Umas pitadas da história dos hydrofoils ...

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José Franco da Costa
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Umas pitadas da história dos hydrofoils ...

Mensagem por José Franco da Costa » terça fev 27, 2007 11:33 pm

A minha postura no modelismo passa, também, pela vontade de aprender a história e, na medida do que me é possível, compreender os princípios de funcionamento dos modelos a que me vou dedicando.

Este tópico não tem outra ideia que não seja compilar e divulgar alguma informação sobre a evolução dos hydrofoils ao longo dos anos.

Se quiserem aprofundar conhecimentos nesta área, recorram como eu fiz, ao sítio http://www.foils.org/index.html da "The International Hydrofoil Society". Vale a pena. :D :D

Por muito estranho que possa parecer os hydrofoils são quase já centenários! oops: :oops: É, para mim, incrível que há tantos anos houvesse capacidade imaginativa para se conceberem estes navios. :roll: :roll: Como foi possível, numa altura que os aviões ainda estavam na infância, haver homens que se aperceberam dos problemas associados ao enorme atrito que gera um casco em movimento na água e ainda se lembrarem de montar uma asa debaixo de água, que, fazendo elevar o casco para fora de água, reduzia enormemente esse problema! :roll: :roll:

Ora vejam lá. No início era assim ...

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Estava-se em 1919. Quase há 100 anos. O génio que fez isto foi o Bell. O do telefone ... com fios, claro :neutral1: :neutral1:

E este agora?

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Modernaço? Já tem mais de 70 anos! Um italiano Crocco. Deixou o nome ligado ao barco.

Também faziam modelos ... :oops: :oops: :oops:

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Lembraram-se de alguém conhecido, foi :?: :?: :?:

Estes nasceram há 70 anos ... filhos de um artista chamado Tiejtens. Foils em forma de "U" :roll: :roll:

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Este há 60 anos, em Inglaterra, pilotado por um Mr. Cook, devia ser cá uma bomba ... Chamaram-lhe Icarus :mrgreen: :mrgreen:

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E há 50 anos, quando alguns de nós já cá estavam, a coisa era assim ... :shock: :shock:

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Neste os foils até rodavam para ajudar o barco a curvar ... Era um 24 pés. Desenvolveu-o um tal Baker. Era tido como um génio na mecânica ... e devia ser verdade :? :?

Como isto já vai longo (MUUUUIIIIITTTTTOOOOO LONGO), fica a ameaça de voltar em breve para apreciarmos, se interessar e neste estilo, a espantosa evolução ocorrida na década de 1950. :twisted: :twisted: :twisted:
Cumprimentos,

José Franco da Costa

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Mensagem por Mr. Jones » quarta fev 28, 2007 2:40 am

Li algures neste confins da net, que um português se dedicou a muitos anos nestas andanças dos foils e construiu um barco que está em exposição... Já não consigo encontrai o dito site onde li isso...
joão marques
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Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » quarta fev 28, 2007 8:09 am

Sim Sr. :neutral6:
continua lá com a evolução ocorrida na década de 1950.

Gostei da iniciativa. :neutral10:

José Franco da Costa
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Mensagem por José Franco da Costa » quarta fev 28, 2007 2:27 pm

Meu caro Mr. Jones,

Infelizmente não conheço o caso que referes. Porventura terá a ver com as ligações Macau / Hong Kong? :D
Cumprimentos,

José Franco da Costa

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Mensagem por José Franco da Costa » quarta fev 28, 2007 2:34 pm

Paulo, "Como pediste com jeitinho ... ", vais ter!!!!:Yahoo: :Yahoo: :Yahoo:

VINGANÇA :neutral1: VINGANÇA :neutral1: VINGANÇA:neutral1: VINGANÇA :neutral1: VINGANÇA
Cumprimentos,

José Franco da Costa

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Carlos-Camoesas
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Mensagem por Carlos-Camoesas » quarta fev 28, 2007 10:28 pm

Já agora...e porque também sou estudioso dos hydrofoils, o tão famoso MIT detém o recorde de velocidade com energia humana em hydrofoils, já alguns anos.
Teoria simples; dois cascos de kayak transformados, uma catamarã à superfície com foils (naturalmente submersos) e tracção ou impulso aéreo, feito com pedaleira e correntes muito ao estilo dos aerodeslizadores e também dos...Hovercrafts :lol: :lol: :lol:
"In the End, we will remember not the words of our enemies, but the silence of our friends."
- Martin Luther King Jr. (1929-1968)
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José Franco da Costa
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Mensagem por José Franco da Costa » quarta fev 28, 2007 11:27 pm

Vistos a esta distância os anos cinquenta ficam já tão longe ... mas foram tão inovadores. Há quem diga que é uma consequência do avanço tecnológico adquirido pelas guerras. No caso a 2ª Guerra Mundial que tinha acabado há poucos anos.

A verdade é que por exemplo a Citroen, passa de modelos conhecidos pelas "arrastadeiras" para os famosos "bocas de sapo". Um salto e peras ...

Os transportes públicos que assentavam em combóios e grandes navios, começaram a ver a grande concorrência da aviação civil. Lembram-se dos Super Constellations? :roll: :roll: Aqueles com 4 motores a hélice e com três derivas paralelas? :D :D. Os jactos cresciam e vulgarizavam-se. Para o final da década apareciam os voos comerciais a jacto ... :shock: :shock:

Os hydrofoils despertaram a atenção dos militares. A guerra ainda era vivida muito a quente, queria-se mais velocidade, mais eficácia e então em 1953 ...

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aparece o MASSAWIPPI, também chamado R-100 ou KC-B. Um hydrofoil militar de 45 pés que ficou em serviço até 1979! :roll: :roll: . Foi desenvolvido pela DREA (Defense Research Establishment Atlantic) do Canadá.

Este interesse militar certamente que impulsionou o desenvolvimento dos hydrofoils.

O LANTERN (HC-4) projectado e construído nos EUA foi dos primeiros hydrofoils a montar controlos electrónicos. Os sistemas montados foram adaptações dos utilizados, na altura, nos aviões. Estava-se também em 1953. Já tinha os foils completamente submersos, 35 pés de comprimento e 22 pés de boca. Ei-lo. Atentem nas formas e nas vestimentas das "altas individualidades" que embarcaram ... :mrgreen: :mrgreen:

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O tal Mr. Baker (já referido na outra mensagem) também se atirou para foils controláveis e sempre submersos. Os foils de proa e de ré tinham sensores mecânicos que tocavam na água à sua frente. Esses sensores recolhiam a informação para o controlo da força ascensional (lift) do navio.
Os foils eram pequenos garantindo-se a força ascensional pela modificação do angulo de incidência dos foils na água (angulo de ataque) controldos por um piloto automático mecânico e hidráulico.
Os foils, os sensores e até o hélice eram recolhidos por meios hidráulicos para permitir a navegação em águas baixas.:shock: :shock:

Este navio ficou conhecido por High Tail

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Vejam agora este modelo. Foi o CARL XCH-4 (Carl era o nome do projectista). Tinha 53 pés (o barco, claro ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ) equipava dois motores de avião com 250 hp cada e hélices de 2 pás com passo regulável e 8 pés de diametro.

O barco do Carl (The Carl Boat) como ficou conhecido, foi outro passo em frente .... :neutral9: :neutral9: :neutral9:

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Não vos faz lembrar os Ecranoplan (os WIG) já abordados também cá no Fórum?

Ah, já me esquecia, Coisa sem importância. :D :D . O navio foi projectado para uma velocidade de 65 mph! :roll: :roll: Ah ... e mais outra coisita menor :D :D foi excedida nos testes .... :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7:

Voltarei, se quiserem, para acabar com a apresentação da década de 50. :neutral6: :neutral6: :neutral6:
Cumprimentos,

José Franco da Costa

josecarlos
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Mensagem por josecarlos » quinta mar 01, 2007 12:22 am

:lol: volta, queremos mais detalhes, os graus de incidencia, os perfis dos foils, o que são os CANARDES, conta-nos tudo , MUITO BOM TRABALHO
abraços

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Mensagem por Carlos-Camoesas » quinta mar 01, 2007 1:05 am

Volte rápido, ainda temos quase 60 anos de aprendizagem até aos nossos dias... ;-)
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Mensagem por José Franco da Costa » quinta mar 01, 2007 9:52 am

Paulo, Camoesas, Mr. Jones e José Carlos

Obrigado a todos pelo incentivo :toquenemposso:

Vou só trabalhar :neutral3:, dar uma voltinha no Decavitator do MIT - prometo que não passo dos 18,5 nós - e já volto! :neutral6:

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(Camoesas, esta da voltinha foi especialmente para ti :mrgreen: :mrgreen:)
Cumprimentos,

José Franco da Costa

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » quinta mar 01, 2007 10:30 am

Já que estão a falar em dar uma voltinha... :mrgreen:

Aqui no fórum existe este tópico.

http://www.ptnauticmodel.net/forum/viewtopic.php?t=503

Vale a pena ver os 2 vídeos que por lá se divulgam.

É um hidrofoil ou não é?

Manuel Sá
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Mensagem por Manuel Sá » quinta mar 01, 2007 7:42 pm

Dê a voltinha no Decavitator mas não se canse muito, senão depois vai precisar de descansar, e nós aqui à espera ... :neutral16:

Olhe, para a próxima vá num motorizado. Sempre vai, ... e vem, mais depressa :mrgreen:

João Xavier
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Mensagem por João Xavier » quinta mar 01, 2007 8:40 pm

Embora não sendo história poderá haver alguém que queira entrar para a história do nautimodelismo( em Portugal é claro) e se atreva a mandar vir o plano.
http://www.vth.de/shop/shopfiles/produc ... =1&sparte=
Por sinal existe mais um outro neste site com planos.
Apagado

José Franco da Costa
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Mensagem por José Franco da Costa » quinta mar 01, 2007 11:11 pm

Paulo,

Aquela embarcação é, na realidade, um hydrofoil. :D

Vou ver se consigo dar ainda mais duas horas de manhã e outras duas horas de tarde no ginásio, para ver se, daqui a uns meses, já consigo andar uns minutinhos naquilo ... :mrgreen: :mrgreen: Só de ver cansa, mas o coração agradeceria, de certeza ... se aguentasse, claro :oops: :oops:

O mal daquele aparelho é que o motor é o piloto :neutral1: :neutral1:


Manuel Sá,

A pedalar sou dos melhores, já voltei e já fiz perto de 100 km (de carro, claro) :neutral1: :neutral1:


João Xavier,

Há, de facto, poucos modelos de hydrofoil, actualmente, no Mercado. Mas para a história do modelismo já entrou o nosso colega Paulo Capelo que foi, que eu saiba, o primeiro dos membros deste Fórum a experimentar, em modelos, estes conceitos.
Cumprimentos,

José Franco da Costa

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Mensagem por José Franco da Costa » sexta mar 02, 2007 12:05 am

O conceito de navegação introduzido com os hydrofoils, não se restringiu a navios motorizados. Houve experiências com veleiros. Era o alargar do campo de aplicação dos foils.

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Reparem na forma e constituição dos múltiplos foils. Os aviões há bem poucos anos também tinham múltiplas asas ... :) :)

Mas a evolução era liderada pelos barcos a motor. Os conceitos iam-se consolidando e os navios evoluindo ... Este ficou conhecido pelo SEA LEGS (pernas marítimas). Ainda pode ser visto num museu nos EUA. :D

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A guerra ainda estava muito presente a meio da década de 1950. Explorava-se os navios anfíbios. Nos militares o DUKW foi repensado pelo Coronel Frank Speir e transformado em FLYING (voador) DUKW. A ideia era que os foils poderiam fazer aumentar a velocidade do DUKW convencional.:roll:

Fez-se o protótipo. Nos testes ultrapassaram-se os 30 nós. O DUKW convencional continuava nos seus 5 nós. Seis vezes menos ... :oops: :oops:

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Um casal, Frank and Stella Hanning-Lee, só deu nas vistas - e de que maneira ... digo eu! - no New York Boat Show de 1952. :neutral10: :neutral10:

Num espaço do Old Madison Square Gardens estava lá isto. O White Hawk. O Falcão Branco. Foram só 125 mph ... Embrulhem!! :neutral7: :neutral7: :neutral7:

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O casal ia muito à frente ... muitos anos. :neutral8: :neutral8:

Nesta época os hydrofoils já tinham tudo: concepção, automatismos, velocidade.

Invadiram tudo quanto era área de desenvolvimento, recreio, velocidade, civil, militar.

No fim da década de 1950 (em 1961) aí estão os hydrofoils a entrar no turismo e no transporte público.

Aqui está um exemplo nos transportes: o ALBATROSS. Mais 35 pés de navio que se ficam a dever a Helmut Kock.

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Mal ficaria não referir os Jetfoils, da Boeing (por volta de 1965), que faziam a ligação Macau / Hong Kong .

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No turismo (a meio da década de 60, no Sea World - EUA).

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Em fins militares.

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Os hydrofoils continuavam na onda ... iriam cobrir várias áreas que utilizavam os mares para vários fins.

Noutra vez, se ainda estiverem interessados, podemos avançar por essas áreas. :D
Cumprimentos,

José Franco da Costa

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Mensagem por Mr. Jones » sexta mar 02, 2007 12:16 am

Sempre me fascinou o assunto dos hydro foils... e volta e meia, la ando eu aqui nos confins da net a investigar e ver algumas fotos a nivel de modelismo... Ca vai algumas delas. ;-) Parabéns José Franco da Costa pelo exelente trabalho e muito minuncioso... Estou simplesmente a adorar...

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José Franco da Costa
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Mensagem por José Franco da Costa » sexta mar 02, 2007 12:42 am

Olá Mr. Jones

Obrigado pelo incentivo. :neutral10: Vou tentar manter esta compilação enquanto quiserem e ... eu tiver elementos para compilar!! :D :mrgreen:

Gostaria de ver o modelo do trimaran com foils a navegar. Desconfio que quando em voo seja muito instável lateralmente. :oops: :oops:
Cumprimentos,

José Franco da Costa

Carlos Mariano
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Mensagem por Carlos Mariano » sexta mar 02, 2007 1:56 am

Sim ,existem modelos de trimarans que de suposto navegam sobre os tais foils.
Mas numa coisa tenho dúvidas; sendo a navegação do modelo trimaran normal ,uma tarefa de precisão e grande controle por parte do operador ,e que nem sempre se livra de umas cambalhotas,como é que eles se atrevem a navegar com hidrofils?Quanto tempo dura a viagem sem haver desastre?Como curvam? Tenho muitas dúvidas e palavra que gostava de ver como é ,o que vai ser pouco provável .
Modelos com Hidrofoils á vela um autêntico desafio á técnica,e á engenharia

José Franco da Costa
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Mensagem por José Franco da Costa » sexta mar 02, 2007 8:12 am

Tal qual, Carlos Mariano.

São essas as dúvidas. "Certinho e direitinho" ... :mrgreen: e obrigadinho pela visita guiada às obras em estaleiro. Gostei muito. :neutral10:
Cumprimentos,

José Franco da Costa

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paulo capelo
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Mensagem por paulo capelo » sexta mar 02, 2007 1:50 pm

Está a ficar um trabalho muito bom. Este catalogar cronológicamente dá imenso trabalho de pesquisa. Está sem dúvida nenhuma a enriquecer o forum com informação que possivelmente não encontraremos em mais lado nenhum com esta compilação. :neutral7:

Continuação de bom trabalho. :neutral10:

Um abraço,
Paulo

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