Bote Baleeiro da ilha do Pico (WORKSHOP)

Preparem-se para acabar com as desculpas e toca a fazer.
Do princípio ao fim, todas as etapas...
Responder
silvinosousa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado jul 21, 2007 12:09 am
Localidade: REcarei-Paredes

Bote Baleeiro da ilha do Pico (WORKSHOP)

Mensagem por silvinosousa »

Caros companheiros, estas férias fui aos Açores e fiquei apaixonado com aquele arquipélago. A ilha Terceira e a Ilha do Pico em particular. Da ilha do Pico, fiquei deslumbrado com a história que obrigou os habitantes daquela ilha a lançarem-se à caça à Baleia e pelo pequeno e lindo bote que servia de farramenta da caça àquele cetáceo. Vi-os em tamanho real e em maqueta no museu. Que coragem e que técnica. Assim e ainda nas ilhas consegui arranjar os planos do mesmo,mas não tenho material nem sabedoria para o fazer. Disponibilizo se quiserem esses planos e peço ajuda de todos para começar. Ah!!! Comprei o bote baleeiro de New Bedford que é muito semelhante, mas pela segunda vez tenho problemas. Cobraram-me o dinheiro e agora dizem que não o têm de momento. contudo já cobraram. espero não ser comido.

Um abraço a todos
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Mensagem por Miguel Parente »

Boas,

Caro silvinosousa,

Esse bote é um espectáculo!
Tenho um bote baleeiro, que adquiri quando fui aos Açores, mas são daqueles para "turista"!!! :? Quando chegar de férias tento postar a foto desse barco baleeiro.

Agradeço se me enviasse os planos, pois gostaria de "embarcar" na construção de um bote baleeiro desses, se é o que estou a pensar!!!

:idea: E que tal se o construíssemos, cada um o seu, e fôssemos indicando aqui, os materiais, as suas técnicas de construção, as fotos da sua evolução, trocando ideias, ajundando-nos um ao outro(s), etc!? :idea:

Quanto aos planos, agradeço o contacto por Mensagem Privada (MP), para podermos combinar.

Saudações náuticas
miguel
Última edição por Miguel Parente em quarta ago 08, 2007 1:53 am, editado 1 vez no total.
Tangerina
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: quinta set 21, 2006 3:17 pm

Mensagem por Tangerina »

Fiz uma pesquisa rápida no google para perceber que barco vocês falavam e encontrei isto que vos pode ser útil... na wikipedia! Ali... assim... à mão de semear... :mrgreen:
Imagem
pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus »

Ainda hoje se fazem regatas de remo (banco fixo) e à vela nos botes, embora isso deva ser um belo calhau para velejar.

Um livro que pode ajudar, embora tenha aguarelas a mais e fotos a menos:

Imagem

http://www.petercafesport.com/loja/prod ... d44e3fe8ca

Há na NewsOnShore na Marina de Cascais por 45€ (pessoalmente acho que não vale o dinheiro, em termos de informação técnica)

Tiago

PS: já agora, se alguém souber o que é um logaiéte... :roll:
Armando Meneses
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: sábado mai 05, 2007 2:31 pm
Localidade: BRAGA

Mensagem por Armando Meneses »

Boa tarde.
Caro Silvinosousa e Miguel.
Eu tambem posso entrar convosco na construção do modelo.
Aguardo contacto por MP para combinar o envio dos planos.
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Boas,

Vamos a isso!!!

Estou à espera que o silvinosousa entre em contacto, para "afinarmos" as coisas: ver os palnos, escala, madeiras, "logística", etc...

Quando arrancarmos, abriremos um novo tópico em ..."modelos em construção"...

Tangerina e pjesus, obrigado pela informação adicional. ;-)

Aguardemos,
Saudações náuticas
miguel
silvinosousa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Não consigo ver as vossas respostas e ficar quieto

Caros amigos, tenho estado a ver as vossas respostas e estou sem palavras. Nunca pensei que houvesse tanto interesse neste tema. Agora que estou nelas não volto atrás. Contudo ainda não estou em casa, mas prometo que logo à noite vou pôr fotos lá tiradas dequele explendido barco e vou mandar os planos por MP a quem pediu e vamos trabalhar. Agradeço todas as ajudas pois sou muito novo nisto. Já agora como é que se manda uma MP. xau e até logo
silvinosousa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

caros amigos

Para todos,muito obrigado. Tangerina, por acaso já tinha pesquisado na net e tb encontrei esse plano. è mesmo esse bote. Gostaria de mandar um mail ao Armando Meneses mas não o tenho. Já mandei para o Miguel e aguardo resposta se recebeu em boas condições. Quanto ao barco deixo aqui algumas fotos em tamanho real e em maqueta.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Boas,

Antes de mais, agradecer ao silvinosousa pelo desafio proposto, para esta construção que iremos fazer!!!

Mudaremos este tema para ..."Estáticos - Projectos em curso"...

Pedia, ainda ao silvinosousa:
-para postar os planos, sem qualquer preocupação de escala.
Será apenas para que se possa ir colocando questões...
-Os planos indicados estão com a numeração da pág.10/11(?).
Consegue-se saber que livro/documento será esse?

Ao ver os planos, levanto as seguintes quetões:
-Não é indicada qualquer escala;
-Estarão um pouco incompletos, se pensarmos numa embarcação a que não estamos habituados;
-Para tal, seriam necessários mais apontamentos, pormenores e fotos.

Penso que poderemos completar a informação que temos, com os planos indicados pela Tangerina e, talvez, com a aquisição do livro indicado pelo pjesus!?

Venha mais pesquisa, para podermos escolher a escala e arrancar com a construção!

Quando chegar de férias, irei tentar comparar e colocar à mesma escala, os planos indicados. Veremos se é a mesma embarcação!?

saudações náuticas
miguel
silvinosousa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

planos do bote baleeiro

Caros amigos. Como já mencionei anteriormente, os habitantes da ilha do Pico em outros tempos, dedicaram-se à caça à baleia devido às suas desgraças da natureza. Devido aos fenomenos vulcãnicos que ocorreram em meados do sec.XVIII, grande parte da ilha ficou queimada e carregada de pedra. A única coisa que puderam fazer para sobreviver foi arrumar a pedra em enormes quantidades, daí os muros de pedra de metro em metro, chamados currais de vinha, e plantar videiras. O seu vinho era bom e tiveram que se fazer ao mar trocar o mesmo na ilha do Faial, por outros víveres. Tornaram bons navegadores a remo e à vela com pequenos botes. Os Americanos, com o seu Know How de caça à baleia e aproveitadores que sempre foram, ensinaram os Picoenses a caçar baleias puseram-nos a trabalhar para os mesmos durante um ou dois anos com promessa de os levar para a America ilegalmente ou a salto. Por isso a grande emigração açoreana na América.

Pôsto isto para, para dizer que os botes baleeiros da ilha do Pico são muito semelhantes aos de New Bedford. A Amati tem esse bote. Comprei-o no Guinea Hobbies, mas não o têm de momento. Se houvesse alguém que tivesse esse planos, só seria necessário fazer umas pequenas alterações.
Miguel, esse livro, foi por mim visto num museu, nos açores, e por grande favor, fizeram-me um scanner daquela página. Se não me engano o título do livro era " Embarcações das ilhas dos Açores.

Só para inaltecer aqueles homens. Os caçadores de baleias da Ilha do Pico foram tão famosos, corajosos e destemidos que no livro Moby Dick, a Baleia branca, o seu capitão para a ir caçar, foi recrutar açoreanos, dado a sua coragem, força e bravura.

Um grande abraço a todos
Armando Meneses
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Bom Dia.
Silvinosousa, o meu mail é armandomeneses@mail.telepac.pt
Obrigado.
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Boas,

Eis a baleeira de New Bedford, da "Amati":

http://www.hobbiesguinea.com/product_in ... 60320c34c8

Só os planos - 18,50€.
Armando Meneses
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Boa tarde.
Um link com o inicio de construção de um barco Balleeiro com algum inehttp://www.historicships.com/TALLSHIPS/Shipway ... .pdftresse.
Armando Meneses
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

António M. R. Alves
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: quinta fev 08, 2007 9:06 pm
Localidade: Povoacao-Acores

Mensagem por António M. R. Alves »

Boas noites amigos
resido na ilha de S. miguel.
Ao ver os planos e a converça toda á volta deste barco, apercebi-me de que posso arranjar fotos do mesmo barco, que esta em tamanho real em esposição num dos corredores do centro comercial atlantico, aqui em Ponta Delgada. Atençõa é um barco que um dia navegou.
Saudações náuticas
No estaleiro Santisima Trinidade(1/90)
Nau Santa Maria (1/65)
Lancha Riva Aquarama special para RC (1/10)
Lancha Mincio RC, (escala desconhecida)
silvinosousa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Obrigado

Obrigado antónio, tudo é muitíssimo importante. Se possível tire fotos do seu interior com pormenor e geral. fico muito agradecido.
silvinosousa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Obrigado António Alves

Caros amigos, o António enviou-me fotos que tirou como prometeu e autorizou-me a posta-las. Por isso ai vão algumas.

Quanto à cores deste barco, não pondo em causa que já nevegou, não devem ser estas, pois, de todos os barcos que vi no Pico e no Faial tinham as cores já vistas anteriormente, e é claro que gostos nãose discutem, eu gosto mais das originais.

Um grande abraço a todos

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Até à próxima
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Boas,

António, antes de mais, parabéns pelas boas fotos (já as vi todas!!!).
No entanto, se fosse possível, tiravas a todos os pormenores (bancos, sua estrutura de apoio, tabuado do forro, base, engates e topo dos mastros, etc, etc), ainda mais minuciosamente... bem como o que está indicado no texto explicativo, que se encontra à popa. ;-) É como se fôsses construir o bote, apenas a partir de fotos!!!
OBRIGADO

Aqui vão as fotos do bote baleeiro que tenho na minha colecção (é muito rudimentar, mas as cores parecem correctas e dá para ter uma ideia):

Imagem
Imagem

Com a preciosa colaboração do silvinosousa, cá está uma ideia geral da informação dos planos (são uma boa ajuda, mas faltam-nos mais alguns elementos):

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Com a ajuda do Paulo Simões (Administrador), teremos em breve as referências dos planos do Museu de Marinha, para assim, tentarmos ter acesso aos mesmos! ;-)

Saudações náuticas
miguel
Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões »

Segundo o catálogo tem por nome: BALEEIRA (Açores)

Arq. Desenho - II.E.E.3
Arq. Fotográ. - M3. 80
Escala - 1:20
Preço - A
António M. R. Alves
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: quinta fev 08, 2007 9:06 pm
Localidade: Povoacao-Acores

Mensagem por António M. R. Alves »

Boas noites amigos.
Amigo Miguel, tirar mais fotos vai ser uma verdadeira aventura, com os seguranças do Centro Comercial a controlarem-me, da ultima vez quase que ia havendo briga. Só não houve porque mostrei o meu crácha.
Mesmo assim estou a pensar falar com a administração, explicando-lhes o assunto, vamos lá ver no que vai dar.
Outro assunto foi-me dito por um velhote que cada Ilha tinha as suas cores nestes tipo de barcos.
Saudações náuticas
No estaleiro Santisima Trinidade(1/90)
Nau Santa Maria (1/65)
Lancha Riva Aquarama special para RC (1/10)
Lancha Mincio RC, (escala desconhecida)
Responder