Tecido para as velas

Responder
Paulo Simões

Tecido para as velas

Mensagem por Paulo Simões » terça out 11, 2005 7:48 pm

De que tecido deverão ser feitas as velas para os modelos de embarcações tradicionais?

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » quarta out 12, 2005 12:08 am

Paulo o tecido não deve ser muito performante,como dacron ou o mylar,no meu ver terá de ser um tecido a imitar vela velha cozido como manda o modelo,em principio deve ser um pouco resistente á agua pode até ser poroso tipo serapilheira mas mais fino.Onde compro?
É pá tem de ser com calma e tempo,os françeses cap maquetes têm um muito bom em varias cores,eu tenho aqui uma amostra ,depois logo se vê

Luís Tavares
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: terça out 11, 2005 11:19 am
Contacto:

Mensagem por Luís Tavares » quarta out 12, 2005 4:24 pm

Eu ainda não construí nenhum "tradicional".
Mas... e se fizermos as velas de vulgar pano de lençol e depois as mandarmos impermeabilizar numa vulgar lavandaria?
Como disse, não tenho experiência deste tipo de barcos (vou ter...) mas pelo preço vale a pena experimentar.
Luís Tavares

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » quarta out 12, 2005 4:53 pm

Luis TVRS pano de lençol está quase perfeito até se pode envelhecer.
E agora com as novas decorações até há uns panos de cortinas a imitar o velho,por ai ,"no problemo"

Luís Tavares
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Contacto:

Mensagem por Luís Tavares » quinta out 13, 2005 9:44 am

Melhorando a minha sugestão de ontem:
Depois de falar com a minha "consultora" lá de casa, concluo que o pano de algodão vulgarmente usado para lençóis é muito mole.
A solução deve ser PANO CRÚ. Já tem aquela cor que nos interessa, há várias espessuras e é fácil de encontrar (Ex. Armazéns do Minho em Lisboa).
Luís Tavares

Luís Tavares
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Contacto:

Re: Tecido para as velas

Mensagem por Luís Tavares » quinta dez 29, 2005 5:19 pm

Paulo Simões Escreveu:De que tecido deverão ser feitas as velas para os modelos de embarcações tradicionais?
No livro BARCOS de António Nabais, aparece na pág. 20 um retrato literário das embarcações tradicionais do Tejo escrito por Trindade Coelho, em que se lê:
...as canoas com a elegante vela latina, de linho crú...
Luís Tavares

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » quinta dez 29, 2005 5:50 pm

Luís,
acabei de falar com o Pina, que me disse que o linho cru foi utilizado mas tinha de levar um produto para impermeabiliza-lo.

O material que é utilizado nos Galeões, é o algodão, que infelizmente já não se fabrica em Portugal, mas sim no Norte de África.

Ele deu a sugestão de irmos a uma terrinha chamada Gaio/Rosário (Sarilhos pequenos) que tem lá uns individuos que fazem toldos e que têm velas antigas ainda das Fragatas, e poderão ter alguns pedaços que nos sirvam.

Tenho este contacto de um deles:
Moitatoldos Confecções de Toldos e Velas, Lda. - Bairro Gouveia, Vila Rosa, Lote 21 Alhos Vedros - 2860 Moita Telefone 212051311

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » quinta dez 29, 2005 6:01 pm

Já falei com o Sr Dário da Moitatoldos que me diz que, se os pedaços não forem muito grandes consegue arranjar. :D

Eles ao fim de semana não estão lá, estão a trabalhar fora.
Estão durante a semana até ás 19h. A segunda dia 2 de Janeiro não estão lá.

Ele aconselhou irmos lá com os desenhos á escala para tirar medidas. Muito fixe.

Luís Tavares
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Contacto:

Mensagem por Luís Tavares » quinta dez 29, 2005 6:33 pm

Paulo Simões Escreveu:Ele aconselhou irmos lá com os desenhos á escala para tirar medidas. Muito fixe.
Não se perde nada em pesquisar, mas manda-me a experiência passada a ir por outro caminho. Já utilizei este tipo de solução uma vez, e o material em que me fizeram as velas (era o dracon mais leve que tinham) revelou-se pesadão.
Mais, forneci os moldes em cartão, e mesmo assim foram 25 contos de material e trabalho (quê? Isso não se diz)...
Mas foi bom, foi remédio santo, treinei, insisti, aprendi a trabalhar com a máquina de costura, passei a fazer as minhas velas. As primeiras foram as do Pilgrim, que saíram óptimas.
E as da fragata vou eu fazê-las, pois então! Pano crú, de que há várias espessuras aqui no nosso mercado; linha das asa delta, que se vende aqui no Poço Borratém e há em várias cores.
Depois de feitas mando-as impermeabilizar na lavandaria, é uma coisa vulgar, o mesmo esquema que se faz nas gabardinas.
Última edição por Luís Tavares em quinta dez 29, 2005 6:38 pm, editado 1 vez no total.
Luís Tavares

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » quinta dez 29, 2005 6:38 pm

Luís Tavares Escreveu: Depois de feitas mando-as impermeabilizar na lavandaria, é uma coisa vulgar, o mesmo esquema que se faz nas gabardinas.
Pois, estava-me a faltar essa possibilidade de impermeabilizar na lavandaria... :oops:

Bem visto Luís.

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » segunda jan 02, 2006 8:29 pm

Já coloquei a minha mãe a fazer pesquisa nas lojas da especialidade.

Vai ver medidas e preços e vai também tentar trazer algumas amostras de linho e de pano cru de diferentes espessuras.

Eu ainda não sei as dimensões que vamos precisar de pano para as velas dos Galeões e da Fragata.

As bainhas não são muito largas pois não?

Luís Tavares
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Contacto:

Mensagem por Luís Tavares » terça jan 03, 2006 11:18 am

Paulo Simões Escreveu:Eu ainda não sei as dimensões que vamos precisar de pano para as velas dos Galeões e da Fragata.
As bainhas não são muito largas pois não?
Nas lojas chamam-lhe pano crú, encontra-se facilmente.
Medidas ainda não sei, só depois de desenhar as velas 1/14. É cedo... muito cedo, será a última fase.
Luís Tavares

pedro carvalho
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: terça mar 13, 2007 4:49 pm

Boa diversidade de materias..

Mensagem por pedro carvalho » quinta abr 19, 2007 2:03 pm

Gostaria também de comunicar, que existe uma boa diversidade de material para velas antigas, em Campo de Ourique, numa loja de nome Vidal. (Nossos conjuges conhecem bem :lol: :lol: ) para quem é de Lisboa ou mora cá perto.. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos

alexmc
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quarta dez 13, 2006 12:43 am

Mensagem por alexmc » domingo jul 19, 2009 11:01 pm

Para uma vertente mais actual de embarcações à vela, pode-se utilizar o material Tyvek (fatos de pintura brancos, geralmente da Dupont).
Segue link da ideia:
http://www.boat-links.com/Tyvek/

Bons Ventos

PS: vou já experimentar com o 1º fato que arranjar (usado, claro)
~~~~~ Bons Ventos ~~~~~

Skipper
Contra-Almirante
Contra-Almirante
Registado: sexta set 22, 2006 1:32 am
Localidade: Caxias

Mensagem por Skipper » quinta jul 23, 2009 10:57 am

Ainda não li o texto todo do site do link mas, como utilizador desses fatos, não me parece má ideia, É questão de experimentar.
alexmc Escreveu:PS: vou já experimentar com o 1º fato que arranjar (usado, claro)
Se quiseres, para a próxima semana, terei um fato destes para te oferecer. Terás a felicidade de ter umas velas devidamente "personalizadas" com uma decoração exclusiva feita com: primário "Primocon" (cinzento), anti-fouling preto "Micron Extra", betume epoxy "Watertight" (esverdeado), todos da Inernational Paints, Cetol Marine (cor teca) da Sikens e um fundo matizado com pó de estaleiro de Belém. Tenho a certeza que terás umas velas únicas... :neutral1:
O pessimista queixa-se do vento.
O optimista espera que ele mude.
O realista ajusta as velas.
Bons ventos!

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » quinta jul 23, 2009 11:17 am

Com sorte ainda leva um bocado de baba da cadela que vai buscar tudo o que se atira...

alexmc
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por alexmc » quinta jul 23, 2009 5:24 pm

Olá Skipper,

essas velas custarão um Grande fortuna: pintura personlizada e tintas de 1ª qualidade! :neutral18: :neutral18: :neutral18:
Nem as mylar custam tanto. :D

abs
~~~~~ Bons Ventos ~~~~~

Skipper
Contra-Almirante
Contra-Almirante

Mensagem por Skipper » quarta jul 29, 2009 1:02 am

Já tenho um fatito um pouco menos "decorado" e pronto para te enviar. Manda endereço por MP.
Abço!
O optimista espera que ele mude.
O realista ajusta as velas.
Bons ventos!

alexmc
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por alexmc » quarta jul 29, 2009 1:21 am

Caro Skipper,
será interessante e giríssimo fazer a experiência.
Mesmo a situação das manchas de tinta poderá resultar num visual bem engraçado esteticamente.

Segue MP

abs e Bons Ventos!
~~~~~ Bons Ventos ~~~~~

Skipper
Contra-Almirante
Contra-Almirante

Mensagem por Skipper » sábado nov 21, 2009 3:08 am

Então as velas? Será que o tecido é demasiado peludo? :toquenemposso: