Hellen (vai ter outro nome) 1/20 By Fernando

Fórum específico
Responder
Le Hussard
Aspirante
Aspirante
Registado: domingo jan 09, 2011 10:41 pm
Localidade: Loures

Re: Hellen (vai ter outro nome) 1/20 By Fernando

Mensagem por Le Hussard »

Olá a todos,
Bem parece que a técnica da fita deu resultado e as linhas já ficaram mais a meu gosto.
Estou agora a montar a parte elétrica vamos ver se tudo funciona bem, já fiz um teste na banheira, que para primeiro nem correu tão mal assim, não meteu uma gota de água, ou seja o veio parece-me bem montado.
Agora houve um pequeno problema, para testar, liguei direto a bateria ao motor o que aconteceu foi que o casco quase voava :barco: da banheira fora, aquilo parecia quase um jacuzi lá dentro, esteve apenas uns poucos segundos a trabalhar de cada vez, mas para um pesqueiro acho que é uma velocidade brutal, ainda vou correr com os rápidos :neutral18: , espero que depois de ligado ao variador fique como deve ser pois apenas com alguns segundos o motor até deitou um fuminho, pouco mas deitou.
Agora aquela puxada de água que entra perto do hélice passa no motor e sai no costado é que gostei de ver, funciona cinco estrelas. Claro que na velocidade máxima jorrava bastante mas com menos rotação espero ficar igual ao real.
Saudações
Fernando
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
A perseverança é o antídoto do fracasso.
Imagem
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano »

:neutral6:

Não se poderá talvez ligar o motor a menos voltagem ?

:neutral8:
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá a todos,
Carlos Mariano, se calhar deve ser a solução de uma voltagem inferior.
Agora estou mesmo, mesmo, mesmo aborrecido por outra situação que me aconteceu, voltei aos testes na banheira já com o variador e receptor a trabalhar, ora, até que tudo funcionava mesmo bem, a água a sair, a rotação do hélice, leme, etc. Comecei então a ficar entusiasmado com a coisa, fiz 6 testes de cerca de 15 a 30 segundos cada, e depois quando fui desligar tudo não é que o variador estava a escaldar! É claro que fico chateado, eu só ligo, ligo, ligo e isto não dá nada, é claro que fico chateado!! Cheguei a uma conclusão: Acho que os estáticos são mais faceis!!! :fogo:
Agora vou pedir aqui aos mestres que me ajudem, pois estou sem ideias para fazer isto sem gastar muito, já pensei trocar bateria e motor, só o motor, só a bateria, etc.
Preciso de umas ideias concretas para finalizar isto, estou quase a :Derretido:
Saudações
Fernando
Imagem
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Boas Fernando :neutral6:

O aquecimento é normal , é sinal que passou bastante corrente nos seus circuitos .

Ainda não fiz comentários sobre o assunto mas agora voçê está preparado para aceitar :

O seu sistema de arrefecimento necessita de uma bomba tipo Grauner de 6 a 12 volts para forçar o arrefecimento do motor

O variador também necessita de ser arrefecido através de um ventilador tipo miniatura de computador ( 12volts) ou então atravez de uma especie de radiador ( inventado) para arrefecimento a agua ( a mesma agua que passa nos tubos do motor passa no "radiador" do variador
Neste variador voçê também pode reforçar o arrefecimento das alhetas fixando sobre elas uma barra de aluminio ou então mesmo de ferro ( o calor vai dissipar-se pela barra que em principio estará mais fria )

Será que a potência do seu motor está de acordo com as caracteristicas do variador , este convém trabalhar com uma certa folga

Eu já tive um problema desses num barco ,em que o motor consumia mais de 30amperes e escaldava muito , resolvi com uma redutora de 5 para 1 ,nunca mais escaldou nem consumiu exageradamente

Amigo se tudo fosse fácil não tinha piada ,é preciso pensar e resolver todos os problemas tecnicos :neutral10:

Nos estáticos é só colar pecinhas para que fique bonito ( faz de conta que está a funcionar )

cumprimentos :neutral8:
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá Carlos Mariano,
Parece que isto não está a dar "a bota com a perdigota" eu estou a usar um motor de 12V com uma bateria de 12V 7,2Ah de chumbo, mas andei a dar uma vista de olhos pela net por causa do variador e penso que seja estas as especificações do meu:

320A Brushed Brush Speed Controller ESC For RC Car Truck Boat
100% Brand new
This equipment used in electric model car, and according to the following the information of choice scope configuration.
automatically find the center.
high-frequency drive system
The use of low-resistance field-effect inner tube
With forward and backward functions for car, boat
Electrical parameters: support: the nimh nickel cadmium battery 4-6 group (4.8-7.2 V) The Lithium battery 2 group (7.2V)
The move by lot current: forward 320 A reverse 240 A Brake 250A
The BEC output : 5.6V, 2A
Size: 34 x 34 x 15.2 mm
Weight: 45g

e depois encontrei outro com a mesma foto:

RC Car 300A HV Brushed Motor ESC Electronic Speed Controller / 2A BEC
Specification :
Forward Current (A) : 300A
Backward Current (A) : 150A
BEC : Max 2A / 5.6V
Suitable Battery : 9 - 14.8V
Dimension : L32 x W32 x H23mm
Net Weight : 45g
Gross Weight : 60g

Acho que estou a usar voltagem a mais, será? Bastará usar uma bateria de 6V? Tenho de ver a maneira mais barata ou então este projecto ficará na prateleira até ao tempo das "vacas gordas" chegar, já ultrapassei o que podia gastar nele :oops:
Saudações
Fernando
Imagem
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Isto comprar on line é preciso saber bem o que se quer , vá a uma loja de modelismo ( ainda temos pelo menos algumas a trabalhar) e peça o variador para esse motor

Por exemplo Dias & Guimarães ou SV modelismo

Última edição por Carlos Mariano em quinta fev 14, 2013 3:15 pm, editado 1 vez no total.
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Eu tenho um destes a trabalhar bem ;

http://www.graupner.de/en/products/0eec ... oduct.aspx

Para motores de corrente continua ; entra positivo e negativo e saiem dois unicos fios que ligam ao motor de corrente continua
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Eu acho que estou a fazer confusão , já vi bem e não é um variador brushless .
paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo »

Boas,

Ao que me parece o variador é para motores de escovas, até porque iria sobrar um cabo do variador e o amigo Fernando já teria dito alguma coisa.

Não nos podemos fiar nas fotos da net para chegarmos a alguma conclusão quanto às características. Por um lado podem usar a mesma foto para variadores diferentes, por outro, os variadores podem ser iguais por fora mas terem capacidades diferentes. O que interessa é o que está lá dentro.

Se o variador é mesmo indicado para 7,2V, essa tensão não deve ser ultrapassada, ou pelo menos não para quase o dobro, porque pode queimar o variador e se calhar foi já isso que aconteceu. Se queimou, ou se entende de electrónica para substituir o componente quimado, ou se compra outro.

Pode também ser corrente a mais, mas concordo com o Artur, 60Amp é mais que suficiente. Estará alguma coisa presa que não deixe o motor rodar livremente? A correia da redutora será que está muito tensa?

Refrigerar o variador também é boa ideia.

Havemos de descobrir o "gato" é preciso é calma e paciência ;-)
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá a todos,
Muito obrigado Carlos Mariano, Artmar e PauloCapelo pela rapidez das vossas respostas e pela paciência comigo.
Bem respondendo ás vossas questões, é o seguinte, o variador não se encontra queimado e até funciona muito bem sem o motor ligado durante muito tempo, faz o automático do ponto neutro e tudo. Sim o motor é de 12V a bateria também, vou mandar aqui um link que encontrei por acaso e é exactamente igual ao meu:
http://www.eletricosdosul.com/t1194-canoa-acoriana-rc
E sim também, é um variador para motor de escovas (Brushed), pois reparei que o companheiro Carlos Mariano fez um pequena confusão com a palavra Brushless (motor sem escovas), na qual também verifiquei que fez logo o reparo :neutral10: , por isso não sobra qualquer fio :D e a correia está ( penso eu ) qb, costumo montar desse género mas em tamanho grande!!
Agora penso que todos têm razão, acho mesmo que é do veio, custa um pouco a rodar e o motor faz um bocado de esforço, quando está a rodar livre o variador só fica um pouco morno, estou a pensar fazer uma desmultiplicação para adptar ao veio e aí o modelo andar devagar e o motor não gastar aqueles amperes desnecessários.
Ou seja, penso eu que ao pedir mais esforço a amperagem suba e aí aparecer aquele aquecimento.
Agora só mais uma pergunta ao ArtMar, é fácil retirar o dissipador do variador como me mostra na figura acima? Como o faço?
Um muito obrigado a todos :neutral10: assim até parece fácil fazer as coisas.
Saudações
Fernando
Imagem
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Aproveite e lubrifique bem o veio a ver se fica mais leve

Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá a todos,
Obrigado ArtMar e Carlos Mariano pelos comentários, apesar de estar com muito pouco tempo para mim, já fiz algumas pequenas alterações, ainda em fase de testes mas já tenho o veio muito mais solto coloquei uma roda dentada a fazer de redutora, fica mais ou menos de 4 para 1 estou a fabricar mais um suporte de eixo e suporte novo para o motor, vamos ver se tudo fica bem agora, logo que tenha tudo pronto posto mais umas fotos.
Agora estou com uma grande dúvida sobre aquela imagem acima do companheiro ArtMar, está muito bem feito aquele tubo a passar pelos triac's mas aí é que reside a minha dúvida que é: se o tubo passa por todos vai 'shuntar' os seis colectores dos mesmos, é possível ligar todos assim sem queimar nada? Então nesse caso até pensei tirar os 6 da placa e aplicar todos numa barra de alumínio refrigerada a água, mas se não poder ser feito então vou aplicar um colector de arrefecimento com ventoinha de computador em cima da placa existente.
Agora peço mais uma ajuda por favor, alguém me pode dizer para o motor de 12V quais os condensadores que se utiliza ( as capacidades ) ?
Um muito obrigado,
Saudações
Fernando
Imagem
paulo capelo
Almirante
Almirante

Le Hussard Escreveu:Agora estou com uma grande dúvida sobre aquela imagem acima do companheiro ArtMar, está muito bem feito aquele tubo a passar pelos triac's mas aí é que reside a minha dúvida que é: se o tubo passa por todos vai 'shuntar' os seis colectores dos mesmos, é possível ligar todos assim sem queimar nada?
Olá Fernando,
Há mais do que uma forma de arefecer os variadores, mas aquela que o Artur está a demonstrar é simples e eficaz. Não há problema em passar o tubo pelas alhetas porque ali não passa electricidade.
Le Hussard Escreveu:Então nesse caso até pensei tirar os 6 da placa e aplicar todos numa barra de alumínio refrigerada a água, mas se não poder ser feito então vou aplicar um colector de arrefecimento com ventoinha de computador em cima da placa existente.
Aquelas alhetas de alumínio dissipam o calor que é emanado por um dos componentes que mais aquece nos variadores, que são os mosfets. Se não existir contacto entre esses componentes e as alhetas dissipadoras de calor, o seu arrefecimento não produz o efeito desejado.
As ventoinhas também servem, mas a sua eficiencia em barcos é menor do que em carros, pela simples razão de tudo nos barcos trabalhar normalmente em ambiente fechado e portanto com pouca circulação de ar. Mas é uma hipótese a considerar.

Quanto aos condensadores a utilizar, talvez encontre aqui a sua resposta ;-)
Boa continuação :neutral10: :neutral10: :neutral10:
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Condensadores para o motor :

Leva um de 470 nf ou parecido , já apliquei de 100nf

E dois entre os bornes e a caixa do motor de 47nf , já também apliquei dois de 4.7 nf

Normalmente um é de maior capacidade e os outros dois são menores

Não é rigoroso

Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá a todos,
Obrigado PauloCapelo e Carlos Mariano pelas dicas, hoje fiz então a parte de dissipação do variador envio aqui umas fotos da 'sandes' de dupla refrigeração :gargalhada: se assim não funcionar dou um tiro num pé!
Saudações
Fernando
Imagem
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá ArtMar,
Esqueci-me de um pequeno pormenor, abri a caixa do variador e na placa na parte da entrada do positivo tem marcado 7V2, o variador é de 7,2V apesar de funcionar bem a 12V em principio vou baixar para 6V como tinha ideia no início, vou testar e ver se funciona tudo na perfeição pois tinha cá uma bateria de 6V mas é velhota e já não recebe carga, vou arranjar umas pequenas AA recarregaveis que tenho por cá, testar, e se tudo funcionar arranjo uma de grande capacidade que me ajuda também a fazer de lastro e tudo, como faz esta que tenho de 12V.
Saudações
Fernando.
Imagem
paulo capelo
Almirante
Almirante

Le Hussard Escreveu:se assim não funcionar dou um tiro num pé!
Que não seja no meu :gargalhada: :gargalhada:
Na última foto vejo um dissipador de calor por baixo do variador. Não é necessário, pois não vai surtir efeito nenhum no que diz respeito a arrefecimento.
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá PauloCapelo,
Sim eu sei que não vai fazer nada a placa dissipadora por baixo, vai apenas servir de base onde vai aparafusar a placa de cima, leva 4 parafusos nos cantos das duas placas e massa no dissipador do variador à parte de baixo da placa que leva a 'fan'.
Sim, se não funcionar o tiro é mesmo no meu pé :neutral10:
Saudações
Fernando
Imagem
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá a todos,
Bem, tenho estado muito ocupado o que me deixa as lides do modelismo um pouco para trás, mas num pouquito de tempo adiantei o variador e uma redutora para o eixo que está pronto só falta montar no lugar. Isto pelo menos para não me enterrarem o tópico :twisted:
Aqui vão 2 fotos.
Saudações
Fernando
Imagem
paulo capelo
Almirante
Almirante

Boas Fernando,

É a correia que irá depois à polie do veio do hélice?

Estou a gostar, vamos ver se fica ainda melhor ;-)
Le Hussard Escreveu:Isto pelo menos para não me enterrarem o tópico :twisted:
Parece que o couveiro anda mais calmo. :neutral18: :Anjinho:
Responder