Record de velocidade à vela

Fórum específico
Responder
Skipper
Contra-Almirante
Contra-Almirante
Registado: sexta set 22, 2006 1:32 am
Localidade: Caxias

Record de velocidade à vela

Mensagem por Skipper » terça fev 27, 2007 2:17 am

Estes senhores propõe-se bater o record de velocidade à vela, atingindo velocidades de 100 nós (>180 Km/h).

A barreira histórica e desejada é de 50 nós. Este valor ainda não foi alcançado.
Como barco experimental, existe (existiu) o Yellow Pages que, em 1993, alcançou 46,52 nós. Mais recentemente, em 2005, um windsurfer alcançou 48,7 nós.

Foto do Endeavour Yellow Pages
Imagem

O Monofoil ambiciona, em Março de 2008, atingir 100 nós... :shock:

Aqui ficam uma foto do modelo e um desenho 3D com legenda.
Visitando o site tem-se acesso a videos do modelo na água e muita informação interessante para quem gosta destas coisas. Este é o link: http://www.monofoil.com/

Imagem

Imagem
O pessimista queixa-se do vento.
O optimista espera que ele mude.
O realista ajusta as velas.
Bons ventos!

Skipper
Contra-Almirante
Contra-Almirante

Mensagem por Skipper » terça fev 27, 2007 2:23 am

Tmabém este link dá directamente acesso a um pequeníssimo video de um teste do modelo:

http://foxxaero.homestead.com/files/Mon ... _Video.avi
Bons ventos!

José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: segunda out 16, 2006 10:29 pm

Mensagem por José Franco da Costa » terça fev 27, 2007 6:14 am

Meu caro Luís Skipper,

Sempre à frente e a rasgar caminho! :neutral1: :neutral1:

Nova abordagem aos foils, agora pelo lado da velocidade. :mrgreen:

Foi com o Yellow Pages Endeavor, como poderia ser com o Hydroptere, ou com o DingBat, ou mesmo com o Windjet (este, até tem uma versão terrestre!)... :mrgreen: :mrgreen:

Tudo são elaboradíssimos hydrofoils. Só o casco do Yellow Pages Endeavor "assenta" em 9 foils! E a vela? Nem falar ... :D

Há tempo que acho que já se justificava um espaço no Fórum para este tipo de navios, mesmo que não haja ainda desses modelos a navegar ... digo eu. :oops: :oops: Parece-me que está amplamente demonstrada no Fórum - em vários tópicos e de diferentes modos - o interesse na abordagem do tema hydrofoils o que julgo implicar a inevitável criação do respectivo espaço próprio que mais não seja em nome do ecletismo e para evitar a dispersão de várias abordagens por diversos tópicos ... .:D

O Paulo Simões prometeu a 14 de Janeiro passado no tópico " Veleiro do Futuro (Atlantida)", criar um espaço específico para este tipo de navios. Certamente não o fez por não ter tido oportunidade para isso. :oops: :oops: :( :( :cry: :cry:. Quando existir o tal espaço próprio também gostaria de lá meter o bedelho ... :mrgreen: :mrgreen: Até lá vou-me sentando ... ou pensando melhor ... a esta hora ... o melhor mesmo é ir-me deitando!!! :mrgreen: :neutral1:

(Paulo, percebeste que não estou a gozar, nem a bater. Estou a marcar o meu ponto de vista, a pedir e a esperar ... disciplinadamente! :mrgreen: :mrgreen: Vá lá, cria lá o espaço, anda ... :mrgreen: :mrgreen: )
Cumprimentos,

José Franco da Costa

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » terça fev 27, 2007 8:33 am

Como pediste com jeitinho... :neutral1: já lá está. :Yahoo:

Agora quero ver esses foils a navegar no fórum e não só. :neutral4:

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » terça fev 27, 2007 8:35 am

Ó Luís,
o meu último avião quando caiu, ficou mais ou menos com o aspecto desse último foil... :shock:

José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Mensagem por José Franco da Costa » terça fev 27, 2007 9:41 am

Paulo,

Agora que já estou deitado e com o espaço dos hydrofoils entretanto criado ... vou mas é dormir descansado! :Anjinho: :Anjinho: :Anjinho: Hoje à noite ou, mais provavelmente amanhã, começo a atacar ... :naomexer: :naomexer:

Ora bem ... Quanto a navegar no Fórum, já está. Respondi. :mrgreen:

Quanto a navegar no " e não só" :shock: :shock: . Atenção que eu escrevi " mesmo que não haja ainda desses modelos a navegar". Não esperes por muito assim tão de repente ... :D :D
Cumprimentos,

José Franco da Costa

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça fev 27, 2007 9:50 am

100 nós?!?!? Onde é que vão arranjar vento para isso?

paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo » terça fev 27, 2007 11:37 am

Vento há com certeza, velas para aguentar com esse vento é que não deve ser fácil...

O barco(Yellow Pages ) tem um design espectacular!!

Skipper
Contra-Almirante
Contra-Almirante

Mensagem por Skipper » terça fev 27, 2007 1:21 pm

Antes de mais, quero felicitar todos os entusiastas dos "hydrofoils", em especial o José Franco da Costa, pela criação deste tópico.
Esta manhã, quando abri o Forum e procurei a minha mensagem (a das fotos) que tão cuidadosamente tinha elaborado, pensei que tinha sonhado e não existia «Record de velocidade à vela» nem mensagem nenhuma. E eu que ia jurar que a tinha posto em «Diversos»... :neutral16: Depois lá a encontrei e, foi com alguma alegria, que vi que o «Hydrofoils» tinha sido criado.
Paulo Simões Escreveu:Como pediste com jeitinho... já lá está.
O Paulo é uma pessoa sensível a estas coisas... :neutral1:
José Franco da Costa Escreveu:Sempre à frente e a rasgar caminho!
Gosto apenas de partilhar a informação que vou recebendo e alguma daquela (pouca) que está na armazenada no "disco duro". Estas coisas da "investigação do aproveitamento vento" também me despertam alguma atenção e gosto sempre de ir acompanhando aquilo que se faz. Como "consumo", no mínimo, 6 revistas de vela todos os meses, a informação vai chegando a tempo e horas.
Ó Luís, o meu último avião quando caiu, ficou mais ou menos com o aspecto desse último foil...
Paz à sua alma...
pjesus Escreveu:100 nós?!?!? Onde é que vão arranjar vento para isso?
Pois essa parece-me que é a pergunta do meio milhão de dólares. No entanto, não me parece que seja necessária a colaboração do Katerina ou do El Niño para realizar a proeza. Lembra-te dos conceitos de "vento real" e "vento aparente". Só para dar uma ideia da grande diferença que existe entre eles, aqui deixo uma foto da instrumentação do Wally 143 Essence (ver em Diversos - Divagações). O barco vai a 11 nós com vento real de 8,4 nós. O vento aparente será, teóricamente, a soma do vento real e da velocidade do barco. Neste caso seriam 19,4 nós. Também o ângulo de incidência do vento aparente não é o mesmo que o do vento real. Neste caso o vento aparente está a uns míseros 22º com a proa. É práticamente velejar contra o vento.
Imagem
paulocapelo Escreveu:velas para aguentar com esse vento é que não deve ser fácil...

Esta sim, parece-me ser a questão do milhão de dólares. Como é que aquela geringonça aguenta a velocidade sem se desfazer em mil pedaços?
Esperemos estar cá todos para ver. Segundo as previsões, os testes serão daqui a sensivelmente um ano.
Bons ventos!

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça fev 27, 2007 1:27 pm

Ó Luís, pelo (pouco) que sei, é verdade que um barco pode velejar mais rápido do que o vento que o impulsiona, tanto que um barco à popa com spi pode ver o seu spi começar a desmanchar-se por já estar a apanhar "vento" de frente.

Mas também pelo que sei o barco não pode velejar muito mais rápido que o vento. Para 100 nós....

Skipper
Contra-Almirante
Contra-Almirante

Mensagem por Skipper » terça fev 27, 2007 1:51 pm

Pois é Tiago, não sei :neutral16: . Os homens não devem ser tolinhos de todo e deverão ter esse aspecto mais ou menos resolvido. Doutra maneira, não faria sentido o projecto.
A verdade, é que quanto mais depressa andas, mais vento aparente crias. Depois, não havendo um limite baixo de velocidade de casco que "corte" o andamento, dá-se um efeito de bola de neve e eu acredito que poderão atingir velocidades bem acima dos 60 nós, com 30 - 35 nós de vento real. Eles saberão... :roll:
Bons ventos!

Skipper
Contra-Almirante
Contra-Almirante

Mensagem por Skipper » terça fev 27, 2007 2:02 pm

Bons ventos!

José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Mensagem por José Franco da Costa » terça fev 27, 2007 9:49 pm

Olá Luís Skipper,

Há tempo que já procurava a existência deste tópico. Acho que o ecletismo deve ser uma faceta importante do Fórum e, por isso, fui insistindo. O Paulo Simões entendeu-o também. Já cá está o espaço próprio dos hydrofoils. Vamos animá-lo! As felicitações são para todos. :D :D

Tenho andado a estudar e a acompanhar as novidades deste tipo de embarcações. Vamos trocar informações! :mrgreen:
Cumprimentos,

José Franco da Costa

josecarlos
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: domingo dez 04, 2005 10:03 pm

Mensagem por josecarlos » quarta fev 28, 2007 9:19 pm

:lol: ola, muito obrigada ao Paulo Simões por criar este topico
Embora o meu projecto não seja um hydrofoil estou comtente de estar no meio de pessoas que sabem do assunto e com eles partilhar todo seu conhecimento.
Vamos fazer deste topico o mais visto, da minha parte tenho algumas ideias que gostava de partilhar.
Já estou a ver ANO 2010 eles todos de barco a remos e nós de HYDROFÓIL e não vale a pena pedirem boleia :mrgreen: :mrgreen:

José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Mensagem por José Franco da Costa » quarta fev 28, 2007 9:25 pm

" ... e nós de hydrofoil" ... nem que seja a pedais :mrgreen: :neutral1: :mrgreen:

Imagem
Cumprimentos,

José Franco da Costa

Manuel Sá
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: terça out 24, 2006 10:55 pm

Mensagem por Manuel Sá » quinta mar 01, 2007 7:25 pm

Tema interessante este, mesmo para um leigo na matéria como eu (mas que gosta de se manter minimamente informado sobre os avanços da técnica) :D :D :D

:neutral7: ao Paulo Simões pela criação do Tópico :neutral8:

:neutral7: ao José Franco da Costa pela persistência :neutral10:

P.S. - espero vê-los no próximo domingo no lago do Parque da Paz - Almada :Anjinho: :Anjinho: :Anjinho:

José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Mensagem por José Franco da Costa » domingo mai 13, 2007 10:40 am

Agora que o Luís Skipper anda longe e ocupado, entretive-me no meu sofá de marinheiro ;-) :oops: , a navegar na net sobre o assunto dos recordes de velocidade em barcos à vela ... e deparei com alguma informação, muito recente, que julguei dever realçar, publicando-a aqui. :roll:

Quando o Luís puder, espero o seu avisado comentário.

O Hydroptère (http://www.hydroptere.com/accueil/the-d ... s/83.html#) e em particular a sua tripulação, andam, desde 10 de Maio passado, muito contentes ...

Imagem

De facto, têm razão para isso. Bateram dois recordes. E já estão homologados oficialmente:

O mais rápido navio à vela num percurso de uma milha náutica, com 41,67 nós

O mais rápido navio à vela num percurso de 500 m (classe D, área vélica maior que 27,88 m2), com 44,81 nós.

Nota: No Fórum há já explicações sobre o significado das grandezas náuticas: nós, milhas, etc. Se estiverem interessados, por favor, usem a pesquisa

E, não contentes com isso, já têm 28 pessoas em Lausanne a estudar não só as necessárias alterações a introduzir no navio para no próximo iinverno (sim, este ano :shock: ) se atirarem para os 50 nós :neutral7: :neutral10: :neutral7: , mas também da criação de um novo protótipo a pôr a navegar em 2008!!!! :neutral7: :neutral10: :neutral7:

E, enquanto não chegam estas novidades, fiquem com imagens - que tirei do sítio acima indicado - de um navio, afinal ... já ultrapassado. :oops: :roll: :oops: . Quem diria ... :neutral16: :neutral16:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

E, divirtam-se com este vídeo filmado na viagem em que o recorde foi batido ... (no sítio acima indicado - de onde retirei esta informação - há muito mais fotografias e vídeos que merecem ser vistos ...)

http://www.hydroptere.com/mediastore/10/284-1.wmv

PS: Existem vários tipos de recordes em navios à vela que envolvem distâncias a percorrer, áreas vélicas, etc. A informação que agora obtive sobre velocidades nem sempre coincide com a que o Luís indicou na sua mensagem inicial deste tópico. Penso que a razão é a de que não nos estamos a referir à mesma prova. Gostava de te ouvir sobre isto, Luís ... :shock: :shock:
Cumprimentos,

José Franco da Costa

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » domingo jun 03, 2007 9:37 am

Mais um viseozito do Hydroptère, a fazer 47nós...
Aquilo voa...

http://www.adonnante.com/video/video/37 ... nds-au-GPS

Oops. É o mesmo vídeo que o José meteu, mas em sites diferentes. :oops:

(deixo aí o link porque esse site - adonnante - tem vídeos porreiríssimos)

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Re:

Mensagem por pjesus » terça ago 03, 2010 8:35 am

Relembrando este tópico...
Skipper Escreveu:
pjesus Escreveu:100 nós?!?!? Onde é que vão arranjar vento para isso?
Pois essa parece-me que é a pergunta do meio milhão de dólares. No entanto, não me parece que seja necessária a colaboração do Katerina ou do El Niño para realizar a proeza. Lembra-te dos conceitos de "vento real" e "vento aparente".
Pois... depois de ter visto o Oracle a fazer 30 nós com menos de 10 de vento já não digo nada...

Responder