Interferências na recepção

Responder
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Interferências na recepção

Mensagem por Carlos Mariano » terça nov 07, 2006 2:20 pm

Tenho um problema que talvez seja novo ,e fora de comum ,pois só deve aparecer em montagens em que trabalham bastantes equipamentos e servos
Trata-se do seguinte; No meu rebocador estão ligados 10 servos, um variador ,um módulo de som ,bomba de água e luzes,tudo ligado com mais de 18 metros de fio eléctrico.o que acontece é que quando opero com ele ,passadas algumas horas nota-se um "desnorteamento" de alguns servos ,tremeliques andamento voluntário não comandado nalguns servos etc...
Eu penso que essas interferências resultam de ondas magnéticas geradas nos fios,mas não tenho bem a certeza.
Se alguém tiver alguma noção do problema ,aceito conselhos e sugestões de reparação.

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça nov 07, 2006 2:28 pm

Campos magnéticos dos fios duvido por duas razões:
- é corrente contínua e de muito baixa tensão
- os fios não actuam como condensadores, ou seja, a notar-se efeito não vejo razão para não acontecer logo de início.

Peço desculpa se for uma pergunta demasiado estúpida, mas não será a própria bateria a ficar com pouca carga? Esses 'tremeliques' dos servos são um sinal comum nesse caso.

Ou ainda aquecimento da bateria que interfira com o receptor, humidade que vá entrando...

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » terça nov 07, 2006 2:51 pm

Eu penso que qto á bateria,provávelmente não será ,utilizo um pack de 3000 ma de 6volts e sempre que ando com ele rectifico a carga e vejo se está operacional.
Isto acontece-me mais em Setubal , ao fim do dia, já comentei o acontecimento ao pessoal e dizem que talvez seja "sinais externos "que eu capto,a minha frequencia é 40 875.
Não é coisa grave mas acho estranho e torna-se chato,um gajo ver o modelo tomar decisões não controladas :)

Helderluiss
Almirante
Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » terça nov 07, 2006 2:55 pm

Penso que não aconteça só no rebocador. No galeão quando este passava junto ao coreto eu estava lá em cima e vi a cana de leme a tremelicar. Na altura não achei nada de mais porque não havia muitos modelos a navegar mas agora que falas nisso.

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça nov 07, 2006 2:55 pm

Carlos Mariano Escreveu:dizem que talvez seja "sinais externos "que eu capto,a minha frequencia é 40 875.
Talvez seja algo ali na zona que cause essas interferências.
Lembro-me que a certa altura sempre que passávamos a remar em frente à torre de controlo de tráfego marítimo em Algés o meu cardio-frequencímetro dava em louco e desatava a apitar porque acusava 200 e tal bpm.

O melhor seria trocar os cristais (talvez até para a banda dos 27MHz) e fazer a experiência...

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » terça nov 07, 2006 3:04 pm

Trocar de frequencia não pode ,então a frequencia de trabalho é banda 40 ,o que pode ser mudado é o resto das variantes ,por exemplo 40 845 ,40 690 ,40 750 ,em banda 27 não trabalha ,trata-se de FM com 18 canais não AM

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça nov 07, 2006 3:43 pm

Mudando o E/R dá, nem que seja só leme e velas...

A ideia era afastar mais dos 40MHz, caso seja uma fonte externa a causar as interferências...

RogerPro
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta ago 10, 2006 10:22 am

Mensagem por RogerPro » terça nov 07, 2006 5:18 pm

Deduzo que como esta a usar 10 servos que utiliza um modulo desmultiplicador de canais ligado a um so canal do receptor, tente ver se só acontece nos servos que estão ligados a esse modulo, se forem em todos os servos talvez possa ser o emissor que ao aquecer varia um bocado a frequencia ou distorce a modulaçao da emissão, isso so analizando com um osciloscopio a monitorizar a emissao e as saidas dos canais para descobrir a causa dessa interferencia. Pode ser afinaçao na parte de RF do emissor.Terei todo o gosto em ajudar a resolver esse problema pois disponho de um osciloscopio portatil e da para levar para o lago.
A primeira impressão é a que fica, mas só se o toner fôr bom!

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » terça nov 07, 2006 5:32 pm

Obrigado "Pro" desculpe ainda não conheço o seu nome.
Mas é isso mesmo,tenho o tal módulo codificado,as " turbulencias"aparecem sempre em dois servos, que estão fora dos codificados são sempre os mesmos sintomas
O meu rádio é um F-16 da futaba
Eu penso que o problema não se dá no inicio da sessão ,dá-se mais tarde

RogerPro
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta ago 10, 2006 10:22 am

Mensagem por RogerPro » terça nov 07, 2006 5:46 pm

Chamo-me Rogerio, se sao so esses 2 servos a ficarem com tremelicos o caso è mais simples, eu trocava ou ia preparado com 2 servos extras e quando isso começasse a acontecer ligava-os nesses canais para ver se sao os servos que estao com humidade no potenciometro, acontece muito, caso com 2 servos boms continuem os tremelicos entao devem ser os potenciometros dos stiks do radio emissor que ja estao com as pistas de carvão gastas, por vezes um spray de electronica sem residuos limpa os potenciometrose duram mais ums anos.
A primeira impressão é a que fica, mas só se o toner fôr bom!

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » terça nov 07, 2006 5:54 pm

Rogério ainda por cima esses servos estão modificados para girarem 180º e o outro servo está transformado em guincho.
:D :D :D Tenho cá também esse spray contra a humidade ,vou desmanchar as engenhocas e dar uma limpeza

Marcal
Grumete
Grumete
Registado: domingo jun 15, 2008 2:09 pm

Mensagem por Marcal » sexta jul 04, 2008 10:30 am

Saudacoes, 10 servos mais modulos e bomba de agua conseguem por uma corrente consideravel no circuito electrico, nos avioes grande escala usa-se alimentacao externa com packs de grande descarga HV ou LiPos de 7,4V com estabilizadores de tensao para evitar que a tensao no circuito desca abaixo dos 3,5V, se isto acontecer o receptor desliga-se.
Portanto o problema podera estar na bateria de alimentacao da recepcao, e o facto de so apos algumas horas se verificar isso, e um indicador desse problema.
A carga da bateria comeca a descer a resistencia interna aumenta e a exigencia de corrente mantem-se o que provoca uma queda na tensao de alimentacao e ai os problemas comecam e sao facilmente confundidos com interferencias pois os sintomas sao semelhantes.
O meu conselho compre 5 celulas 4300mA Intelect ou GMVIS ou GP com a designacao de HV, normalmente usadas nos carros electricos e que aguentam 30 A em continuo com muito pouca queda de tensao, ou compre um BEC que aguente uns 10 amperes e ligue-o a bateria de gel que deve ter para alimentar o motor.
Afaste do receptor o variador bem como os fios que alimentao o motor pois apesar de ser corrente continua os variadores funcionam como interruptores de alta frequencia, nao aumentam ou diminuem a tensao, controlam os motores aumentando ou diminuindo a frequencia com que fecham o circuito. O meu variador LRP Quantum vai ate aos 14KHz e isto da origem a campos electromagneticos que podem provocar interferencias.
Por ultimo compre um bom testador de baterias como o Futaba BR2000 que testa o pack com uma corrente que pode ir ate aos 3A o que ja simula meia duzia de servos, de certeza que ira ter uma surpresa ao fim de uma ou duas horas de uso ao ver a tensao do pack cair para 3 ou 4V a uma carga de 3 amperes, e para alem de testar as baterias ainda faz a descarga destas para reciclagem.

Responder