Submarinos Portugueses

Fórum específico
Responder
Octávio Augusto
1º Subsargento
1º Subsargento
Registado: domingo jan 14, 2007 4:42 pm
Contacto:

Submarinos Portugueses

Mensagem por Octávio Augusto » terça jul 07, 2009 5:15 pm

Caros Amigos
Não me considero modelista, longe de mim tal ideia, mas gosto de Modelismo Naval não há dúvidas nenhumas!
Como continuo um sonhador, meti-me em tempos numa aventura que ainda contínua (foi interrompida em Janeiro último ...foi-me extraído o rim esquerdo...é a vida) ao saber do abate do Delfim resolvi fazer uma 1/2 maqueta...só que acabei 5 tendo oferecido uma á nossa Armada ( Esquadrilha de submarinos) e outra a um museu espanhol que ma solicitou.
Não me esqueci dos oficiais que conheci na altura. Resumindo, fiquei sem nenhuma e ainda gastei uma pipa de massa, porque isto de modelismo para mim é um hobby, embora seja uma coisa muito séria onde se evidenciam grandes artistas.
Ainda tenho 3 delfins no estaleiro e entretanto fiz umas silhuetas de Sub's americanos e um russo. A mania continua como veem.
Lembrei-me de vos mostrar as fotos que adquiri durante esse tempo. Umas captadas por mim outras oferecidas pelo pessoal da Marinha. Gostava que me dessem a vossa opinião para saber se vale a pena passar á parte 2

http://picasaweb.google.pt/octavio.augu ... directlink
Saudações submarinistas

Helderluiss
Almirante
Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

Re: Submarinos Portugueses Parte 1

Mensagem por Helderluiss » quarta jul 08, 2009 8:19 am

Venha de lá a 2ª parte Octávio :neutral10: e é um prazer ver-te de volta ;-)

Um dia ainda te convenço a fazer um com dois metros :neutral9:

PAULO PEREIRA
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quinta mar 02, 2006 11:20 am

Mensagem por PAULO PEREIRA » quarta jul 08, 2009 3:51 pm

:shock: Boas fotos :neutral10:
Aquela foto,64, em que ele está numa estaleiro movel em que local foi efectuada?
Venham mais :Yahoo:
Knights Of The Sea Everyone admires a PT man!

Octávio Augusto
1º Subsargento
1º Subsargento
Contacto:

Mensagem por Octávio Augusto » quarta jul 08, 2009 4:41 pm

A foto 64, aliás a última bem como as que mostram submarinos a navegar não foram tiradas por mim. Foram-me cedidas pelo Comandante do Delfim que se encontra presentemente em estágio no novo Sub 209.
Vou tentar entrar em contacto com ele.OK

Saudações Navais
O.Oliveira

Fracapelo
Grumete
Grumete
Registado: terça nov 18, 2008 10:52 am

Mensagem por Fracapelo » quinta jul 09, 2009 3:43 pm

PAULO PEREIRA Escreveu::shock: Boas fotos :neutral10:
Aquela foto,64, em que ele está numa estaleiro movel em que local foi efectuada?

Apesar de já estar registado à algum tempo no forúm pouco tenho participado, mas gostaria de dar o meu contributo. Assim permito-me responder à questão do amigo Paulo Pereira.
A estrutura em que se encontra o submarino existe nas instalações do Arsenal do Alfeite, na BNL e tem como função permitir a colocação a seco de navios de menores dimensões, ou seja, as fragatas vão para a doca seca, as corvetas e os patrulhas de maior dimensão vão para o plano inclinado, os navios de menores dimensões e os submarinos utilizam esta estrutura quando não há espaço no plano inclinado. A estrutura é semi-submersivel, afunda-se até uma determinada profundidade, a embarcação em questão é posicionada e em seguida é elevada em conjunto com a estrutura ficando a seco.

Espero ter esclarecido um pouco a questão.

Comprimentos,

Paulo Costa
Imagem

PAULO PEREIRA
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quinta mar 02, 2006 11:20 am

Mensagem por PAULO PEREIRA » sexta jul 10, 2009 10:08 am

Fracapelo Escreveu:
PAULO PEREIRA Escreveu::shock: Boas fotos :neutral10:

Apesar de já estar registado à algum tempo no forúm pouco tenho participado, mas gostaria de dar o meu contributo. Assim permito-me responder à questão do amigo Paulo Pereira.
A estrutura em que se encontra o submarino existe nas instalações do Arsenal do Alfeite, na BNL e tem como função permitir a colocação a seco de navios de menores dimensões, ou seja, as fragatas vão para a doca seca, as corvetas e os patrulhas de maior dimensão vão para o plano inclinado, os navios de menores dimensões e os submarinos utilizam esta estrutura quando não há espaço no plano inclinado. A estrutura é semi-submersivel, afunda-se até uma determinada profundidade, a embarcação em questão é posicionada e em seguida é elevada em conjunto com a estrutura ficando a seco.

Espero ter esclarecido um pouco a questão.

Comprimentos,

Paulo Costa

Boas Paulo

Obrigado pela informação, desconhecia que tinhamos essa possibilidade na nossa marinha :oops: , já conhecia esse sistema de outras marinhas mas é sempre bom saber mais do que se passa por cá.
Consegues arranjar mais fotos desta estrutura e de outras que aches pertinentes alem dos nossos navios, antigos e recentes,sem o problema de desvendar segredos militares :?:
Knights Of The Sea Everyone admires a PT man!

Octávio Augusto
1º Subsargento
1º Subsargento
Contacto:

Mensagem por Octávio Augusto » sexta jul 10, 2009 5:08 pm

Caro Paulo

Cinco estrelas! Obrigado pela informação. Foi uma das poucas fotos que me foi oferecida, por acaso chamou-me a tenção porque se poderia fazer um diorama muito giro, tipo uma silhueta em relevo, compravam-se uns bonecos e punha-se-lhes um fato de macaco com pincel e tinta...ainda andei a sonhar, entretanto dei prioridade a outras manias .

Vou enviar as fotos de umas Meias Maquetas que fiz doutros submarinos, estão quase prontas e ao fim ao cabo podemos considera-las silhuetas em relevo.

Saudações nauticas

Octávio Oliveira

Octávio Augusto
1º Subsargento
1º Subsargento
Contacto:

Submarinos Portugueses Parte 2

Mensagem por Octávio Augusto » sexta jul 10, 2009 5:29 pm

Ora bem, fiel ao prometido cá vai mais uma achega a respeito dos nossos submarinos que neste momento estão em vias de se tornarem museus flutuantes. Pelo menos existem projectos nesse sentido logo que o Barracuda seja abatido. Parece que um irá para a minha terra natal Viana do Castelo...

http://onde_quando_surge_daphne.blogs.sapo.pt/

A seguir a parte 3 mostrará as maquetas que me faltam acabar desta classe de submarinos.
A loucura foi de tal ordem que desenhei um plano de modelismo a partir dos diagramas de manutenção que na altura me ofereceram...eu auto-convenci-me que o meu desenho ficou funcional.

Saudações naúticas
Octávio Oliveira

Fracapelo
Grumete
Grumete
Registado: terça nov 18, 2008 10:52 am

Mensagem por Fracapelo » sexta jul 10, 2009 9:34 pm

Caros amigos,

quando cumpri o serviço militar, na marinha e há mais de 20 anos, esse tipo de estrutura já existia, não sei se aquela ou outro modelo anterior.
Infelizmente na altura não tinha grande aptidão para a fotografia, nem tinha qualquer tipo de conhecimento sobre modelismo nautico.
Sei como funcionava e qual a sua função porque também me despertou a atenção. Agora acho que não só daria um bom diorama como também seria um modelo muito engraçado para radio controle. Sei que não há muitas fotos mas creio que seria um bom desafio para os nossos modelistas.
Pessoalmente estou empenhado num projecto de construção de uma João Belo, mas talvez possa tentar arranjar forma de obter algumas fotos da estrutura.

Cumprimentos a todos e boas construções....

Paulo Costa

http://www.arsenal-alfeite.pt/submarinos.html
Meus amigos, aqui poderam encontrar mais algumas fotos da doca flutuante. Não são muitas nem de grande tamanho mas dá para ter uma ideia.
Podem ser obtidas as dimensões através do Google Earth.
Imagem

Responder