Que submarino é este??

Fórum específico
Responder
MPLobao
Grumete
Grumete
Registado: quinta jan 01, 2009 7:30 pm

Que submarino é este??

Mensagem por MPLobao » domingo jan 04, 2009 1:50 am

Viva

Sou recém chegado a este forum e venho pedir a vossa ajuda para a identificação deste, salvo erro, submarino.

Sei apenas que foi construído pelo meu tio bisavô, juntamente com um rebocador, um iate e um veleiro, estes ultimos propriedade dos meus primos.

O meu tio bisavô era um modelista de mão cheia e teve de certeza como base para a construção deste barco algo que existiu.

Só que pelas minhas pesquisas na internet não descobri até agora nenhum barco parecido. Não sei sequer se este barco terá pertencido a que marinha.

A base de construção é chapa (que cortou a partir de embalagens) e madeira.

Tem motor eléctrico - que pretendo rectificar, uma vez que não sei qual a voltagem original - e um sistema "arcaico" de leme.

Pelas datas que vi nas embalagens utilizadas, posso apontar a data de fabrico para perto de 1907-1908.

Junto algumas fotos para que me ajudem neste projecto de restauro e posterior transformação em Radio comandado.

Vista Geral
Submarino_012.JPG
Motor
Submarino_002A.jpg
Pormenor
Submarino_007A.jpg
Desde já agradeço toda a vossa preciosa ajuda.

Cumprimentos

Miguel Lobão
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Re: Que submarino é este??

Mensagem por paulo capelo » domingo jan 04, 2009 2:16 pm

Extraordinário, que relíquia!!! :neutral10: :neutral10: :neutral10:

Tenho pena não ter conhecimentos para ajudar. :neutral16:

Bem vindo ao fórum.

José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: segunda out 16, 2006 10:29 pm

Mensagem por José Franco da Costa » domingo jan 04, 2009 5:23 pm

Olá MPLobão e bem-vindo ao Fórum. :mrgreen: :mrgreen:

Vou partilhar consigo o (pouco) que sei sobre este assunto na esperança que lhe consiga dar alguma pista para descobrir o "mistério do submarino desconhecido". :D :D

Submarinos reais com motores a vapor foram raros pelos problemas que a necessidade de oxigénio para alimentar a combustão punha quando navegavam submersos.

Da época em que existiram (finais do século XIX) aquele que eu conheço mais parecido com o modelo que o seu tio-bisavô construiu é o Nordenfeldt III. Veja lá, não é o mesmo navio ... mas é muito parecido. ;-)

Imagem

Veja também na história dos submarinos ( http://www.submarine-history.com/NOVAtwo.htm ) se algum outro modelo o inspira. :roll: :roll:

E, se não fosse um submarino? :neutral16: Poderia ser um Winans Cigar Ship ( http://home.att.net/~karen.crisafulli/CigarBoats.html ). São outras formas semelhantes - não idênticas - à que o seu tio-bisavô reproduziu ... :oops: :oops:

Estou nas aproximações não só por que não conheço nada idêntico ao modelo que apresenta (e isso não quer dizer que não exista ... :D ) mas também por que admito que na altura em que o modelo foi feito a informação então disponível pudesse não ser absolutamente exacta.

Desejo-lhe a melhor sorte na sua investigação e conte comigo para o ajudar, caso o entenda. :D
Cumprimentos,

José Franco da Costa

MPLobao
Grumete
Grumete

Mensagem por MPLobao » segunda jan 05, 2009 12:56 am

Muito obrigado pelas Vossas respostas

José Franco da Costa - As suas dicas foram preciosas.

Pela indicação ao Nordenfeldt III e pela consulta de um livro que anda cá por casa, poderei ter chegado a uma outra provável identificação do submarino, que afinal poderá não ser.

No referido livro, que não é mais que a encadernação das edições de 1886 da Revista "A Illustração", vem uma página com uns desenhos de um torpedeiro.

Dado que a revista era editada em Paris, fiz aqui http://www.battleships-cruisers.co.uk/t ... boats3.htm uma busca e encontrei algumas fotos que se aproximarão um pouco mais do barco em questão.

Junto em anexo reprodução da folha da referida revista e a foto que mais se parece com o submarino.

Peço a vossa opinião.
Ilustração_001A.jpg
tbmpl5860.jpg
Cumprimentos

Miguel Lobão

José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Mensagem por José Franco da Costa » segunda jan 05, 2009 1:21 pm

As coisas começam a ficar apertadas. :oops:

O modelo do seu tio-bisavô deve representar um navio militar, movido a vapor (duas caldeiras montadas lado a lado - a julgar pela disposição das chaminés) que terá existido entre 1900 a 1905 e que poderá, não necessariamente, ser um submarino.

Na realidade nesta época histórica - imediatamente anterior à primeira guerra mundial - parece que ainda não se tinha caracterizado claramente do ponto de vista militar o papel e a acção dos submarinos em contraponto com a de outros navios como os "torpedo boats".

Havia, na altura, pouca divulgação de informação. Telefones e fotografia davam os primeiros passos. Interesses vários também não facilitavam essa dispersão da informação. Por isso, ainda hoje, temos tão pouca informação dessa altura.

Mas, com algum atrevimento meu :oops: :oops: , trago mais algumas imagens para ver se progredimos. ;-) ;-)

Imagem
retirada de http://gallery.pictopia.com/usni/photo/872301/

Imagem
retirada de http://www.modelshipmaster.com/products ... ishwar.htm

Imagem
trata-se de um navio da Nova Zelândia <> o lugar da net está inacessível

Na realidade este último navio - ou o torpedeiro que você mostrou na sua mensagem - são já muito parecidos com o modelo. :lol: :lol:

Estou, portanto, convencido que o seu tio-bisavô quando o fez não estava a pensar num submarino ... :oops: :oops:

Desejo-lhe que nas suas pesquisas encontre o navio que procura! :D :D

Deixo-lhe também um desafio. Não quer colocar neste tópico o resultado do seu trabalho de investigação sobre os submarinos a vapor? ;-) ;-)
Cumprimentos,

José Franco da Costa

MPLobao
Grumete
Grumete

Mensagem por MPLobao » quinta jan 15, 2009 12:47 pm

Viva

Mais novidades acerca deste submarino que afinal, ainda não tenho a certeza, mas deverá ir ao encontro da teoria do José Franco da Costa, de ser um "Torpedo Boat".

Neste site http://www.hicon.pl/~pothkan/hhwn/AH-Min.html#ctb descobri uns "Coastoal Torpedo Boats", muito parecidos com o modelo que tenho em casa. (Não consigo reproduzir aqui as fotos, por não ser possível fazer cópia das mesmas)

Noutro site http://www.battleships-cruisers.co.uk/p ... e_navy.htm descobri que existiram em Portugal, 7 Torpedo Boats, dois dos quais provenientes da marinha Austro-Hungara, provavelmente como compensações da 1ª Grande Guerra.

Um outro site muito interessante é este http://www.servicehistorique.sga.defens ... tebato.php, por conter centenas de planos de barcos Franceses, antigos e actuais.

Vou continuar com as minhas investigações, que irei dando conhecimento dos resultados aqui no Fórum.

Cumprimentos

Miguel Lobão

Flysafe
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa

Mensagem por Flysafe » quinta jan 15, 2009 1:03 pm

Boas,
MPLobao Escreveu: ...(Não consigo reproduzir aqui as fotos, por não ser possível fazer cópia das mesmas)...
Consegue-se sim dá um pouco de trabalho mas dá, com o ponteiro do rato em cima do icon da imagem depois print screen.
Agora vem a outra parte, Iniciar, Todos os programas, Acessórios; Paint, bem aqui pode fazer o que quiser aumentar, reduzir, cortar, etc.

Espero ter ajudado
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Mensagem por José Franco da Costa » quinta jan 15, 2009 4:36 pm

Gosto de acompanhar o esforço que tem andado a fazer para deslindar este mistério ... :D :D

Pela minha parte e só por que me meti nisto, aqui vai - apenas para que conste - uma pequena achega final.

No período histórico do modelo - início do século XX - os torpedos eram lançados de fora de água. Por barcos ou por aviões. Os submarinos quando submersos ainda não lançavam torpedos.

Nessa época os submarinos movidos a vapor, quando submergiam, tinham de deixar as chaminés fora de água!!! Deviam ser quase invisíveis!!!! O rasto de espuma e o fumo negro ... nem se davam por eles ... :mrgreen: :mrgreen:

Deste “caldo” de ideias onde estavam a apurar estes “torpedo boats” veio a definir-se um conjunto de navios como os Torpedeiros, os Destroyers (à americana) ou Contra-torpedeiros (à portuguesa) e os Submarinos, de hoje.

E assim voltámos aos submarinos! :D :D

Agradeço-lhe a disponibilidade de ir colocando aqui o resultado das suas pesquisas.

Mesmo que este tópico não venha a ser um campeão de audiências, vale sempre a pena enquadrar historicamente os navios. Mesmo que levemente como foi feito. Não concorda, Miguel Lobão? ;-) ;-)
Cumprimentos,

José Franco da Costa

MPLobao
Grumete
Grumete

Mensagem por MPLobao » quinta jan 22, 2009 4:45 pm

Boa tarde

O mistério está resolvido.

O barco em questão é um dos 4 torpedeiros existentes na marinha portuguesa e que tiveram os nºs 1 (ou Espadarte até à chegada dos restantes três), 2, 3 e 4.

Foram adquiridos em Inglaterra, aos estaleiros Yarrow & Cº, de Poplar, o primeiro em 1882 e os três restantes em 1886.

Este esclarecimento foi prestado pelo Sr. Director do Museu da Marinha português.

Vou tentar saber mais sobre estes torpedeiros para completar a sua história.

Quanto aos submarinos a vapor, durante as minhas investigações, descobri um que quando submergia as chaminés recolhiam para dentro do casco e passava a funcionar a electricidade. Também depois irei acrescentar mais alguma informação sobre este navio.

Cumprimentos

Miguel Lobão

PAULO PEREIRA
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quinta mar 02, 2006 11:20 am

Mensagem por PAULO PEREIRA » sexta jan 23, 2009 1:13 pm

Ontem estive a ver alguns livros sobre historia naval militar e descobri um par de fotos similares ás que surgem neste topico.
Vou tentar digitalizar e depois coloco aqui.
Knights Of The Sea Everyone admires a PT man!

MPLobao
Grumete
Grumete

Mensagem por MPLobao » quarta fev 04, 2009 1:50 am

Boa noite

Já tenho algumas fotos que não consigo pôr aqui.

Confirma-se que é um dos torpedeiros portugueses, possivelmente os da 2ª Série ou seja, os que foram comprados em Inglaterra em 1886.

Um dos locais na net em que encontrei uma foto do torpedeiro nº 4 foi aqui http://www.firstworldwar.com/photos/sea5.htm

Vou agora começar o restauro mais a sério, tendo-me limitado para já, a arranjar o motor eléctrico (estava com o fio da bobine partido) e a retirar alguma da tinta que estava em muito mau estado.

Entretanto dediquei-me ao restauro de mais algumas peças da mesma época do barco (inicio do Séc. XX), nomeadamente duas caldeiras a vapor.

Depois vou dando mais notícias do desenvolvimento do restauro.

Cumprimentos

Miguel Lobão

MPLobao
Grumete
Grumete

Mensagem por MPLobao » terça set 06, 2011 9:13 am

Viva

Ao tempo que já não vinha aqui!!

Bem, o restauro está a andar bem devagarinho, mas o torpedeiro já apresenta muitas evoluções, nomeadamente ao nível da amurada e pintura.

Como não consigo colocar aqui fotos, informo os interessados, que o navio se encontra em exposição na Espimodel em Espinho até ao próximo dia 11 de Setembro.

:obrigado:

Miguel Pedro Lobão

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça set 06, 2011 10:11 am

MPLobao Escreveu:Como não consigo colocar aqui fotos
http://www.ptnauticmodel.net/forum/view ... f=39&t=586

Qualquer dúvida é só perguntar.

Jose Elias
Contra-Almirante
Contra-Almirante
Registado: sexta mai 18, 2007 3:30 pm
Localidade: Casal de Cambra- Sintra

Mensagem por Jose Elias » terça set 06, 2011 6:58 pm

:neutral5:

Talvez este, cuja foto já aqui foi colocada, mas, que aqui se vê melhor.

MPLobao
Grumete
Grumete

Mensagem por MPLobao » terça set 06, 2011 9:39 pm

Viva

José Elias - O Torpedeiro em causa, embora parecido com o que apresenta, é substancialmente maior.

Nestes dois anos procurei bastante e encontrei muita informação e algumas fotos tanto na wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Número_2 como, e principalmente as fotos, em http://alvarescabral69-71.blogspot.com/ (procurem p.f. por Torpedeiro ou Torpedeiros).

A flotilha denominada Classe nº 2 foi constituída por 4 Torpedeiros, sendo o primeiro o Espadarte (1882-1919), que perdeu o nome para ser apenas nº 1, com a chegada dos restantes três em 1886, tendo estes navios tido como principal missão a defesa maritima do Porto de Lisboa.

Chegaram a participar na I Grande Guerra e em 1900 o torpedeiro nº 3 terá feito escolta aquando da visita de El-Rei D. Manuel ao Porto.

Daí terá partido a construção desta miniatura pelo meu Tio-bisavô que terá eventualmente tido contacto com o mesmo no Porto de Leixões. Mas isto são apenas suposições...

Descobri também que, ao nível do armamento, os torpedos que lançava eram Whitehead e as metrelhadoras eram Hotckiss de 37 mm.

Obrigado a todos pelas informações preciosas que levaram à descoberta deste pedaço da história maritima Portuguesa.

Abraços

Miguel Lobão

Responder