Ajuda com rádios

Responder
Skipper
Contra-Almirante
Contra-Almirante
Registado: sexta set 22, 2006 1:32 am
Localidade: Caxias

Ajuda com rádios

Mensagem por Skipper » sábado set 30, 2006 7:28 pm

Olá a todos

Comprei recentemente, em segunda mão, um emissor rádio da Kyosho com 2 canais (AM) mod PERFEX KT-51 e um receptor também Kyosho PERFEX.
Mal a encomenda chegou, experimentei-os logo com um servo da Graupner C-512 e funcionaram perfeitamente.

Liguei o receptor aos servos do meu NorthWind - 1 - Graupner C-512 e 1 Hitec HS-635HB e funciona às mil maravilhas.

Liguei-o aos servos do Fairwind - 1 Futaba S-3003 e 1 Futaba Regatta ECO e, este último não funciona. O servo está bom porque liguei-o a um outro receptor, Graupner B4 SSM 40B (40 Mhz), e funciona perfeitamente.

Em resumo, o Futaba Regatta ECO funciona com o receptor Graupner mas não com o Kyosho.

Alguém me pode elucidar sobre este facto que para mim é um mistério?

Desde já, muito obrigado.

Bons ventos!

RogerPro
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta ago 10, 2006 10:22 am

Mensagem por RogerPro » domingo out 01, 2006 12:50 am

Eu verificava se a ficha do servo esta a fazer bom contacto com o receptor, tambem media a tensao que o receptor esta a enviar para a alimentaçao do servo, pode o Bec do receptor nao ter corrente suficiente para o servo, se for o caso alimente o servo directamente com 5 celulas ou 6volts
A primeira impressão é a que fica, mas só se o toner fôr bom!

Skipper
Contra-Almirante
Contra-Almirante

Mensagem por Skipper » domingo out 01, 2006 8:54 pm

Muito obrigado Pro!

A solução foi pôr o rádio Graupner no Fairwind e passar o Kiosho para o NorthWind. Assim tudo funciona bem e não é preciso complicar a coisa.

Obrigado pela explicação mas, tal nunca tinha visto. Pensei que o receptor apenas fizesse de passagem à corrente elétrica para um lado ou para o outro (para caçar ou folgar) segundo a ordem que recebia do emissor.

Para mim, a eletrónica, é tipo física quântica - não precebo nada...

Já agora, e aproveitando o balanço, qual é a vantagem(s) de se usar AM, FM ou UHF?
Até há poucos dias, nem sabia que havia vários tipos de onda para estas aplicações.

Bons ventos!

RogerPro
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta ago 10, 2006 10:22 am

Mensagem por RogerPro » domingo out 01, 2006 9:56 pm

O AM è um sistema de emissao mais antigo em que a portadora de emissao è modulada em amplitude e normalmente sao frequencias mais baixas e mais sujeitas a interferencias, este sistema tambem apresenta pouca definiçao e ocupa mais largura de banda, o FM e outras acima usam modulaçao da portadora por frequencia, tem muita definiçao, larguras de banda estreitas e maior alcance com a mesma potencia, como exemplo pode escutar uma estaçao num radio de AM e comparar com a do FM normal, a do FM è mais nitido.
A primeira impressão é a que fica, mas só se o toner fôr bom!

Skipper
Contra-Almirante
Contra-Almirante

Mensagem por Skipper » domingo out 01, 2006 10:25 pm

Ok Pro

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Bons ventos!

Onofre Martins
Cabo
Cabo
Registado: quinta out 26, 2006 5:47 am
Localidade: Manaus-Am.

RC

Mensagem por Onofre Martins » sábado nov 18, 2006 9:27 pm

Uma pergunta de quem não conhece nada de rc.: é possível usar o mesmo "rc" para mais de um barco, ou cada barco tem que ter o seu "rc"? :?

Helderluiss
Almirante
Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » sábado nov 18, 2006 10:02 pm

O rádio à partida serve para ser utilizado em vários modelos bastando para tal retirar o receptor de um modelo para outro.

Onofre Martins
Cabo
Cabo

Onofre Martins

Mensagem por Onofre Martins » sábado nov 18, 2006 10:41 pm

Obrigado Helder, valeu pela explicação.

Onofre Martins
Cabo
Cabo

?

Mensagem por Onofre Martins » domingo nov 19, 2006 8:55 pm

Se entendi, eu posso colocar um outro servo em outro barco com a msma. frequencia do rc e tudo bem, vou utilizar o msm rádio para barcos diferentes.

Paulo Simões

Re: ?

Mensagem por Paulo Simões » domingo nov 19, 2006 9:33 pm

Onofre Martins Escreveu:Se entendi, eu posso colocar um outro servo em outro barco com a msma. frequencia do rc e tudo bem, vou utilizar o msm rádio para barcos diferentes.
Não Onofre, vou explicar de outra forma.

- Para controlares um barco necessitas de um rádio com pelo menos dois canais.
- Esse rádio terá uma frequência para poder comunicar com o receptor que está dentro do barco.
- O receptor terá de ter pelo menos dois canais também (mas pode ter mais, não serão é utilizados com esse rádio).
- Esse receptor terá de funcionar na mesma gama de frequências que o rádio.
- Os servos são pequenos "dispositivos" que são controlados via rádio atravez do receptor.

Em suma, os servos ligam ao receptor e este recebe informação do rádio.

Se tiveres mais que um barco, podes deixar ficar os servos, pois estão montados e afinados para controlarem o barco e não convem andar a tirar e pôr, mas podes desligar o receptor e instalares noutro barco que também já tenha servos montados.

Assim ficas com um rádio, um receptor e dois ou mais barcos, controlados pelo mesmo rádio e na mesma frequência.

Fui claro?
Última edição por Paulo Simões em segunda nov 20, 2006 12:05 am, editado 1 vez no total.

Onofre Martins
Cabo
Cabo

Claríssimo

Mensagem por Onofre Martins » domingo nov 19, 2006 11:45 pm

Claríssimo amigo Paulo,

Você foi claríssimo. Não deixo de elogiar este forum, porque, é formado por verdadeiros amigos, desprovidos de todo e qualquer orgulho ou vaidade, mas que ao contrário, se prestam a ensinar todo o seu ofício, experiência aos mais novos membros e recém-nautimodelistas.

Muito obrigado mesmo. Sempre estarei tirando minhas dúvidas nos diverdos tópicos do forum.

Abraços.

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Re: Ajuda com rádios - compatibilidade entre marcas

Mensagem por pjesus » segunda fev 01, 2010 7:35 pm

Ora viva!

Tenho andado com umas dúvidas, vim pesquisar e parece-me um tópico apropriado...

Compatibilidade entre marcas

Até agora sempre tive um rádio para cada modelo mas estou a considerar reaproveitar os rádios para diferentes modelos.

Sempre pensei que qualquer combinação Tx/cristais/Rx servisse, mas já me disseram e li aqui também que depende das marcas, e que pelo menos os cristais têm que ser da marca do Rx ou Tx onde estão enfiados.

A minha questão é que como estava a pensar comprar em 2ª mão pode aparecer um negócio porreiro.

Exemplo prático
Tendo o rádio Futaba Attack 2ER (AM 40MHz) posso ligar a um receptor HiTec (p.ex.) com um conjunto de cristais qualquer na gama 40MHz?

Ou mais vale estar quieto e procurar Futaba? :roll:

Obrigado,

Tiago

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: domingo jun 03, 2007 12:56 am
Localidade: gafanha da nazare
Contacto:

Re: Ajuda com rádios

Mensagem por paulo agra » segunda fev 01, 2010 11:00 pm

Tiago esses rádios ainda encontras receptores novos por uns 25€
quanto a usar outro de outra marca :neutral16: :neutral16: :neutral16: se calhar se forem também 40MHz :neutral16: isso se calhar até estou a escrever disparates
eu também ando a volta com o mesmo problema alguns barcos e poucos radio e claro € € € :neutral19: :neutral13:
:ajuda: :ajuda: :ajuda: precisava de ajuda queria saber se alguém conhece este radio e esta marca
Imagem
é de avião será que vale alguma coisa e dará para o meu rebocador ?????
esta em vista de me arranjarem um o que dizem ??

kamikaze
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: segunda out 06, 2008 10:12 pm
Localidade: Lisboa

Mensagem por kamikaze » segunda fev 01, 2010 11:19 pm

Olá

eu prefiro sempre tx e rx da mesma marca . Em principio a Futaba e Hitec funcionam com cristais com "shift" negativo , mas o receptor pode ser de seleção automatica entre shift negativo ou positivo , ou ser de "shift" selecionável. Consultar a marca e modelo.

no meu caso tenho emissor hitec com receptor futaba mas só trabalha tudo com 2 cristais futaba :neutral16:

ainda há a questão do single-conversion e dual-conversion em que não há margem para trocas porque não irá resultar mesmo.

Não se esqueçam de fazer um teste de alcançe depois de uma alteração destas !

Nunca usei mais a sério radios AM , pode ser que alguém dê aqui mais umas dicas..

:neutral10: :neutral6:

kamikaze
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: segunda out 06, 2008 10:12 pm
Localidade: Lisboa

Mensagem por kamikaze » segunda fev 01, 2010 11:39 pm

Oi Paulo Agra

eu uso há muito tempo um conjunto emissor / receptor para avião (hitec zebra 4ch FM) nos meus barcos e nunca tive nenhum problema . Normalmente estes rádios são de longo alcançe e o receptor costuma ser bastante pequeno !

No meu rádio o stick da potência ( esquerda) não é teimoso nem ao centro nem ao mínimo , ou seja , fica onde o deixamos , o que dá um certo jeito . Tenta saber se é o caso desse , que eu vou procurar tb .

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » terça fev 02, 2010 10:58 pm

obrigado kamikaze
a única coisa que descobri foi isto

4-CHANNEL FM DIGITAL PROPORTIONAL
RADIO CONTROL SYSTEM
Modern styled 4 channel digital proportional
radio control system suitable for all kind of
indoor & parkfl y models as well for medium
sized electric powered models.
The radio features servo reverse function
on all 4 channels, a charge socket and
fl ightsimulator socket. The transmitter can
be used as control system for the fl ight
simulator REFLEX XTR, etc...
The radio set is supplied with a long range
5 channel micro receiver and 3x B160
7.5g micro servos suitable for most small
models.
SET CONTENTS
• 4 Channel transmitter
• 5 Channel Micro receiver (long range)
• 3 pcs Micro servos 7,5g B-160
• 1 pair of crystals

O sistema de controle de rádio proporcional digital denominado
moderno de 4 canais apropriado para todo o tipo
de indoor & do parkfl e modelos também para modelos
eléctricos médios.
O rádio caracteriza a função reverso servo em todas os 4 canais,
tomada de carga ,tomada para simulador de voo.
O transmissor pode ser usado como o sistema de controle para o REFLEX XTR
, etc. ou simulador do voo
O jogo de rádio é fornecido com receptor de 5 canais
de longo alcance ,3 micro servos de
B160 7.5g os micro servos são apropriados para a maioria de modelos
pequenos.

paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Re: Ajuda com rádios - compatibilidade entre marcas

Mensagem por paulo capelo » quarta fev 03, 2010 12:19 pm

pjesus Escreveu:Ora viva!

Tenho andado com umas dúvidas, vim pesquisar e parece-me um tópico apropriado...

Compatibilidade entre marcas

Até agora sempre tive um rádio para cada modelo mas estou a considerar reaproveitar os rádios para diferentes modelos.

Sempre pensei que qualquer combinação Tx/cristais/Rx servisse, mas já me disseram e li aqui também que depende das marcas, e que pelo menos os cristais têm que ser da marca do Rx ou Tx onde estão enfiados.

A minha questão é que como estava a pensar comprar em 2ª mão pode aparecer um negócio porreiro.

Exemplo prático
Tendo o rádio Futaba Attack 2ER (AM 40MHz) posso ligar a um receptor HiTec (p.ex.) com um conjunto de cristais qualquer na gama 40MHz?

Ou mais vale estar quieto e procurar Futaba? :roll:

Obrigado,

Tiago

Encontrei esta resposta, pode ser que te ajude:

ola
estou com duvida sobre o cristal
se tenho um transmissor e receptor de uma marca, posso usa um cristal de outra marca ou precisa ser da mesma marca que o receptor?
obrigado
--------------------------------------------------------------------------------
O cristal só precisa ser compatível com ambos, mas a marca pode ser qualquer uma.

O cristal do transmissor depende da marca do transmissor, mas não precisa ser feito pela própria. Por exemplo, cristais de transmissor GWS funcionam perfeitamente em transmissores Futaba, mas não nos Hitec.

O cristal do receptor precisa ser compatível com o tipo do mesmo, que dependendo pode ser microcristal single conversion, cristal tamanho normal single conversion, cristal dual conversion.

http://www.e-voo.com/perguntas/index.php?p=14&f=&a=3

paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo » quarta fev 03, 2010 12:29 pm

Paulo Agra,

Os dois pontos negativos que vejo no rádio são o facto de não ter display para poderes visualizar as informações e não ter memórias, ou seja, dá só para um modelo ou todos os modelos terão que ter a mesma configuração.

De resto parece rasoável. É de uma marca desconhecida, mas não é por isso que não vai dar para o teu barco. Verifica na net as opiniões sobre a marca.

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta fev 03, 2010 3:03 pm

OPbrigado pela ajuda, Paulo ;-)

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » quarta fev 03, 2010 11:27 pm

paulocapelo Escreveu:Paulo Agra,

Os dois pontos negativos que vejo no rádio são o facto de não ter display para poderes visualizar as informações e não ter memórias, ou seja, dá só para um modelo ou todos os modelos terão que ter a mesma configuração.

De resto parece rasoável. É de uma marca desconhecida, mas não é por isso que não vai dar para o teu barco. Verifica na net as opiniões sobre a marca.
:obrigado:
esses dois pontos não são muito negativos, pois actualmente não me posso dar a despesas tem de ser mesmo rádios baratuchos :oops:
a opinião que queria, alem de saber se poderia utilizar um radio de aviões em barcos era se alguém conhecia a marca :ajuda:
vou procurar tentar encontrar mais informação antes de me comprometer

Responder