Fórmula Hovercraft 7.5

Fórum específico
Responder
Carlos-Camoesas
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: domingo nov 05, 2006 8:04 pm
Localidade: Elvas
Contacto:

Fórmula Hovercraft 7.5

Mensagem por Carlos-Camoesas » sexta abr 06, 2007 9:26 pm

FÓRMULA HOVERCRAFT 7.5

Chegou a hora de divulgar um projecto com alguns meses de gestação. Imagem
Para este projecto, contamos com o apoio de :
Federação Portuguesa de Motonautica (João Xavier)
ovarcraft.com (Carlos Camoesas)
PTNauticmodel (Paulo Simões)
Todos os interessados nesta nova modalidade
Em Portugal está prestes a nascer a Competição de Hovercrafts Radio-Controlados, junte-se ao projecto e faça história mundial!
Imagem

Passo agora a palavra ao João Xavier para que faça a apresentação do nosso projecto, nascido de um repto que me lançou e logo abracei.
"In the End, we will remember not the words of our enemies, but the silence of our friends."
- Martin Luther King Jr. (1929-1968)
http://ovarcraft.com
Imagem

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » sábado abr 07, 2007 8:21 am

Parabéns pela iniciativa e pelo resultado final obtido. 5 estrelas. :neutral7:

Força com a Competição de Hovercrafts Radio-Controlados, e contem com o apoio da Ptnauticmodel.

João Xavier
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: segunda dez 26, 2005 11:58 pm
Localidade: Apagado

Mensagem por João Xavier » sábado abr 07, 2007 2:01 pm

Tendo em conta algumas limitações que a grande maioria das embarcações apresenta, quer para lazer e acima de tudo para competição, surgiu e em perfeita comunhão de ideias com o Carlos a ideia de se investir na criação de uma modalidade de hovercrafts que apresentaria algumas inovações e acima de tudo um meio bastante acessivel de permitir a todos os interessados ter acesso à competição desta interessante modalidade. Tivemos em atenção que existem muitos eventos que se realizam em água salgada, assim nada melhor que um veículo que praticamente não está em contacto com ela. Além disso em termos de ruído e impacto ambiental será identico ao de um vulgar avião RC com um motor de 7.5CC.
O que será necessário?: Em primeiro lugar interesse e ter vontade para construir um. Existirá disponibilidade por parte do Carlos aqui no Fórum e da minha parte alguma também, de prestar a ajuda necessária. Seguidamente um rádio RC de dois canais ( acelerador e direcção) e um motor RC de avião de 7.5 CC ( .46 em polegadas).Quantoa eventos, a federação portuguesa de motonautica tem o suporte que viabiliza a realização dos mesmos e terá todo o interesse em colaborar.
Posso desde já adiantar que neste momento já existem uns cinco interessados em avançar para a construção deste hovercraft. Conto que aparecam mais. Haja vontade de tirar as mãos dos bolsos.
Apagado

Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Mensagem por Miguel Parente » domingo abr 08, 2007 1:33 am

PARABÉNS a todos os intervenientes, por mais esta iniciativa.

:neutral7: :neutral7: ...workshop!!!... :neutral7: :neutral7:

josecarlos
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: domingo dez 04, 2005 10:03 pm

Mensagem por josecarlos » domingo abr 08, 2007 2:15 pm

:lol: olá
É de louvar termos entre nós o Carlos Camoesas o João Xavier e muitos mais, pois todos nós temos muito para aprender com eles, abraços

Carlos-Camoesas
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Contacto:

Mensagem por Carlos-Camoesas » domingo abr 08, 2007 8:41 pm

O segundo teste correu assim e pode ser visto em:
http://www.youtube.com/watch?v=j7fSVAx_l0Y

Partimos do princípio (João Xavier e eu) que para esta ideia de um campeonato de Hovercrafts, para cativar e incentivar a participação, teria de ser:
-Barato
-Autoconstrução
-Fórmula (todos os cascos iguais com alterações limitadas por regulamento e motorização restrita).

Assim, decidimos que teria de ser construído em madeira (contraplacado), com motorização limitada a 7.5 cc (.46 ) por ser o motor mais utilizado e mais acessível usado em aeromodelismo, com alguma performance.

Os planos estão a ser ultimados (estou a fazer algumas alterações de pormenor) e serão distribuídos gratuitamente (apenas será pago o suficiente para cobrir os gastos das cópias, do cd e do envio) aos interessados em participar nesta nova modalidade de competição.
Juntamente com os planos será distribuído um CD contendo um manual de instruções (PDF) de montagem que, conterá algumas regras a observar bem como fotos de todas as peças e fotos das sucessivas fases da montagem (também em fase de acabamento, o manual).

O contraplacado é barato, a saia será feita de gabardinas de trabalho (também baratas) (cada gabardina é suficiente para elaborar cerca de 4 saias completas) e poderá ser costurada ou simplesmente colada com Super-cola 3 que "vulcaniza" o material.

O rádio também é barato e vulgar; basta ter 2 canais e 2 servos standard.

A coisa está quase...
Camoesas
"In the End, we will remember not the words of our enemies, but the silence of our friends."
Imagem

Carlos-Camoesas
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Contacto:

Mensagem por Carlos-Camoesas » quarta abr 11, 2007 8:18 pm

Hoje testei o protótipo do "Formula Hovercraft 7.5" no melhor dos locais, consegui reunir 3 tipos de piso; areia molhada, lama e água.
Imagem
Esta é a melhor demonstração das potencialidades e beleza dos Hovercrafts; a vertente anfíbia e o modo como fácilmente faz transições entre os vários tipos de terreno.

Um Hovercraft só a navegar na água não tem piada, para isso existem os barcos.
Um hovercraft a andar em terreno sólido não tem piada, para isso existem os automóveis.
Um Hovercraft é isto:
http://www.youtube.com/watch?v=Uu9nifMolrA

Já falta pouco para terminar todos os testes e fazer todas as afinações/correcções e assim, poder finalizar os planos e o manual de construção deste fórmula, para os poder disponibilizar aos interessados no futuro campeonato "Fórmula Hovercraft 7.5".
Gostaria de saber de potenciais interessados nesta nova modalidade de competição...
Imagem

João Xavier
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por João Xavier » quarta abr 11, 2007 10:09 pm

Após a análise do filme fiquei coma sensação que o hovercraft se desloca melhor quando se apanha completamente na água, sente-se como "peixe na água". Se a minha observação estiver correta tanto melhor, afinal é o que se pretende. Fico ne expectativa de ver os testes concluídos, por forma a se começar a construir
Apagado

Carlos-Camoesas
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Contacto:

Mensagem por Carlos-Camoesas » quarta abr 11, 2007 11:23 pm

Aqui vão mais uns videos dos testes de hoje:
http://www.youtube.com/watch?v=AnST5lBgMrk
http://www.youtube.com/watch?v=OE6GgzyHpQE
http://www.youtube.com/watch?v=nSJs7vRXqZg

João,
Exactamente. Tal como no "caderno de encargos" que combinámos, este hovercraft foi concebido a pensar numa utilização maioritariamente em água, mantendo as naturais características anfíbias de um hovercraft "como deve ser".
A saia além de ter revelado um comportamento irrepreensível, neste tipo de utilização (areia molhada, lama e água) não apresenta praticamente desgaste algum nem problemas nas costuras.

Artur,
voltando um pouco atràs, em resposta à outra mensagem, não tinhamos pensado nos motores 4T mas, acho que a diferença de cilindrada (.48 ) não será obstáculo e talvez seja um bom número a considerar para esse tipo de motores , uma vez que são mais pesados e teoricamente menos potentes para a mesma cilindrada.
O João Xavier poderá dar o seu parecer nessa questão regulamentar, e creio que estará de acordo.
Alerto no entanto que, dada a menor rotação desses motores, poderá ter alguma perda de rendimento na alimentação da saia e colchão uma vez que com menos passagens do hélice frente ao "splitter", poderá haver algum refluxo. E ao usar hélices de maior passo (usuais nos 4T), o efeito torque dificultará as mudanças de direcção e a capacidade de curvar ...
Estou a tentar evitar a colocação de "piloto" móvel no aparelho, de modo a evitar complexidades mecânicas e obrigatoriedade de servos mais fortes que os standard.

Vou agora dar início à
LISTA DE INTERESSADOS NO TROFÉU " Fórmula Hovercraft 7.5"

João Xavier
(e alguns elementos do seu clube que revelará quando propício ou definitivo)
Carlos Camoesas
(e talvez mais um ou dois)
Artur Marques

Esta lista será sempre actualizada em conformidade com a vontade manifestada neste tópico.
Imagem

João Xavier
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por João Xavier » quinta abr 12, 2007 1:44 pm

Não vejo qualquer problema em que se utilizem motores a 4T, ( é um .48 ........ bem existe um motor a 2T K&B .48 que até é para ducted fan que se utilizado aqui, seguramente deixaria os outros a milhas de distancia: era só acertar com a hélice). Se aparecesse alguém com tal motor não haveria autoridade moral para o excluir afinal são só opções entre os 2T e os 4T. Presentemente já existem motores de carro de 7.5CC que segundo a s especificações debitam mais de 3HP. Eu mesmo tenho um OS .46DF que é bastante potente. Estou convicto que deveriamos ficar mesmo pelos motores até 7.5 CC ou .46 para avião com carburador RC. Não seriam admitidos motores AAC, motores com a janela de escape traseira com sistema de admissão via drum valve ou Zimmerman valve assim como camaras de ressonancia e o motor terá de ser Stock. Creio que desta forma quem tiver um motor de lazer de 7.5 cc RC para avião poderá pensar( existem vários uns melhores e outros piores) em utilizá-lo aqui com algum sucesso, vai depender do "Kit de unhas". Isto é apenas uma proposta e não uma ideia definitiva. Sem querer ironizar, bem pelo contrário, só procuro algun rigor para que tudo tenha pernas para andar. Sou da opinião que se começarmos a abrir uma excepção aqui outra ali, não tardaria muito a aparecerem interessados a querer montar um motor a vapor ou uma turbina a reacção num hovercraft , para entrar na fórmula 7,5CC. Acreditem que há maduros para isso.
Apagado

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » quinta abr 12, 2007 3:42 pm

Carlos, honestamente não é um projecto em que me vá meter nos próximos tempos, mas não podia deixar de louvar a iniciativa!!!

Os vídeos estão altamente!

João Xavier
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por João Xavier » quinta abr 12, 2007 4:05 pm

Muito sinceramente não detesto nem deixo de detestar motores a dois a três ou a quatro tempos. Acho contudo que para este projecto e tendo em conta a todo o trabalho desenvolvido até ao momento e os ensaios já realizados, não deixam muito campo de manobra para a utilização de motores a 4T, até mesmo com uma cilindra superior a 7.5cc. Admito que um 10CC 4T, estaria em desvantagem versus um 7.5CC 2T para este tipo de utilização. Da mesma maneira reconheço que o motor electrico será o ideal para um comboio por exemplo. Eu para entrar neste projecto vou adquirir um .46 RC, só ainda não decidi qual a marca e onde o irei adquirir
Apagado

fastest
Cabo
Cabo
Registado: quinta nov 09, 2006 11:21 pm

Mensagem por fastest » quinta abr 12, 2007 8:51 pm

Boa... Grande ideia que teve o João Xavier... Ando a pensar em construir algo com um motor a vapor, será que se se abrir a excepção dos 4 T, posso usar um vapor? E se não poder ser vapor, pode ser eléctrico? É que assim ficava esta classe como as outras... Cada um por si, nada a ver com nada e a malta divertia-se...
Isto realmente... Só falta mesmo um à vela... isso sim era diferente?!?

Carlos-Camoesas
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Contacto:

Mensagem por Carlos-Camoesas » quinta abr 12, 2007 10:06 pm

Vamos fazer um ponto da situação;
O João Xavier e eu, andamos já há uns meses a germinar este projecto, temos trocado ideias e conceitos e desde o princípio estabelecemos um rumo a seguir, bem definido sem entrelinhas.

Pegando um pouco no (jocoso) post do Fastest, e dando seguimento à apresentação que já haviamos feito do projecto, comecemos pela designação "Formula Hovercraft 7.5", como o próprio nome indica, esse foi o limite de cilindrada que estipulámos, também já haviamos definido que o motor teria de ser de avião e não poderia de forma alguma ser "mexido", nem sequer no escape que terá de ser o de origem ou o de base recomendado pelo fabricante (no caso de ser vendido em separado).

Também será obrigatório o uso exclusivo de hélice de avião, não serão permitidas turbinas, o tipo de hélice, número de pás (até o máximo de 4, desde que comerciais) bem como o tamanho e passo, ou o material (plástico, carbono, madeira) será livre.

O (s) depósitos serão em número e disposição livre mas, não será permitida bomba suplementar de alimentação de combustível que não a do próprio motor.

Estamos a criar algo de raíz e que será novidade mundial quer pelo conceito quer pelo facto de ser auto-construção e de barato e fácil acesso.
Queremos iniciar um novo tipo de competição Rádio-Comandada e assim, para ser acessível e competitivo, nada melhor que o conceito de Fórmula em que é suposto todos poderem concorrer de igual para igual, com o mínimo de despesa e o máximo de competitividade.

Tal como disse o João Xavier, a grande diferença será feita pelo "kit de unhas"!

A seu tempo, se este projecto cativar adeptos e proliferar, poderemos pensar noutras fórmulas e até uma "Fórmula Livre", por enquanto é cedo para isso e nada melhor que subir um degrau de cada vez.
Imagem

Carlos-Camoesas
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Contacto:

Mensagem por Carlos-Camoesas » quinta abr 12, 2007 11:54 pm

Artur,
Eu percebo e admito que não haverá uma igualdade total em termos de características dos motores mas está salvaguardada a diferença mínima e a facilidade (económica) em motorizar o "Fórmula Hovercraft 7.5".

Dentro da mesma cilindrada existem de facto diferenças enormes de potência mas isso acontece entre motores de diferentes "especialidades" Motores de Barco/Carro/avião/Helicóptero. Ainda não fabricam motores próprios para Hovercrafts r/c...

...Estou há 16 anos à espera de ser contactado pelos fabricantes :lol: :lol: :lol:

Agora a sério, sabemos por exemplo que os motores de carro são potentíssimos e funcionam a altas rotações, para uma dada cilindrada e que os motores de barco... e que os motores de helicóptero...
Por isso mesmo, achámos por bem, limitar a tipologia de motor, apenas aos de avião e porquê?

Porque os motores de avião são os mais baratos, porque quase toda a gente que pratica ou praticou aeromodelismo, tem certamente um (ou mais .46) ou na pior das hipóteses um ou vários .40.

Estas duas cilindradas serão provavelmente as mais usadas, as mais comuns e as que se aproximam mais em termos de potência; um bom motor .40 pode ser mais potente que um .46 de gama baixa.
Acima de .46 os preços dos motores disparam desproporcionalmente ...
O motor que eu uso tem 1.5 H.P. , não é um racer mas também os existem com apenas 1.1 H.P. e outros existem mais potentes que o que eu uso...
...Por outro lado, não estou a vêr alguém a utilizar no "Fórmula Hovercraft 7.5" um motor de avião XPTO que custará XPTO e mais alguma coisa e depois, sujeitar-se a dar umas cambalhotas dentro de água devido a um erro de pilotagem ou acidente...

O limite será .46 mas naturalmente poderão ser usadas cilindradas mais baixas, desde que de avião e respeitando as outras normas de posts anteriores.

Não seria muito ético obrigar os participantes a comprar motores de uma marca específica, além do que, retiraria hipóteses aqueles que têm motores "encostados" a ganhar teias de aranha...

...A NÃO SER QUE APAREÇA UM PATROCINADOR DESTA MODALIDADE!...

Aí até poderiamos usar também um modelo de equipamento rádio específico mas, não vejo interesse por parte das marcas/importadores/vendedores, há 11 anos atràs tentei e não faltou gente a assobiar para o lado...
Imagem

João Xavier
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por João Xavier » domingo abr 15, 2007 12:20 pm

Basicamente concordo em Absoluto com a opinião do Carlos Camoesas e já agora dentro das ofertas existentes no mercado o meu motor de eleição seria o OS .46 AX. Depois existem também os MVVS 7.5 que não costumam ser nada maus( e o fabricante tem uma opção de escape reduzido que aumenta as prestações). Existe depois o Rossi .45 que é talvez dos mais potentes na cilindrada, mas é complicado de adquirir. Depois há outros motores que são mais baratos, mas.....
Apagado

Carlos-Camoesas
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Contacto:

Mensagem por Carlos-Camoesas » segunda abr 16, 2007 11:02 pm

Já que o amigo João falou e opinou sobre alguns dos motores que poderão ser opção, posso dizer (para calcularem as possíveis diferenças de performance) que o motor que estou a usar é um O.S. FX .46.
8)
Quando usei motores .40, tanto usei também O.S. como motores da primeira marca que comprei; Enya. Posso dizer que nos .40, nota-se alguma diferença na potência a favor do O.S. e que em termos de fiabilidade e robustez, todos os meus motores suportaram mais do que alguma vez eu poderia imaginar, desde cambalhotas em água salgada até 13 acidentes de nariz no chão (quando fazia aviões)...

Uma vez sonhei com os motores Rossi, cheguei a ter o topo de gama na mão ... :mrgreen:
Imagem

Carlos-Camoesas
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Contacto:

Projecto em stand-by

Mensagem por Carlos-Camoesas » quinta jun 14, 2007 7:43 pm

A todos os companheiros do fórum que mostraram interesse ou que comentaram este tópico, em especial ao João Xavier e ao Paulo Simões (já conhecedores através de PM) por terem acreditado e ajudado a que este projecto tivesse nascido, apresento formalmente o meu pedido de desculpas por ter posto o "Formula Hovercraft 7.5" em Stand By.

Motivos de natureza pessoal e intransponíveis, relacionados com a minha vida profissional, impedem-me de continuar toda e qualquer actividade relacionada com modelismo, nos tempos próximos e vindouros.

Continuo a acompanhar o fórum e em especial a secção de hovercrafts onde mantenho as minhas responsabilidades de moderador, vantagens das novas tecnologias; onde quer que estejamos (mais ou menos...) poderemos estar "virtualmente" com os amigos.

Obrigado,

Carlos Camoesas
Imagem

Nuno Correia
Cabo
Cabo
Registado: quinta out 19, 2006 3:24 pm

Mensagem por Nuno Correia » sexta jun 15, 2007 12:04 pm

Acho que todos compreendemos o que o trabalho faz aos hobbies.....

Dias melhores virão :)

Já agora, alguem teria os planos desse hover para motor 7.5cc, que me possam passar ?

Obrigado

Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Mensagem por Miguel Parente » sábado jun 16, 2007 1:54 am

Boas,

Professor Carlos-Camoesas,

Um obigado pelos ensinamentos e pelo prazer de acompanhar este tema.

Fico a aguardar o reatamento do mesmo, pois gostaria de ter um: a sua versatilidade em "qualquer" terreno e a sua maneira de funcionar (bastante curiosa!), de pilotar, etc... são argumentos que chegam para cativar!!!

Saudações náuticas
miguel

Responder

Voltar para “Hovercrafts”