Colas

Responder
Helderluiss
Almirante
Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

Colas

Mensagem por Helderluiss » sexta jan 13, 2006 1:29 pm

Não o deveria colocar neste campo "fibras" mas é o mais aproximado.

Embora adepto das colas epoxicas, as mesmas tendem a ter as suas manias, porque requerem uma mistura dos dois componentes precisa, tempos de espera em alguns casos demorada, e quando rápida nem sempre a sua resistencia é atingida; fora factores como temperatura e humidade do ar que também têm a sua influência.
Depois ainda as várias marcas cada uma da sua cor.
Claro que nem tudo é assim tão linear e atinge-se muitas vezes os resultados esperados :wink:

Serve isto apenas e fora a publicidade para vos sugerir uma outra alternativa, uma cola que tenho utilizado em plásticos e que em 20 minutos atinge a sua resistencia máxima e com a qual estou muito satisfeito. O nome Pattex Stabilit Express.
Esta cola é tambem composta de dois componentes, resina e pó mas de muito fácil mistura e que resulta num composto algo expesso (vantagem em alguns casos).

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » sexta jan 13, 2006 2:23 pm

Essa cola é boa só para abs... quando queres colar tudo a tudo , não há melhor que a epoxi ou embora quebradiça,o cianocrilato.
Agora meu amigo... que cola estou falando ? é pá a cola tem de ser bem comprada porque se não há ai colas que não valem nada , já deitei uma logo no lixo . Eu pessoalmente vou comprá-la ao cavadas modelismo tem boa cola e o Sr Humberto aéromodelista tem uma excelente só que é cara e este amigo não tem loja temos de ir lá a casa. O SV modelismo tem uma boa , para estructuras brutas pois com o tempo fica amarelenta,.
Para trabalho de precisão utilizo uma que se vende no aki que é a bostick
vem em seringas mas torna-se caro para grandes colagens

Luís Tavares
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: terça out 11, 2005 11:19 am
Contacto:

Re: Colas

Mensagem por Luís Tavares » sexta jan 13, 2006 5:43 pm

Helderluiss Escreveu:...tendem a ter as suas manias... ...requerem uma mistura dos dois componentes precisa... ...tempos de espera em alguns casos demorada... ...Stabilit Express.
O que diz é verdade, para a maioria das colas epóxidas.
Ao fim de ter usados várias, elegi a Z-POXY, é a que o Carlos Mariano refere como excelente. Afastadamente a melhor que conheço.
Tem uma presa fortíssima, a mistura nem tem que ser rigorosa, antes nos permite dosear a proporção resina/ endurecedor por forma a obter colagens mais rígidas ou mais maleáveis. Há duas variedades 5min e 30 min, sendo esta a minha preferida. Se a mistura for feita a quente (secador de cabelo) a cola fica pouco viscosa antes da cura (+ azeite), o que permite infiltrá-la em fendas ou orifícios. A duração é boa, tenho um modelo com 5 anos e as colagens mantém-se inalteradas.
Cuidado aí com a Stabilit Express... Já usei há muitos anos, e garanto-lhe que ao fim de dois/ três anos, deteriora-se: fica alaranjada e tende a saltar.
A Z-POXY só tem o defeito que o Mariano apontou, só se vende em Sta. Iria da Azóia (8Km de Lisboa). O contacto é 917427004 - Humberto Ladeiras.
Luís Tavares

Helderluiss
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » sexta jan 13, 2006 6:34 pm

...daqui tiro duas ideias. A primeira positiva de que aprendi algo que desconhecia a segunda menos boa, daqui a dois anos tenho um submarino a largar peças :wink:

Obrigado pelas opiniões.

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » terça mar 07, 2006 5:59 pm

Para as colas Epoxi 5 e 30 mn ,ciano,Depron , perfil tubular de carbono , tubos de latão e aluminio ,"jactos e turbinas "etc... temos Modelismo Cavadas em Lisboa atrás do estádio de Alvalade é perto

Helderluiss
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » sexta set 15, 2006 11:33 am

Mais uma questão, tem conhecimento de mais alguem que venda Z-Poxy para além do Humberto Ladeiras.

É que disponivel apenas têm a de 30 minutos e necessitava também da de 5 minutos com "URGENCIA" :|

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » sexta set 15, 2006 12:17 pm

Tens de vir a Lisboa ao SV modelismo, ou ao Cavadas,não sei se o Entretem tem,deve ter...as do J.Isidro não se aconselham....

FMiguel
1º Marinheiro
1º Marinheiro
Registado: quinta mar 22, 2007 12:50 pm

Mensagem por FMiguel » quarta abr 18, 2007 9:56 am

boas! eu estou com um pequeno problema, estou a montar o meu micro magic e ao colar o casco axo k a mistura nao correu muito bem, pois nao me explicaram bem as medidas tanto de po como de resina.

Vinha entao pedir alguns conselhos, as medidas adquadas para os diferentes "buracos" da pallete da pattex stabiliti e como tenho o barco a secar desde domingo, se vale a pena esperar que seque, se ha algum truque ou se tenho de desmontar o barco ou entao mandar o casco fora. (axo k isto nao eh muito aconselhavel para a minha carteira :lol: ).

Desde ja obrigado

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » quarta abr 18, 2007 1:03 pm

Sr. eu como moderador deste sector respondo-lhe que não posso dar sugestões pois nunca utilizei essa marca de cola.
Ou espera por alguém que perceba desse produto ,ou lê as sugestões aqui em cima descritas

Helderluiss
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » quarta abr 18, 2007 1:08 pm

Essa cola vem com uma pequena colher metálica que serve de medida para o pó.

Basta ler as instruções.

Já não a utilizo à algum tempo mas penso que para o buraco mais pequeno cheio de resina era usada uma medida de pó (uma medida é a colher cheia).
Para o médio duas colheres e para o grande quatro.

Lê e confirma se será mesmo assim que já lá vai algum tempo. Ao lado de cada buraco está impressa também a percentagem a usar, se reparares vês isso.
Última edição por Helderluiss em domingo abr 29, 2007 2:52 pm, editado 1 vez no total.

FMiguel
1º Marinheiro
1º Marinheiro
Registado: quinta mar 22, 2007 12:50 pm

Mensagem por FMiguel » quinta abr 19, 2007 11:48 am

Pois visto nao estar nesta topico nada explicito sobre medidas é que foi postada a minha questao.

Obrigado ao helderluiss pela resposta, mas liguei ao pedroportugal e ele arranjou-me as medidas. Eu não li as instruçoes, quer dizer ate li, mas como eram em holandes :lol: , e eu nao sei falar nem ler essa lingua.

Mas fica ja aqui a chamada de atenção para as medidas, são como o helder disse, 1 para o pequeno 3 para a do meio e 5 para o grande, isto ate esta definido na palette mas eu não tinha associado. Nas minhas esperiencias conclui que se tiverem coisas para colar muito grandes nao ha problema de usar metade das medidas anunciadas, pois teram de ter tempo para utilizar a cola e ela nao fica espeça tao rapido.

Atenção não meter cola, "PO", a menos.

Espero ter dado o meu contributo correctamente, e se alguma coisa tiver mal corrijam-me

lsobral
Grumete
Grumete
Registado: segunda mar 27, 2006 11:17 pm

Mensagem por lsobral » domingo abr 29, 2007 12:51 pm

Um pergunta rápida :
Faço a mistura na palette espero vinte muntos e aplico, ou aço a mistura , aplico e espeto vinte minutos . Qual a ordem correcta

Helderluiss
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » sexta mai 04, 2007 7:59 pm

:shock: Fazes a mistura, aplicas na peça e esperas os 20 minutos.

afcb
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: segunda ago 13, 2007 8:42 am
Localidade: Angra dos Reis - Brasil

Mensagem por afcb » terça ago 21, 2007 11:30 pm

Uma curiosidade, porque não utilizam a resina que se pode comprar numa casa nautica tipo a Lisnautica?
É uma mistura de 5 para 1, ou seja de dois componentes, mas muito resistente, é o que se utiliza nos barcos grandes e com um pincel ate se torna facil, como tempo de se secagem, 24 horas chegam.
Não é muito barato, mas para quem gosta de fazer boas, grandes e muitas colagens, penso que é bastante bom.
Fica aqui a minha esperiencia...

Manuel Barros
2º Tenente
2º Tenente
Registado: sábado nov 04, 2006 5:29 pm

Resinas e colas

Mensagem por Manuel Barros » quarta ago 22, 2007 12:52 am

Desde há algum tempo, passei a usar as Z-Poxy de 30 e de 5 minutos.
Estou muito satisfeito.
Helder, se o problema é a distância, eu vejo o Humberto Ladeira com frequência. É só uma questão de as comprar e logo se vê como tas poderei entregar, mas havemos de conseguir uma forma simples e eficaz. É só dizeres.
Para fibrar, uso desde sempre a SP 115. É cara, mas é uma beleza. E é líquida que se farta. Depois de misturada, parece água. Infiltra-se em tudo o que é necessário e ao fim de uma hora já começa a gelificar (depende sempre da temperatura ambiente, claro). Fica curada em 24 horas e a mistura é de 10 para 4.
Se quiserem experimentar, ela até se vende na margem sul, mais propriamente em Coina. O único problema, tanto quanto sei, é que são embalagens de quilo. Dá para uma vida, também é verdade...
Tenho ideia de o Luís (Skipper) ter mencionado num qualquer forum que agora não localizo, que já se venderia em embalagens de 250 gr. mas posso estar a fazer confusão.
Abraços a todos
À Vela é que isto é giro!
MM - POR 48

Skipper
Contra-Almirante
Contra-Almirante
Registado: sexta set 22, 2006 1:32 am
Localidade: Caxias

Mensagem por Skipper » quarta ago 22, 2007 3:21 am

Manuel Barros Escreveu:Tenho ideia de o Luís (Skipper) ter mencionado num qualquer forum que agora não localizo, que já se venderia em embalagens de 250 gr. mas posso estar a fazer confusão.
Lembro-me de termos falado nisso mas creio que não passei aqui essa informação. Realmente a referida resina da SP System vende-se em embalagens de 250 gr, com doseador incluído. A loja é a Lisnáutica na rua da Junqueira.
Atenção ao prazo de validade...
O pessimista queixa-se do vento.
O optimista espera que ele mude.
O realista ajusta as velas.
Bons ventos!

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta ago 26, 2009 11:03 am

Ora viva a todos.

A cola que comprei no Cavadas está-se a acabar e infelizmente eles fecharam.

Alguém sabe se se mudaram para outor lado?

Essa Z-Poxy do Sr. Humberto, onde se arranja?

Obrigado,

Tiago

Flysafe
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa

Mensagem por Flysafe » quarta ago 26, 2009 12:36 pm

Acho que fechou mesmo segundo li noutro fórum.

Tem mesmo que ser Z-Poxy!
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta ago 26, 2009 1:03 pm

Não tem que ser z-poxy, qualquer boa cola epoxy serve, especialmente se for barata :)

Vou procurar na Jetcat aqui na Amadora como sugeriste ;-)

Obrigado!

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » quarta ago 26, 2009 1:10 pm

Boas
O amigo Humberto também não vende mais Z-poxy ,alegando com toda a razão não fazer sentido importar colas se ninguém as compra .
Aconselha-se a cola do aeromodelista Celestino, da Amadora ( jet -cat) cujas embalagens foram reduzidas a quase metade do tamanho , Desaconselho vivamente as colas da SV-modelismo são caras e pouco técnicas .
Cumprimentos

C.Mariano

Responder