WORKSHOP- Barcos em garrafas

Preparem-se para acabar com as desculpas e toca a fazer.
Do princípio ao fim, todas as etapas...
Responder
pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Re: WORKSHOP- Barcos em garrafas

Mensagem por pjesus » quarta dez 03, 2008 11:59 am

paulo agra Escreveu:tenho de ver se arranjo outra garrafa para começar e ver se ainda consigo te acompanhar :mrgreen:
Venha de lá essa canoa. De qualquer modo, não te sintas mal. Apesar de não a estares a construir, os teus ensinamentos têm sido preciosos ;-)

Ainda vais a tempo de fazer uma 2ª versão do Workshop. Quem sabe não volte a acompanhar...
paulo agra Escreveu:diz-me só uma coisa o mastro da popa as vergas parecem estar coladas :?: se sim já viste se depois entra o conjunto todo :?: ou vais colocar dentro da garrafa o mastro separado do casco :?:
Na foto estão só encaixados. Vai tudo separado e depois é colado lá dentro.
Com aquele gargalo e o tamanho do piolho vou ter que tomar uns valentes calmantes antes da operação :)

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: domingo jun 03, 2007 12:56 am
Localidade: gafanha da nazare
Contacto:

Mensagem por paulo agra » quarta dez 03, 2008 7:19 pm

Com aquele gargalo e o tamanho do piolho vou ter que tomar uns valentes calmantes antes da operação
:maisuma: :maisuma: :maisuma: :maisuma: :maisuma: :Desvairado: :Desvairado: :Desvairado: :Desvairado:
depois de feito todo o barco mete-lo dentro é o mais fácil :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: é só uma questão de paciência e lembra -te se não conseguires a primeira :mrgreen: deixa estar , acalma-te e tenta de novo :mrgreen: :mrgreen: :neutral1: :neutral1: agora fora brincadeiras :mrgreen: em relação a minha canoa é mesmo falta de tempo pois ando de volta dos outros dois e queria ver se começo a ver mais alguma coisa pronta :mrgreen: mas um dia destes começo :mrgreen:
essa foto do kayak é do que andas a fazer :?: :neutral10: :neutral10:

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta dez 03, 2008 7:34 pm

paulo agra Escreveu:em relação a minha canoa é mesmo falta de tempo pois ando de volta dos outros dois
E os trabalhos que são bem merecem a tua atenção! ;-)

Por isso é que te disse para considerares um "Workshop versão 2.0" daqui a uns tempos. Não vale a pena correrias :)
paulo agra Escreveu:essa foto do kayak é do que andas a fazer :?: :neutral10: :neutral10:
É sim senhor. É um kit muito básico mas que tem dado um gozo porreiro.
Se quiseres ver a foto original clica aqui.

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » quarta dez 03, 2008 7:49 pm

É sim senhor. É um kit muito básico mas que tem dado um gozo porreiro.
já vi um passo a passo :shock: :shock: de muito básico a uma obra de arte agora não me lembro onde mas se encontrar envio-te o link

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » quinta dez 04, 2008 12:16 pm

Ora aqui fica o fruto do trabalho de ontem. Decididamente tenho que aperfeiçoar os meus dotes de costura, mas acho que me safei mais ou menos.

Imagem

Hoje de manhã colei os brandais nos galopes e espero logo já poder pelo menos ensaiar a colocação do piolho na garrafa... :)

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » quinta dez 04, 2008 11:56 pm

lindo :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7:
força agora já falta pouco :neutral8: :mrgreen: :mrgreen:

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » sexta dez 05, 2008 9:36 am

paulo agra Escreveu:força agora já falta pouco :neutral8: :mrgreen: :mrgreen:
Pois, parece que já falta pouco para o bota-abaixo. Só espero que a garrafa flutue :D

Ontem dediquei-me ao massame.
E recordei algo que aprendi há quase 20 anos: cola ciano e isqueiro não conjugam bem!
Por sorte só f*%i uns brandais, que entretanto refiz. Mas um incêndio num barco deste tamanho dá direito a perda total em questão de segundos :oops:

Aqui fica o estado actual... brandais e escotas colados, passados através do casco e devidamente etiquetados para diminuir a probabilidade de ataque de nervos.

Imagem

'Tá quase...

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » sábado dez 06, 2008 2:15 pm

garrafa com ele :mrgreen:
está mesmo na recta final :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7:
:obrigadinho: :obrigadinho: :obrigadinho: :obrigadinho: :obrigadinho:
obrigado Tiago por teres encabeçado este workshop e prometo que irei começar o meu em breve :mrgreen:

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » domingo dez 07, 2008 3:57 pm

paulo agra Escreveu:está mesmo na recta final
Pois estava...

Lá meti o piolho na garrafa, com algum trabalho/sorte encaixei o mastro principal mas depois não havia maneira de encaixar o da mezena.
Imagem

Decidi retirar novamente a canoa da garrafa e colar um fio no pé de cada mastro, que atravessa o casco, para poder puxar e encaixar no buraco. Não deu muito resultado.

Dada a óbvia confusão...
Imagem
...dividi os cabos e passei-os por dentro de dois tubos para ficarem agrupados.

Voltei a meter tudo lá dentro e ao encaixar o mastro da grande parti a verga :cry:
Imagem

Agora há que descolar, fazer nova verga, envernizar, pintar, cozer-lhe a vela, encaixar no mastro e voltar a tentar. Mas vai repousar uns dias...

Acho que além de mais jeito preciso de ferramentas melhores. Ou de fazer um sistema diferente de encaixe dos mastros.
Tentar encaixá-los lá dentro com aquele gargalo não é tarefa fácil (tu bem avisaste)mas não desisto ;-)

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » domingo dez 07, 2008 7:42 pm

em relação ao mastro normalmente uso palitos de bambo são mais resistentes
quanto a armar os mastros torna-se mais facil nessa garrafa em os mastros irem presos ao casco e lá dentro só puxar os fio e armar e é feito da seguinte maneira de inicio alguns dos cabos teramde estar interligados como por exemplo o da vega da vela grande estar ligado ao mastro da popa .isso para quê :?: :mrgreen: :mrgreen: para criar um efeito tipo dominó quando puxares o cabo os mastros que estão deitados irem para a posição deles e para sairem poucos cabos do barco
depois quando estiver em casa a frente dos planos vou tentar fazer um esquema para os cabos

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça dez 09, 2008 12:09 pm

paulo agra Escreveu:torna-se mais facil nessa garrafa em os mastros irem presos ao casco
Com uma das tais "dobradiças"?
Neste momento a mezena já não dá para esse método porque tenho a retranca e o gurutil colado ao mastro.
paulo agra Escreveu:por exemplo o da vega da vela grande estar ligado ao mastro da popa
Pois, eu sei o que queres dizer, mas neste barco creio que isso iria ficar estranho :roll:
Já pensei noutra solução, que vou ter que ensaiar... ;-)

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » terça dez 09, 2008 11:25 pm

Já pensei noutra solução, que vou ter que ensaiar... ;-)
ok se tiveres alguma duvida pergunta :mrgreen:

Paulo AC Santos
Cabo
Cabo
Registado: segunda nov 10, 2008 2:49 pm

Mensagem por Paulo AC Santos » quinta dez 18, 2008 7:49 pm

Boas Paulo,

Tenho estado um pouco ausente por questões de trabalho contudo amadureci as ideias e fiz uma pesquisa sobre os barcos em garrafas.
Relativamente à Sagres vou seguir o seu conselho e amadurecer mais as ideias e aprender mais umas técnicas para depois me abalançar a ela (era areia demais pra camioneta...).
Vou optar por um pequeno modelo muito simples, vou ver se consigo mandar o plano por aqui.
Para já vária dúvidas se me põem, sendo uma delas a seguinte: os fios saem pelo que é suposto serem os escovéns da embarcação e depois de todos esticados e os mastros e velas estarem bem armados o que é que se faz? põe-se um pingo de cola e cortam-se rente ao convés? deve ser tarefa difícil, não? Nos modelos em que os fios saem por baixo do casco penso ser mais fácil porque depois são ocultados pela massa em que se faz o mar (pensamento de leigo...).
Outra questão é a seguinte: alguns modelistas usam massa de vidraceiro colorida com pigmentos azuis e verdes para fazerem o mar. Como é que se fixa o casco do modelo para depois se poder manusear fios e velas etc, sem que ele se mova? deixa-se secar a massa e depois cola-se o casco? Para já não me lembro de mais nada. Se me poder dar umas luzes sobre isso agradeço.

Cumptos

Paulo
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
PSantos

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » quinta dez 18, 2008 11:03 pm

boas Paulo santos
depois de todos esticados e os mastros e velas estarem bem armados o que é que se faz? põe-se um pingo de cola e cortam-se rente ao convés? deve ser tarefa difícil,
normalmente os barcos que faço os "fios "saem pela ponta do gurupés ou por baixo do casco e antes de cortar utiliza-se um pingo de cola espera-se que seque e corta-se fácil com uma ferramenta simples uma lamina de bisturi direita aplicada em uma vara de madeira (eu utilizo paus de espetadasa segunda a contar da esqueda )Imagem
alguns modelistas usam massa de vidraceiro colorida com pigmentos azuis e verdes para fazerem o mar. Como é que se fixa o casco do modelo para depois se poder manusear fios e velas etc, sem que ele se mova
pode-se utilizar massa de vidraceiro colorida com pigmentos azuis e verdes , massa branca de porcelana fria , plasticina , gesso também colorido com pigmento azul e ultimamente também me forneceram uma informação que um modelista usava cera (ainda não experimentei :mrgreen: )ou também se pode usar um sistema que eu gosto mais usa-se uma base como se utiliza num estático normal ou então quando se faz o casco inteiro costumo colar com cola epoxi (daquelas que vêm em seringas para se misturar os dois componentes que colem em vidro )para se fixar o casco do modelo , quando se faz o barco para por no mar não se faz o casco completo apenas se faz pela linha de agua ,ou melhor faz-se inteiro e depois corta-se pela linha de agua e depois a parte que sai faz-se uns encaixes ( na parte de baixo dois pontas de palitos a sair e no casco dois furos com isto dentro da garrafa é só pôr cola e encaixar )e então quando se mete a massa coloca-se essa parte que tiramos do casco enfiada na massa e trabalha-se de modo a ficar dentro da mesma depois é só esperar que seque a massa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se me poder dar umas luzes sobre isso agradeço
já dei alguma luzita :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: se tiver mais duvidas é só perguntar

Paulo AC Santos
Cabo
Cabo

Mensagem por Paulo AC Santos » sexta dez 19, 2008 6:02 am

OK Paulo, :neutral10:

Obrigado. Aos poucos vou apanhando uns pequenos truques.

Abraço

Paulo
PSantos

PAULO PEREIRA
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quinta mar 02, 2006 11:20 am

Mensagem por PAULO PEREIRA » sexta jan 09, 2009 2:50 pm

Cada vez que venho a este tópico fico maravilhado e aprendo mais um pouco :neutral7:
Continuem com os trabalhos e as duvidas :neutral10:
Knights Of The Sea Everyone admires a PT man!

Paulo AC Santos
Cabo
Cabo

Mensagem por Paulo AC Santos » quarta fev 04, 2009 8:31 pm

Boas a todos os companheiros "engarrafadores" de navios. Aqui vão algumas fotos da minha tardia participação neste workshop. Optei por um modelo que se encontra na net e que acompanha passo-a-passo todas as fases. Para primeira obra é o melhor pois aos poucos vai-se conseguindo ultrapassar as dificuldades e aprendendo qualquer coisa mais. O casco foi feito de uma sandwish de balsa com uma fasquia de 1mm em pinho no meio, o que resultou muito bem, embora a balsa fique com alguns poros... Para a próxima irei optar por bétula ou outra madeira parecida. Utilizei tintas e velaturas para madeira, verniz gloss e mate, tudo acrílico. Este primeiro modelo vai ser colocado na garrafa (se conseguir...) como estático, em cima de um suporte. Quando a coisa estiver mais composta seguem mais umas fotos.

Cumptos
PSantos

Paulo AC Santos
Cabo
Cabo

Mensagem por Paulo AC Santos » quarta fev 04, 2009 8:33 pm

As minhas desculpas mas as fotos ficaram em ordem inversa.
Aqui vai o resto e aguardo comentários e críticas ao trabalho.
PSantos

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

Mensagem por paulo agra » quarta fev 04, 2009 11:09 pm

:neutral10: :neutral10: :neutral10: :neutral10: :neutral10:
está muito bom
e vejo que optou pelo suporte em vez do mar eu pessoalmente também gosto mais assim :mrgreen:
quanto a colocação vai ver que é mais simples do que parece, o truque neste tipo de barcos cujo casco e feito em secções é colar primeiro o suporte com uma cola de dois componentes que cole vidro e só montar o resto depois de seco

Paulo AC Santos
Cabo
Cabo

Mensagem por Paulo AC Santos » sexta mar 06, 2009 2:35 pm

Aqui vão mais umas imagens do avanço (muito lento...) do trabalho.
Por um erro de cálculo na altura dos mastros (inexperiência), acabei por optar por colocar o modelo a navegar em águas Caribenhas, bonançoso.
Deu para experimentar algumas massas e pigmentos e qual o comportamento e resultados.
A massa de vidraceiro é muito boa a receber corante e a trabalhar o pior é que só deve secar lá para o verão do ano que vem, o que não dá muito jeito.
Optei por massa cerâmica branca e foi corada com pigmento verde a azul. Amassa-se muito bem e obtém-se um óptimo resultado. Pode ainda obter-se efeitos marmoreados, algo interessante para um mar mais alteroso.
Apresento aqui também algumas ferramentas feitas pelo meu pai (engenhocas) de grande utilidade para este tipo de trabalhos.
PSantos

Responder