O meu projecto

Fórum específico
Responder
gagboy888
1º Marinheiro
1º Marinheiro
Registado: sábado mar 10, 2007 12:32 am

Mensagem por gagboy888 » quinta mar 15, 2007 3:04 am

Só duas dúvidas. Para fortalecer todo o modelo que tipo de produto aconcelhas a dar á madeira antes da pintura e que tipo de pintura irá suportar a água salgada?

gagboy888
1º Marinheiro
1º Marinheiro

Mensagem por gagboy888 » quinta mar 15, 2007 6:56 pm

Viva. Será que cobrir o modelo todo com fibra de vidro por cima da madeira será uma boa aposta? Não ficará muito pesado?

Carlos-Camoesas
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: domingo nov 05, 2006 8:04 pm
Localidade: Elvas
Contacto:

Mensagem por Carlos-Camoesas » quinta mar 15, 2007 7:52 pm

Se a madeira utilizada é contraplacado, basta impregnar todo o casco com resina ou até um bom verniz, no caso de ser balsa (não consigo discernir nas fotos mas parece-me que seja) é de facto aconselhável um revestimento em fibra. Existem várias "configurações" de fibra de vidro, desde aquela muito leve utilizada para revestir as asas dos aviões r/c, até às centenas de gramas por metro quadrado.
O Hovercraft é uma máquina difícil de conduzir (mas tudo se aprende, muita gente chumba na carta de condução de automóveis...) e nas primeiras vezes acertarás em muitos obstáculos, aconselho reforçar toda a periferia do casco :mrgreen:
O tipo de local para ensaios é precisamente o oposto daquilo que se pode observar no filme do link que coloquei, deves escolher algo como um parque de estacionamento ou um campo de futebol sem relva ;-)

Experimentar na água, só depois de aprenderes a conduzir e em água sem ondulação, se referes água salgada, espero que seja tipo baía ou Ria porque de resto, será altamente desaconselhável. Os primeiros testes de água devem ser atravessando poças e charcos, cada vez maiores e "afinando" a saia e o débito para a mesma. E altamente perigoso usar o ralenti ou fazer curvas apertadas e piões na água com um hovercraft deste tipo (integrado) em que a tracção e a sustentação são geradas pelo mesmo hélice ou turbina. 8)
"In the End, we will remember not the words of our enemies, but the silence of our friends."
- Martin Luther King Jr. (1929-1968)
http://ovarcraft.com
Imagem

gagboy888
1º Marinheiro
1º Marinheiro

Mensagem por gagboy888 » quinta mar 15, 2007 9:10 pm

O modelo é todo feito em balsa, por isso é que estava a pensar em reforça-lo. Quanto á agua salgada estou a referir-me a um lagozito que tenho ao pe de casa mas 1º como disseste quero habituar-me ao modelo em terra. Sendo o modelo em balsa nesse caso poso usar fibra de vidro para cobrir o modelo todo. E esse tipo de fibra de vidro é facil de arranjar?

Carlos-Camoesas
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: domingo nov 05, 2006 8:04 pm
Localidade: Elvas
Contacto:

Mensagem por Carlos-Camoesas » sexta mar 16, 2007 1:57 am

Gostaria que outros membros participassem deste tópico. Sinto alguma "obrigação" em responder porque sou o moderador e provavelmente o "incentivador" ...
Gosto e faço-o por prazer e dedicação à "causa" dos Hovercrafts 8)
Tentarei não intervir a não ser que directamente solicitado porque, a manter este ritmo parecerá um diálogo ;-)
A fibra de vidro, sem ser em quantidades "industriais" pode ser obtida em lojas de modelismo e também nos hipermercados. Nas lojas de modelismo pode-se optar por usar Epoxi ou Poliester, nos hipermercados vendem "packs" apenas com resina de poliester.
Não quero divagar entre as duas resinas e suas propriedades senão alertar que a Epoxi custará algo como quase 10 vezes mais que a de Poliester :mrgreen:
Não sou parte interessada em qualquer uma delas e só uso Epoxi no Carbono e no Kevlar, na fibra de vidro uso Poliester a não ser que "ensanduichada" com alguma das duas anteriores. ;-)
"In the End, we will remember not the words of our enemies, but the silence of our friends."
- Martin Luther King Jr. (1929-1968)
http://ovarcraft.com
Imagem

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » sexta mar 16, 2007 10:20 am

Carlos-Camoesas Escreveu:Gostaria que outros membros participassem deste tópico.

:) Ó Carlos, já sabes que vocês, os tontinhos-dos-hovercoisos ;-) estão sozinhos na luta...

Acima de tudo, acho que é um diálogo útil tanto para vocês como para quem gosta de coisas diferentes.

Pessoalmente, é um tópico que tenho seguido mas participar é complicado.
Espero com atenção pela construção da saia, sempre foi o que mais me intrigou (especialmente o facto de ela não se rasgar em terra).

Manuel Sá
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: terça out 24, 2006 10:55 pm

Mensagem por Manuel Sá » sexta mar 16, 2007 1:17 pm

Fiquei maravilhado com os hovercraft desde o início dos anos 70, quando a Torralta introduziu este tipo de embarcação no rio Sado (com performances espectaculares para a época e elevados níveis de conforto; cabine tipo avião, com hospedeiras e tudo, e que hospedeiras ;-) )

Veio o 25 de Abril, e nunca mais vi nenhum, a não ser nos mídia. :(

Vem isto a propósito para dizer que estou a seguir com muito interesse este tópico, sobre um tipo de máquina sobre o qual nada sei... :oops:

gagboy888
1º Marinheiro
1º Marinheiro

Mensagem por gagboy888 » sexta mar 16, 2007 11:45 pm

Daqui a mais uns diazitos posto mais fotos. Ja tenho uma ideia para fazer a saia, fiz uns ensaios atraves de umas folhas de papel e uns desenhos. Estou com alguma fe :) .

gagboy888
1º Marinheiro
1º Marinheiro

Mensagem por gagboy888 » sexta mar 16, 2007 11:58 pm

Pessoalmente, é um tópico que tenho seguido mas participar é complicado.
Espero com atenção pela construção da saia, sempre foi o que mais me intrigou (especialmente o facto de ela não se rasgar em terra).

Com o tempo acaba por se rasgar existem é factores que levam umas saias a durarem mais tempo que outras, por exemplo o tipo de tecido entre outros que só os mais experientes sabem dizer. Abraço

gagboy888
1º Marinheiro
1º Marinheiro

Mensagem por gagboy888 » sábado mar 17, 2007 11:48 pm

Viva. Como prometido aqui vão mais umas imagens da parte superior quase concluída.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

gagboy888
1º Marinheiro
1º Marinheiro

Mensagem por gagboy888 » terça mar 20, 2007 6:09 pm

Acho que devia haver mais pessoal neste mundo, para avivar mais forum.

Manuel Sá
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: terça out 24, 2006 10:55 pm

Mensagem por Manuel Sá » terça mar 20, 2007 6:54 pm

Pois! :mrgreen:

Repara que este Fórum nasceu em Out de 2005 e mesmo assim já tem 352 membros inscritos :!:

Há..., e nos últimos 4/5 meses cresceu mais de 50% :!:

Quantas mais pessoas forem tomando conhecimento do fórum, mais pessoas aparecerão a gostar de hoovers, é a lei das probabilidades :idea:

josecarlos
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: domingo dez 04, 2005 10:03 pm

Mensagem por josecarlos » terça mar 20, 2007 10:46 pm

:lol: olá
Eu estou aqui, sou apenas mais um que acredita, força nesse projecto

Responder

Voltar para “Hovercrafts”