Apresentação Fernando Borges

Chegou agora ao Ptnauticmodel? Antes de mais, apresente-se.
Responder
Fernando Borges
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: sábado jul 03, 2010 5:39 pm
Localidade: Sintra

Apresentação Fernando Borges

Mensagem por Fernando Borges »

Olá a todos. Sou novato por aqui, moro em Sintra-Cabriz e ainda não tenho nenhum barco.
Gosto bastante dos veleiros e gostava de entrar por aí, mas não sei qual modelo escolher nem se faço ou compro.

Por isso peço aqui a vossa orientação:

1-Embarcações até 1 metro de comprimento e que dê para fazer umas regatas (não sei se há muitas...) o que recomendam?

2- Fazer ou comprar? Nunca fiz este tipo de bricolagem... mas gosto de fazer alguns "trabalhos manuais", deve dar mais gozo navegar com um barquinho feito por nós.
Quanto se gastará em material e mais ou menos quantas horas de trabalhinho? (Já tenho um radio de 2 canais, Futaba )

3- Se decidir comprar feito, onde se fazem as melhores compras? Só conheço uma loja aqui perto de mim no cc da Beloura e a do Cascais Shoping. Mandar vir de site estrangeiros, algum deles compensa?

Já vai longa a "lista"... (quem não sabe pergunta.)

(No registo enganei-me e coloquei "camaleao" onde queria que aparecesse o meu nome... e agora estou aqui como "camaleao" dá para trocar para Fernando?) :obrigado:
Última edição por Fernando Borges em segunda jul 05, 2010 12:10 pm, editado 1 vez no total.
Imagem
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Re: Apresentação Fernando (Camaleao)

Mensagem por Miguel Parente »

Bem vindo a bordo! :D

Quanto à mudança do nome, dado já existir um Fernando, coloquei Fernando1, que poderá mudar em qualquer altura, desde que me avise previamente.

Relativamente à escolha de barcos, dê 1º uma vista pelos nossos tópicos, usando a ferramenta que temos à disposição: pesquisar, no canto superior direito.
Fazer dá mais gozo, mas se a pressa é muita para se saber se gostamos ou não...há que pensar bem... :Duvida:
Depois, quando tiver uma ideia mais precisa, cá estaremos para o que for preciso!!! ;-)

Saudações náuticas
Miguel Parente
pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Re: Apresentação Fernando (Camaleao)

Mensagem por pjesus »

Bem vindo.

Tal como diz o Miguel, "perde" uns dias a "chafurdar" aqui pelo fórum. Vais ficar ainda com mais dúvidas :lol:, mas ao menos mais concretas.

Mas a melhor maneira é mesmo passares no lago dos Jardins da Parede uma destas sextas (na próxima não, há o encontro em Fronteira).
Vês, falas connosco, experimentas...
Espreita este tópico: Encontros Estoril 2010

Tiago
Fernando Borges
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Re: Apresentação Fernando

Obrigado a ambos pelas boas vindas.

Relativamente ao nome como já há um Fernando, solicito que fique Fernando Borges. Obrigado e desculpem esta maçada pela minha distração.

Pois vou então "chafurdar". No lago da Parede é habito estarem lá ás 6as? Horas?
Lá passarei. :neutral10:
Imagem
pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Re: Apresentação Fernando

Mensagem por pjesus »

Fernando1 Escreveu:Pois vou então "chafurdar". No lago da Parede é habito estarem lá ás 6as? Horas?
É habitual haver malta aí a partir das 17:30 /18:00.
Mas atenção que na próxima sexta poderá haver "baixas" por causa do encontro no Alentejo.
paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: domingo jun 03, 2007 12:56 am
Localidade: gafanha da nazare
Contacto:

Re: Apresentação Fernando Borges

Mensagem por paulo agra »

boas :neutral6:
Fernando Borges
:amigos: bem vindo a bordo
para mim o melhor é sempre construir dá mais interesse e um gozo especial de ver um modelo a nascer do nada
MG
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado mar 15, 2008 11:49 pm
Localidade: Carcavelos

Mensagem por MG »

bem vindo a bordo .
Fernando Borges
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

paulo agra Escreveu:boas :neutral6:
Fernando Borges
:amigos: bem vindo a bordo
para mim o melhor é sempre construir dá mais interesse e um gozo especial de ver um modelo a nascer do nada
Obrigado pelas boas vindas. :amigos:

Pois, tambem me parece que esse gozo deve compensar o tempo investido no projecto.

Agora qual o modelo que aconselhas para tambem poder fazer umas regatas? Qual o modelo que anda mais por aí até 1 metro?
Imagem
Fernando Borges
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

MG Escreveu:bem vindo a bordo .
Obrigado. :amigos:
Imagem
paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: domingo jun 03, 2007 12:56 am
Localidade: gafanha da nazare
Contacto:

Mensagem por paulo agra »

Fernando Borges Escreveu: Pois, tambem me parece que esse gozo deve compensar o tempo investido no projecto.

Agora qual o modelo que aconselhas para tambem poder fazer umas regatas? Qual o modelo que anda mais por aí até 1 metro?
construir um modelo de raiz para mim compensa pois não temos um investimento inicial grande(muitos modelos podem-se fazer com sobras de materiais)
tenho modelos que apenas tive de comprar o radio e pouco mais.
para veleiros de 1m há os IOM , mas também há muitos outros que se podem realizar
uns que realizamos http://www.ptnauticmodel.net/forum/view ... =38&t=4285
tem 75cm e é super fácil de fazer.
Se não estiver seguro de começar um de raiz sempre pode comprar um pronto a navegar ou um kit que trás todas as peças necessárias e só precisa de seguir as instruções
Fernando Borges
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Após navegar um pouco aqui pelo forum senti alguma dificuldade em me orientar no que respeita á informação que procuro:
Anuncios de regatas, calendário de actividades, o que é preciso para construir um barco.

Como sugestão acho que o se devia concentrar toda a informação de eventos, expos, regatas, encontros, concursos, etc, no 1º post do topico "calendário 2010" situado na area Eventos::Encontros::Exposições::Concursos:
Ex:
Janeiro 2010:
12 e 13 encontro xpto em Setubal. Mais info ver aqui:(link para o respectivo topico do encontro)
23- Regata MM em Cascais, info aqui (link para o respectivo topico da regata)
24- Encontro nos Jardins da Parede. Info aqui

Fevereiro 2010:
E assim sucessivamente...
Desta forma estava a informação toda concentrada no 1º post e já não havia necessidade de "bater" as paginas todas á procura das actualizaçãoes. Quem queria dar a conhecer um evento só tinha de o anunciar no topico e um mod ou admin arrumava no 1º post. Este topico devia ser sempre o primeiro do quadro Eventos::Encontros::Exposições::Concursos:

Outra coisa que não encontrei é acho que é a informação basica para quem quer começar a construir: Lista de materiais obrigatórios, onde comprar e custos aproximados.

:barco: :barco:
Imagem
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Mensagem por Miguel Parente »

Boas,

Caro vizinho,
Obrigado pelas suas sugestões, que sendo construtivas serão sempre bem vindas!

Recordo, no entanto, que este Fórum é gerido por um grupo de "carolas", que utilizam várias horas diárias das suas vidas, para tentar divulgar e promover o modelismo náutico, conforme é amplamente referido.
Recordo, ainda, que alguns estão a realizar projectos, como idas às escolas, a criação da "Oficina Viva" no Museu de Marinha, etc, etc, etc precisamente para a divulgação e para o crescimento do modelismo náutico, utilizando ainda mais horas das suas vidas diárias.
Recordo finalmente, que muitos utilizam várias horas da sua vida diária, para partilhar com todos os conhecimentos que possuem e foram aprendendo e apreendendo ao longo dos anos de experiência e estudos, em vez de se fecharem e construírem "só para eles".

Finalmente e, como é referido em vários locais, dos 5000 e tal registados, apenas cerca de 60 contribuem financeiramente para que este Fórum vá sobrevivendo, obrigando a que esses mesmos utilizem mais horas diárias das sua vidas a tentarem arranjar soluções para a manutenção deste nosso querido espaço!...
http://www.ptnauticmodel.net/forum/view ... 113&t=3333

Assim sendo (e sabendo perfeitamente que tudo neste Fórum poderia ser bem mais fácil, compreensível e legível) não vou (nem quero, nem posso) exigir mais de mim, nem de quem colabora com a ptnauticmodel (quer financeiramente e com os seus conhecimentos, quer só financeiramente, quer só com os seus conhecimentos); todos tem a sua vida familiar e profissional e, muitas vezes com grandes dificuldades financeiras, estão presentes e sabemos que poderemos contar sempre com eles!

Portanto, quem por cá navega, terá que fazer o esforço de perder mais algumas horas diárias da sua vida para encontrar o que quer!
(pelo menos enquanto não houverem condições de disponibilidade temporal e financeira para termos alguém que faça essa nova compilação e reorganização do Fórum).

Saudações náuticas
Miguel Parente
pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus »

Fernando,

Antes de mais obrigado pelas tuas sugestões, até porque são bastante válidas.
Creio que a resposta do Miguel explica o porquê de por vezes não termos as coisas tão arrumadas como nós próprios gostaríamos.

De qualquer modo, essa dificuldade em encontrar a informação é natural agora no início, vais ver que com o tempo vais conhecendo melhor os cantos à casa.

Tiago
Rui Correia
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: segunda ago 28, 2006 8:04 pm
Localidade: Matosinhos

Mensagem por Rui Correia »

Olá Fernando Borges, bem vindo a este espaço nobre do nautimodelismo.
Vais ver que vais gostar.
Agora as tuas duvidas. Eu aconselho te a comprares um kit que está na moda e do qual podes fazer regatas. É barato e fácil de construir. Trata se do Micro Magic da marca Graupner. Para iniciares em barcos de competição o meu concelho é este. Acho que não deves começar com barcos da classe 1 metro, os tais IOM , pois são muito caros ( nunca menos de 800 € ) e onde o apuro técnico é muito exigente para quem se vai iniciar. O preço dos MM, varia entre os 120 € e os 160 €. Tens três versões á escolha, embora o mais é usado em regatas é o Racing II .Com este barco tens campeonato Nacional e Europeu oficiais, e aí no sul tens muita gente que te pode ajudar,aí mesmo no lago da Parede.Aqui no fórum procura os tópicos de veleiros e depois os MM ou MicroMagic que é a mesma coisa.
Abraços e dispõem.
RCorreia
Fernando Borges
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Obrigado pelo "retrato". Frequento outros foruns e sei que as coisas funcionam muito baseado no empreendorismo de uma minoria.
Apesar de ter acabado de chegar aqui ao forum e ainda nem sequer ser um praticante estou disposto a ajudar.
Se quiserem posso ficar com a parte da organização do calendário. Se dividirmos as tarefas fica mais fácil.

Podemos identificar as necessidades e pedir candidatos para actuar em cada uma delas. Num grupo de pessoas como nos foruns há sempre todo o tipo de pessoas com as mais diversas formações a aptidoes e será natural se encontrem pessoas que estejam á vontade para trabalhar em muitas areas. É essa sinergia que podemos aproveitar.
Imagem
Fernando Borges
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Rui Correia Escreveu:Olá Fernando Borges, bem vindo a este espaço nobre do nautimodelismo.
Vais ver que vais gostar.
Agora as tuas duvidas. Eu aconselho te a comprares um kit que está na moda e do qual podes fazer regatas. É barato e fácil de construir. Trata se do Micro Magic da marca Graupner. Para iniciares em barcos de competição o meu concelho é este. Acho que não deves começar com barcos da classe 1 metro, os tais IOM , pois são muito caros ( nunca menos de 800 € ) e onde o apuro técnico é muito exigente para quem se vai iniciar. O preço dos MM, varia entre os 120 € e os 160 €. Tens três versões á escolha, embora o mais é usado em regatas é o Racing II .Com este barco tens campeonato Nacional e Europeu oficiais, e aí no sul tens muita gente que te pode ajudar,aí mesmo no lago da Parede.Aqui no fórum procura os tópicos de veleiros e depois os MM ou MicroMagic que é a mesma coisa.
Abraços e dispõem.
RCorreia
Boa ajuda!! :neutral10:
:obrigado:
Imagem
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano »

Fernando Borges
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Gostava de fazer a minha pre inscrição na Oficina Viva, mas não encontro lá o botão "responder"... :roll: :ajuda:
Imagem
Flysafe
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa

Mensagem por Flysafe »

:neutral6:

Bem vindo a bordo.
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.
Fernando Borges
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Flysafe Escreveu::neutral6:

Bem vindo a bordo.
Obrigado.
Imagem
Responder