Traineira de pesca

Fórum específico
Responder
Jorge Dias
Grumete
Grumete
Registado: sexta jul 25, 2014 11:54 pm
Localidade: Torres Novas

Traineira de pesca

Mensagem por Jorge Dias » terça jul 29, 2014 8:25 pm

Boas companheiros.
Conforme disse na minha breve apresentação, sou um novo modelista nautico.
Como tema para a minha colecção, pretendo seguir a de embarcações tradicionais portuguesas.
Para meu 1º primeiro modelo, escolhi uma traineira de pesca mas, um exemplar daqueles antigos, que julgo ser denominada de " popa de leque".
Bem, não imaginam o tempo que tenho passado na net em busca de fotos e planos dessa embarcação. E tanto tentei que consegui um, que pelo que me é possivel perceber, indicado por um membro do forum.
Pois já comecei a recortar a quilha e umas cavernas, mas há qualquer coisa que não está a bater certo.
É que para conseguir ver algo melhor esse plano, tive de o ampliar, mas como logo de origem as suas notas são praticamente ilegíveis, mesmo ampliando a coisa mantem-se ou até mesmo, piora.
Assim, venho pedir a vossa ajuda no sentido de alguém que eventualmente tenha um desses planos legiveis me ceder uma cópia ou, na impossibilidade de tal, saber se do arquivo do forum consta alguma dessas embarcações e como a poderei obter.
Muito obrigado a todos e um abraço.

Jorge Dias

PAULO PEREIRA
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quinta mar 02, 2006 11:20 am

Re: Traineira de pesca

Mensagem por PAULO PEREIRA » quarta jul 30, 2014 12:15 pm

Boas Jorge

Podes colocar aqui o plano que tens sem estar ampliado para vermos melhor :?:
Knights Of The Sea Everyone admires a PT man!

paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo » quarta jul 30, 2014 1:30 pm

Início ousado Jorge Dias, muito bem :neutral10:

O Paulo Pereira disse bem, venha daí esse plano para ver se alguém consegue dar mais alguma ajuda ou se é necessário outro plano.

Jorge Dias
Grumete
Grumete

Mensagem por Jorge Dias » quinta jul 31, 2014 7:01 pm

Boas

Conseguem ver a imagem?
eu sou muito "louro" nesta coisa de informática, sei fazer " enter" e pouco mais.

Bem se conseguem ver a imagem, foi isso que consegui apanhar.
Bom, bom, era indicarem-me um mail que eu envio para lá a imagem.
Abraço.
Traineira de Peniche (Planos) B2.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Jorge Dias em sexta ago 22, 2014 9:03 pm, editado 1 vez no total.

paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo » quinta jul 31, 2014 9:32 pm

Viva Jorge,
De facto a imagem maior mostra mais pormenores, mas para não irmos contra as regras do fórum seria melhor ficar como eu fiz em cima.
Não tem problema serve só como informação.
Para obter a imagem fiz "prin screen" inseri no paint, reduzi ligeiramente e guardei como ficheiro de imagem.
O resto foi como fizeste para inserir a imagem no fórum.

Agora em relação à traineira, acho que é um espectáculo e de certeza um grande desafio. Vou poder ajudar pouco nesta primeira fase, mas quando chegares à motorização, conta comigo. Haverá por aqui no fórum mais quem possa dar uma mãozinha.
Vou acompanhar, força!

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » quinta ago 07, 2014 11:39 am

Boas.

Antes de mais, bem vindo.
Jorge Dias Escreveu:Para meu 1º primeiro modelo, escolhi uma traineira de pesca mas, um exemplar daqueles antigos, que julgo ser denominada de " popa de leque".
Boa escolha, são bem bonitas!
Jorge Dias Escreveu:Pois já comecei a recortar a quilha e umas cavernas, mas há qualquer coisa que não está a bater certo.
O que é que não está a bater certo, exactamente?

Um dos problemas de ampliar planos a partir de imagens pequenas é que os pequeninos erros que possam existir são também ampliados.
O melhor é estares preparado para meteres as cavernas e depois acertar tudo, usando 'longarinas' ao longo de todo o costado para ver onde é que há cavernas saídas, ou metidas para dentro, etc...

Jorge Dias
Grumete
Grumete

Mensagem por Jorge Dias » sexta ago 22, 2014 8:06 pm

Boas.
Cá estou eu de novo.
Bem, aquela traineira que está aí em cima representada naquele , esquema, lá andou qualquer coisita.
Mais cola menos cola, jeito no desenho etc e tal, lá consegui avançar com o cavername.
Está no estado que a imagem mostra
Pois agora é que começa a coisa a complicar-se, pelo que peço mais uma vez a vossa ajuda.
Tenho visto aí pelo forum imagens de umas tiras de madeira para forro do casco.
Preciso que me digam que madeira é essa e quais as medidas dessas tiras.
Aqui pela minha zona e mais fino que encontro é contraplacado de 2 mm de espessura, que para o jeito que tenho e trabalho a que se destina, é rijo que nem pedras.
Encontrei um folheado em Santarém, numa serração, parece que é " tola ??" que estou a experimentar, mas vai estalando conforme a vou fixando.
A balsa acontece o mesmo. Já vi aí alguém a dizer para molhar a madeira primeiro. Então e cola pega na mesma?
Desde já obrigado pelas eventuais informações.
Desculpem lá, mas enquanto não me ajeitar com a coisa, vou-vos aborrecendo.
Abraço.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » segunda ago 25, 2014 10:33 am

Oi Jorge.

Contraplacado não é grande coisa para forrar, por causa das curvas.
Muita gente usa balsa se for para fibrar depois. Senão há várias madeiras que dão, se pesquisares um pouco aqui pelo fórum vais descobrir várias opções.

Alguma informação sobre madeiras aqui: http://xiloteca.blogspot.pt/
Isto é uma subpágina do blog dum grande modelista de arsenal, o Carlos Montalvão : http://carlosmontalvao.blogspot.pt/

Algumas das madeiras que o Carlos usa são relativamente exóticas, mas há opções mais comuns como a faia, a marupa, ou sapeli.

Se enviares um mail ao Carlos, dizendo que és utilizador do ptnauticmodel, ele deve aconselhar-te.

Tiago

Jose Elias
Contra-Almirante
Contra-Almirante
Registado: sexta mai 18, 2007 3:30 pm
Localidade: Casal de Cambra- Sintra

Mensagem por Jose Elias » segunda ago 25, 2014 6:13 pm

:neutral5:

Olá

Para fazeres a forra podes utilizar a marupa, ou como diz o Tiago a balsa. Com esta última aconselha-se a fibragem como ele aliás também refere.

As madeiras são molhadas e colocadas no lugar para tomarem forma depois de secas retiram-se e dá-se a cola que pode ser até cola branca rápida e de preferência do tipo D3 ou seja resistente à água. Também há D4, mas, não é necessário, uma vez que seja qual for o tratamento que deres à madeira vais sempre ter de a isolar bem, mesmo que seja com verniz de banana (celuloso), várias camadas.

Na generalidade dos casos as curvaturas, masi criticas compensação com a forma como se cortam as madeiras. Vê aqui, mas, isto também está no nosso forum é só procurares :)

http://www.modelismonaval.com/archivos/ ... o_v1.8.pdf

Atenção à forma como vais forrar a popa de leque. As tabuas ali são colocadas ao alto. Vê no forum já lá tens exemplos.

Resumo o Fórum tem tudo. Procura.

Outra coisa, se a madeira estiver apenas húmida a cola agarra bem na mesma. E se for cianoacrylato até agradece.

Elias

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » quarta ago 27, 2014 6:42 pm

Ola pessoal .

Pelo que vejo estão com problemas em curvar madeira
Pois bem ,se quiserem prestar atenção , qualquer madeira pode ser curvada ,umas mais facilmente que outras .
A técnica está em as aquecer a vapor ou em agua quente , depois de bastante ensopadas é aquece-las (secá-las)com uma pistola de ar quente , a curvatura é obtida a partir de um molde curvo ou de simples força de braço aplicado a um dos extremos da régua estando outro extremo bem apertado num torno por exemplo
A régua de madeira seca e encurvada na forma ideal ,será colada com qualquer colada nas cavernas do modelo em questão

:neutral8:

Jorge Dias
Grumete
Grumete

Mensagem por Jorge Dias » quarta ago 27, 2014 9:39 pm

Boas.
Obrigado pela vossa informação.
Estou a ver a coisa muito mais negra do que o pensamento inicial.
Esta coisa do modelismo com madeira não tem nada a ver com plástico ou resinas.
Bem, esta carcaça vou aproveitar para treinar enquanto tento arranjar um plano como deve ser da traineira.
O companheiro Carlos Montalvão tem ali um trabalho e peras.
Os meus parabéns.
A hobbykit vende essas madeiras mais usadas?
Mais uma vez obrigados.

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » quinta ago 28, 2014 1:14 pm

Jorge Dias Escreveu:A hobbykit vende essas madeiras mais usadas?
Costumam ter lá madeira, sim, mas comprar ripinhas em lojas de modelismo costuma ficar caro.
Antigamente o Carlos Montalvão fornecia um serviço de selecção e corte de madeiras...

Jose Elias
Contra-Almirante
Contra-Almirante
Registado: sexta mai 18, 2007 3:30 pm
Localidade: Casal de Cambra- Sintra

Mensagem por Jose Elias » quinta ago 28, 2014 3:14 pm

:neutral5:
Jorge Dias Escreveu:Boas.
Obrigado pela vossa informação.
Estou a ver a coisa muito mais negra do que o pensamento inicial.
Esta coisa do modelismo com madeira não tem nada a ver com plástico ou resinas.
Bem, esta carcaça vou aproveitar para treinar enquanto tento arranjar um plano como deve ser da traineira.
O companheiro Carlos Montalvão tem ali um trabalho e peras.
Os meus parabéns.
A hobbykit vende essas madeiras mais usadas?
Mais uma vez obrigados.

O que é isso de um plano como deve ser da traineira?

O que tens não serve?

Porquê? Explica lá para te podermos ajudar. :)

Elias

Jorge Dias
Grumete
Grumete

Mensagem por Jorge Dias » terça set 02, 2014 9:43 pm

Boas
Pois, aquele planos para vós, mais experientes, até deve ser canjinha.
Mas aqui para mim, é uma dor de cabeça.
É que ao ampliar o plano, a grande maioria das secções de corte transversal, ficam um borrão e tanto.
Não tendo as medidas legíveis, também não consigo fazer uma correspondência boa com qualquer escala, e por isso pra mim, maçarico, estou com problemas em acertar a largura daquelas cavernas tal como a altura certa do convés à borda do barco.
Mas pronto, eu cá me vou arranjando até acertar a coisa e então quando o conseguir, dou inicio a outro barco com cuidado.
Bem, reparo agora que estou a postar no sítio errado, pois só agora reparei que estou na secção de RC, quando eu pretendo fazer uma reprodução estática.
Este erro de local tem a ver com a secção de barcos de pesca, que não encontrei noutro lado.
Agradeço a quem de direito o favor de colocar o post no sítio certo.
Abrigados.

Responder

Voltar para “Barcos de pesca”