Dúvidas de um principiante

Fórum específico
Responder
tatosorocaba
Grumete
Grumete
Registado: quarta fev 24, 2010 3:20 pm
Localidade: sorocaba

Dúvidas de um principiante

Mensagem por tatosorocaba » quinta fev 25, 2010 1:36 pm

Salve a todos!!
Bem, sou Brasileiro e posso dizer com segurança que o modelismo nesta fantástica área ainda está engatinhando, se é que já saiu do colo :)

Estou comprometido a fazer um submarino , inicialmente de submersão dinâmica, para colocar em prática minhas idéias. Bem, como sou aeromodelista fanático possuo diversos ítens elétrico aqui que poderiam servir-me para começar a colocar em prática tal projeto; porém tenho dúvida se posso utilizá-los.

O sistema de rádio: Aqui usamos para aeromodelismo (creio que aí tb) em geral, 72mhz. Posso usar??? Pretendo usá-lo em uma piscina ou num lago pequeno.

Meu sistema de propulsão é baseado em motorização brushlles. Pensei em utilizar um motor brushlles de aero,mas não imagino qual a relação de empuxo para calcular se o motor vai aguentar ou não, assim como speed e bateria. Posso usar um conjunto LIPO, speed e motor brushlles????? Como eu calculo o tamanho da hélice que devo comprar??? Outra coisa, alguém tem alguma dica de como fazer a hélice???

Bem, qto à construção tenho algumas idéias. Pretendo fazer um pequeno caixão de acrílico vedado para habitar os componentes elétricos. A partir destas medidas quero fazer o sub em acetato no vaccum form, na medida mais grossa que eu conseguir. Não tenho muitas idéias de como vedar os comandos das superfícies móveis, andei vendo no site mas parece que não existe muito sobre a didática inicial, penso que pelo grau de habilidade de todos, porém, pra mim, iniciante de tudo, sobram dúvidas. Para que consiga flutuabilidade menor e também para centralizar o modelo usarei pesos presos no centro de gravidade do modelo...

No mais, aguardo com ansiedade as resposta as minhas dúvidas
TFA.'.

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Re: Dúvidas de um principiante

Mensagem por pjesus » quinta fev 25, 2010 3:13 pm

Antes de mais, bem-vindo.
tatosorocaba Escreveu:Bem, sou Brasileiro e posso dizer com segurança que o modelismo nesta fantástica área ainda está engatinhando, se é que já saiu do colo :)
Bom... se está a gatinhar e há modelistas como os que vão aparecendo por aqui (Genésio, Pereira, Mammini, etc...), imagino quando aprender a correr...

Subs é com o HelderLuis :)

paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo » quinta fev 25, 2010 6:32 pm

tatosorocaba Escreveu: Meu sistema de propulsão é baseado em motorização brushlles. Pensei em utilizar um motor brushlles de aero,mas não imagino qual a relação de empuxo para calcular se o motor vai aguentar ou não, assim como speed e bateria. Posso usar um conjunto LIPO, speed e motor brushlles????? Como eu calculo o tamanho da hélice que devo comprar??? Outra coisa, alguém tem alguma dica de como fazer a hélice???
Boas,
bem vindo ao fórum :neutral10:

A intenção de motorizar o sub com um motor brushless é para que possa navegar mais rápido? Todo o sistema brushless veio inovar o rádio modelismo, mas nem sempre é a melhor opção. Depende do objectivo. Todos os meus barcos têm esses motores, mas a ideia é que sejam rápidos, no entanto as baterias duram muito menos tempo do que se usasse um motor com escovas.
Qual vai ser o tamanho do submarino?
As lipo podem ser usadas desde que o variador (speed control) esteja preparado para isso. Os variadores para motores brushless já estão todos preparados para fazer o cut of das lipo.
O tamanho da hélice depende do tamanho/peso da embarcação do tipo de embarcação e de todo o set up.
Fazer hélices só se for por gosto, porque se não forem forjadas num molde, é uma tarefa extremamente difícil de executar. Fica aqui uma explicação
Quanto aos submarinos propriamente ditos, como disse o Pjesus, o mestre é o Hélder Luís :ferramenta:

tatosorocaba
Grumete
Grumete

Mensagem por tatosorocaba » sexta fev 26, 2010 3:23 pm

Na verdade a intenção de usar Brushlles seria apenas para economizar, pois tenho já em mãos, mas ví que realmente não vale a pena, vou comprar um esc e um motor escovado.

Vou fazer inicialmente tudo com canos, pra ver se consigo finalizar, depois invisto em mais equipamento e outras idéias mais sofisticadas. Assim que eu começar vou colocando fotos aqui

paulo capelo
Almirante
Almirante

Mensagem por paulo capelo » sexta fev 26, 2010 4:47 pm

tatosorocaba Escreveu: Assim que eu começar vou colocando fotos aqui
OKapa!!! Ficamos a aguardar novidades :neutral10: :neutral10:

Helderluiss
Almirante
Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » sábado fev 27, 2010 7:54 am

A questão dos brushless é pertinente :neutral10:

Nunca usei este tipo de motorização por isso sou muito verde para dar uma resposta em realação a isso mas vejo cada vez mais submarinistas a optarem por estes :fogo:
Paulo, não haverá um setup neste tipo de motorização que vá buscar não a velocidade mas um maior periodo de operação, os motores brushles não são menos sorvedores das baterias numa utilização que não aplicada à velocidade?
tatosorocaba Escreveu: ... 72mhz. Posso usar??? Pretendo usá-lo em uma piscina ou num lago pequeno.
Podes usar.

Venham de lá as imagens :Desvairado:

tatosorocaba
Grumete
Grumete

Mensagem por tatosorocaba » sábado fev 27, 2010 6:36 pm

Salve Helder, tô sofrendo pra acertar as partes móveis, me dá uma dica. Como eu vedo as partes móveis?????

Tô sem câmera, mas já tá com cara... por enquanto ainda tem cara de encanamento, mas vai melhorar!!! :)

Helderluiss
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » sábado fev 27, 2010 9:57 pm

Tens muitas formas de o fazer, por exemplo com o tirante a passar por dentro de um tubo justo com massa consistente no interior... ou estas mangas que são muito boas, as da imagem são da Robbe

Imagem

Helderluiss
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » sábado fev 27, 2010 10:01 pm

Dá uma vista de olhos por este tópico, tudo muito bem explicado e com imagens a acompanhar, não há como errar:

http://www.ptnauticmodel.net/forum/view ... 55&start=0

paulo capelo
Almirante
Almirante

Mensagem por paulo capelo » domingo fev 28, 2010 12:42 pm

Helderluiss Escreveu:Paulo, não haverá um setup neste tipo de motorização que vá buscar não a velocidade mas um maior periodo de operação, os motores brushles não são menos sorvedores das baterias numa utilização que não aplicada à velocidade?
Sim Hélder, se for usado um outrunner o consumo é menor e quanto menos KV's mais poupado é o motor também. Mas se compararmos com os motores de escovas, o consumo é sempre maior. De qualquer das formas vou pensar num set up e depois coloco aqui. ;-)

tatosorocaba Escreveu:Na verdade a intenção de usar Brushlles seria apenas para economizar, pois tenho já em mãos,
Boas tatosorocaba, podias dizer que motor tens? Principalmente o tamanho e os KV's.

tatosorocaba
Grumete
Grumete

Mensagem por tatosorocaba » domingo fev 28, 2010 3:59 pm

Olá Paulo, motores brushless que tenho aqui, em mãos seria um e-max 2822, ele tem 1200 kv. uso nele uma hélice pra aero de 9".

Porém, eu lembrei agora que tenho uma lancha da Traxxas aqui parada. Ela tem um speed náutico super parrudo, assim como dois motores 540 já com hélice. Posso fazer uma adaptação e usar o motor, as engrenagens e a hélice sem detonar a lancha.

paulo capelo
Almirante
Almirante

Mensagem por paulo capelo » segunda mar 01, 2010 6:01 pm

Esse motor brushless outrunner ficava bem com baterias lipo com 7,4V com 5000mAh (para durar mais um bocado). Penso que é um motor que pode ser usado no sub.O variador não deves usar com menos de 45Amp. Hélice submersa com, no máximo, 32,5mm para começar.

Os 540 penso que servem, mas gostava que me dissesses qual será o tamanho do sub. Estes motores são mais sensíveis ao calor.

Hélder, os teus motores são refrigerados a água? Desculpa mas não me lembro.

tatosorocaba
Grumete
Grumete

Mensagem por tatosorocaba » terça mar 02, 2010 3:36 am

Paulo, tá aqui a foto do motor , do speed e das hélices.

... não sei como coloco as fotos...

Queria colocar as fotos como anexo, direto do meu pc, mas não tô achando meio pra isso, fui em FAQS e nada...

Bem, o motor é bem parrudo e tenho certeza que não precisarei usar metade da força dele. O modelo será parecido com o sub amarelo me apresentado no workshop. Porém, de imersão dinâmica por enquanto.

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça mar 02, 2010 10:18 am

tatosorocaba Escreveu:... não sei como coloco as fotos...

Queria colocar as fotos como anexo, direto do meu pc, mas não tô achando meio pra isso, fui em FAQS e nada...
Por baixo da mensagem tens uma caixa que diz "Anexar ficheiro". Nada mais fácil.

Vê aqui: viewtopic.php?f=39&t=585&p=64784#p64784

paulo capelo
Almirante
Almirante

Mensagem por paulo capelo » terça mar 02, 2010 1:14 pm

Bem, o motor é bem parrudo e tenho certeza que não precisarei usar metade da força dele.
Ainda bem que já entendi o que é parrudo, passou-me tudo pela cabeça :neutral18: :neutral18: :neutral18:
Venham as fotos :neutral10: :neutral10:

tatosorocaba
Grumete
Grumete

Mensagem por tatosorocaba » terça mar 02, 2010 5:06 pm

Paulo... o que quer dizer Parrudo por aí?? Aqui quer dizer grande, gordo... falei algum palavrão??? :oops:

T´aí a foto do motor e da hélice, vou aproveitar tudo, inclusive o sistema de direção.
Imagem
Imagem

paulo capelo
Almirante
Almirante

Mensagem por paulo capelo » terça mar 02, 2010 6:06 pm

tatosorocaba Escreveu:Paulo... o que quer dizer Parrudo por aí?? Aqui quer dizer grande, gordo... falei algum palavrão??? :oops:
Claro que não! Foi mais para brincar porque não se usa essa palavra por aqui. Não tem problema nenhum :neutral10: :neutral10:

Essa lancha funciona com quantos volts? Será bom continuar igual ou com menos, dependendo se vais usar a caixa redutora ou não. As rodas dentadas são de tamanhos diferentes não são? Pela foto não consigo ver bem.

tatosorocaba
Grumete
Grumete

Mensagem por tatosorocaba » terça mar 02, 2010 6:23 pm

Olá Paulo.
No manual pede 7,2V a 8,4. Estou usndo uma Lipo 7,4 2600mha. A caixa redutora vai ser usada sim, inclusive, pretendo usar toda a mecânica da motorização. Tô agora numa loja comprando os canos, o mais difícil tá sendo achar uma chapa de acrílico

paulo capelo
Almirante
Almirante

Mensagem por paulo capelo » terça mar 02, 2010 6:51 pm

OK, verifica só se o variador está preparado para as lipo, senão podem baixar dos 2,8Volts por célula e lá se vai o pack...
Há a tal questão de esse set up estar preparado para hélices de superfície, que pedem menos do motor, mas na altura de estar tudo pronto e a funcionar logo se fala novamente disso. O veio da hélice é de quantos mm?

Helderluiss
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » terça mar 02, 2010 8:09 pm

paulocapelo Escreveu:Hélder, os teus motores são refrigerados a água? Desculpa mas não me lembro.
Não Paulo mas o proximo provavelmente terá devido aos dois metros de modelo que terá de deslocar.

Em modelos mais pequenos sou da opinião de que se necessitam de refrigeração é porque o motor não é adequado.

Responder