Aerografo 2

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Aerografo 2

Mensagem por ncalemao » quinta set 09, 2010 9:58 am

Boas a todos,

Tendo em conta que o tópico 1 não evoluiu muito (ou pelo menos o suficiente), resolvi lançar o 2 !!

Estou a pensar em adquirir um Aerografo, mas pergunto quais as medidas ideais do bico. Bem sei que o de dupla acção, pode aumentar (e bem) o raio de pintura, mas mesmo assim, fico na duvida, se não vou andar aos papéis quando for pintar o casco !!! Além já o tentou .... ??

O Sr. Carlos Mariano sugere (noutro tópico aqui das tintas), que se retire o ar das lata de tinta, tipo "aki" e tumba !! "Bota" no recipiente do aerografo (?? será que entendi bem??) e toca a pintar .... !! Não duvidando minimamente da vasta experiência do Sr. Mariano (provavelmente o maior Guru na arte do modelismo !!), mas estas tintas não terão uma granulometria muito alta para aerografos de 0,3 -0,6 ??

Agradeço as dicas, mas sobretudo experiências ......... (asneiras tb servem bem !!)

Cps a todos
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Re: Aerografo 2

Mensagem por Flysafe » quinta set 09, 2010 12:05 pm

Boas,
ncalemao Escreveu:...mas pergunto quais as medidas ideais do bico...
As medidas das agulhas ficam ao critério de cada um, mas se for pintar uma área grande se calhar será melhor com uma agulha grossa, existem três tipos de agulhas fina, media e grossa, isto implica também ter que comprar os cabeçotes.
ncalemao Escreveu:...Bem sei que o de dupla acção, pode aumentar (e bem) o raio de pintura...


Dupla acção não tem a haver com o raio de pintura mas sim com o movimento do gatilho, onde assenta o dedo, nos de acção simples quando se acciona o gatilho sai ar e tinta ao mesmo tempo, nos de acção dupla primeiro sai o ar e quando se move o gatilho par trás vai saindo tinta quanto mais se puxa o gatilho para trás mais tinta sai.

ncalemao Escreveu:O Sr. Carlos Mariano sugere (noutro tópico aqui das tintas), que se retire o ar das lata de tinta, tipo "aki" e tumba !! "Bota" no recipiente do aerografo (?? será que entendi bem??) e toca a pintar .... !! Não duvidando minimamente da vasta experiência do Sr. Mariano (provavelmente o maior Guru na arte do modelismo !!), mas estas tintas não terão uma granulometria muito alta para aerografos de 0,3 -0,6 ??
Devido à escassez de material especifico para o nosso hobbie, é uma alternativa.

Para pintar com o meu aerografo tive que comprar um pequeno compressor e depois tive que adaptar um pequeno reservatório de ar para poder fazer as minhas pinturas, incluindo um filtro de humidade.
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

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Re: Aerografo 2

Mensagem por ncalemao » sexta set 10, 2010 12:36 pm

Sim Flysafe, toda a razão sim Sr. (ai que burro q sou!!).
De facto estou mais enferrujado, do que pensava ........ mesmo assim acho que um Seawind ainda sou capaz !!

Sendo assim, volto a questão anterior, que é; para pintar superfícies maiores (tipo o casco), será necessário algo com mais raio de acção (tipo 1,5 mm ou ainda mais ... )

Será com o conjunto aerografo e pistora de pintar ( esta por ex. http://cgi.ebay.co.uk/Air-Brush-Airbrus ... 53e30881e6 ) acho que fico bem servido para pintar o meu barquito !!

Sei que é made in Taiwan (pelo menos não é China :D ), mas também o preço é simpático e se funcionar bem ...... Why not !!

Cps a todos
Nuno
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Re: Aerografo 2

Mensagem por Flysafe » sexta set 10, 2010 2:39 pm

Boas,

O aerografo da imagem é um vaporizador a afinação faz-se no bico que sai do frasco mais para baixo porca tinta mais par cima muita tinta basicamente é um tudo de venturi.

Os aerografos deste género são de acção simples portanto carrega no gatilho sai ar e tinta ao mesmo tempo, se dá para pintar o casco, dá, o método de pintar com este aerografos é que tem de ser um pouco diferente, é mais ou menos como os interruptores é tudo ou nada, ao passo que os de dupla acção o gatilho é progressivo.

As garrafas de ar comprimido não são muito baratas e não dá para muita coisa, o que sugeria e se leu o que o Carlos Mariano escreveu era tentar ir por esse meio que ele referiu, agora se for para pintar um casco penso que duas garrafas de ar devem dar, tem que fazer as contas mediante o trabalho ou trabalhos que quer vir a fazer.

Chinês, Japonese, Alemão, Tailandês, Americano, qualquer coisa dá para pintar a gente tem é saber as regras básicas.
ncalemao Escreveu:(ai que burro q sou!!).


Acho que aqui ninguém é menor que os outros ;-) .
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

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Re: Aerografo 2

Mensagem por ncalemao » sexta set 10, 2010 3:49 pm

mais uma vez obrigado !!
Quando pintava uns kits (basicamente aviões e helicópteros), usava um parecido, da Revell e como fonte de ar, usava um Pneu velho cheio até quase arrebentar ...... basicamente tinha 2 !!! e raramente me faltava o ar ....... hehehe !! (já conhecia esta ??)

Claro que o trabalho pode ficar comprometido, se por acaso acabar o ar (aqui neste caso a oficina tem 4 pneus de jeep, bem cheios, pois temos pneus de inverno e verão) .....

Acho que vou adquirir um mini compressor http://cgi.ebay.co.uk/MINI-PISTON-TYPE- ... 3cb09ae9d2 (aqui consigo o pack já com aerografo de dupla acção) e depois complemento com uma pistola destas com possibilidade de maior abertura.

Para os detalhes, julgo que um aerografo justifica-se, agora para o casco talvez não ........ aquilo é para cima e para baixo, "sempre aviar" !!

Mais uma vez, obrigado pelo sabias dicas ......
Cps

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Re: Aerografo 2

Mensagem por Flysafe » sexta set 10, 2010 6:13 pm

Boas,

Quando fiz o meu reservatório de ar o que eu andei à procura de uma peça para poder utilizar, pneus, extintores, garrafas de mergulho, sei lá o que procurei, por fim lá encontrei o que procurava teve que levar uma pequena alteração mas está a funcionar maravilha e já o tenho à mais de 15 anos e não perde ar nenhum.
ncalemao Escreveu:Acho que vou adquirir um mini compressor


Esse compressor já tem filtro de humidade e regulador o que é muito bom, boa aposta, o meu é da marca Saloga é espanhol (acho) nunca avariou está aos meses sem trabalhar, já cheguei a ter gotas de água no filtro devido ao trabalho que lhe estava a dar eram horas ligado e por vezes tardes inteiras.

ncalemao Escreveu:Para os detalhes, julgo que um aerografo justifica-se, agora para o casco talvez não ........ aquilo é para cima e para baixo, "sempre aviar" !!
Também dá para pintar o casco, o problema da lata de spray é que lança uma nuvem maior de tinta, não que isto dizer que muita tinta seja sinonimo de uma boa pintura, a textura com que a tinta deve ficar é entre o leite gordo o o meio gordo mais ou menos.
Da última vez que procurei acessórios para o meu aerografo, penso ter visto uma serie de bicos para esse tipo de aerografos, é uma questão de fazer uma pequena busca, ou então falar com os tipos do ebay pode ser que tenham bicos de diferentes grossuras e ai não tem necessidade de estar a comprar material de sobra.
Cuidado que esse tipo de aerografo cria uma gota de tinta na ponta do bico que pode saltar para o modelo.
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
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Re: Aerografo 2

Mensagem por ncalemao » segunda set 13, 2010 2:56 pm

Caro Flysafe,

mais uma vez obrigado pela dicas .... são sempre valiosas !!!

O compressor devo buscar esta semana, mas a pistola será uma maiorzita que encontrei por aqui numa loja ( http://www.utilul.ro/Pistol-de-vopsit--200-ml).

Assim terei "poder de fogo" para grandes superfícies e para os detalhes (o compressor virá com um aerogrado de dupla acção!!). Após as primeiras montagens, é necessário dar um primário, escolhi o da tamiya (fácil acesso para mim);
http://hobbyx.ro/produs.despre.721.html


Fica aprovado ??

CPs
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Re: Aerografo 2

Mensagem por Flysafe » terça set 14, 2010 12:22 am

Boas,

:neutral10: :neutral10:

Depois de ter o material tudo terá que fazer uns pequenos testes, a pressão que deverá sair do reservatório nunca mais do que 4 bares, porque vai rebentar com o O'rings.
É preferível dar muitas camadas finas do que uma grossa, está bem.

Boas pinturas ;-) .
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Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

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