Hélices

Fórum específico
Responder
emam
1º Marinheiro
1º Marinheiro
Registado: domingo ago 10, 2008 12:22 am
Contacto:

Hélices

Mensagem por emam »

Caros colegas nautimodelistas:
Estou muito satisfeito em poder me comunicar em lígua portuguesa, dado que só fazia isso em outras línguas.
Agradecer as respostas que tenho recebido para satisfazer minha curiosidade.
Aqui vai mais uma pergunta a todos. Como os Srs. conseguem os hélices por aí? Ou as fazem? Que seja de meu conhecimento, na Europa somente uma firma de Paris de nome " R. Stab" tinha , ou ainda tem hélices de boa qualidade. Por volta da década de 1970 a firma " Stuart" fabricava fundidos para hélices, o que não faz mais hoje.
No Brasil , sei lá por que? Hélice em marinha é masculino e em aeronáutica e na vida cilvil é feminina (ventiladores por exemplo). Como é aí em Portugal? É também andrógena?
Holanda e Alemanha as fazem porém de qualidade inferior. São lâminas soldadas a prata no seu boço. Têm baixo rendimento.
Eu particularmente as faço, ou fundidas ou soldadas porém eu uso o gabarito específico que pode ser visto no meu sítio sobre modelismo naval.
Gostaria de pedir ao colega " Sebastião de Carroios" que me solicitasse via e-mail um artigo sobre queimadores cerâmicos. Terei imenso prazer em enviar tanto o artigo escrito como uma peça via correio normal para que fizesse suas experiências.
Como o artigo é longo pode se tornar enfadonho para os demais modelistas que não pratiquem o vapor vivo.
Gostaria de saber também que é o modelista que como eu está a construir o pesqueiro " Cabo Branco".

grato e até a proxima E. Mammini
Responder