Seminário sobre fabricação de velas

Responder
carneiro
1º Sargento
1º Sargento
Registado: sábado dez 30, 2006 10:02 pm

Mensagem por carneiro » segunda nov 12, 2007 5:21 pm

Na sequência de várias "bocas" que me foram dirigidas por diversos parceiros do grupo que se constituiu para aquisição de película de polyester, estou na intenção de organizar um pequeno seminário (ao longo de um dia) sobre fabricação de velas (velas para velejar com modelos de regata; não velas para modelos estáticos à escala).
Naturalmente que me vou conceder o direito de dispôr sobre algumas questões inerentes, entre elas: candidatos a admitir no seminário; local e data de realização e modo de funcionamento do seminário.

Quanto aos candidatos a admitir deixo desde já a ideia que não poderão ser mais de vinte. Preferência pelos "sócios" do grupo da compra da película de polyester. Data provável para a realização: 8 de Dezembro de 2007. Todos os candidatos, no dia em que vierem ao seminário, terão que trazer vários "trabalhos de casa" já feitos.

Entretanto vou investigar sobre um local para realização do evento. Darei aqui mais notícias.
Em resumo, para já: os potenciais candidatos deverão registar o dia 8 de Dezembro na agenda
Última edição por carneiro em sexta jun 13, 2008 9:54 pm, editado 1 vez no total.

M.Neves
1º Subsargento
1º Subsargento
Registado: domingo mai 21, 2006 9:37 pm

Supra

Mensagem por M.Neves » segunda nov 12, 2007 8:02 pm

Olá sr. A.Carneiro, é suposto a agenda ser este subtópico, verdade?
Assim sendo: desejo participar, como formando nesta acção de formação especifica.
Até

jorge Camilo
Sargento-Mor
Sargento-Mor
Registado: sábado jun 03, 2006 1:53 am

Mensagem por jorge Camilo » terça nov 13, 2007 1:02 am

ola

Mais um candidato a aprendiz
Cump
Marblehead - IOM - MM - Footy e tudo o que seja bonito de navegar

joão fernandes
Comodoro
Comodoro
Registado: quinta jul 06, 2006 9:42 pm
Contacto:

Mensagem por joão fernandes » terça nov 13, 2007 1:02 am

Conta comigo. Estou lá... :neutral10:
The difference between men and boys is the price of their toys.

Manuel Sá
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: terça out 24, 2006 10:55 pm

Re: Seminário sobre fabricação de velas

Mensagem por Manuel Sá » terça nov 13, 2007 1:16 am

carneiro Escreveu:Na sequência de várias "bocas" que me foram dirigidas por diversos parceiros do grupo que se constituiu para aquisição de película de polyester, estou na intenção de organizar um pequeno seminário (ao longo de um dia) sobre fabricação de velas (velas para velejar com moelos de regata; não velas para modelos estáticos à escala).
Se o António Carneiro está na disposição de perder um dia do seu tempo para nos transmitir os seus conhecimentos de confeção de velas, eu teria imenso gosto em ser um dos formandos, pelo que solicito que conte comigo para essa acção de formação.
MM "POR 50" - "Zinha" (ch 61 - 35.010)

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado dez 23, 2006 10:07 pm

Mensagem por Carlos Silva » quarta nov 14, 2007 3:12 am

Gostaria de fazer parte dos candidatos, pois este é um assunto que preciso melhorar bastante.
Tenho andado ás voltas com alguns pormonores nas velas e a coisa normalmente corre mal, por isso se possível conte comigo.

Cumprs.
Imagem
-- Courageux ll --Cumprs. -- Rita SS

carneiro
1º Sargento
1º Sargento

Mensagem por carneiro » quarta nov 14, 2007 11:25 pm

Neste momento registei 5 parceiros candidatos à frequência do seminário, a saber:

M. Neves
jorge Camilo
joão fernandes
Manuel Sá
Carlos Silva

São todos bem- vindos mas, como disse no princípio, limitarei a coisa a um máximo de 20 "seminaristas", dando prioridade aos "sócios" do grupo de aquisição da película de polyester.
Estou á procura de um local para o acto. Tenho uma ideia sobre o assunto, que vou explorar...
Entretanto queria começar a passar aqui os "trabalhos para casa" que cada um deverá fazer. No entanto estou a debater-me com um problemazinho, que é o facto de ainda não ter percebido como é que consigo colocar aqui fotografias ilustrativas dos trabalhos para casa.
Vou estudar o assunto, (dentro dos limites da minha paciência...) mas estou pouco esperançado no sucesso.
Talvez com a ajuda (explicação privada) de algum dos parceiros que rege este forum, ou de algum dos parceiros que já tem colocado aqui fotos???

Outra questão é a seguinte: os "trabalhos para casa" e os trabalhos práticos durante o seminário vão ser sobre uma capação (jogo de velas, em linguagem menos marinheira...) para Micro Magic.
Naturalmente que os conceitos e as técnicas são os mesmos que se aplicam para uma capação de IOM, ou de Marblehead, ou Vitória, ou FairWind, ou o que seja...

CMatos
Grumete
Grumete
Registado: sábado abr 14, 2007 11:13 pm

Mensagem por CMatos » quinta nov 15, 2007 2:35 pm

Amigo Carneiro,

Se a vida profissional assim o propiciar também eu gostaria de marcar presença na dita "acção de formação".

Depois de saber mais pormenores poderei garantir ou não a minha presença.
Um abraço,

Carlos Matos
MM POR 93
35.220MHz (ch82)

Skipper
Contra-Almirante
Contra-Almirante
Registado: sexta set 22, 2006 1:32 am
Localidade: Caxias

Mensagem por Skipper » quinta nov 15, 2007 3:12 pm

Olá António Carneiro

Gostaria de participar neste workshop. Ainda tenho uma dúvida quanto à minha disponibilidade nesse dia, mas é quase certo que poderei ir.

Assim que tenha certezas avisarei.
O pessimista queixa-se do vento.
O optimista espera que ele mude.
O realista ajusta as velas.
Bons ventos!

carneiro
1º Sargento
1º Sargento

Seminaristas

Mensagem por carneiro » quinta nov 15, 2007 4:56 pm

A lista de candidatos a seminaristas encontra-se, neste momento, assim:

M. Neves
jorge Camilo
Manuel Sá
C.Matos
joão fernandes
Carlos Silva
Skipper

Estou a afixar aqui a lista apenas como instrumento para ir "controlando" a situação.

carneiro
1º Sargento
1º Sargento

Trabalhos para casa I

Mensagem por carneiro » quinta nov 15, 2007 5:59 pm

Trabalhos para casa – I

Aqui vai uma lista do material de que cada seminarista deverá ser portador para o dia do seminário:

A: (coisas fáceis de arranjar ou de adquirir)

1 - 2 folhas de papel com dimensão para, numa, desenhar o estai e, na outra, a vela grande, em tamanho real;
2 - 1 lápis ou lapiseira
3 - 1 borracha de lápis
4 - 1 régua graduada (de preferência 50 cm)
5 - 1 XActo
6 - 1 tesoura que corte muito bem
7 - 1 rolo de fita cola dupla face transparente de 12 mm largura ou similar
8 - alfinetes daqueles de espetar em mapas (alfinetes finos com uma cabeça esférica ou cilíndrica em plástico)
9 - 1 rolo de fita adesiva de papel da menos larga (2 cm de largura, ou menos) (aquela fita que se usa como máscara nas pinturas de paredes ou de carros, etc)
10 - 1 prancheta de madeira na qual se possa estender uma vela grande e que seja de uma madeira em que se consigam espetar os alfinetes
11 - 1 rolo de tecido de spi auto adesivo para reparação de velas
12 - 1 pouco de tecido de dacron autoadesivo para reparação de velas
13 - 1 vareta de PVC com 1 metro de comprimento de pequena secção rectangular (5x10mm, ou algo assim), o mais rectilínea possível, isto é, que não esteja “viciada”
14 - 1 perfil de alumínio (já agora com 1 metro) do tipo, por exemplo, 20 ou 30 mm X 3mm ou algo assim, para servir de régua para o XActo, para quem não quiser fazer golpes na régua graduada…

B: (coisas menos fáceis de arranjar ou de adquirir)

15 – película de polyester para as velas (mylar ou similar) de espessura não superior a 36 ou 38 micron.
16 - 1 rolo de fita cola dupla face de 6mm de largura, com película de transporte
17 – ilhós metálicos em material inoxidável de 2mm ou algo assim
18 – punção ou alicate para aplicar os ilhós

C: (coisas que é necessário construir)

19 – moldes para colagem dos painéis das velas

Tentarei colocar aqui umas fotos sobre esta lista.
Darei algumas informações mais detalhadas sobre os itens 16 17,18 e 19.

Entretanto podem ir preparando ou comprando os restantes itens. (os itens 11 e 12 podem ser comprados numa casa de material para barcos à vela (género Lisnáutica ou DND, em Lisboa, por exemplo.). O item 15 é a película que comprámos num grupo aqui formado no fórum há uns meses atrás. Quando digo que é necessário 1 rolo de teterminados itens, o que quero dizer é que vai ser necessário um bocado da coisa. Simplesmente as lojas não vendem bocados de rolos… Se alguns seminaristas se organizarem entre eles nesta matéria, tudo bem. O que vai ser necessário é que todos disponham de material, pois todos vão fazer velas.

Atenção que o seminário não vai passar-se com a minha pessoa a falar ou a fazer não sei o quê enquanto os seminaristas assistem!!
Vai passar-se fundamentalmente ao contrário. Eu a assistir e os seminaristas a fazerem!!
Assim, quem não tiver material não participa!!!
Nem mais!!!

Luis Vilão
Grumete
Grumete
Registado: segunda fev 19, 2007 11:47 am

Mensagem por Luis Vilão » sexta nov 16, 2007 12:21 am

Boa noite Carneiro,
Podes contar comigo.
1 abraço

manel
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quarta nov 01, 2006 9:57 pm

Mensagem por manel » sexta nov 16, 2007 1:21 am

Boa noite António Carneiro
Conte comigo s.f.f.

Obrigado
manel
Iniciado ao Nautimodelismo

carneiro
1º Sargento
1º Sargento

Seminaristas II

Mensagem por carneiro » sexta nov 16, 2007 3:38 pm

A lista de candidatos a seminaristas encontra-se, neste momento, assim:

M. Neves
jorge Camilo
Manuel Sá
C.Matos
Luís Vilão
manel
joão fernandes
Carlos Silva
Skipper

Estou a afixar aqui a lista apenas como instrumento para ir "controlando" a situação.

carneiro
1º Sargento
1º Sargento

Trabalhos para casa II

Mensagem por carneiro » sexta nov 16, 2007 3:40 pm

Trabalhos para casa – II

Na lista anterior (Trabalhos para casa – I) esqueci-me de referir um objecto que será necessário, que é:
- Um esquadro de desenho

MARIO ROSAS
Grumete
Grumete
Registado: segunda out 16, 2006 12:43 pm

Mensagem por MARIO ROSAS » domingo nov 18, 2007 11:00 pm

Boa noite, Sr. Carneiro,

Conforme nossa conversa de hoje, agradeço que conte comigo para o seminário.

Cumprimentos
Mário Rosas

carneiro
1º Sargento
1º Sargento

Fotos - Trabalhos para casa II

Mensagem por carneiro » domingo nov 18, 2007 11:13 pm

Estou a tentar colocar aqui uma foto.
Neste caso os itens A.
Aqui vai Imagem.
Se, por acaso, consegui colocar a foto, nela se podem ver os itens fáceis de adquirir ou de obter

carneiro
1º Sargento
1º Sargento

EUREKA!!!!

Mensagem por carneiro » domingo nov 18, 2007 11:19 pm

Eureka!!!!
Consegui colocar a foto!!

Aquela tira branca que se vê em baixo é o tal perfil em PVC (encontra-se, por exemplo, no AKI..., aliás tal como o perfil de alumínio...). A ideia é servir de régua para curvas. Uma tira de madeira (choupo, ou pinho... ou algo assim...) também poderia servir, só que as tiras de madeira raramente são rectilíneas, à partida, e quando as forçamos numa curva, muitas vezes, a curva sai aos ssss...

carneiro
1º Sargento
1º Sargento

SEMINARISTAS III

Mensagem por carneiro » domingo nov 18, 2007 11:36 pm

Após a inscrição de Mário Rosas a lista está assim:

M. Neves
jorge Camilo
Manuel Sá
C.Matos
Luís Vilão
manel
MARIO ROSAS
joão fernandes
Carlos Silva
Skipper

Nota:
Na minha opinião seria preferível omitirmos, aqui, a questão dos Sr. e do Dr., etc. Aqui somos todos, penso eu, sobretudo e antes de tudo mais, ou apenas, carolas destas coisas e, como tal, companheiros na mesma causa. Proponho que deixemos o Sr. ou o Dr. ou o Eng. ou o que quer que seja desse género, para a "vida necessária" embora, mesmo aí, eu ache que basta o nome na quase totalidade das circunstâncias...

Paulo Pedro
Grumete
Grumete
Registado: sexta jan 05, 2007 11:23 pm

Inscrição A.F. Vela de MM

Mensagem por Paulo Pedro » segunda nov 19, 2007 12:40 am

Carneiro
Conta com mais dois
Paulo Pedro
e
João Rêgo
Abraço