Bomba de retirar água e/ou led avisador de água no porão.

Responder
Paulo Pacheco
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: quarta jul 29, 2009 8:07 pm
Localidade: Caminha

Bomba de retirar água e/ou led avisador de água no porão.

Mensagem por Paulo Pacheco » sexta mai 28, 2010 4:21 pm

Tanto andei....que encontrei!!! :D
De facto parece-me a forma mais razoável e funcional para o efeito, que passo a explicar:

Microswitch com braço de agulha de preferência.

Bolinha de esferovite espetada na ponta do braço acima referido.

Bomba da Graupner (G1951) auto-aspirante.

Alimentação.

O sistema é simples, tal como nas embarcações em tamanho real........a boia (bolinha de esferovite no braço do microswitch) fecha o circuito e activa a bomba.
No caso do Led avisador, o circuito é o mesmo, mas atenção que o Led terá de ser de alto brilho, para ser visto em pleno dia.
Simples, barato, e funcional!!!! :neutral10:
:neutral8:
PP

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Re: Bomba de retirar água e/ou led avisador de água no porão.

Mensagem por pjesus » sexta mai 28, 2010 4:36 pm

Será que isso funciona num modelo?
Os veleiros andam quase sempre tão inclinados que a água não se deve manter no meio, não sei... :roll:

kamikaze
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: segunda out 06, 2008 10:12 pm
Localidade: Lisboa

Mensagem por kamikaze » sexta mai 28, 2010 11:43 pm

Convém testar se a água que entra no casco é suficiente para que a bóia em esferovite tenha força para vencer a mola do micro switch.

Durante a semana que vem vou estudar um circuito sensível à água , ou com ampop(amplificador operacional) ou um qq mosFet .São circuitos pequenos, leves , de baixo consumo , que fazem de "interruptores" quando no pino de entrada surge um sinal pequenissimo mas mais que suficiente para disparar um led ou mesmo essa bomba.

É só eu ter um tempinho...

:neutral10:

Paulo Pacheco
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por Paulo Pacheco » sexta mai 28, 2010 11:54 pm

pjesus Escreveu:Será que isso funciona num modelo?
Os veleiros andam quase sempre tão inclinados que a água não se deve manter no meio, não sei... :roll:
De facto é verdade, eles andam quase sempre inclinados, mas nem sempre.....tal como nem sempre metem água. O caudal desta bomba penso que seja suficiente para esvaziar a água que entra. O sistema será mais ou menos eficiente, dependendo do formato do casco e da afinação da altura em que a boia faz actuar a bomba. Eu vou utilizar o sistema em 2 barcos completamente distintos, um com o casco bem largo (Estelle) e o outro de Regata com o casco estreito e comprido (Sea Queen), neste ultimo ainda não decidi de opto pela bomba ou pelo Led ???? :roll:
Mas após a instalação do sistema eu postarei aqui o resultado de ambos, pois penso ser uma das principais preocupações, sobre tudo quem navega em águas abertas e com ondulação ou em precursos mais extensos (sim, eu gosto de umas maratonas com os Cruzeiros :neutral1: ).
PP

Paulo Pacheco
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por Paulo Pacheco » sábado mai 29, 2010 12:09 am

kamikaze Escreveu:Convém testar se a água que entra no casco é suficiente para que a bóia em esferovite tenha força para vencer a mola do micro switch.

:neutral10:
O microswicht que tenho (graupner), quase não faz resistencia mecanica e o funcionário da loja onde encomendei o segundo (não sei qual o fabricante) garantiu-me que os de braço de agulha são super sensiveis ao toque, terei apenas (segundo ele) que regular o tamanho da bolinha de esferovite. Eu até acho que irei optar antes por outra forma geométrica precisamente para aumentar a sustentação.
De qualquer forma é bom ter outras opções, estarei atento à sua!!!! É sempre bom termos alternativas!!!
:neutral8:
PP

Responder