Prezados colegas do forum. Venho através deste forum informar que iniciei esta semana a construção de mais um barco a vapor. Vai ser uma lancha de desenho francês do final do século XIX. Estou com o desenho do original. A lancha possui uma caldeira de fogo central " Center Flue" em inglês, esse tipo de caldeira em modelos é ruim devido ao barulho que faz o queimador por ser do tipo maçarico. Como eu gosto de queimadores cerâmicos por serem muito efetivos e não geram ruidos, eu mudei o desenho da caldeira para um tipo vertical desenvolvida por mim. Essa caldeira possui umas características particulares a saber: Possui tubos de água, tem uma camisa d'água e os tubos estão levemente inclinados dentro de um tubo menor. As dimenções são :diâmetro externo 100mm , diâmetro interno 76mm, 13 tubosde 8 mm atravessando o tubo de 76mm . Altura da caldeira incluindo fornalha 135mm. Chaminé 120 mm com 25 mm de diâmetro.
A lancha (Vedette) em francês, é do tipo de casco trincado com 11 pranchas de cada lado. Vai ter 1,1 m de comprimento e 24 cm de boca. A Madeira a ser usada será " Jequitibá" madeira pouco conhecida fora do Brasil. Essa madeira tem a aparência de um Mogno de cor Rosa Pálido. Se alguém se interessar por mais detalhes é só escrever paras mim.
atenciosamente Edmar Mammini