ANTENAS

Responder
MG
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado mar 15, 2008 11:49 pm
Localidade: Carcavelos

ANTENAS

Mensagem por MG » terça jul 22, 2008 12:28 am

Boas a todos
A possibilidades de esconder a antena (fio electro)de recepçao dentro o barco (escondela) sem perturbar o receptor?
No meu modelo ,a antena fica feio e ves . :(
Tenho uma soluçao mas nao sei se é´viable (ligua o fio com uma caixa de jonction numa corda de pianno fina).

maposa
Grumete
Grumete
Registado: domingo dez 09, 2007 9:15 pm

Mensagem por maposa » terça jul 22, 2008 11:18 am

há agora e há ja uns tempos um sistema que se chama spektrum , tem mais alcance que os radios normais , com fail safe, e o fio de antena é mto mais pequeno.
www.spektrumrc.com

LuisMauricio
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: sexta nov 03, 2006 12:38 am
Localidade: Lumiar Lisboa

Re: ANTENAS

Mensagem por LuisMauricio » terça jul 22, 2008 4:14 pm

MG Escreveu:Boas a todos
A possibilidades de esconder a antena (fio electro)de recepçao dentro o barco (escondela) sem perturbar o receptor?
No meu modelo ,a antena fica feio e ves . :(
Tenho uma soluçao mas nao sei se é´viable (ligua o fio com uma caixa de jonction numa corda de pianno fina).
Caro Miguel Gonçalves
Não existem entraves em colocar a antena no interior do casco desde que não seja em carbono.
Caso já tenha colado o convés e tenha difícil acesso ao interior, coloque manga plástica maleável que deverá ser previamente "ondulada" com calor (secador de cabelo) e adaptada ao formato do interior do modelo, i.e. vai desde a zona do receptor, dá a volta na proa e volta pelo lado contrário (contorna o interior do casco).
Coloque um pingo de cola (ou tira de fita-cola) em cada ponta da manga apenas para segurar.
Pelo interior desta manga, faça passar a antena do receptor (NUNCA deve cortar a antena ou aumentar o comprimento).
Dá um bocado de trabalho na "adaptação" ao interior, mas resulta.
Mesmo para pequenas distâncias de recepção (como é o caso dos barcos) a antena do receptor não deverá ficar muito "direita" sob pena de perder sinal quando estiver "apontada" directamente à antena do emissor.
Utilizo este sistema de "zigue-zague" (zig-zag) no interior da fuselagem de aviões e planadores sem problemas, mesmo em distâncias consideráveis (quase a perder de vista).
Como "manga" poderá até utilizar palhinhas de refrescos, mas será melhor tubo fino de borracha maleável.
A manga termoretráctil não é aconselhável pois pode "apertar" muito no aquecimento (para o zig-zag) e não permitir a passagem fácil da antena.

De certeza haverá alguém com outras dicas, sempre bem-vindas.

Saudações deste seu admirador. :lol:
Deus fez apenas algumas cabeças perfeitas. As outras cobriu com cabelo.

MG
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado mar 15, 2008 11:49 pm
Localidade: Carcavelos

Mensagem por MG » quarta jul 23, 2008 12:27 am

Boas Luis
Obrigado pela dica :D (vo optar pelo zig zag )assim a antena nao tira a esthetica do modelo :D (quando estiver acabado vais comprender porqué ) ;-) .

gustavo tente
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta nov 29, 2007 8:47 pm
Localidade: LISBOA
Contacto:

Mensagem por gustavo tente » quarta jul 23, 2008 1:01 am

boas,

É uma boa ideia...vou fazer o mesmo no meu F1, sendo uma antena pequena nao tem problema? penso que os modelos sem a antena a vista ficam muito melhores, mais reais... caro LuisMauricio, acha que ha problema de num Bandit 3.5cc haja problemas de recepçao?

Um abraço
GT ARB

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta jul 23, 2008 1:13 am

Esse esquema que o Luís indicou creio que é o usado por muita gente nos veleiros.

Eu pelo menos fiz algo semelhante no Nicole II:
Imagem
Aquela ponta perto da abertura é para facilitar uma eventual substituição/reparação.
Luís Maurício Escreveu: Deus fez apenas algumas cabeças perfeitas. As outras cobriu com cabelo.
Continuo a achar esta frase o máximo :lol:

Pedro Alves da Silva
Contra-Almirante
Contra-Almirante
Registado: domingo mai 18, 2008 10:01 am
Localidade: Setubal

Mensagem por Pedro Alves da Silva » quarta jul 23, 2008 10:34 am

Amigos
Um artigo interessante sobre as antenas neste site
Recomendo vivamente que o leiam :shock:

http://www.rc-cam.com/ant_exp.htm

Um Abraço
Imagem

Imagem
[/url]

LuisMauricio
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: sexta nov 03, 2006 12:38 am
Localidade: Lumiar Lisboa

Mensagem por LuisMauricio » quarta jul 23, 2008 10:59 am

gustavo tente Escreveu: ...acha que ha problema de num Bandit 3.5cc haja problemas de recepçao?
Normalmente, não há problemas com motores nitro. Poderá haver, sim, com motores a gasolina mas apenas devido a hipotéticas interferências da ignição electrónica (motores mais antigos). Como norma, nos aviões, "não passa nada metálico para a frente da "parede de fogo" (comando do carburadr, etc) para evitar a propagação de interferências para "dentro" do modelo através de cabo metálico.
O melhor é efectuar o "teste de alcance" ... vai um colega para a outra margem com o modelo (uma distância de segurança .. +/- 300 ou 400 m), e do lado de cá vão actuando nos comandos do emissor.
pjesus Escreveu: Esse esquema que o Luís indicou creio que é o usado por muita gente nos veleiros
Pode ser visto no tópico de construção de MicroMagic, quando iniciei a construção em 2006 ... foi depois dada a dica da palhinha de refrescos pelo Artur Marques (deixo aqui uma vénia ao mestre 8) ).

Quando falo em zig-zag significa ondulação da manga... não é obrigatório um zig-zag perfeito.

Só após o envio deste post é que li a msg do Pedro Silva ... vale a pena ler.

Saudações
Deus fez apenas algumas cabeças perfeitas. As outras cobriu com cabelo.

Responder