Seminário sobre fabricação de velas

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carneiro
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Colocação das réguas

Mensagem por carneiro » domingo mai 18, 2008 12:39 pm

Agora vamos colocar as réguas.
Para fabricar réguas podemos usar uns bocados de acetato, por exemplo, daquelas folhas A4 que nas lojas que fazem fotocópias utilizam para fazer capas para documentos encadernados ou quaisquer outros bocados de acetato que encontremos com a espessura e flexibilidade que pretendemos.
Colamos no acetato a fita cola dupla face de 6 mm que utilizámos para colar os paineis das velas, e assim podemos colar as réguas de acetato nas velas.
Todavia, nestas velas que estou aqui a fazer, vou usar o material vendido para o efeito pelo Bantock.
Podem encontrar em www.sailsetc.com , no botão "Products" , depois "Sails" e depois "Materials". É o item BM-T. Trata-se de uma chapa de fibra de vidro autocolante, que traz uma película de transporte. Cortamos a régua que pretendemos, com o XActo, e colamos na vela.

Aqui nesta foto vemos a dita chapa e umas tiras para réguas já cortadas:

Imagem

Depois de colada a régua na vela, há que aplicar uns reforços nas extremidades da régua, para que esta não descole da vela quando esta bater com força pela acção do vento.
Para estes pequenos reforços usamos a fita autocolante de tecido de spi:

Imagem

Aqui nesta foto vemos melhor os reforços nas extremidades da régua:

Imagem

O reforço do lado da valuma vai colar-se na vela na outra face desta, isto é, na face oposta àquela em que está a régua. Deste modo, estamos também a reforçar a "costura " entre os dois paineis da vela, contribuindo para que não se descolem quando a vela bater com o vento. Aqui nesta foto vemos a face da vela oposta à da régua e o reforço a aparecer. O reforço está colado à régua, depois "dá a volta à valuma e cola-se na outra face da vela" :

Imagem

Está quase!!
Já só falta colocar os ilhós e pintar o emblema e os números...

hdpinto
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velas

Mensagem por hdpinto » quarta mai 28, 2008 2:40 pm

Espetacular lindas velas um dia ainda ei-de fazer umas velas assim para o meu MM tenho umas feitas por o Sr.Neves que me ajudaram a melhorar em muito o meu andamento mas esse material deixa-me com a pulga a traz da ourelha. Obrigado Sr. Carneiro por colocar a sua sabedoria mais uma vez ao dispor de todos o que contribui em muito para o almeto das performances dos nossos MM

OBRIGADO
MM POR 18
Bons ventos

carneiro
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Colocação dos ilhós e da numeração

Mensagem por carneiro » quarta mai 28, 2008 11:14 pm

Para colocar os ilhós nos punhos das velas utilizo os ilhós referidos lá mais atrás neste tópico, bem como o respectivo punção.
Para colocar o ilhó há que fazer previamente um pequeno furo na vela.
Para fazer o furo utilizo um arame de clip de escritório, afiado na ponta com uma lima. Aqueço-o ao rubro na dita ponta, num bico do fogão da cozinha e, tentando manter a mãozinha firme, faço o furito na vela, para posterior aplicação do ilhó.
Também servirá um ferro de soldar, se for um com a ponta a acabar em bico... só que não gosto de sujar o ferro de soldar com qualquer coisa que não seja solda ou o ácido para estanhar... enfim... manias.
No caso do MM só coloco ilhós nos punhos.
Para as filaças ao longo da testa da vela, limito-me a passá-las com uma agulha de costura, a frio, sem colocar ilhó.

Aqui nesta foto vemos um ilhó colocado:

Imagem

Já so faltam os números de vela, emblema da classe e letras de nacionalidade, se for o caso.

Utilizam-se canetas de feltro com tinta "indelével", isto é, aquelas que se compram normalmente nas papelarias para usar em acetatos. Efectivamente a tinta não é indelével, porque podemos apagar utilizando, por exemplo, álcool.
Podemos utilizar escantilhões, como o que se vê na foto para o algarismo 4, neste caso feito com um bocado de pacote de leite (este era de leite magro, mas pode ser meio gordo, ou gordo... embora para a generalidade da malta que anda nos MM eu recomende o leite magro...)

Imagem

Atenção a um detalhe!!
Há que respeitar as regras da classe quanto ao posicionamento do emblema e dimensão das letras de nacionalidade e dos números.
Não esquecer que os números e as letras de nacionalidade, na face de estibordo da vela, têm que ficar acima dos da face de bombordo!!!
Trata-se de um protocolo estabelecido há muitos anos nas regras de regata à vela internacionais!!

E, finalmente, está pronta a nova capação de Micro Magic!!

Resta envergá-la e experimentá-la.

Para ver esta agora concluída, ou alguma "irmã" em acção, os interessados poderão ir ver o Campeonato Nacional de Micro Magic em Coimbra, no Mondego, nos dias 7 e 8 de Junho de 2008

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Mensagem por Carlos Silva » quinta mai 29, 2008 12:27 am

Carneiro, apesar de ter assistido ao 1º curso e de ter seguido este atentamente, o que me serviu para acentar ideías, fiquei com uma dúvida, ( já não é muito mau :D ) quando no último post diz;
Para as filaças ao longo da testa da vela, limito-me a passá-las com uma agulha de costura, a frio, sem colocar ilhó.
Não sei se é pelo termo utilizado mas fiquei um pouco a leste, se puder dar mas uma achega sobre este ponto agradecia.

Agradecido por partilhar com todos os seus conhecimentos sobre este tema, quase tabú, no modelismo naútico. Muitos Parabéns :neutral7: :neutral7: :neutral7:

Cumprs.
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Dúvida

Mensagem por carneiro » quinta mai 29, 2008 7:43 pm

Carlos Silva Escreveu:
Para as filaças ao longo da testa da vela, limito-me a passá-las com uma agulha de costura, a frio, sem colocar ilhó.
Não sei se é pelo termo utilizado mas fiquei um pouco a leste, se puder dar mas uma achega sobre este ponto agradecia.
Caro Carlos Silva:
Fico contente por saber que há parceiros que acham algum interesse no que tenho vindo aqui a expôr.
Quanto ao que chamei filaças:
Trata-se daquelas, digamos, argolas feitas com o mesmo cabo das escotas ou do estai (enfim, feitas com linha) ou feitas em arame bastante fino (no kit completo de compra do Micro Magic vêm em arame) que servem para "fixar" ou "agarrar" a testa da vela grande ao mastro.
O que eu disse ali atrás é que, no caso do Micro Magic, não vale a pena estar a colocar ilhós metálicos nos sítios da vela onde vamos querer colocar as ditas filaças. Basta furar a vela com uma agulha e passá-las pelos buracos. Convém é que no local destes buracos a vela tenha um reforço. (No caso das velas que mostrei aqui, são aqueles reforços triangulares...)

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Mensagem por M.Neves » sexta mai 30, 2008 3:34 pm

Simplesmente, impecável !

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Mensagem por Carlos Silva » sábado mai 31, 2008 2:37 am

Carneiro, obrigado pelo esclarecimento da minha dúvida.

Tenho a certeza que muitos companheiros do forúm têm vindo ver este tópico mas como devem ser esclarecidos na matéria, ou por outro tipo de razões não põe dúvidas. :D
Por outro lado o tópico está muito bem conseguido e bem detalhado, com todas as explicações claras e precisas, será talvez também por isso a razão de ser, das poucas dúvidas.
Mais uma vez, muitos parabéns :neutral7: :neutral7: :neutral7:

Cumprs
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velas

Mensagem por Manuel Sá » segunda jun 02, 2008 10:52 am

Depois de ter frequentado o curso, agora perante o detalhe e a qualidade
com que foi feita esta apresentação, só posso dizer

:neutral7: :neutral7: :neutral7: EXCELENTE :neutral7: :neutral7: :neutral7:

Obrigado António Carneiro
MM "POR 50" - "Zinha" (ch 61 - 35.010)

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Complementos

Mensagem por carneiro » domingo jun 22, 2008 6:37 pm

Aqui vai um artigo que eu acho muito interessante, onde se pode recolher uma série de complementos sobre a matéria que tem vindo aqui a ser tratada.
Está em francês...afinal o autor é francês, portanto é natural que ele escreva a coisa em francês!

http://v4.minicoque.com/index.php?optio ... 84&catid=2

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Matéria prima

Mensagem por carneiro » terça jul 01, 2008 11:37 pm

Afinal, toda esta história do "seminário sobre fabricação de velas" começou com a formação de um grupo de compradores de película de polyester, (no verão de 2007...) dada a dificuldade em adquirir a coisa.

Tenho continuado à procura do "produto".
Em "posts" anteriores, neste tópico, referi o "site" francês da Bilboquet, onde se pode comprar bom material, mas um bocado carote, para dizer o mínimo. Mas que é bom, é!

Indico agora aqui outro "site" que encontrei e que acho que vale a pena explorar. É um fabricante inglês de velas para modelos RC, mas que vende a matéria prima (não é como outros que fazem um completo segredo da coisa...)

O endereço é www.pjsails.co.uk.

Ver o catálogo (catalogue) e no dito, ver "velas" (sails) e aí, na página 9, lá está a película, em espessura de 23 micron, de 36, ou de 50 micron, e parece que o homem vende a metro!

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supra

Mensagem por M.Neves » quarta jul 02, 2008 5:20 pm

Vamos, nessa, Amigo.
Nós queremos é, tecido para velas, que tenham um bom desempenho.
23 microns parece-me, ok!
Desde já pode contar comigo. É só acertar pormenores.
Claro, falamos de MM's e similares.
Para IOM's, e similares, a espessura é outra!

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Re: supra

Mensagem por carneiro » terça jul 08, 2008 5:33 pm

M.Neves Escreveu:Vamos, nessa, Amigo.
Nós queremos é, tecido para velas, que tenham um bom desempenho.
23 microns parece-me, ok!
Desde já pode contar comigo. É só acertar pormenores.
Caro Neves, vou contactá-lo por MP sobre este assunto

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Cunhas...

Mensagem por carneiro » terça jul 15, 2008 11:05 pm

Verifiquei agora que, entretanto, não expliquei para que podem servir as cunhas a que me referi lá mais atrás neste tópico.
Entretanto também ninguém pergunta ou perguntou para que podem servir...
Isto pode ser um indício de que toda a gente aqui no rectângulo nacional sabe desde sempre para que servem as cunhas... ou que ninguém está interessado em saber...

Nesse caso não haverá necessidade de eu tentar explicar aqui para que podem servir as ditas ou, no mínimo, para que é que eu as utilizo!!!

Para que não haja mal entendidos esclareço que as cunhas a que me estou a referir são estas das fotos seguintes:
Imagem
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São aquelas coisas que estão ali com os algarismos 1, 2 e 3
Caso alguém esteja interessado em saber para que poderão servir, é favor dizer, que eu tentarei explicar...

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Experiências

Mensagem por carneiro » terça jul 15, 2008 11:16 pm

E, já agora, na sequência do meu "post" anterior :

Ocorre-me que era capaz de ser giro os parceiros (ou parceiras) do forum que andam também a fazer experiências/investigações nesta ciência/arte de fazer velas exporem aqui neste "seminário" os seus trabalhos, as suas dúvidas, as suas descobertas...

Vá lá!!
Não sejam tímidos (ou tímidas)!!

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Mensagem por Carlos Silva » sexta jul 25, 2008 12:18 pm

Apagado
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Re: Cunhas...

Mensagem por pjesus » quinta abr 08, 2010 11:18 am

carneiro Escreveu:Verifiquei agora que, entretanto, não expliquei para que podem servir as cunhas a que me referi lá mais atrás neste tópico.
Entretanto também ninguém pergunta ou perguntou para que podem servir...
Ao reler este tópico, e não tendo participado no workshop, fiquei curioso.
Para que servem então estas cunhas?

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Re: Montagem dos paineis

Mensagem por manel » segunda mai 24, 2010 8:50 pm

carneiro Escreveu:
pjesus Escreveu:, essa última vela que mostra é plana ou o 'saco' é dado pelo facto de a testa não ser uma linha recta?
Nas fotos não consigo ver bem.

Já agora... qual a diferença entre fazer o saco assim ou fazendo a vela com os gabaritos (aquelas peças de madeira "amendoadas")?
Caro PJESUS, o que se vê na última foto que afixei não é uma vela, ainda. Apenas fotografei o conjunto dos painéis que, depois de colados uns aos outros, então sim, hão-de começar a ser uma vela.
O saco vai ser introduzido pela utilização do molde cuja preparação ou fabricação referi no início deste tópico.

A seguir vou expor o processo de colagem dos painéis que tenho utilizado.

Respondendo à sua pergunta sobre a diferença entre introdução de saco na vela apenas através de curvatura na testa ou através, digamos, de "pinças" nos painéis (usando linguagem de costureira de vestidos), posso dizer-lhe, sinteticamente, que a introdução de saco apenas pela curvatura da testa é um processo muito ineficaz, comparado com o outro.
carneiro Escreveu:Colamos a fita de 6 mm dupla face na zona da "costura" do painel:Imagem
A seguir posicionamos o painel no molde:
Imagem

Atenção às marcas de referência!! Todos os paineis são posicionados no molde utilizando a marca de referência (alinhar a marca do painel com a marca do molde):Imagem

Posicionar o painel adjacente. Os paineis sobrepoem-se, neste caso, os 6 mm correspondentes à fita adesiva de 6 mm de dupla face que estamos a utilizar. Neste caso da foto, o painel à direita está sobre o painel da esquerda. A fita está colada sobre o painel da esquerda e está ainda com a película de transporte:Imagem

E agora retiramos a película de transporte, colando assim os dois paineis:Imagem

Repetimos esta operação para todos os paineis, colando-os.
Quanto tivermos todos os paineis colados, podemos dizer que temos a vela em painel.

Faltará cortar a testa, a valuma, a esteira... e fazer os acabamentos, isto é, introduzir os reforços, os ilhós e as réguas.

Serão cenas dos próximos episódios...
f_Cursofabricm_05ceff6.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
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Re: Seminário sobre fabricação de velas

Mensagem por pjesus » terça mai 25, 2010 9:37 am

Sim...??????

Fiquei exactamente com a mesma dúvida...
pjesus Escreveu:Ao reler este tópico, e não tendo participado no workshop, fiquei curioso.
Para que servem então estas cunhas?

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Re: Seminário sobre fabricação de velas

Mensagem por manel » terça mai 25, 2010 6:01 pm

Olá Tiago

Servem para, em conjunto com os moldes acima mostrados, dar saco na vela.
Na foto acima, o nosso amigo manuel Barros a dar saco nas velas.
Termos técnicos não me lembro nem sei!

Saudações
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Re: Seminário sobre fabricação de velas

Mensagem por pjesus » terça mai 25, 2010 6:26 pm

O saco é dado pelos moldes.
O meu entendimento é que estas cunhas sirvam como "fine tuning" para se poder tirar velas com mais ou menos saco, sem ter que mudar o molde.

Será isto?

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