Torpedos (Descrição do sistema)

Fórum específico
Helderluiss
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

Torpedos (Descrição do sistema)

Mensagempor Helderluiss » quinta abr 13, 2006 10:52 am

O sistema de disparo de torpedos neste tipo de modelos tem uma complexidade aparente já que o sistema não deixa de ser muito simples. O mais usual é o da utilização de um torpedo construído com um tubo de alumínio encerrado em ambas as extremidades à excepção de um pequeno furo na parte de trás onde entra uma pequena agulha e na parte da frente onde deverá encontrar-se uma válvula. O torpedo é então cheio de ar (todos conhecem os sprais para limpar os teclados de computador, estes podem ser usados) pela válvula (as de pneu de bicicleta servem perfeitamente) e o retirar da agulha faz com que o ar no seu interior saia rapidamente pelo pequeno orifício dando-lhe o movimento de progressão dentro de água.
Dentro do modelo um servo pode puxar a agulha ou um sistema de ar que empurre ligeiramente o torpedo à frente para o desengatilhar também poderá ser utilizado.

Depois existem os torpedos com pequenos motores electricos cuja complexidade torna-se superior com ou sem helices contrarotativas para anular o efeito de torque, etc.

No video que coloquei num outro tópico pode-se observar um sistema de torpedos que usa ar comprimido:

http://www.geocities.jp/uboat_kit/uboat ... 1min_l.mpg

Imagens dos componentes

Imagem

Imagem

Entre outras formas de o fazer existem ainda sistemas mistos onde se usa o ar comprimido para fazer avançar o torpedo dentro do tubo accionando um pequeno "switch" (interruptor) que põe em movimento o motor electrico.

Imagem

Helderluiss
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagempor Helderluiss » quinta abr 13, 2006 11:12 am

Aqui fica o esquema ;-)

Imagem

Carlos Simões
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado out 08, 2005 8:19 am
Localidade: Setúbal

Mensagempor Carlos Simões » quinta abr 13, 2006 11:29 am

Ó Helder quando é que o pessoal assiste a essa demonstração, :D :D :D
Grande parte do pessoal que conheço do forum e outros observadores já me precurarim se tens mesmo os subs se não é só tanga :?: :mrgreen:
:roll: :roll: :roll: eu não vi acidente nenhum e não quero ser testemunha :neutral1:
Saudações Náuticas
Carlos Simões

carlossimoes@yahoo.com

"MM - SHARK - POR40"
"MicroMariano - ZURICH- ESP 5885"
"RCLaser - POR101"
"ROAZ - POR101"

Helderluiss
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagempor Helderluiss » quinta abr 13, 2006 11:39 am

:shock: Começa ai a cobrar entradas a esse pessoal. :mrgreen:

Um gajo atrasa-se um pouco e é isto :twisted:

Acho que um colega nosso que me comprou um submarino ainda o mete primeiro na àgua. Vamos começar a trabalhar nele colocando os componentes em falta logo depois da Páscoa. :roll:

Helderluiss
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagempor Helderluiss » domingo abr 20, 2008 6:34 pm

MG Escreveu:Uma pregunta(nao preçebo nada de submersives) a possibilidades de fazer disparar torpedos e atingir um alvo a curto alcanse ? :idea: :?:
Eu ja vi um barco +- 60cm en fero (tipo navio de guerra)todo queimado en que eles fason foncçionar pyrotecnicos em RC com se ele fose atingido pelo um torpedo. :idea:

Sim, é possivel atingir um alvo :mrgreen:

O uso de esquemas pirotécnicos tem a sua graça mas torna-se muito arriscado sobretudo se for utilizado como forma a propulsionar os torpedos. Agora instalados num alvo como insinuas a simular a explosão desde que a uma distancia segura isso seria um show :shock: e valeria a pena ver uma coisa dessas ao vivo.

É possivel ver aqui no forum um video com indios e uma cabana que fica em chamas que penso fazer uso de algo semelhante ao que referes.

Já agora este video mostra misseis com carga pirotécnica e como aquilo dispara de forma descontrolada :|

http://br.youtube.com/watch?v=Ky2Ra02py ... re=related

MG
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado mar 15, 2008 11:49 pm
Localidade: VIANNA DO CASTELO

Mensagempor MG » domingo abr 20, 2008 10:58 pm

Boas .
Obrigado pelas dicas. :D
Voces me derom-me uma idea ( torpedo RC) :shock: :idea:

Voltar para “Submarinos”

Quem está ligado: