Transmissão?

Responder
blazer
2º Subsargent
2º Subsargent
Registado: quinta nov 15, 2007 2:37 pm

Transmissão?

Mensagem por blazer »

Alguém sabe de alguns links ou de como se faça uma transmissão do motor à hélice,coisa simples não mto complicado :lol: .Tubo de latão,etc...
Acho que deveria existir mais tópicos(para além dos que existem mas que sejam mais utéis e mais utilizados) que servissem como modelo para que todos podessem mostrar as suas ideias de pequenas coisas como esta mas que de facto dão muito jeito,é apenas a minha opinião.

Atentamente,
Blazer
RogerPro
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta ago 10, 2006 10:22 am

Transmissão

Mensagem por RogerPro »

Boas Blazer, a maneira mais simples de fazer uma transmissão de acoplamento motor/helice è com veios flexiveis e um cardan de aluminio tipo graupner, ja usei veios flexiveis de conta quilometros, algums ja trazem um tubo exterior protejido com teflon e a malta das ofecinas auto tem disso as carradas na sucata. ;-)
A primeira impressão é a que fica, mas só se o toner fôr bom!
blazer
2º Subsargent
2º Subsargent

Mensagem por blazer »

Boas rogerpro obrigado pela resposta,tenho um casco que fiz em "V" e quero meter 2 motores em principio vão ser 2 speed 400 6v da graupner,e vou ter de fazer 2 transmissões com o veio flexível, terei de meter esse veio dentro de um tubo de latão certo pelo menos até à saída do barco e deixando o espaço para o cardan obviamente e dps como coloco a helice no veio é que em principio deve ser uma vara de aço dentro de um tubo de teflon e na ponta não deve ter rosca para a hélice certo?Tenho de ir aos poucos a ver se atino com isto lolol :lol:

Atentamente,
Blazer
paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo »

Boas Blazer,

aqui está um veio flexível, com o tubo de teflon tudo completo para receber a hélice. Só falta o tubo de latão ou cobre. É só mais uma hipótese!
http://www.biltihobby.com/catalog/produ ... b4ab8a7f94
blazer
2º Subsargent
2º Subsargent

Mensagem por blazer »

Obrigado paulocapelo mas eu quero msm é fazer porque axo que fazendo me vai sair mais barato e ao menos aprende-se aos poucos e poucos :) com a experiencia de um,ideias de outros e opiniões de outréns conseguimos evoluir a nossa experiencia e a nossa imaginação :neutral1: foi um bocado filosófico mas pronto :lol: .A nível da transmissão tive a pensar um pouco e acho que com um varão roscado de 3mm e um tubo de latão de 4mm,de interior 3,2mm,limando o varão roscado em que não interessa a rosca e deixando a ponta com a rosca para meter a helice acho que daria perfeitamente,é claro que se meteria uma anilha antes da rosca e da helice para diminuir a vibração,que acham?Funcionaria bem,sem puxar muito pelo motor?

Atentamente ,
Blazer
paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo »

Bem, tu é que sabes. Acho que é bom ganhares experiência assim. Eu fiz o mesmo.( viewtopic.php?t=230&postdays=0&postorde ... ha&start=0 ) Não é para desanimar, mas às vezes o barato sai caro. Por exemplo, como é que estás a pensar ligar a bicha flexivel ao veio onde vai ficar a hélice? O ideal é soldar a prata, não sei se sabias? É porque a estanho fica farquinho. Sabes soldar a prata? Tens o material? Em quanto é que ficará alguém soldar-te isso? Se conheces quem te faça isso, então óptimo!!! E atenção a uma coisa a maioria das hélices que usamos são para rosca de 4mm (M4).

Quanto à ideia de usares um varão roscado e limares a rosca onde não interessa deixando uns cm para a hélice, também não sei se vai correr bem. Por muito que tentes deixar a parte limada bem redonda, vai ser muito difícil. Se não estiver redondo vai sempre vibrar e muito. Talvez seja melhor um varão de aço, totalmente liso, no qual abres rosca suficiente para a hélice.

Força nisso!!!
Responder