Acabamento de velas

Responder
pedro carvalho
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: terça mar 13, 2007 4:49 pm

Acabamento de velas

Mensagem por pedro carvalho » segunda mai 28, 2007 11:21 am

Existem bastante embarcações com velas que, pelo que tenho visto em fotos "postadas", com grande qualidade gráfica.

Direi mesmo, enorme qualidade gráfica!! Ora, sobre este assunto, tenho "vasculhado" os Tópicos que poderão estar relacionados com este assunto mas pouco ou nada encontrei..

Será que alguém se poderá "chegar à frente" e dissertar algo sobre este assunto? Creio ser do interesse geral.. Como técnicas, materiais usados, como executar, etc..

Cumprimentos

Pedro Fragoso Carvalho

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado dez 23, 2006 10:07 pm

Mensagem por Carlos Silva » terça jun 26, 2007 12:43 am

Pedro Carvalho, eu gostava muito de responder á sua dúvida mas estou tb com esse tipo de problema, no Palo fiz as primeiras velas só para testes a coisa saíu mais ou menos, agora cortei outras velas no mesmo material (nylon rip-stop ) parece que é o nome indicado, fiz as dobras, os reforços etc. , até aqui tudo bem... Dei as coisas a uma sra. que costuma fazer os trabalhos cá para casa e expliquei-lhe o que queria, tipo de linha a utilizar. Passados uns dias a sra. aflita telefonou-me para ir ver uma das velas mas foi-me logo avisando que a coisa não tava a sair bem.

O ponto de cruz que tinha dito a sra. para fazer a cada 10cm deixava de ser de cruz e passava a ser direito, isto nunca me aconteceu dizia a sra., ainda tive de confortar a coitada dizendo que aquilo era um nylon inventado pelos Francius que são uns tipos muito esquesitos.

Agora das duas uma,( neste caso das duas três) ou dedico-me á costura, ou peço ajuda a uma modelista aqui do fórum e são poucas ou compro umas velas feitas. :D :D

Agora numa coisa eu estou de acordo consigo, há por aí cada par de velas, que um homem até fica com a cabeça á roda, eu acho que aquilo deve ser material importado mas ninguém abre o jogo.

Eu penso que é material Franciu ( Porches Marine ) mas tb. pode ser Sueco. :D :D :D

Cump.
Imagem
-- Courageux ll --Cumprs. -- Rita SS

fernando coelho
Sargento-Mor
Sargento-Mor
Registado: quinta jun 15, 2006 11:53 am
Contacto:

Mensagem por fernando coelho » terça jun 26, 2007 11:58 am

Caros,

Façam o download deste documento. Já me fez muito jeito para as velas que eu tenho feito.

Item TI 20 Sailmaking notes

http://www.sailsetc.com/miscdownloads.htm
IOM - Victoria - SeaDolphin

POR 25

Tangerina
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: quinta set 21, 2006 3:17 pm

Mensagem por Tangerina » terça jun 26, 2007 12:35 pm

Também ando às voltas com as velas do Milfolhas... Até agora sem grande sucesso :?

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Mensagem por Carlos Silva » sábado jun 30, 2007 1:48 am

Fernando Coelho, obrigada pela dica, vamos ver se ajuda no corte e costura . :D :D :D

Cump.
Imagem

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Mensagem por Carlos Silva » domingo jul 08, 2007 6:53 pm

OK problema da costura resolvido, pelo menos por agora. :D
Encrontrei fita autodolante do mesmo material das velas ( Nylon rip-stop ), ver em diversos ,no tópico fita autocolante dacron. :shock:
Imagem

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Pintura em velas.

Mensagem por Carlos Silva » terça out 16, 2007 11:24 pm

Fiz mais uma vela grande nova, ( mais uma ) só falta colocar o logotipo. O material das velas que estou a usar é o nylon rip-stop, ( igual ao utlilizado nos M.M. ) estava a pensar fazer pintura, em vez de usar o vinil autocolante, uma vez que este faz sempre um arrepanhar da vela no local onde é colado, não fica muito bem. :twisted:

Os sprays de tinta acrílica que se utilizam nas pinturas dos cascos, aderem bem a este material :?: Em termos de duração, aguenta-se bem :?:

Se puderem partilhar, agradeço.

Cumps.
Imagem

takeooff
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: terça mar 06, 2007 4:51 pm

Mensagem por takeooff » terça out 16, 2007 11:36 pm

Mais uma vela... isso é que é perfeição.

Tem razão em questão á pelicula autoculante.

Experimente usar caneta de acetato (aquelas que tambem escrevem nos cds) muito faceis de encontrar numa vulgar papelaria.

É o que tenho nas minhas velas.
Algo só é impossivél até que alguém duvide e acabe provando o contrário

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Mensagem por Carlos Silva » terça out 16, 2007 11:59 pm

Takeooff, tudo bem.

Eu tenho algumas dessas canetas, mas o problemas são as cores disponíveis, acho que são muito poucas, segundo o que conheço.

Um abraço.

PS:O lago da parede já está cheio :?:
Imagem

Manuel Sá
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: terça out 24, 2006 10:55 pm

Mensagem por Manuel Sá » quarta out 17, 2007 1:05 pm

Nas velas dos MM tanto aderem as tintas das canetas de acetato como as dos sprays, ficando a pintura a spray muito mais homógenea. Em qualquer dos casos o problema é o contorno da pintura ficar perfeito.

O José Martins usou na pintura das velas do seu ECO (MM 100) película autocolante de escurecer os vidros dos automóveis a servir de molde, pois descola fácilmente e sem deixar residuos, depois da tinta secar.

Para ver como fica impecável vejam como ficaram os golfinhos e os simbolos POR 100, em:

http://www.ptnauticmodel.net/forum/viewtopic.php?t=2011
Última edição por Manuel Sá em quarta out 17, 2007 3:05 pm, editado 2 vezes no total.
MM "POR 50" - "Zinha" (ch 61 - 35.010)

takeooff
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra

Mensagem por takeooff » quarta out 17, 2007 1:21 pm

Em relação as cores disponiveis (é sempre o problema) mas penso que já se encontram algumas. No seu caso acho que é azul escuro(será???) e essa está disponivel.

Talvez na Papelaria Fernandes

Um abraço

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Mensagem por Carlos Silva » quarta out 17, 2007 4:15 pm

A coisa não correu bem, a tinta até agarra bem, o problema são os contornos da das letras que são muitos, de maneira que estraguei a vela.

Imagem

Atrás da vela já depois de arranjada, vê-se o bocado retirado todo manchado, tentei limpar mas já não deu. :twisted:

Voltei a usar o vinil, fica com uns foles mas paciência.

Mais tarde hei-de voltar a tentar mas com figuras mais simples.

Cumprs.
Imagem

Manuel Sá
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

velas

Mensagem por Manuel Sá » quarta out 17, 2007 4:57 pm

O amigo Carlos Silva tem boas mãos e paciência, logo parece-me que se consegue recortar o vinil para colar na vela, , também consegue recortar exactamente a mesma figura mas na película autocolante, colando na vela não a figura pretendida (que é o que vai pintar) mas o exterior da figura, pelo processo do José Martins. Quando a tinta estiver bem seca retira a pelicula autocolante e tem um contorno perfeito.
Nota: o José martins usou tinta em spray

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Mensagem por Carlos Silva » quarta out 17, 2007 6:25 pm

Manuel de Sá,

Isso foi o que eu fiz, aproveitei o logotipo imprimido em folha plastica transparente e autocolante, recortei tudo muito bem, para fazer a máscara apliquei em cima da vela, parecia tudo perfeitinho até que, ao receber a 1ª camada de tinta deve ter descolado em pequenos pontos não visíveis, depois ao receber a segunda e terceira pulvurizou pequenas manchas através desses pontos ficando uma real mer..

Eu penso que ao receber a tinta os materiais comportaram-se de maneiras diferentes, tb. devo ter posto tinta demais mas a sala é que está torta, o artista dança bem. :D

De maneira que voltei ao vinil, não faltarão ocasiões para voltar a tentar. :neutral3:

Cumps.
Imagem

Manuel Sá
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por Manuel Sá » quinta out 18, 2007 1:07 pm

:neutral16: Será por o tecido dessas velas ser mais rugoso do que o das velas dos MM? Será por a película ser mais fina do que a dos vidros? Será por descolar com a húmidade da tinta? :neutral16:

Na minha vela (que ainda não mudei), também usei vinil para a pintura dos números, que descolou durante a pintura, tendo ficado um borrão. :mrgreen:

Passo a citar o Zé Martins nas msg que me enviou:

ola já pintei os numaros nas velas"perfeito"com a pelicula dos vidros dos carros, cola mas nao deixa lá nada de colas.
até da para faser logotipos nas velas,corta-se muito bem com o xacto.

recortei as letras e os numaros da pelicula colei em cima das velas e dei-lhe com a tinta de sprey por min ficou espetacular
fis em pelicula por ja a ter para nao gastar gita e tem uma cola muito suave"nao deixa cola nas velas e nao é preciso fazer muita força ao tirar"

quando pintar tapar a vela toda muito bem com papel e muita fita para a tinta nao passar"claro menos a zona dos numaros "que o spry deixa aquele pó da tinta no ar que vai cair em cima da vela que se ve depois

E os resultados dele estão à vista :D

P.S. - Não quer vir no domingo demanhã experimentar a vela nova aqui no lago da Paz agora que está novamente cheio? Poderá apreciar ao vivo as velas do Zé e trocar impressões com ele. ;-)

takeooff
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra

Mensagem por takeooff » quinta out 18, 2007 1:56 pm

Carlos Silva,

Ontem estive na Papelaria Fernandes e tal como pensava as cores para canetas que possa usar já são algumas... poderá ser uma alternativa.

P.s. só em azul tinham 3 diferentes

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Mensagem por Carlos Silva » quinta out 18, 2007 4:24 pm

takeooff,
Eu uso essas canetas não conhecia essas cores todas, obrigada pelas dicas.

Manuel Sá,
Deve ser por uma dessa causas, eu já notei que na Parede e apesar de haver alguns pequenos foles nas velas, passados alguns minutos parecem estar maiores, quando chego a casa quase desaparecem, é esquesito, aquilo é o nylon que é usado nos veleiros reais, se calhar é só impressão. :neutral16:

Cumprs.
Imagem

Responder