de original, chamemos-lhe assim.

Abraços Jlopes

Avatar do Utilizador
pjesus
Almirante
Almirante
Mensagens: 7308
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Localização: Parede
Contacto:

Mensagem por pjesus » quinta jul 31, 2008 8:23 pm

Quem não tem sistema de vácuo deverá verter os componentes e fazer a mistura com calma, para criar o mínimo de bolhas de ar possível.

Depois pode-se meter a peça já com o silicone em cima duma mesa vibratória para ajudar as bolhas a subirem.

Quem não tem mesa vibratória pode 'tamborilar' com os dedos na base onde o molde está a ser feito, para tentar reproduzir o efeito da mesa vibratória.

Eu já fiz moldes assim e ficaram bons.

Avatar do Utilizador
Flysafe
Comodoro
Comodoro
Mensagens: 1366
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa
Localização: Lisboa

Mensagem por Flysafe » sexta ago 01, 2008 10:21 pm

Olá,

Depois de andar um pouco pela net à procura dei com um modo de fazer a mesma coisa, mas penso eu mais simples, misturar bem os dois componentes ter um copo com um buraco na lateral com um pouco de fita cola verter a mistura para dentro do copo colocar o copo na beira de uma mesa retirar a fita adesiva e colocar a peça que é para reproduzir por debaixo na direcção do fio de silicone, isto vai fazer um fino fio e evita que vão bolhas, a zona onde cai o silicone é ao lado da peça dentro da área do molde, como mostra a imagem três.

Nesta imagem mostra o balde com o silicone misturado com o catalisador e dá para ver a quantidade de produto.
Imagem

Nesta imagem vê-se o balde na campânula de vácuo e dá para ver mais ou menos a altura que ele cresce até sair o ar por completo.
Imagem

Nesta foto mostra a verter o silicone para o molde isento de bolhas de ar, nesta operação é preciso algum cuidado porque depois do molde cheio surgem algumas bolhas de ar.
Imagem


Existem muitas maneiras de se fazer determinadas tarefas, sejam elas quais forem, cada um adapta-se ao melhor método, este será o processo ideal, não para mim mas para quem vá trabalhar com o silicone, é o método usado em toda a parte do mundo, são procedimentos que quase ninguém conhece e que é bom divulgar a quem não sabe.

PS
Não sou eu que estou na imagem nem tenho uma campânula de vácuo desse tamanho, estas custam muito €€€€.

Abraços Jlopes

Avatar do Utilizador
Flysafe
Comodoro
Comodoro
Mensagens: 1366
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa
Localização: Lisboa

Mensagem por Flysafe » sexta ago 01, 2008 11:03 pm

Olá,

Achei o que estava a falar no post anterior, tem vários vídeos dentro do mesmo assunto, acho que vale a pena ver, o assunto em questão é o que diz "How to make a simple Silicone Mold Part 1 e 2".

Espero que gostem.

O link é este http://www.tapplastics.com/info/video.php

Abraços Jlopes

Responder