Controlar motores de passo sem utilizar Computador

Responder
Flávio Correia
1º Subsargento
1º Subsargento
Registado: quinta fev 16, 2012 11:50 am
Localidade: Pinhal dos frades

Controlar motores de passo sem utilizar Computador

Mensagem por Flávio Correia » quarta mar 14, 2012 12:31 pm

Boas pessoal.

Eu tenho aqui 2 motores de passo de uma impressora muito bons e queria conseguir os controlar sem ter de recorrer a computador para os conseguir instalar no barco RC.
Aqui abaixo fica o esquema de como conseguir fazer isso sem o uso de um computador. Ainda não testei, mas irei testar e depois direi se funciona ou não. Mas tenho a certeza que irá funcionar.
Circuito aumentado.JPG
Estes motores são muito bons pelo seu nivel de precisão e em certos casos pelo consumo baixo de corrente.

Qualquer duvida que tenham é so apitar.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cumprimentos
Flávio Correia

kamikaze
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: segunda out 06, 2008 10:12 pm
Localidade: Lisboa

Re: Controlar motores de passo sem utilizar Computador

Mensagem por kamikaze » quarta mar 14, 2012 6:48 pm

:neutral10:

Vais desenhar esse circuito em PCI (placa circuito impresso), certo ? que programa usas ?

Flávio Correia
1º Subsargento
1º Subsargento

Mensagem por Flávio Correia » quarta mar 14, 2012 7:05 pm

Boas, estava a pensar comprar uma placa furada que se vende mesmo para este tipo de trabalhos.
Eu tenho aqui algures num cd um programa para fazer isso mas ja tem uns anos isso é garantido.
Mas tambem de que me adianta, eu não tenho aquela cuba com uma especie de acido para fazer as pistas, e isto é uma coisa muito simples não penso ser necessario.

Mas para ja vou usar uma placa de testes para ver se funciona. so depois passo a frente.
Cumprimentos
Flávio Correia

alexmc
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quarta dez 13, 2006 12:43 am

Mensagem por alexmc » quarta mar 14, 2012 7:08 pm

:neutral10:
Vou acompanhar este tópico porque tenho muitos motores step-by-step e queria aproveitá-los!
(não percebo é nada de electrónica, por isso tenho de ir a reboque)
~~~~~ Bons Ventos ~~~~~

Flávio Correia
1º Subsargento
1º Subsargento

Mensagem por Flávio Correia » quarta mar 14, 2012 7:23 pm

Eu vou fazer isso, mas ainda tenho de adiantar mais o barco, se não depois começo uma coisa e não acabei ainda outra e quando dou por mim está tudo uma trapalhada.

O esquema para o fazer trabalhar sem o computador ja esta, agora so falta encaixar o sistema de controlo remoto. ao qual não vai ser facil. mas ando a procura de soluçoes.

é que segundo o desenho S1 e S2 são o genero de 2 interruptores que em simultaneo ou fazem girar para um lado /ou para o outro/ Parar /e voltar à posição de origem.
Queria reduzir isto para girar Esq ou Drt e parar, assim um micro servo conseguia fazer o pretendido.
Esta é a minha ideia, Se tiverem outra maneira que gostariam de controlar os motores de passo digam.
e nem pensem num circuito independente por controlo remoto. isso ja ultrapassa um pouco o meu conhecimento, mas seria o ideal.
Cumprimentos
Flávio Correia

Flávio Correia
1º Subsargento
1º Subsargento

Mensagem por Flávio Correia » quarta mar 14, 2012 8:55 pm

kamikaze Escreveu:
Vais desenhar esse circuito em PCI (placa circuito impresso), certo ? que programa usas ?
Boas kamikaze
Eu não tenho bem a certeza mas este nome eagle não me é estranho. contudo a versão que eu tenho ja deve estar desatualizada e não sei onde anda.
Arranjei este programa que é igual ao que eu usava mas esta é em ingles. espero que não seja problema.
Podes o descarregar aqui;

http://www.cadsoftusa.com/downloads/?language=en

Já não me lembro la muito bem de como funciona mas se houver dificuldades eu tento dar uma ajuda. é uma questão de ir inventando.

Espero te ter sido util. abraço

Outra coisa, essa é uma versão gratis, ou seja so dá para fazer placas de 10x8.
Cumprimentos
Flávio Correia

kamikaze
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por kamikaze » quarta mar 14, 2012 9:58 pm

Eu uso o Eagle , sem limitações porque está "crackeado". Para mim é dos melhores que já usei , tem bibliotecas gigantescas de componentes, faz "auto-route" que dá jeito para projectos maiores. Por acaso agora não o tenho instalado mas vou procurar o cd .

Mas, sabes a técnica de usar caneta permanente nas placas já pré-sensibilizadas ? É suficiente para esse teu projecto , uma caneta de traço médio, soda cáustica, luz ultravioleta, percloreto de ferro e... voilá !

Flávio Correia
1º Subsargento
1º Subsargento

Mensagem por Flávio Correia » quarta mar 14, 2012 11:04 pm

Não me consegues arranjar isso? Era um mimo :)
Cumprimentos
Flávio Correia

kamikaze
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por kamikaze » quinta mar 15, 2012 10:10 am

vou procurar , instalar no meu e envio-te tb

Flávio Correia
1º Subsargento
1º Subsargento

Mensagem por Flávio Correia » quinta mar 15, 2012 10:55 am

Bom dia

Tens algum conhecimento de electronica?
Cumprimentos
Flávio Correia

Flávio Correia
1º Subsargento
1º Subsargento

Mensagem por Flávio Correia » terça mar 20, 2012 1:18 pm

Boas a todos.

Como foi aqui demonstrado algum interesse tenho andado bastante empenhado em desenvolver um circuito em que com um unico canal se conseguia controlar o motor de passo para a Esq e para a Drt
Ao que parece é possivel mas com um microcontrolador programado antecipadamente atraves de um computador.
Este processo é muito utilizado para diversos sistemas mas é algo que eu não domino e teria de estudar mais para tentar fazer.

Encontrei uma pessoa que arranja este tipo de circuitos ja montado e pronto a instalar mas o seu custo é de 20 e poucos euros mais portes de envio, algo que me parece a mim muito bonito mas muito caro visto que se arranja servos por menos de 10 euros.

Obrigando a dar razao ao kamikaze não por não se conseguir fazer mas por simplesmente ser mais barato.
Com um servo então ja se conseguia pressionar os 2 botoes S1 e S2 do esquema que ja foi aqui postado mais atras, tendo assim o controlo do motor de passo.
Ou então abdicam-se de 2 canais e já se consegue controlar a motor de passo, mas claro que ter 2 canais para controlar 1 motor parece muito chato.

Eu gostava imenso ter a solução para conseguir fazer esse circuito sem recorrer ao microcontrolador mas não há outra hipotese lamentavelmente.

Contudo nas minhas buscas encontrei 1 site bastantes interessantes para quem gosta de electronica e quer aplicar nos seus modelos.

http://www.diyrc.com

http://www.ef-uk.net/data/rc-switch.htm
Este foi facultado pelo kamikaze

abraços
Cumprimentos
Flávio Correia

Responder