barcos NQD

Responder
jorgebarros
2º Subsargent
2º Subsargent
Registado: terça set 18, 2007 1:23 pm
Contacto:

barcos NQD

Mensagem por jorgebarros » terça mar 18, 2008 4:23 pm

boas pessoal, em conversa com uma amigo meu k faz reparação de "cenas" electrónicas, deu-me uma ideia para modificar um dakeles barcos da NQD.

A ideia é a seguinte, (ver se me consigo esplicar:P) colocar 2 relés de 9v ligados ao dispositivo de origem do barco, ou seja, os fios k antes iam para os motores passam agora a servir para dar informação a cada um dos relés de kando o relé deve abrir e fechar, passam assim o relé a ser um tipo interruptor, podendo se ligar kalker bateria e motor, fica simplesmente limitado as características do relé.
Passa-se a sim a ter uma bateria mais fraca para dar informação ao "receptor " e uma bateria de melhor kalidade(+voltagem e mais amperagem) para os motores, evitando assim keimar o receptor.

se isto for útil a alguém posso tentar fazer um eskema.

cumps jorge barros

HangMan
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: quarta fev 20, 2008 9:50 pm

Mensagem por HangMan » terça mar 18, 2008 4:57 pm

boas,

a ideia é boa...eu tb já tina pensado numa coisa parecida...
a minha questão é se o sistema se torna viavel...

jorgebarros
2º Subsargent
2º Subsargent
Contacto:

Mensagem por jorgebarros » terça mar 18, 2008 6:01 pm

por aquilo k o meu colega me disse sim claro k é um sistema bastante rudimentar... e é tipo on off ou o motor esta desligado ou ligado.

Thomas.S
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante
Registado: quinta jun 28, 2007 8:04 pm

Mensagem por Thomas.S » terça mar 18, 2008 9:28 pm

Em minha opiniao nao compensa usar reles

1- O rele talvez nao aguentaria a corrente e a tensao necessaria para o motor andar a contento.

2- Ira adicionar muito peso extra para nada.

Ja existe um sistema que faz isso mas com uma bateria so chama-se variador, ou seja o variador envia uma tensao para o receptor menor (esta parte do variador chama-se BEC Battery Eliminator Circuit) do que e enviado para o motor.

Para os motores brushed tem muitos DIY de variadores na internet.

jorgebarros
2º Subsargent
2º Subsargent
Contacto:

Mensagem por jorgebarros » terça mar 18, 2008 10:06 pm

Um rele aguenta a descarga de uma bateria de um carro, kanto a mim axo k n é muito facil de keimar com as baterias k usamos.

Pelo menos os k eu tenho aki em casa, é um peso k kase se pode desprezarem relação a bateria por exempo.

Sei k existem esses dispositivos, e de certeza k sera muito mais caro k 2 reles lol. Os relés era so uma solução para kem n ker gastar muito dinheiro.

ps:sou apenas um curioso kanto a electrónica, só sei o k vejo por ai e o k me dizem, se acharem k estou errado estejam a vontade para o dizer :D

Thomas.S
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante
Registado: quinta jun 28, 2007 8:04 pm

Mensagem por Thomas.S » terça mar 18, 2008 10:15 pm

Jorge,

A ca so achei de 9v com 10A que depedendo do motor nao e o suficiente. Mas se for mais de 10A sera possivel usar rele. O variador nao e mais que um rele(on/off muito rapido para controlar a velocidade).

Acho que o projeto e interessante se for pelo fato de se aprender e desenvolver o conhecimento na eletronica.

Nao acho que seja pratico ter duas baterias e reles(on/off) so para economizar alguns euros.

Um Sugestao porque nao montar um variador(sem PIC para motores sem ecova)? Ira aprender muito na parte de eletronica(nao ira economizar euros em relacao a comprar pronto.

Thomas

Responder