Colocado a: Sex Out 13, 2006 9:00 am
Paulo Simões Escreveu:Artur Marques Escreveu:NO MEU PLANO SÃO 32mm
Pois... se medires nos desenhos, aparece de certeza aquela diferença que acima referi em relação ao plano estar mais pequeno do que eles dizem, e por isso faltam 3mm.
Mas fazendo as contas em relação ao desenho do estaleiro, dá 35mm.
Se medires directamente nos desenhos, vais verificar que nas espessuras das madeiras falta sempre um "cabelinho" em relação ao que eles escrevem.
Colocado a: Sex Out 13, 2006 9:05 am
Paulo Simões Escreveu:
Neste caso será preferivel utilizarmos os 32mm em vez dos 35mm para que as restantes peças
retiradas dos desenhos do plano batam certas.
Certo?
Colocado a: Sex Out 13, 2006
Artur Marques Escreveu:Todas as peças devem ser medidas no plano que se astá a trabalhar.
O cavername 6 está então alto, há sempre ajustes afazer.
joão fernandes Escreveu:Têm razão com os 32cm. No meu modelo cortei com35 e depois tive que desbastar um pouco.
Ó Paulo, quanto ao contraplacado, estou a vêr que não foste ao supermercado (á caixas de fruta com 3mm)
Paulo Simões Escreveu:joão fernandes Escreveu:Têm razão com os 32cm. No meu modelo cortei com35 e depois tive que desbastar um pouco.
Ó Paulo, quanto ao contraplacado, estou a vêr que não foste ao supermercado (á caixas de fruta com 3mm)
Estou com dificuldade em encontrar as caixas da fruta aqui por estes lados.
Acho que vou ter de utilizar balsa de 3mm que tenho aqui. Depois de tratada com a epoxi deve ficar
mais ou menos resistente e impermiabilizada.
O que achas Mariano?
Artur Marques Escreveu:Acho que a balsa é prós putos.
À ... desculpa a pergunta não era para mim.
Já não está cá quem falou.
João Gabriel Escreveu:Passe a publicidade, entre MaxMat, Aki, Assicomate e Leroy Merlin de certeza que encontras o
contraplacado, em 5mm e em 3mm e barato.
O de 5mm comprei no MaxMat e o de 3mm já não sei. Estava lá em casa há muito tempo. Talvez no Aki.
O perfil de 5x5 é que não... o mais pequeno que arranjei foi de 7x7x2400mm - Leroy Merlin.
Caixas de fruta, nada ... mas também não procurei muito, confesso.
Artur Marques Escreveu:Em espanha, o corte inglês vende placas de c/p de choupo em varias medidas,
aqui em PORTUGAL não sei, alguem sabe?
Carlos Mariano Escreveu:Resposta adequada ao Paulinho Simões "balsa nas maquetes é uma +++++"
João Gabriel Escreveu:Eh, pá! Então e o pessoal dos aviões? Não usam balsa? Ainda levas nas orelhas...
Carlos Mariano Escreveu:Não vale a pena dizer mais nada ,nunca mais aprendem ...porra
demarco Escreveu:começo a pensar se não será melhor construir o bote em chapa de aço de 1,5 mm
esse material acho que arranjo por aqui com fartura e ainda ponho o pessoal da oficina a fazer
o bote, agora com contraplacados...
Paulo Simões Escreveu:No AKI encontrei e comprei de 4 mm, (para as cavernas) mas não têm menos que isso.
Vou ter de ver noutros lados.
demarco Escreveu:uma pergunta, pode ser um bocadinho descabida ou não, não pesco mto disto, AINDA!
esse contraplacado pode ser do normal que não se dá mt bem com a agua ou tem que ser daquele
á prova da mesma?
João Gabriel Escreveu:Qualquer um serve, desde que posteriormente seja protegido, com por ex. resina epoxy. No entanto,
se o que estiveres a construir exigir grandes esforços da peça, em curvas no casco por ex., convém
que seja um de melhor qualidade. Não importa a madeira (mogno, ou outro) mas a qualidade da colagem.
Isto para evitar que as peças se partam ao serem colocadas e esforçadas.
O contraplacado marítimo o que tem de diferente é a espessura das diferentes camadas de madeira e
a qualidade da colagem. Um teste caseiro que se faz é ferver uma amostra em água durante uma hora.
Senão se separarem as diferentes camadas pode ser considerado apto para aplicação em construção
naval, embora sempre protegido com epoxy.
Mas estou a divagar ... esta treta toda é importante em construção à escala 1:1.
Em modelos ... epoxy p'ra cima e pronto!
Saudações