CAVITATION AND BUBBLE DYNAMICS

Fórum específico
Responder
Thomas.S
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante
Registado: quinta jun 28, 2007 8:04 pm

CAVITATION AND BUBBLE DYNAMICS

Mensagem por Thomas.S » terça ago 07, 2007 10:29 pm

José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: segunda out 16, 2006 10:29 pm

Mensagem por José Franco da Costa » quinta ago 09, 2007 8:48 am

Thomas, já li a documentação que enviou. :oops:

Tenho apenas dois comentários. O primeiro vai, apesar da forma como o tema está tratado, para o elevado nível de conhecimentos necessários para um completo acompanhamento dos assuntos - você concordará que para uma completa compreensão desta matéria, serão necessários conhecimentos muito acima da média -. O segundo comentário vai no sentido que na construção de modelos (muitas vezes - a maioria, talvez-, não passa de uma montagem de um kit) carece deste tipo de conhecimento mas, na minha opinião, em muito menor extensão.

Diria mais. A maioria dos modelos existentes tem os foils fixos (sem superfícies móveis). A capacidade de controlo de superfícies móveis nos foils dos modelos é ainda actualmente tão restrita que toda aquela formulação matemática, que suportaria esses "requintes" de comando, se me afigura até desencorajadora para quem se queira iniciar ... :oops:

Na minha visão destas coisas, acho não devemos carregar o Fórum com explorações de carácter eminentemente teórico, das quais não será muito fácil extrair conclusões de carácter prático. :oops:

Todavia, acho bem que - na boa conta e medida - se publique este tipo de trabalhos. Pelo menos os elementos gráficos ajudam a compreender melhor este fenómeno, tão complicado de estudar teoricamente. :oops: Agradeço-lhe, por isso, a sua disponibilidade. É bem-vinda :D :D
Cumprimentos,

José Franco da Costa

Responder