Concurso de ideias

Fórum específico
Paulo Simões

Concurso de ideias

Mensagempor Paulo Simões » segunda out 16, 2006 7:54 pm

Como já tive ocasião de verificar, este nosso pessoal do fórum é muito fértil em ideias, por isso lanço o concurso de ideias para se fabricar um navio sem qualquer tipo de rádio controle, cuja função será apenas a de ser rebocado pela imensa frota de rebocadores que estão em construção e também pelos outros que neste momento apenas andam a dar passeios dentro de água.

Estou a preparar em conjunto com pilotos de navios comerciais um conjunto de manobras que deverão ser realizadas por (pelo menos) três rebocadores em conjunto, para efectuarem acções de acompanhamento e atracação deste navio.

Não se pretende grande rigor ao nível dos pormenores, mas que tenha aspecto de navio. :mrgreen:

Todas as fotografias são bem vindas para ajudarem a compreensão da solução, mas por favor não coloquem só fotografias de barcos que sejam espectaculares mas que ninguém deste fórum teria tempo ou disponibilidade económica para os construir.

Soluções práticas e exequíveis, nada de sonhos e utopias, OK?
Última edição por Paulo Simões em quarta jan 24, 2007 6:01 pm, editado 1 vez no total.

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagempor Carlos Mariano » segunda out 16, 2006 8:06 pm

Já vi isso por ai, creio que foi nos links do Artur Marques ,eu até comentei que podia ficar uma semana a olhar para eles.
É boa ideia

demarco
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: sexta mai 12, 2006 1:15 pm

Mensagempor demarco » terça out 17, 2006 10:52 am

algo deste tipo?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

demarco
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagempor demarco » terça out 17, 2006 11:02 am

algo deste genero, mas mtooo mais modesto, claro ;-)

demarco
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagempor demarco » quinta out 19, 2006 5:24 pm

aqui vai a minha ideia para fazer um "dummie" para ser rebocado ou empurrado pelo lago

um dos objectivos seria que fosse suficientemente grande para poder ser rebocado por rebocadores de escala um pouco avantajada e ao mesmo tempo ser de facil transporte e armazenamento, e claro, ser barato de construir
a ideia passa por construir as secções de popa e proa em esferovite, por exemplo, com a forma do barco desejada, que seriam posteriormente revestidas com material adequado para poderem ser pintadas e +- detalhadas
nessas 2 partes seriam coladas 2 tabuas de madeira com cerca de 15 mm de espessura e com o contorno das 2 partes mas com menos +-1 mm que estas
as laterais do bote seriam construidas em chapa fina, galvanizada, lacada ou de aluminio (tipo a dos frigorificos) ou em folha de plastico com as formas dos contornos da popa e da proa
essas 2 paredes iriam unir a popa e a proa por aparafusamento nas placas de madeira
por fim, levaria uma tampa superior, tb no mesmo material. com detalhamento Q.B.
se por algum acaso a estrutura nao ficasse solida o suficiente pode-se construir um tirante em tubo de aluminio a unir as 2 placas de madeira atravez tambem de aparafusamento
é meio confuso de perceber, talvez com as imagens seja mais facil

acho que assim ficaria algo relativamente barato, de facil transporte e armazenamento, uma vez que é desmontavel e as peças encaixam umas nas outras
no caso do petroleiro representado, em vez de 1 secção central poderá ter 2 ou 3

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagempor Carlos Mariano » quinta out 19, 2006 5:28 pm

Qualquer dia ponho-me a fazer essa jorca,mas na escala 1/18 que é a minha escala bajolar :lol: :lol: :lol:

demarco
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagempor demarco » quinta out 19, 2006 5:31 pm

se for umpetroleiro ou graneleiro de grande porte..... a 1/18 fica com cerca de 14 mts
é capaz de caber no lago , pior é para manobra-lo la dentro, so se for articulado como alguns autocarros :neutral1:

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagempor Carlos Mariano » quinta out 19, 2006 5:37 pm

Aí ca brutos pá!!!
Um batelãozinho castiço que se veja ,não motorizado para ser arrastado e empurrado , com uma caixa térmica com jolas lá dentro em gelo,quem o manobrar melhor leva uma jola,bem feitinho ainda leva um pratinho de polvo avinagrado,orelha, uns choriços ...vou mas é beber que tenho sede... :maisuma:

Paulo Simões

Mensagempor Paulo Simões » quinta out 19, 2006 5:38 pm

Parabéns pelo trabalho de modelação e pela ideia Marco.

Pois... o problema vai ser o transporte e armazenamento.

Ainda sem analizar escalas, tudo o que ficar com menos de 3m é pequeno. :shock:

demarco
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagempor demarco » quinta out 19, 2006 5:41 pm

por isso pensei em algo que possa ser montado e desmontado facilmente
a parte central nem precisará de ser estanque, em principio a popa e a proa de esferovite serão suficientes para garantir a flutuabilidade
com 3 mts, bem a solução passaria por colocar mais uma ou 2 partes centrais em esferovite
acabariamos por ter algo modular e de comprimento variavel ;-)

Paulo Simões

Mensagempor Paulo Simões » quinta out 19, 2006 5:43 pm

O peso neste caso até está a nosso favor, para dar trabalho aos rebocadores.

Ai que já me doem as costas... :mrgreen:

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Parede
Contacto:

Mensagempor pjesus » quinta out 19, 2006 6:34 pm

Carlos Mariano Escreveu:uma caixa térmica com jolas [...]um pratinho de polvo avinagrado,orelha, uns choriços ...

Chamaram? :lol:

antonio martins
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: quinta jun 29, 2006 8:13 pm

Mensagempor antonio martins » quinta nov 02, 2006 1:48 am

Cá no sul há uma frota em espera pelos serviços, e cobramos em bejecas loiras e frescas :neutral8:
Eu não estou fugido,só não quero que me encontrem!!!

Metatron

Mensagempor Metatron » segunda dez 04, 2006 11:24 pm

Estava cá a pensar ... como deu este programa no Nat Geo de acostagens dos maiores barcos do mundo e outros feitos com rebocadores, de mar e rio no porto de Rotterdam hoje, a ver se isto serviria para ajudar na tal competição ... (já pedi os planos ao dono) ... alem de que é algo que se pode construir por partes e montar e desmontar em qualquer lado, tendo o peso que se queira.

Imagem

Um abraço.

Metatron

Mensagempor Metatron » terça dez 12, 2006 2:06 pm

Mais uma das organizações dos Holandeses (são tão dedicadinhos ao desporto ...), mas de qualquer forma é mais uma ideia q aqui fica :

Imagem

O barco foi retirado destes senhores :

Imagem

E tal farol no meio do lago que eu sei que alguem por aqui anda a tentar faze-lo (peço desculpa mas não conheço pessoalmente ... :cry: )

Imagem

Ó Artur, isto por acaso não é o homologo Inglês do Pilotos do Ferreira ??? :roll:

Voltar para “Rebocadores e trabalho”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante