Boas a todos

Responder
resinba
Grumete
Grumete
Registado: sexta set 14, 2007 10:20 pm

Boas a todos

Mensagem por resinba » sábado jun 21, 2008 11:17 am

Boas a todos, como já reparei por cá existe pessoal interessado em fazer um speed control caseiro, eu vou vos indicar um link para um fórum de electrónica tuga onde já estou inscrito há algum tempo e onde postei o projecto para um speed control para motores de escovas, assim quem estiver interecado é ir lá dar um pulinho e tirar a informação, caso detectem bugs informem.

Para mais o projecto está para ser alterado para o uso de um PIC 16F88, que irá dar a possibilidade de outras alterações entre as mais importante será a BEC, para alem disso o projecto está para ser alterado de maneira a ser usado tanto em rotação do motor num ou nos dois sentidos.

Mas então aqui fica o link para o dito projecto.

http://www.electronicapt.com/forum/inde ... 208.0.html

RogerPro
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta ago 10, 2006 10:22 am

Mensagem por RogerPro » terça jun 24, 2008 12:24 am

Boas, bem vindo, ja fiz algums variadores com essa pic e os resultados são satisfatorios, a 16f88 è melhor, se estas a compilar um programa, podes usar o oscilador de clock interno, è muito preciso e poupas no cristal.
Os novos fets tipo Mosfet tambem são mais recomendados que o velhinho Buz11, teem menos resistencia interna e aquecem menos. ;-)
A primeira impressão é a que fica, mas só se o toner fôr bom!

resinba
Grumete
Grumete
Registado: sexta set 14, 2007 10:20 pm

Mensagem por resinba » terça jun 24, 2008 11:15 pm

Sim é verdade que o PIC 16F88 é muito melhor que o 16F84A, mas este projecto foi mesmo uma carolice para saber até que ponto estava capacitado com a programação.

Quanto aos mosfetes, por acaso, depois de ter terminado este projecto reparei que existiam uns "rapazinhos" tipo integrado (se não me engano com 6 pinos), que ia até 20V e um porradão de corrente, mas pronto isto foi uma carolice minha e que disponibilizei para o pessoal...

Agora estou em duvida se deva evoluir para o 16F88, ou usar um 12F6xx (não me lembro bem qual é), mas que tem um conversor AD interno, e claro tem menos pinos, e assim desperdiça-se pinos do chip...

Mas obrigadão pelo apoio ;)

Responder