Hellen (vai ter outro nome) 1/20 By Fernando

Fórum específico
Responder
Le Hussard
Aspirante
Aspirante
Registado: domingo jan 09, 2011 10:41 pm
Localidade: Loures

Re: Hellen (vai ter outro nome) 1/20 By Fernando

Mensagem por Le Hussard »

Olá a todos,
Em primeiro lugar, um bom ano de 2013 para todos com muita saúde e se possível dinheiro :lol:
Agora vamos ao que interessa, andei a pesquisar sobre rolamentos de encosto no veio do hélice, não sei se foi
'maçariquice' minha mas só encontrei os ditos no exterior junto ao hélice, então resolvi inventar um bocado e
cá vai mais uma engenhoca minha com uns rolamentos que tinha cá por casa e várias peças de uma camara de
video avariada muito velhinha. Então coloquei um rolamento junto da manga do eixo, uma peça em inox que
pertencia á máquina mas que tem melhor aspecto que a de origem que prende o mesmo através de dois parafusos
sextavados interiores ( melhor que aquele parafuso de lado a girar ), e logo de seguida outro rolamento que depois
leva uma peça que vai ficar fixa á estrutura. Acho que deve resolver o problema de desgaste etc.
O rolamento do lado da manga serve para o esforço a marcha à ré e o outro ao contrário, as peças estão espaçadas
por pequenas anilhas para tudo trabalhar o mais suave possível e o lado da manga levará mais uma peça para não
rodar o exterior e fazer a sua função.
Mas nada melhor que umas fotos para perceberem a ideia e se possível algum comentário dos mestres, para saber
se estou a fazer asneira ou não.
Saudações
Fernando
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
A perseverança é o antídoto do fracasso.
Imagem
paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo »

Um exemplo de rolamento de encosto:
Imagem
Imagem

Para a ré nunca tinha pensado nisso, mas parece-me que no local onde está, se entendi bem, não irá ter efeito.
Uma vez que a ré normalmente é menos usada, o efeito de desgaste é muito menos pronunciado e não se costuma, que eu saiba, aplicar rolamentos de encosto para esse efeito.
Mas, amigo Fernando, não dê demasiada importância a este factor. Há outros bem mais relevantes.
Boa continuação.
Força! :ferramenta:
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá PauloCapelo,
Obrigado pelos comentários, mas agora já que tive algum trabalho a reconstruir esta parte vou deixar assim,
estive a fazer alguns testes de força e funciona bem nos dois sentidos, vou colocar mais uma imagem feita
por mim para ter uma melhor ideia do funcionamento e como vai rolar em baixas rotações e sendo uma
embarcação lenta acho que não vou ter problemas, quero ter o minimo manutenção possível :?
Hã! e obrigado pela imagem, como tinha dito anteriormente só tinha visto rolamentos no exterior, não sei
se inventei algo mas coloquei tudo no interior, como também vai andar em piscina estou a evitar tudo o que
possa ter corrosão.
Saudações,
Fernando
Imagem
paulo capelo
Almirante
Almirante

Olá Fernando,
Obrigado pela imagem.
Sim, acho que deve continuar. Há coisas que nos dão prazer imaginar, construir e depois ver a funcionar. Acho que é este o caso. :neutral10:
É aquele empanque que irá fazer funcionar o rolamento, OK! ;-)
Só não sei se esses rolamentos irão ter o mesmo efeito, uma vez que não são de encosto... :neutral16:
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá PauloCapelo,
Pois estes rolamentos são de umas ventoinhas de computador, em princípio devem
aguentar pois o esforço não é grande, mas se ficar avariado longe eu depois ligo
logo ao BCP ( Boat Club Portugal ) para me virem rebocar :neutral11:
É uma experiência, se der, tudo bem se não arranjo mesmo uns de encosto.
Obrigado, saudações,
Fernando
Imagem
paulo capelo
Almirante
Almirante

Le Hussard Escreveu: ligo
logo ao BCP ( Boat Club Portugal ) para me virem rebocar :neutral11:
:neutral18: :neutral18: :neutral18:
Le Hussard Escreveu:É uma experiência, se der, tudo bem se não arranjo mesmo uns de encosto.
É mesmo esse o espírito :neutral10: :neutral10:
Boa continuação :ferramenta:
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá a todos,
Bem, já cá tenho a peça que me faltava e já fiz a modificação na zona da tansmissão, alterei a posição
do motor, falta pequenos ajustes para ficar tudo ok.
Aqui vão mais duas fotos :fotos:
Saudações
Fernando
Imagem
paulo capelo
Almirante
Almirante

:neutral7: :neutral7: continuo a acompanhar ;-)
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano »

Ficou bom !
Mas tem aí um problema ,é que á velocidade de deslocamento do rebocador a agua nunca irá passar na tubagem de arrefecimento
O melhor mesmo é arranjar uma pequena bomba de agua vendida pela graupner , trabalham a 6 volts ou a 12 volts e intercalar no tubo de plastico
Os rebocadores reais tem mesmo no casco tomadas de agua por onde a agua entra para diversos fins ,sobretudo refrigeração dos motores , e têm outras escotilhas onde se costuma ver a agua a sair .

:neutral8:
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá a todos,
Obrigado PauloCapelo, Carlos Mariano realmente ainda não sei se irá funcionar bem, agora vou dedicar-me
ao exterior do casco para que fique pronto para os primeiros testes na água :barco: tenho de ainda colar
umas peças de madeira, betumar e pintar e depois se o hélice não conseguir enviar água para a tubagem logo
verei essa possibilidade; também já alterei a voltagem para funcionamento, passa de 6V para 12V.
Ah! e não leve a mal, mas não é um rebocador mas sim um pesqueiro :oops: , mas não faz mal porque funciona da
mesma forma.
Obrigado
Saudações
Fernando
Imagem
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá a todos,
Já estão coladas as peças de madeira no casco e já coloquei a primeira camada de
massa nas juntas, betume com de fibra de vidro para plásticos, e feita a primeira
parte de lixa passarei o primário para ver onde finalizar as partes que ainda falta
seguindo-se o processo de pintura.
Saudações
Fernando
Imagem
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

:neutral6:

Se der hipótese de aparafusar essa quilha por dentro com parafusos de latão ou inox faça-o , porque as diferenças de temperatura e humidade são terriveis mesmo entre colagens de madeiras , quanto mais madeira e plastico

Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Carlos Mariano Escreveu::neutral6:

Se der hipótese de aparafusar essa quilha por dentro com parafusos de latão ou inox faça-o , porque as diferenças de temperatura e humidade são terriveis mesmo entre colagens de madeiras , quanto mais madeira e plastico

Olá Carlos Mariano,
Obrigado pela dica, mas com a 'parafrenália' de coisas que coloquei será ainda preciso parafusos?
Depois de ter lixado bem o plástico (ABS) na zona passei um fio de ciano, ficaram coladas as ripas de rami, depois como a zona não é bem plana passei outro fio entre o local com cola de epoxi, seguidamente passei o betume com fibra de vidro e lixei tudo, a madeira e o plástico ficou 'fibrado', passei a primeira demão de primário.
Agora como o primário é transparente não vejo bem os defeitos :pesquisar: por isso tenho que lhe dar por cima outro primário normal (visto o ABS não aceitar este) depois fazer 'desaparecer' qualquer imperfeição e a seguir pintura final.
Por isso a minha pergunta inicial.
Saudações,
Fernando
Imagem
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Já passei por estas certezas todas e as coisas acontecem ao fim de algum tempo . Depois de pronto é muito mais dificil de corrigir.
A madeira nunca esta´quieta ,de Verão contrai de Inverno incha a cola não resiste a estes pequenos movimentos acaba por empenar e descolar

Mesmo na construção real as madeiras eram fixas por cavilhas de madeira ,mais tarde vieram os parafusos inox ou latão cujos buracos eram disfarçados com pequenos tacos .
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá a todos,
Devagarinho mas vai, já colei as peças ao casco, depois levou primário para 'plasticos' e agora já apliquei por cima o primário normal para ver algum defeito, vai na segunda demão, logo que ache que está bom leva a pintura definitiva.
Saudações
Fernando
Imagem
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá a todos,
Tenho andado aqui com problemas de tinta, mas acho que já acertei, estou farto de lixar pintar, lixar pintar :Derretido: Agora com estas tintas novas tenho um problema que é a linha de água não fica certinha, porcaria das fitas autocolantes que cá tenho fazem a linha com defeitos :neutral13:
Peço ajuda aos mestres se conhecem alguma fita autocolante que ao descolar a tinta fique certinha, ou alguma técnica que possa ajudar.
Muito obrigado
Saudações,
Fernando
Imagem
pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus »

Le Hussard Escreveu:conhecem alguma fita autocolante que ao descolar a tinta fique certinha, ou alguma técnica que possa ajudar.
Eu uso fita de mascarar da Tamiya (em 2 larguras diferentes) para os contornos mais dificeis e uma vermelha da 3M ou da Tesa para o resto. Calcando bem fica certinho e até se pode deixar uns dias sem problema.
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Obrigado Pjesus,
Vou tentar arranjar então essas fitas cá na minha zona, vamos ver se dá certo :neutral10:
Saudações
Fernando
Imagem
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

:neutral6: Fernando ;

Além da fita que o Pjesus escreveu , existe a fita fina normal de pintura que eu uso nos meus modelos ;
Só que tem truque ; Para fazer as listas ou as divisórias entre pinturas eu corto a fita ás tiras de 5mm com uma lamina de Xacto guiada por uma régua metálica.
Depois colo onde quero e passo com a unha até ficar bem colada e uniforme de seguida cubro normalmente com a mascara de papeis de revistas velhas .
O outro truque ; Logo após a pintura e antes que seque eu removo com muito jeito toda a mascara incluindo a fita , vai ver que sai uma linha com contorno perfeito
Faça atenção á diluição da tinta , não pode ser muito liquida,senão entranha-se por debaixo da fita
Le Hussard
Aspirante
Aspirante

Olá Carlos Mariano,
Muito obrigado pelas dicas, tenho andado muito ocupado estes dias, mas no fim de semana, com tempo, vou tentar as suas dicas e depois posto umas fotos para verem como ficou.
Espero que desta seja de vez. Fiz um teste num pedaço de plástico com fita cortada com x-acto e pareceu-me bem, vamos lá ver se fica tudo :neutral10:
Saudações
Fernando
Imagem
Responder